236 - CHEGAR NO PODER...

03/10/2013 01:48

     Abordagem de Regina Ferreira

    Poder ! O que significa essa palavra tão forte, tão penetrante, tão poderosa que consegue transformar um ser humano ? 
  Segundo alguns dicionários, a palavra 'poder' significa: dispor de força ou autoridade, ter influência, soberania, recurso... Na verdade, são tantos significados, que conseguem transformar a personalidade de algumas pessoas, quando alcançam o poder. 
    O interessante é que, quem consegue chegar ao poder, rapidamente se transforma, é como um piscar de olho, que chega até a ser mais rápido que a onda do mar. 
   Quem chega ao poder, esquece das origens, das promessas feitas durante a campanha eleitoral, esquece as noites perdidas com lideranças políticas, com autoridades... Esquece os jantares de adesão, esquece quantos tapinhas, beijinhos e abraços foram dados aos desconhecidos, amigos, conhecidos e parentes, esquece os líderes comunitários e muitas outras coisas, esquece até mesmo quem é. 
    Ah! Quando determinadas pessoas chegam ao poder, a metamorfose acontece de uma maneira tão estúpida. A começar pela imprensa que é ignorada por essas pessoas, esquecendo que, antes de chegarem ao poder, viviam implorando para aparecer nos telejornais, nos programas locais, nas rádios comunitárias enfim em todos os meios de comunicação. 
   Os assessores, coitados, muitas vezes sentiam dores no dedo, por passar o dia inteiro telefonando para redações e solicitando entrevistas para esses parcialmente desconhecidos. Porém, alguns desses assessores, com sorte, conseguem uma colocação ao lado dos poderosos e se tornam também autoridades, não fazem e nem recebem ligações de qualquer pessoa, mesmo sendo de  um colega de  redação, pois pedem para ligar depois ... 
   Na mesma tática, seguem os poderosos, os horários na agenda estão sempre preenchidos, ou quando não é isso estão sempre viajando. E, uma solicitação feita sobre qualquer assunto, nem tomam conhecimento, pior, se for solicitação de emprego, nem pensar, mandam logo dizer que todos os cargos já foram preenchidos, mandam aguardar uma oportunidade ou, dependendo da pessoa que solicitou, nem responde. 
   Um detalhe importante, caso encontre com o poderoso: jamais o chame pelo nome e sim pelo cargo que ocupa: sr. secretario, sr. Prefeito, sr. Vereador... Senão, corre o risco de ser repreendido de imediato pelos assessores, isso é que significa  poder... 
  Não se surpreenda se, ao encontrar um desses poderosos, ele não falar, também não queira dar um abraço, pois são tantos seguranças por perto, que o jeito é dar um sorriso sem graça. E se tentar marcar uma audiência, pode esperar sentado, para não cansar. Mesmo solicitando com antecedência, corre o risco de, quando chegar o dia, a auxiliar da secretária, da secretária do poderoso, telefonar desmarcando por falta de agenda e diz que retornará a ligação, mas sabe Deus quando... 
   A imprensa que está sempre em busca da notícia, muitas vezes nem consegue entrevistar esses poderosos, é tanto estrelismo (poder), que são capazes de mandar dizer que não dão, não podem dar entrevista, sabe-se lá os motivos. 
  Se fosse possível, a imprensa deveria também ter o poder de excluir  os poderosos de difícil acesso, como alguns artistas, assessores, prefeitos, vereadores, senadores... 
  Infelizmente a imprensa trava uma guerra constante para informar corretamente as notícias, que muitas vezes referem-se a esses poderosos, que antes de serem famosos viviam implorando para aparecer nos meios de comunicação. Ao menos "eles", deveriam ter um mínimo de respeito, consideração pela imprensa e pela população. Mas, isso tudo deve-se a essa palavra de cinco letras "poder".

 

 

 
Voltar
free web counter