493 - EX-PREFEITO EDUARDO: BENS BLOQUEADOS, ELEIÇÕES 2016 E CONTAS

06/08/2015 06:58

   Ontem, 05/08 às 10h, encontramos o ex-prefeito Eduardo para um café no Chácara Mall, e também para esclarecer e colocar em dia alguns assuntos do cenário político aqui de Várzea Paulista a partir de seu ponto de vista. Bem humorado e bem disposto, conversou abertamente com o Blog respondendo à todas as questões sem meias palavras, inclusive as sensíveis quanto a ele mesmo.

   Perguntado como ele estava observando o cenário político aqui e Várzea Paulista no momento atual, abordou inicialmente como, enquanto prefeito, realizou um governo voltado para os interesses da população nos seus dois mandatos, e de como promoveu a entrada de recursos para a cidade junto aos governos federal e estadual, destacando:

   - as ações para a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto, já inaugurada oficialmente pelo governador Alckmin recentemente, a partir de negociações com a diretora da Sabesp do governo José Serra,

   - as ações nos bairros para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, especialmente na Vila Real e região,

   - construção do Pró-Infância no Jd. Paulista,

   - disponibilização de verbas para várias obras, entre as quais a do PEC e Córrego Bertioga,

   - Orquivárzea, que colocou a cidade no mapa internacional de Orquídeas,

   - instalação da Chácaras Mall, que doou parte do terreno para que se possa fazer a via de acesso da av. Fernão Dias em direção ao bairro Bertioga e região,

   - instalação do McDonald na cidade,

   - etc...

   Abordou vários aspectos de sua trajetória política desde que entrou na disputa pela prefeitura contra o ex-prefeito Clemente em 2001, mas perdeu a eleição. Em 2004 disputou novamente e foi eleito prefeito, sendo reeleito em 2008. Deixando o governo municipal no fim do mandato em 2012, assumiu a presidência da ABM, Associação Brasileira dos Municípios, sendo reeleito e onde está até hoje, além de ministrar regularmente aulas em faculdades.

   O Blog perguntou se ia ou não disputar as eleições 2016, ao que ele respondeu que sim. Comentou que nos encontros e conversas na cidade as pessoas perguntam quando ele vai voltar, e isso o incentivou a considerar sua possível intenção de reeleição em 2016 para prefeito. Também quanto a isso, formou recentemente o grupo Zumbi dos Palmares que, segundo ele, trata-se de um projeto maior com outros agentes políticos envolvidos, e cujo núcleo tem por objetivo debater temas nacionais e municipais junto com a militância e a sociedade, e dessa forma preparar o PT para enfrentar melhor as eleições 2016

   Respondeu sem rodeios a questão do bloqueio de seus bens pela Justiça local, referente aos 34 milhões do Fussbe. Explicou que realmente usou o dinheiro destinado ao Fussbe nas despesas da própria prefeitura, sobretudo folha de pagamento, deixando de fazer o repasse porque era a única opção que tinha sem lesar os interesses da população, mesmo porque levou em conta que contraindo a divida por não repassar o dinheiro ao Fussbe podia parcelar junto ao INSS, e fez o parcelamento após aprovação da câmara municipal que depois foi revisado pelo atual governo junto ao INSS conforme disposições de nova lei.

   O Blog gravou um vídeo com o ex-prefeito abordando eleições 2016 e bens bloqueados 

(clique na imagem para assistir):

  Quanto à questão da aprovação de suas contas 2012 pela câmara, não tem muita expectativa quanto a serem aprovadas e se mostrou tranquilo.

 

 

Voltar