12 - Eleições 2012 - IMPUGNAÇÕES DE CANDIDATURAS E OS INDECISOS

15/07/2012 09:08

12 - Eleições 2012 - Várzea Paulista

       IMPUGNAÇÕES DE CANDIDATURAS E OS INDECISOS

            15.07.2012

         O Cartório Eleitoral de Várzea Paulista recebeu 4 pedidos de impugnação, sendo:

       -  1 do PTC contra a candidatura para prefeito do PSDB,

       -  3 do Ministério Público contra a candidatura para vereadores:

                 1 do DEM,

                 1 do PSC,

                 1 do PSB.

       O candidato a prefeito pelo do PSDB já esperava a ação, e já havia comentado nas primeiras reuniões do Diretório que isso estava previsto. Portanto não foi nenhuma surpresa e já estava preparado para tanto. Informações levam a crer que o candidato do DEM também estava preparado para essa eventualidade.

      Como se trata de informação de domínio público, as informações a respeito podem ser conferidas diretamente no Cartório Eleitoral, por qualquer pessoa interessada.

      Todos os candidatos impugnados foram notificados, e podem apresentar contestação contra os pedidos por um prazo de até 7 dias. Isso acontecendo, a documentação será encaminhada para a Justiça Eleitoral para avaliação, tomadas de providencias se necessárias, e finalização do processo com julgamento e decisão de cada caso.

       Obs.:  18/07 =  Último dia para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral impugnar os pedidos de registro individual de candidatos, cujos partidos políticos ou coligações não os tenham requerido (Lei Complementar nº 64/1990, art. 3º), e último dia para qualquer cidadão no gozo de seus direitos políticos dar ao juízo eleitoral notícia de inelegibilidade que recaia em candidato que tenha formulado pedido de registro individual, na hipótese de os partidos políticos ou coligações não o terem requerido.

                05/08 = Data em que todos os pedidos originários de registro, inclusive os impugnados, deverão estar julgados e publicadas as respectivas decisões perante o juízo eleitoral.

   

     O Cartório continua verificando o restante dos registros de candidaturas, e surgindo alguma irregularidade os interessados serão avisados e terão 72 horas para as providências, prazo que pode ser prorrogado conforme o caso (por demora de emissão de Certidão no Fórum, etc).

 

     A Justiça Eleitoral ainda não se manifestou sobre a questão do PMDB, que está nas mãos da Juíza Eleitoral.

 

    Considerando sobre os indecisos, há comentários não confirmados sobre recente pesquisa informal e não oficial, de um total de entrevistados que opinaram sobre candidato a prefeito, cerca de mais de 50% permanecem indecisos.

    Oras, avaliando a grosso modo, se temos cerca de quase 80.000 eleitores e 50% são indecisos, então:

- mais ou menos 40.000 ainda não tem candidato a prefeito escolhido,

- sabe-se que 12% dos indecisos, na media histórica, terminam nas eleições como brancos/nulos, sobrando então apenas 28 % a serem conquistados pelos candidatos a prefeito, ou seja:

    4.800 votos deverão ser brancos/nulos,

  23.200 aproximadamente estarão disponíveis para serem conquistados durante a campanha.

    Como a balança informal das intenções de votos deixou de mostrar um favoritismo seguro, e embora o candidato do PV possa estar hoje na frente das pesquisas não oficiais, cerca de 6% a mais que o segundo, observamos que todos os candidatos a prefeito tem as mesmas chances de serem eleitos a partir deste inicio de campanha. Um dos fatores que poderá pesar a favor no corpo-a-corpo da conquista dos indecisos, a nosso ver, são os vices experientes no contato e trato com a população.

    Mas, entretanto, contam também as informações e opiniões das redes sociais, que chegam a todos através dos comentários dos que acompanham a movimentação política da cidade na internet, mesmo que não tenham computador em casa.

    Outro comentário de bastidores que se ouviu em alguns lugares, é o do candidato a prefeito pelo PV estar visitando candidatos bons de votos de outros partidos, para ajudá-lo na campanha pedindo votos para ele. Não sabemos de quantos, mas de 2 deles temos a confirmação de um.

 

 

Voltar