36 - A POLÍTICA, O IDOSO E O VOTO !

22/08/2012 16:14

       Abordagem do Blog, um olhar político na Melhor Idade

   Brasil, país do futuro mas, que futuro é esse que nunca chega?

   O país mudou. Entre outros fenômenos sociais presentes, envelhecer é o que há de mais moderno, e os cidadãos idosos ainda não se deram conta de sua força política, e no processo eleitoral do dia 7 de outubro são mais de 7.000 cidadãos em Várzea Paulista, e representam pouco mais 6% da população que estão na faixa etária acima de 60 anos de idade. Aqui está o gigante adormecido.

   O quadro político municipal está posto. As convenções partidárias definiram os nomes dos candidatos à prefeito e vice, e candidatos a vereadores. O jogo político está em andamento e as eleições municipais estão chegando.

   Se, no jogo político eleitoral, até então, são poucos ou quase inexistentes os discursos, as falas dirigidas à população idosa da cidade, está na hora dos eleitores idosos demonstrarem aos candidatos o seu valor e a sua importância. Como? No voto. Portanto, que os candidatos dêem a importancia da atenção e do debate com a 3ª idade, apresentando suas propostas por uma cidade que os tenha com mais dignidade e cidadania; pois estes comparecem em massa às seções eleitorais; saindo de casa para votar com frio ou com calor. É chegada a hora, afinal os votos da 3ª idade podem fazer toda a diferença e ser decisivos!

   O idoso, como se vê, tem muitos votos que podem ser decisivos mesmo. E votos, nesta altura do campeonato, principalmente por aqui onde existe uma acirrada disputa eleitoral, e também pelo sentimento de mudança que permeia a cidade, não dá para ignorar ou rejeitar; é jóia rara. É nesse momento que se faz necessário o compromisso e respeito do futuro prefeito e vereadores com o segmento idoso da cidade.

   Adotar e/ou expandir ações, serviços e programas para os cidadãos idosos, tanto na área de medidas sócio-assistenciais como na área das políticas sociais básicas: saúde, lazer/cultura, segurança pública, transporte, etc., principalmente para os idosos que estão fora da rede de proteção social do município. Aqueles que estão acamados, que estão dependendo de remédios de uso contínuo e que são caríssimos; aqueles que estão nas ruas, nos hospitais sem ninguém por eles. Precisamos mais recursos sociais, além dos oferecidos pela Secretaria da Saúde e do Desenvolvimento Social. A cidade, de um modo geral, deve se envolver com a questão dos idosos, e estes também precisam se movimentar. Queremos uma representatividade municipal participante para com nossos idosos e para nós mesmos no próximo mandato.

   Todos estamos envelhecendo, é inevitável, e devemos pensar que todos estaremos na 3ª idade dia mais dia menos, e como somos importantes como eleitores mais jovens hoje também o seremos na melhor idade. Valorize e cuide de seu futuro. Está colocada a importância do voto dos eleitores acima de 60 anos, tanto em quantidade, como pela qualidade. 

   Portanto cidadão, idoso ou não, definido seu voto, compareça à seção eleitoral ! Participe da vida de sua cidade, da mudança que todos desejamos ! Vote a favor da cidade e a seu favor também !


 
 
 

 

Voltar