214 - 21ª SESSÃO PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE V.PTA

03/07/2013 06:53

   A 21ª Sessão Pública do Legislativo de Várzea Paulista transcorreu dentro da mais perfeita ordem e tranquilidade, independente do aparato policial presente, menos ostensivo que o da sessão anterior, mas proibindo a entrada de carros na preeitura que não fossem de funcionários e vereadores.

 1.  Abrindo a sessão, o presidente da Câmara exortou os esforços no sentido de tornar transparente a Casa Povo, inclusive o Regimento Interno  que deverá ser todo revisado e atualizado de forma a aperfeiçoar os deveres, atribuições dos nobres vereadores eleitos e o funcionamento da Casa. O presidente atendeu uma reivindicação pública e antecipou, com aprovação dos demais, o uso da Tribuna Livre para antes do término da sessão.

 2.  Iniciado os trabalhos do dia, foi apresentado o Projeto de Resolução nº 06/2013, da Mesa da Câmara, que altera as Resoluções nº 321/2008 , 11/2012 e 03/2013, para que seja revogada a obrigatoriedade de 4 assinaturas de vereadores para se apresentar um Requerimento ao prefeito/secretários. O projeto será colocado para votação na próxima sessão pública, dia 16/07, junto com outras reivindicações públicas.

3.   Foram apresentadas as Moções nº 14/2013 pelo nobre vereador para construção da calçada da E.E. IDOROTI DE SOUZA ALVAREZ, a de nº 15/2013 pela nobre vereadora Sueli Cardoso Fernandes Ortiz e Mauro Aparecido da Silva, deAplausos às instrutoras do PROERD, e a de nº 16/2013, do nobre vereador Ivan Luis Sada, de Aplausos à corporação da Polícia Militar de Várzea Paulista.

4.  Foram apresentados a seguir os Requerimentos nº 35 e 36/2013,  do nobre vereador Juarez Gilberto Cardoso, solicitando do Executivo informações referentes as UBS do Município referentes ao Projeto de Várzea mais Bonita no Jardim América III e na Vila Real, bem como demais indagações.

5. Continuando, foram apresentadas 39 indicações dos nobres vereadores, para asfaltamento, reparos em vias públicas e outros serviços à população.

6. Na Ordem do Dia foi constou o Projeto de Lei nº 25/2013, do Prefeito Municipal, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o ano 2014 e dá outras providências.

 

   No uso da palavra na Tribuna, um dos destaques do nobre vereador suplente Emerson Afonso, foi a necessidade de se regulamentar os serviços de Guincho na cidade, e o nobre vereador J. Ramiro referiu-se ao transporte público que deixa a desejar no município e que o contrato com a Rápido Luxo termina em breve, ressaltando a necessidade da participação pública na licitação do próximo contrato.

   O ponto alto da sessão foi a aguardada Tribuna Livre.

   Discursou primeiro o Sr. Carlos Jr, que reforçou o caráter pacifico da Manifestação do 21/06, abordou a questão dos salários de R$ 10.000,00 dos nobres vereadores em contraste com a realidade da cidade, que o Movimento entende ser perfeitamente legal mas imoral, comparando com algumas cidades do Estado. Foi muito aplaudido. Reiterou a reivindicação da Tribuna Livre deve ser logo no inicio da sessão para que os nobres vereadores possam comentar durante a sessão.

  Outro uso da Tribuna Livre (duas por sessão) foi do Grupo Voluntário de Bombeiros da cidade, que comentou sobre o funcionamento do mesmo. Foi também muito aplaudido.

 

 

Voltar