177 - JD DIANA, FUTEBOL, VEREADOR, CÂMARA = PIZZA ?

02/04/2013 22:43

   A tradicional frase "acabou em pizza" é o que todos estão usando para descrever o final da 8ª sessão 2013, da Câmara Municipal de Várzea Paulista. Mas será ?

   Depois de uma longa e cansativa série de "leituras", "debates" e "fala de inscritos" para uso da tribuna, finalmente chegou a vez do Blog usar da palavra na tribuna da Câmara Municipal de Várzea Paulista... por último.

   Dito isso, vamos ao que o Blog pôde fazer no uso da palavra, esclarecendo as contradições no discurso do nobre vereador Silso das Neves em 26/03, e explicando:

   - como foi que se  chegou na questão do que ocorria no futebol amador do Jd. Diana,

   - que não foi o sr. Elton quem deu as informações referente às insatisfações dos participantes no dia 24/03, que recusou, mas sim dirigentes dos times, jogadores e demais pessoas presentes na "lanchonete" do local,

   - que no regulamento 2013 do campeonato era exigido a cobrança de R$ 300,00 de inscrição + R$ 300,00 de caução, e que os times deveriam levar as bolas para o jogo - clique aqui para ver o regras pag.1 e regras pag.2 do campeonato na integra.

   Como pode ser observado, o discurso do dia 26/03 do nobre vereador limitou-se apenas a apontar o sr. Elton como responsável pela "denuncia" sobre o que se passava no local, deixando de comentar o que realmente importava na matéria do dia 25/03, e que desencadeou toda a polêmica.

   Bom, o nobre vereador usou momentos antes da tribuna para se desculpar publicamente com o  sr. Elton pelo que disse no seu discurso, mas ainda dessa vez se omitiu e não comentou sobre questões sensiveis na matéria publicada no Blog, que é a razão de toda a polêmica. E o que ele deixou de comentar/explicar ?

1 - não explicou em nenhum momento quem eram as pessoas que atendiam o balcão do bar, e que idade tinham,

2 - não abordou quem era o responsável pelo bar no campo, local que pertende a prefeitura, portanto público,

3 - não disse em momento algum se a exploração particular do bar estava autorizado pela prefeitura,

4 - não mencionou em qualquer tempo quem era o funcionário da prefeitura responsável pelo local.

  Terminada a explanação do Blog, imediatamente o presidente da Câmara deu por encerrada a sessão e TODAS as perguntas ficaram no ar.

   Vamos aguardar para ver se na próxima sessão, a do dia 09/04 proximo, o nobre vereador finalmente "revele" o nome do responsável por toda a insatisfação dos participantes do futebol no Jd. Diana, e que é o funcionário nomeado pela Portaria 16911 para o cargo de Assessor de Relações Parlamentares I, junto a Secretaria Municipal de Governo em 21/01/2013, conhecido de todos que lá frequentam, e que apontam ser o responsável do local. Esperamos que o nobre vereador volte na tribuna e diga quem é. Afinal TODOS confirmam que se trata do filho dele, o que deve explicar toda essa polêmica.

   Como curiosidade, o Jornal Verdade conversou com o Blog durante a sessão e revelou que a reportagem publicada no jornal não foi feita no local, mas que tratou-se de matéria pronta que receberam só para publicar.

   Essa é a política que se pratica aqui em Várzea Paulista, pelos representantes que o povo elegeu. Decepcionante ? Só para quem leva política e democracia a sério.

   Mas, sobre a "pizza", que dizem ter dado o tom na 8ª sessão 2013 de ontem...

   Para tanto, lembramos que quem faz a leis tambem incluem nela dispositivos legais para se protegerem de quem os elegeram, e assim ficarem imunes a malfeitos que possam cometer. Sabemos disso, exemplos não faltam, e ontem ficou absolutamente claro quando o juridico da Câmara nos disse no final que seria inútil tentar dar sequencia na questão porque os nobres vereadores tem imunidade parlamentar. Também sabemos. 

   Então como lidar com isso ? Dizem que para lidar com raposas tem-se que pensar como elas...

   Se eles tem leis formuladas, incrementadas e sempre atualizadas para garantir a imunidade, e se autoprotegerem uns aos outros, inclusive deles mesmos, então tem-se que usar de estratégia para lidar com isso, que não pode ser motivado pelo emocional de jeito nenhum. Portanto, entendemos que a polêmica ainda não acabou.

   O que ainda falta para concluir ?

a) que o nobre vereador volte à tribuna no próximo dia 09/04 e se retrate perante o Blog do que disse sobre matéria "inventada", já que ele se desculpou tão somente com o sr. Elton,

b) que responda todas as perguntas formuladas, e reproduzidas acima, também na 9ª sessão 2013, já que o regimento interno "não permitiu" que ele o fizesse no final da exposição do Blog. TODAS ELAS, e sem "esquecer" nenhuma (tem 7 dias para analisar como vai fazer isso).

   Antes que alguém possa dizer que se trata de "perseguição" ao nobre vereador, argumento tipíco de quem se sente culpado e não tem como se explicar para evitar desgaste junto à opinião pública, afirmamos que trata-se apenas de se fazer justiça à seriedade do Blog, coisa que ele tentou deixar em descrédito dia 26/03 na 7ª sessão da Câmara, ao dizer que a publicação era matéria "inventada". Não foi, todos sabem disso, ele também...

   Bom, se o nobre vereador preferir continuar insistindo em ignorar as questões formuladas, todas serão encaminhadas ao Ministério Público. Já consultamos a Promotora Dra. Patricia quanto ao como proceder, se for o caso. De qualquer forma, se precisar, vai ser um bom exercício para o Juridico da Câmara e da prefeitura lidar com o caso, que devem, sobretudo avaliar muito bem o real valor do custo político de um estrago dessa dimensão junto a opinião pública.

   Pode ser que a próxima sessão, a 9ª de 2013, na Câmara Municipal, seja o epílogo desta "mini-série" (se é que podemos chamar assim) do que acontece no futebol amador do Jd. Diana, e que a prefeitura finalmente tome as devidas providencias, ou já tenha tomado, e recupere o bom, gostoso e alegre futebol que todos os participantes e frequentadores desejam, tão somente.

   É o que desejamos, mas vamos aguardar...

 

 

Voltar