19 - INCENDIO NO MORRO DO MURSA!

24/07/2012 08:40

19 - INCENDIO NO MORRO DO MURSA!

         E o desatino de um ambientalista de Campo Limpo Paulista.

         * As informações sobre o incêndio são da Guarda Municipal Ambiental, em 23.07.12 – 20:30h   

       24.07.2012

   O texto todo foi editado a partir das informações recebidas do GM Ambiental Claudemir Pedroso, via Facebook, que conferiu o texto final para publicação.

   Inicialmente seria tratado como notícia, mas preferimos incluir no Opinião! de hoje, porque  vimos uma reação inexplicável, intolerante, desrespeitosa e maldosa de um membro da ONG Caminho Verde, quanto a uma pergunta feita no Facebook, no Grupo Movimento Salve a Serra do Mursa, https://www.facebook.com/?ref=logo#!/groups/334794463216325/, e que vamos mostrar no final desta Opinião !

   Primeiro a ação e o desabafo da Guarda Municipal Ambiental:

   O incêndio no Morro do Mursa começou por volta das 23:00h do dia 21. Nós entramos de serviço no dia 22 e fomos para o local. No primeiro dia foi uma equipe a noite, mas não pôde fazer nada. Entramos em contato com o corpo de Bombeiros, mas como era noite, e não tem acesso, não puderam vir. Nós só soubemos quando entramos de serviço.

   No local já estavam o Sr.Isaias e seu filho Fernando, que moram no pé da Serra, combatentes ferrenhos da Serra, Izaque Vazques e sua filha Julia Vazques, Rogério Aparecido de Almeida, Luiz Carlos Goes, Alexandre Aparecido de Moraes, Arnaldo Gut Jr, Guarda Municipal Ambiental PEDROSO, encarregado e GMs Ambientais Silva e Santana, motorista e auxiliar. 

   A Sra. Regina Grillo também esteve por lá também mas não ficou, mesmo porque nem tinha como ajudar.

   O local é de difícil acesso, íngreme e de muito risco, perigoso mesmo.

   Começamos os trabalhos de contenção do fogo às 8:00 e terminamos Às 14:00hs

   A ação para conter o fogo foi num determinado ponto da Serra, tem uma trilha lá e foi feito o acerto para controlar o fogo que mesmo assim passou, mas deu pra controlar. Estávamos exaustos, o corpo já não aguentavamos mais. Mais são uns verdadeiros herois da serra, eu faço por amor a minha profissão e minha paixão pelo Meio Ambiente. Eu me pergunto onde estavam o saltadores de para glaiders, a Serra só serve para as diversões deles e quando a Serra precisa de socorro não aparecem, tem que ter uma legislação para coibir isso, pois saltam passando por cima da rede de alta tensão com alunos e isso é muito perigoso.

   A única ONG presente e atuando no local foi a ECOMURSA, sempre estão, em qualquer lugar na Serra só eles tem abafadores, bastante até para suprir os outros combatentes, estão de parabéns. Olha, no combate ao incêndio não se viu quem era quem, e sim todos pela Serra.

   Não foi fácil, mas a verdade seja dita não apareceu um filho de DEUS, para não dizer outra coisa, para nos ajudar. Então esses candidatos que diz que a Serra é Patrimônio da cidade tem que lavar a boca antes de falar, tem que zelar por ela e aí sim pode bater no peito e poder dizer “amo Várzea Paulista” . Nem verde, vermelho, amarelo ou outra cor partidária tem direito de falar ou criticar. Tem muito político que falam do Morro do Mursa como se realmente se preocupassem com ele.

 

   Vejamos agora o desatino inexplicável do ambientalista da ONG Caminho Verde, de Campo Limpo Paulista ! Na integra !

   Um simples pergunta, na qual só ele achou existir insinuação maldosa, foi tudo o que o ambientalista precisou para chamar a atenção publicamente e tentar intimidar o participante do grupo, inclusive com tamanho desrespeito por quem não conhece, e que em NENHUM MOMENTO faltou com o respeito a ele e nem com a ONG.

