225 - V.PTA: O PREFEITO E A CRIAÇÃO DO COMDEMA

02/08/2013 07:11

   Sábado, 13/07, conversamos com o prefeito aqui de Várzea Paulista com a participação dos organizadores da Manifestação do dia 21/06 p.p., e ele nos disse, entre outros assuntos, que a criação do COMDEMA, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, foi solicitação dele, mas pareceu surpreso sobre a reunião inicial ter sido na casa do secretario da comunicação na mesma semana, e não estava a par de quem participou e muito menos que foi "secreta". Admitiu que deveria ser sido feito publicamente, e com a participação de especialistas em Meio Ambiente e de toda a sociedade.

   A idéia é, segundo ele, preparar um esboço do Conselho para depois ser apresentada à Câmara e a sociedade. O que não se entende é porque foi "secreta" essa reunião na casa do secretario de comunicação, sendo que nenhuma das pessoas que participaram tinha formação especifica na área, não participou nenhum Técnico ou Jurista Ambiental formado, nem Gestor de Meio Ambiente, etc., só os seletos amigos da campanha 2012 convidados pelo secretário.  

   Não se entende também porque não foi prévia e amplamente divulgado para a população da cidade e nem porque tinha gente de Campo Limpo Paulista participando, mas compreende-se que a moradora do Mursa, Regina Grillo, era a única que deveria mesmo estar lá, já que envolve suas terras, participou e se envolveu nesta questão desde o governo anterior e sabe tudo a respeito dos projetos e das reuniões dos Loteamentos aprovados desde o início, e as contrapartidas não cumpridas pela prefeitura junto ao Ministério Público desde então.

   Também não se entende porque pessoas de Campo Limpo Paulista "tinha" que participar da "reunião".

   Segundo comentário do prefeito, a criação do CONDEMA, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, tem por objetivo principal reduzir o impacto que será provocado na opinião pública ao liberar os loteamentos na região do Mursa que, segundo ele, não tem nada o que fazer para evitar, o que pode significar estar contrariando inexplicavelmente tudo o que disse na campanha para se eleger. O "lider" do movimento "Salve a Serra do Mursa" durante a campanha eleitoral 2012 foi o atual secretário de comunicação, e é quem esteve tentando manter a criação do CONDEMA em sigilo, para preparar e entregar tudo pronto para ser "debatido" na Câmara Municipal sabendo que o legislativo não faz oposição ao governo municipal, e porque ? Porque tem o legislativo na mão e para recompensar e continuar manobrando esses amigos pela "ajuda" na campanha 2012, como dizem que sempre fez e parece continuar querer fazer ?

   Quanto ao Loteamento na região do Mursa, prestes a ser liberado pelo governo que o condenava para se eleger, pode o prefeito mudar isso ?

   Ele poderia, por exemplo, enviar à Câmara Municipal um projeto de lei que altere o tamanho de 300m2 para 5.000m2, como constava na lei 167/2006 (Plano Diretor instituído pelo governo do PT) ?.

   E como isso tudo começou ? Bom, isso é uma história que remonta a 1997 e envolve o atual prefeito que, vereador, votou a favor da transformação de toda a área rural existente na época, em área urbana. E para quê ? Para a prefeitura poder cobrar IPTU da única e última região nativa restante na cidade, que deveria ser preservada, para desgosto e revolta dos moradores da área rural da região do Mursa. Essa sessão em 1997 deu inicio a todo o imbróglio que gerou os atuais projetos de Loteamento no Mursa. Se tivesse votado contra talvez a história hoje fosse outra, ou a mesma de outra forma e em outro momento, só para atender aos interesses financeiros de uns poucos. Mas optou por votar a favor da transformação.

   Natureza ? Ecologia ? Eco-sistema ? Meio ambiente ? Fauna e Flora ? Preservação Ambiental ?

   Isso é lindo nos discursos ideológicos inflamados, mas não atende os interesses de uns e outros, principalmente se estiverem no poder, seja de que sigla partidária e ideal for... mesmo que não sobre nada depois para lembrar um patrimônio nativo da Serra dos Cristais, na região do Morro do Mursa...

   O prefeito ainda pode zerar tudo e recomeçar a criação do COMDEMA, e fazer tudo transparente e pela porta da frente com a participação da população que o elegeu.

 

 

 

Voltar
Free Hit Counter