87 - ATRIBUTOS DE UM BOM MANDATO

23/10/2012 08:33

Texto de Rosangela T. Giembinsky
Coordenadora das Atividades na Assembléia Legislativa de São Paulo

   Entendemos que os atributos de um bom mandato coincidem com os critérios de avaliação do Voto Consciente, com exceção do atributo Honestidade, que acreditamos ser necessário a qualquer cidadão e deve ser qualidade de todo ser humano. Constatamos, porém, que muitos confundem e não sabem colocar os atributos para análise da sua função.

   Os mais citados, na atuação de um bom mandato parlamentar, foram:

   1. Presença parlamentar e participação ativa nas sessões ordinárias, extraordinárias e nas comissões da casa.

   2. Discutir com os movimentos, a sociedade e com os eleitores a necessidade de iniciativas de lei, lutando por suas aspirações e anseios, estando próximo e podendo representá-los.

   3. Honestidade.

   4. Apresentar iniciativas que tenham como parâmetro a inclusão social e a melhora da qualidade de vida da população e não o interesse pessoal.

   5. Ação fiscalizadora e efetiva do executivo e defesa do papel do legislativo.

   6. Transparência e ética, defendendo o publico e não o pessoal.

   7. Ter sensibilidade e empenho nas discussões das grandes questões do estado, ajudando a buscar soluções e apresentar bons projetos de leis.

 

   Dois outros bastante mencionado, nos faz pensar em competência para o cargo a que se candidatam, que são:

   1. Capacidade política para defender idéias e projetos no parlamento e articular a implementação de políticas de interesse da sociedade junto aos órgãos do estado.

   2. Competência técnica para estabelecer as prioridades na administração publica e aprovação do orçamento e fiscalização dos recursos aplicados.

   Porém, alguns atributos, mostram que os parlamentares estão equivocados em seu princípio de análise, a confusão maior está entre os valores fundamentais e as características de um candidato à determinada função. E ainda, resta a dificuldade de pensar em COMO AVALIAR? Como atributos de um bom mandato também temos:

   Solidariedade
   Lealdade
   Trabalho
   Sinceridade
   Ser Inteligente
   Equilíbrio emocional
   Ser positivo
   Discernimento
   Independência
   Trabalho Comunitário
   Formação cultural adequada
   Compromisso com a verdade

 

 

Voltar