454 - V.PTA.: ANDAMENTO DAS OBRAS MUNICIPAIS EM 20/04

24/04/2015 08:48

   O Blog voltou a conversar com o secretário de Obras aqui de Várzea Paulista, lembrando que a secretaria é limitada pela disponibilidade de verbas, para saber como andam algumas das principais obras em andamento, já que o governo diz que já fez isso e aquilo, que algumas estão “quase prontas” para inaugurar em breve, etc., obras essas em ritmo interminável desde início do atual governo, pendentes e/ou recém iniciadas, mas nenhuma pronta. Vejamos:

   1 – Córrego Bertioga: A empreiteira contratada realmente recomeçou os trabalhos a partir de onde será o “piscinão” nas proximidades ao seminário (sitio dos padres). Outra frente de trabalho vai limpar o leito do córrego a partir da travessa da Rua Atroares até av. Fernão Dias. Nessa etapa o leito do córrego será concretado, fundo e taludes (laterais). O próximo passo será abrir a outra via da av. Bertioga em direção ao bairro, a partir do MacDonald até próximo academia Tibiriti. A tubulação sob a av. Fernão Dias, para aumentar a vazão da água evitando alagamentos, será a penúltima etapa a ser feita fora do período das chuvas (provavelmente março/2015).

   2 – UBS Cruz Alta: Segundo o secretário de obras o governo já quitou o atrasado com a empreiteira e a obra já entrou na parte final a partir de 22/04. O governo está usando recursos próprios.        

   Vamos ver...

   3 – Praça de Esporte e Cultura (Jd do Lar): A empreiteira já retomou os trabalhos para finalizar a obra, que já está com mais de 8 meses de atraso, mas o Cras Central já está funcionando no local.

          Vamos ver...

   4 – UPA, Unidade de Pronto Atendimento: Em fase de conclusão, estima-se ficar pronta ainda este ano. O governo federal disponibilizou 500 mil reais para compra de equipamentos e a licitação está sendo redigida, conforme informou o secretário da gestão pública. Como o Pronto Socorro do hospital vai para a UPA, provavelmente o governo esteja pensando em instalar o Poupatempo Saúde no local a ser desocupado. O governo está usando recursos próprios.        

          Vamos ver...

   5 - Pró Infância do Jardim Itália: Foi retomado a continuidade da obra. Embora o ritmo da obra pareça aparentemente lento, a previsão do término é para julho/agosto 2016.

          Vamos ver...

 

   6 – Viaduto Ponte Seca: O asfaltamento da rua que liga a av. Duque de Caxias com o viaduto está pronto na primeira fase. O próximo passo é o aterramento para as alças de acesso ao viaduto nas marginais. O projeto executivo deve ser entregue até 30/04.

   Obs.: a) As obras dos itens 2, 4 e 5 estão sendo feitas com recursos próprios da prefeitura.

             b) além das obras acima, a secretaria também está usando de recursos estaduais para reforma e ampliação de UBS, cobertura e piso da quadra da escola Edith Schneider, campo de futebol da Vila Marajó, como também a reforma e ampliação de salas de escolas municipais com recursos do Fundeb, entre outras empreitadas pequenas e importantes.  

   Bom, a seriedade do secretário nos esforços em Obras é evidente e tem MUITO o que ser feito ainda, mas o governo parece contar todas as acima se já fosse conquista do governo. Bom, estão em andamento e não estão prontas... nenhuma delas... além do que as verbas nos cofres da prefeitura estão na base do raspa do tacho, mas todas as empreitadas estão em andamento com todas as dificuldades existentes...

 

 

Voltar