5d - Convenções - 4ª parte: Bastidores 1

14/06/2012 14:01

5d - Convenções partidárias 2012 - Várzea Paulista

       4ª parte: Bastidores 1

       14.06.12

   O Blog tem acompanhado, na medida do possível, o que tem rolado nos bastidores políticos de Várzea Paulista. É uma tarefa com muitas dificuldades face ao tempo que podemos tomar dos candidatos em meio às suas intensas movimentações e acertos na pré-campanha, e de forma que não interfira em quaisquer negociações. Inicialmente agradecemos ao PT, PSDB e PCdoB por terem facilitado os contatos, entrevistas e informações.

   O que já se tem conhecido de nomes dos pré-candidatos a prefeito da cidade:

- pelo PT......:  Luiz A. Raniero, Lula - atual vice prefeito 

- pelo PSDB..:  Clemente M. de Almeida  - iniciou como vereador, e depois prefeito em 1983/1988 – 1997/2000 – 2001/2004 

- pelo PCdoB:  Junior Aprillanti - vice prefeito em 2005 a 2008 - Convenção dia 24/06.

- pelo PV......:  Juvenal Rossi - vereador de 1992 a 1996 

- pelo PSC....:  Osmar Donizete – o Blog não conseguiu contato até o momento

- pelo PRTB..:  Josué Ramiro – atualmente vereador, retirou  candidatura por reavaliar e aguardar outra oportunidade adequada, deve disputar reeleição para vereador e está estudando coligação.

   No estágio atual os bastidores estão a todo vapor para definição do nome do vice-prefeito e vereadores que irão compor a chapa que disputará as eleições 2012. E o que mais se especula no momento é quem vai ser o vice de quem, e é justamente aqui onde os bastidores estão em alta pois isso implica diretamente nas coligações partidárias, em fase de negociações intensas.

   Convém registrar que o cargo de vice não é mera formalidade eleitoral, partidária ou de coligação, trata-se do segundo no comando que pode assumir caso necessário. Então tem a mesma importância que é dada ao candidato a prefeito.

   Vejamos como está hoje nos bastidores:

·         No PT, foi indicado o nome do vereador Luciano para vice de Lula, que deixou o cargo de Secretario da Educação, e que deve concorrer com Juarez Aizza do PTN, Elécio Caldato do PSDC e Luiz Ferreira (Hulk) ou Silas Zafani do PTB, para composição da chapa da coligação com o PT, salvo alguma mudança com base nas negociações.

·         No PSDB segue ainda a indefinição, mas se espera ter a composição da chapa montada com as coligações que possam ocorrer. As negociações estão quentes e em ritmo forte.

·         No PCdoB já está na pauta para indicação alguns nomes da Coligação PCdoB, PSD, PHS e PSC, mas também aguardando o resultado do andamento de outras possibilidades nas negociações.

·         No  PV não temos conhecimento de uma pré-seleção, mas especula-se que Gildo Cantelli e Prof. Rodolfo podem estar na disputa pela indicação a vice. O partido que está coligando até o momento é para ser o PTC, outros estão na fase de negociações e a indefinição também está presente. As negociações estão em bom ritmo até onde se sabe.

Destaque:  O PSB, entre os demais, com toda experiência e estrutura adquirida em vários governos, tem sido o partido do momento com mais bagagem para negociar nos bastidores, em todas as frentes e com toda a força política da legenda. Há também um "grupo" de partidos na disputa por coligações, mas no momento um pouco disperso.

   Mas nem tudo, ou tudo, que foi abordado acima poderá ser como observado e previsto como consolidado, e até mesmo algumas informações podem ser vistas como contraditórias ou inconsistentes para proteger interesses partidários, pois com todas essas especulações a única coisa certa é que:

só nas Convenções Municipais os nomes serão confirmados.

   Quanto aos vereadores, observamos que vários nomes já estão basicamente definidos em praticamente todos os partidos, mas que serão confirmados nas Convenções Municipais para serem apresentados ao TSE até 05 julho para homologação, já com a chapa completa e definida da coligação para disputar a eleições.

 

 

Voltar