5t - Convenções - 19ª parte: As Convenções - 1ª Edição

30/06/2012 10:08

5t - Convenções partidárias 2012 - Várzea Paulista

        19ª parte: As Convenções - 1ª Edição

       30.06.2012

  Este importante dia político iniciou-se em plena indefinição das alianças.

  Pode parecer um contra-senso, mas é o que temos hoje, e deve ser por todo o dia !

  O vai-e-vem dos interesses é intenso, mas não o suficiente para se enxergar alguma luz com claridade suficiente e bem definida para se ver o que precisa ser visto, muito menos para avaliar e comentar com consistência. Essas incertezas denotam a aflição dominante nos convencionais de alguns partidos, que deverão definir as alianças e que não sabem ao certo de que lado devem ficar nem que posição assumir, exceto a deles mesmos. Muita informações contraditórias, pactos feitos e desfeitos com facilidade inintelígivel e sem nenhum pudor das partes. A cada momento uma nova informação desmente e desmerece a credibilidade da anterior.

   Portando, temos tudo o que evidencia a qualidade inferior de um processo que deveria ser democratico e transparente. Mas não é isso que estamos observando. De jeito nenhum.

   Mas vamos tentar dar sentido ao que percebemos até o momento, 12:30h:

   - O PSDB se preparou desde às 10:00h. Clemente chegou por volta das 10:30h, e deu atenção ao pessoal presente que foram conversar com ele, enquanto outros completavam a documentação que faltava. Às 12:00h Clemente discursou, afirmou a aliança já fechada com PMN e DEM, e comentou sobre as alianças que havia fechado no inicio da madrugada de hoje, mas que ainda não estavam sacramentadas. Encerrou às 12:15h, deixando a ATA para ser fechada às 16:00h, na expectativa de concluir as alianças esperadas.  A com o PSB, parece depender da aceitação de dois integrantes da executiva dificultando a aliança, e que estariam em conversação com PV naquele momento, segundo comentários na parte externa do diretório. Também especulou-se em algumas conversas informais que PTB indicaria o vice. Tudo incerto, tudo volátil.

       Mas no meio de tudo isso uma coisa ficou certa: Clemente foi categórico ao afirmar... "vamos disputar com o que tivermos nas mãos".

       - No diretório do PV a conversação interna seguia em ritmo forte, e com nervosismo.

       - Na Camara Municipal o PTB e PRT não haviam ainda encontrado solução interna de aliança até às 12:00h. Por volta das 12:30h o prefeito atual chegou e foi se reunir com o Presidente da Camara, em sala reservada. Não se sabe o resultado da reunião, nem se ela já terminou até às 12:45h.

       Logo mais estaremos acompanhando os próximos lances e convenções, que devem iniciar às 16:00h, e vamos informar na medida do possível.

 

 

 

Voltar