403 - O SEGUNDO DEBATE DO 2º TURNO

17/10/2014 09:57

   Os candidatos à Presidência Aécio e Dilma participaram ontem, quinta-feira - 16/10, de novo debate na TV neste 2º turno da disputa pelo Palácio do Planalto. O encontro foi promovido pelo SBT, pelo portal UOL e pela rádio Jovem Pan, começou às 18 horas.

   O debate foi o mais tenso entre ambos. De um lado Aécio mais sério e compenetrado, do outro Dilma aparentando um quase indisfarçável cansaço da campanha, mas também séria. A tensão estava evidente em ambos os candidatos.

   O que ficou evidente nas questões, seja nas perguntas, nas respostas, réplicas e tréplicas, foi um insistente “nós” e “voces” de ambas as partes, com Dilma novamente se concentrando em Minas Gerais. Certo que Aécio é apenas um cidadão mineiro, e que ele não é o estado de Minas, mas foi governador do estado, como Dilma é uma brasileira, como Aécio também o é, e nem por isso o Brasil é Dilma: ela apenas governa o Brasil, como Aécio governou Minas Gerais, ambos brasileiros e mineiros.

   O debate todo foi mais que uma troca de farpas e alfinetadas, foi muito agressivo de ambas as partes como em uma luta de boxe. Quanto a isso, José Roberto Toledo, colunista do Estadão, comentou que “os debates presidenciais deste segundo turno não têm blocos, têm rounds. Acabou, hora de limpar o sangue do ringue.”

   Se Aécio aparentemente se esquivou de respostas claras à algumas perguntas da Dilma, esta por sua vez não disse que providência irá tomar quanto ao ainda tesoureiro da campanha apontado no escândalo da Petrobrás.

   Em certo momento, quando Aécio foi aplaudido entusiasticamente pela assistência, o mediador, Carlos Nascimento, interviu dizendo: "nós não estamos num programa de auditório".

  Após as tensas e duras trocas de acusações, o debate chegou ao final. Aécio aparentemente se saiu melhor que Dilma, que sentiu uma queda de pressão ao ser entrevista pelo SBT, se desculpando pela sua condição física: “assim somos nós.”

   Para quem não teve a oportunidade de assistir, o debate foi registrado pelo Estadão, e pode ser conferido um resumo no link a seguir: 

http://www.estadao.com.br/aovivo/debate-segundo-turno-eleicoes-2014-2

   O próximo debate será domingo a noite, 19/10, na TV Record...

 

 

 

Voltar