307 - V.PTA.: O CENTRO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL DO MUNICIPIO

31/03/2014 13:59

 O Blog foi verificar na Secretaria de Educação aqui de Várzea Paulista quais seriam os DVDs comprados para uso educacional, e como seriam utilizados.

 Os títulos dos DVDs estão disponíveis no site da prefeitura, no link abaixo, e será usado em todos os níveis das escolas públicas municipais:

http://institucional.varzeapaulista.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1813%3Aaulas-comecam-com-novos-investimentos-para-as-escolas&Itemid=383

 Conversando com o secretário, visitamos o C.O.E., Centro de Orientação Educacional, voltado para as crianças com dificuldades de aprendizado, acompanhado da Sandra, Pedagoga Coordenadora, e ficamos agradavelmente surpreso com o que vimos. Então, abrindo um espaço nas criticas como oposição democrática ao governo municipal, reconhecendo os acertos, vamos abordar essa atividade elogiável da Secretaria de Educação, uma pérola no meio às dificuldades e falhas do governo municipal aqui de Várzea Paulista.

 No governo anterior existia uma equipe multidisciplinar que atendia as crianças com dificuldade no aprendizado, mas isso era apenas como suporte aos educadores de creche até o 5º ano do ensino fundamental I. A nova gestão, sob a responsabilidade do Prof. Rodolfo, também vice-prefeito, tomou essa equipe e a transformou no atual C.O.E., incluindo nele o atendimento clinico:

- Antes:  1 fonoaudiologo, 1 psicológo e 1 psicopedagogo, 

- Hoje: 2 fonoaudiologos, 2 psicológos e 2 psicopedagogos.

 O atendimento clinico é feito no próprio C.O.E., com hora marcada e plano de trabalho abrangendo as dificuldades da criança, escola e família.

 Na dificuldade da criança é verificada as questões de aprendizagem, identificando a origem e ajudar a criança a ter um melhor aproveitamento escolar, onde cada caso é tratado de forma individual. O atendimento de cada criança é em torno de 40 a 60 minutos, e controle do atendimento é feito por escola onde, com estes dados, são identificadas as carências sociais e familiares dos bairros e regiões para o governo dar mais atenção social mais criteriosa e localizada. Hoje em dia a região mais carente é o da Vila Real, mas de certa forma enquadra toda a região da zona norte da cidade (Jd. Paulista, Américas, etc.).

 O cadastro do C.O.E. contém cerca de 200 crianças cadastradas em atendimento hoje. Em média as crianças são assistidas entre 6 meses e um ano. Algumas vezes o C.O.E. faz o atendimento em parceria com o Caps e a Apae.

 Não há custo algum cobrado pelo atendimento às crianças, e está bem equipado e a estrutura do local esta adequada para que o atendimento de qualidade. Toda a equipe está comprometida com o trabalho do C.O.E., segundo Coordenadora, e é a menina dos olhos do secretário atual da educação.

 O C.O.E. funciona na Secretaria da Educação de 2ª a 6ª feira, das 08 às 17horas.

 

 

 

Voltar
free web counter