39 - A ELEIÇÃO PARA PREFEITO

26/08/2012 09:17

       Ou, o Marketing Político em ação !

   Verificamos no Cartório Eleitoral como anda os recursos contra a decisão da Justiça Eleitoral local, requeridas pelo Ministério Público ao TRE/SP:

- JEFFERSON LEITE (TOCERA): Não há indicações favoráveis.

- CLEMENTE MANOEL DE ALMEIDA: A Procuradoria Regional Eleitoral do TRE/SP já emitiu parecer favorável ao candidato, e dentro de poucos dias será publicada a decisão final.

 

   Vamos ao Opinião !
    A campanha eleitoral 2012 para prefeito parece acontecer em um circo romano !

   Não deveria ser assim, as “acusações” aparecem de todas as partes e até mesmo sem pudor nenhum. A vida pessoal de cada um é jogada na arena dos “debates” para o “salve-se quem puder”. Os militantes e simpatizantes rasgam o verbo nas redes sociais sem a menor cerimonia, isso quando não ofendem o candidato e uns aos outros. Tudo em nome da “democracia” que eles entendem e praticam. E mais, só o candidato deles é isento de culpa e não tem “nada a esconder” da sociedade, e se esforçam a todo custo para convencer os participantes das redes e eleitores, até mesmo a custa de mentiras evidentes.

   Mas, isso tudo é democracia ? De jeito nenhum. Esse exercício de cidadania está muito longe de representar o ideal democrático que todos desejamos. O que parece é um circo de gladiadores, onde os “guerreiros” tentam eliminar o adversário, e os assistentes (militantes e simpatizantes) incentivando e defendendo seus preferidos em torno deles. E para quem é o “espetáculo” ? Para o eleitor, óbvio.

   O que pensa o eleitor ? Bom, certamente está vendo a “regra do pão e circo” muito bem demonstrada na campanha eleitoral 2012 aqui em Várzea Paulista. Mas, não se iludam os candidatos, os eleitores estão avaliando tudo a partir do marketing político dos coordenadores de campanha e responsáveis pela comunicação, ou seja: a comunicação, o marketing, faz de tudo para convencer e atrelar seu candidato aos eleitores, usando dos mais estratégicos argumentos, sejam válidos e éticos, ou não, nesta "batalha de vida ou morte pela prefeitura".

   E que é o Marketing Político ? São todos os recursos utilizados na troca de benefícios entre candidatos e eleitores, ou planos de governo pelo voto ! E não é só plano de governo que entra na estratégia de campanha e comunicação, mas sim todo o aparato de convencimento do eleitor, onde o candidato deles é o que vai promover a mudança que todos desejam e atender às expectativas da população. O problema é que isso acaba sempre escorregando nas “denúncias” e acusações recíprocas, seja dos candidatos, militantes e/ou simpatizantes. E quanto mais perto do dia da eleição, mais o “vale-tudo” fica evidente, principalmente da parte que se sente mais prejudicada no decorrer da campanha.

   E as tais pesquisas eleitorais informais, que até o momento ninguém mostrou ? Bom, dizer que tem os índices nas redes sociais e não mostrar, ou publicar, a pesquisa para confirmar a verdade do que afirmam, está mais para tática de guerrilha que outra coisa.

   Nada mudou no contexto político eleitoral da cidade, exceto que estas eleições ainda estão indefinidas para prefeito. Todos dizem que vão vencer e cada um garante que será o eleito a prefeito, mas a vaga é uma só.

  Vamos continuar a observar a “marcha” dos candidatos até dia 07/10, dia da eleição.

  Por outro lado Deus não favorece nenhum dos candidatos. Isso é argumento de uns e outros para tentar vencer as eleições, e querem que o eleitor acredite nisso. O poder temporal pertence aos homens que o estabeleceu. Deus nada a tem a ver com o poder dos homens, pois para Ele todos somos irmãos e ninguém é melhor que ninguém !


 
 
 

 

Voltar