510 - COMO ESCOLHER UM PARTIDO PARA SER CANDIDATO A VEREADOR?

08/09/2015 09:35

   Conforme artigo de Thiago Bento

   Fonte: http://www.comosereleito.com/#!COMO-ESCOLHER-UM-BOM-PARTIDO-PARA-SER-CANDIDATO-A-VEREADOR/c1aod/5579d43a0cf2c5991af37f21

   A cada 4 anos passamos por um processo eleitoral para elegermos os vereadores e prefeito de nosso município, e o tempo para se decidir em qual partido se filiar está acabando...

   Nesse período é sempre difícil escolher um bom candidato para depositarmos a nossa confiança e para nos representar pelos próximos 4 anos, tempo que dura um mandato.

   Entretanto, existem pessoas como VOCÊ que não querem mais escolher entre os mesmos candidatos, e sim querem fazer a diferença e passar a ser uma parte ativa e atuante nas eleições, candidatando-se ao cargo de vereador.

   Vamos abordar o que é necessário saber para escolher um bom partido para ser candidato a vereador na próxima eleição. Aqui você encontrará dicas e detalhes que você precisa saber para escolher o partido certo. 

   O primeiro ponto que você precisa saber é que não é tão fácil assim se eleger. Nas eleições para vereador, assim como as de deputados federais e estaduais, é preciso obter o quociente eleitoral.

   Isso quer dizer que, não necessariamente as vagas na câmara vão para os candidatos mais votados. Um candidato menos votado pode ser eleito desde que seu partido atinja o quociente eleitoral.

   Acontece que é muito difícil um candidato, isoladamente, alcançar uma quantidade de votos para chegar até o quociente eleitoral. É nesse momento que entra o partido somando a votação de todos os candidatos mais os votos de legenda, então assista o video abaixo:

 

   Então, como escolher um bom partido para ser candidato a vereador?

   Agora que você já tem uma noção de como funciona uma eleição para vereador e como são eleitos os candidatos que ocuparão as vagas na câmara, você já pode perceber a real importância de escolher um bom partido para ser candidato a vereador, não é mesmo?

   É por isso que alguns pontos devem ser considerados, veja:

·        Os valores do partido correspondem aos seus?

Os ideais do partido estão de acordo com aquilo que você acredita e se o partido realmente segue esses ideais, então pode ser uma boa escolha.

·         O partido deseja melhorar o município ou só quer eleger candidatos?

Os partidos que focam “apenas” em interesses políticos usando seus vereadores, não demonstram muito interesse em realmente trabalhar pelo bem geral da população. 

·         Você recebeu alguma proposta financeira em troca da sua filiação?

Geralmente os partidos que fazem isso só estão buscando mais votos para aumentar o seu quociente eleitoral, portanto sua candidatura e votação só servirão para ajudar a eleger outro candidato do partido.

·         O partido possui algum tipo de fórum?

Caso não possua nenhum tipo de fórum você deve procurar o presidente para se informar sobre as tomadas de decisão desse partido para que você possa opinar e participar ativamente de todo o processo de debates e decisões.

·         Observe a proporção de integrantes.

Partidos que possuem muito mais filiados novatos do que experientes normalmente são uma armadilha e buscam somente conseguir um maior número de votos, é preciso estar atento.

   Pesquise ainda se o partido possui um estatuto e se esse é cumprido, se eles realmente instruem os filiados e ajudam nas campanhas, se a ideologia do partido corresponde a pratica do mesmo, se os partidários adotam condutas antiéticas, se o partido parece mais preocupado em prejudicar os demais do que cuidar de si e atente-se para não fazer a escolha errada.

   Se você deseja realmente fazer algo bom para seu município, procure escolher um bom partido para ser candidato a vereador e filie-se para fazer a diferença, lembre-se que para conseguir registrar sua candidatura, você tem que ter pelo menos um ano de filiação partidária, então CORRA!

 

 

Voltar