   Transcrevemos os comentários do Grupo mencionado no inicio do Opinião!, Post de Regina Grillo:

Regina Grillo: serra em chamas .. triste ver.. e ninguem p ajudar .. acabou tudo virou carvão n adianta proteger arredores se a serra queima sem nenhuma proteçao sem ninguem p ajudar .. acabou

Silvio Queiroz: Ninguem apareceu para ajudar ? Nem a ONG caminho verde ?,

Regina Grillo: n apenas os guardas o fernando e mais uns dois voluntarios ,, o guarda claudemir pedroso expressou no face sua magoa eles foram verdadeiros defensores do meio ambiente

Regina Grillo: estavam ocupados fzdo politica ..

Medina Ambientalista Téc Ambiental: Se os poderes públicos das três esferas nunca deram apoio necessário para a proteção da Serra do Mursa, como que uma ONG que vive de doações para a sua sobrevivência, com pouca esterutura, poderia ajudar numa situação dessas? Acho que se a maioria dos moradores dessa área do Mursa fossem conscientes da importância da preservação desse patrimônio ecológico, ele se uniriam em favor de uma prevenção e até mesmo a formação de um grupo voluntário de bombeiros. A ONG Caminho Verde fez e está fazendo a sua parte como ONG ambientalista, póis junto com o pessoal desse grupo,(David David Alexandre e Diego Bueno Vera Aida Borin Souza e outros), fizemos de tudo que estava no nosso alcance para evitar que uma parte da Zona de Preservação da Serra fosse transformada em Área de Estruturação Urbana, a qual autoriza a implantação de 2400 lotes de 300 metros cada. Me admiro muito você Silvio Queiroz criticar uma ONG como a nossa, que tem uma história muito bonita e cvaliosa, como em 2001, quando ainda era SIOS Campo Limpo e impediu a instalação de um LIXÂO em Área de Preservação ambiental no Bairro do Moinho e que em 2007 foi a primeira ONG a implantar uim projeto de reciclagem de óleo vegetal saturad em Campo Limpo e Região. Também temos em desenvolvimento um Projeto Cultural para a população de Campo Limpo e Região, o qual foi aprovado pelo Ministro da Cultura e pela Secretaria de cultura do Estado de SP. Dentro desse projeto cultural, desenvolvemos a Educação Ambiental, através de parcerias com escolas de Campo Limpo e Região, onde fazemos passeios ecológicos com esses alunos. A ONG está sob nova direção desde Julho de 2011, composta por pessoas idôneas e responsáveis. A diretoria anterior, quie era presidida pelo Sr. Paulop Joaquim, cometeu várias ireregularidades, o que ocasionou o descontentamento dos sócios e a dissidência quie gerou a formação de nova chapa que acabou ganhando a diretoria pelo processo democrático, como reza o ESTATUTO. Afirmo-lhe que de lá p/ cá,estamos conseguindo, com muito sacrifício recolocá-la novamente nos trilhos, como os sócios querem e como manda o estatuto sem fins politicos. Quem é você Silvio Queiroz para querer falar mal de nossa instituição, sendo que não moveu uma palha para defender a Serra do Mursa, sobre a Lei que alterava o zoneamento, quando ocorreram as discussõe e debates com os vereadores e prefeito. ONDE É QUE VOCÊ ESTAVA Sílvio Queiroz?


Silvio Queiroz: Onde eu estava Ambientalista ? Simples, não sou "defensor" do morro do Mursa, nunca fui e nem tenho essa pretensão como voces tem, não sou ambientalista, NÃO FAÇO PARTE DE NENHUMA ONG, NÃO LHE CONHEÇO e NÃO LHE DEVO QUAISQUER EXPLICAÇÕES. E mais, não sou moleque, tenho 64 anos e exijo uma coisa que parece voce não ter pelos outros: RESPEITO. Portanto, quem tem que dar explicações por não estar lá no momento do incendio é voce da ONG que diz defender o Mursa, não eu. Onde fui que mencionei seu nome ? Em que momento CRITIQUEI, FALEI MAL ou disse alguma CONTRA a ONG Caminho Verde como voce afirma ? Apenas fiz uma pergunta como qualquer um teria feito, nada de mais. Ficou ofendido com o que ? Qual é seu problema ? Tem alguem inflamando voce ? Caiu nessa ? Tem vocação para ser marionete ? Sinto muito, mas parece. E repito para não haver nenhuma dúvida: não lhe conheço e não devo explicações. Se a ONG tem alguem como voce fazendo parte dela, que certamente também se acha como um certo outro "defensor" do morro do Mursa daqui de Várzea Paulista, isso é com voces, não comigo. E não preciso de amigos como você.

   Sem comentários !


 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP