COMO SER RESPONSÁVEL ?

25/03/2013 08:28

   A maior diferença entre ser responsável e ser irresponsável é simples: enquanto uma pessoa responsável assume o seu papel em qualquer situação e aprende com seus erros, uma pessoa irresponsável põe a culpa de seus erros em outras pessoas ou fatos e comete as mesmas falhas repetidas vezes. Aqui vão 3 passos que você pode seguir para se tornar uma pessoa mais responsável.

1- Entenda que a responsabilidade é conquistada.

      Não é algo que é imposto a você. Se alguém hesita em lhe dar mais responsabilidade, provavelmente é porque você tem sido negligente em relação às responsabilidades que já tem. E você pode pensar "Mas as responsabilidades que eu tenho agora são insignificantes e chatas, e se me derem um desafio maior, vou levá-lo mais a sério". No entanto, essa é uma característica clássica de pessoas irresponsáveis. Elas fazem as coisas apenas se elas forem desafiadoras, divertidas, novas, e quando isso acaba, elas perdem o interesse. Uma pessoa responsável faz o que lhe dizem que deve fazer. E ponto. Então, se você quer ser visto como uma pessoa mais responsável, pense nas responsabilidades que já tem e leve-as mais a sério - não importa o quanto sem sentido elas pareçam ser. Considere isso como sendo fundamental para conquistar mais confiança dos outros.

 

2 - Pare de inventar desculpas.

     Em qualquer situação, há sempre fatores que não podemos controlar. Pessoas irresponsáveis tendem a colocar a culpa nesses fatores e transformá-los em desculpas. Sempre que você inventa uma desculpa, é como dizer "Eu não sou responsável por isso porque...", mas o que você está realmente dizendo é "Eu não sou responsável". Preste atenção em como você pensa e fala; desculpas vêm em diferentes formas, mas a mais comum é "Eu teria feito isso, MAS...".

 

3 - Veja-se como um criador, e não como uma vítima das circunstâncias.

     Quando você vê algo que precisa ser trabalhado ou mudado, não espere outra pessoa fazê-lo. Seja você a pessoa a fazer a diferença. Quando você se vê fazendo uma mudança positiva, será mais fácil ser um criador, ao invés de uma vítima das situações.

 

     Sempre siga em frente. Você vai enfrentar situações ruins e ter alguma perda de motivação ao longo do caminho, e isso é normal. O importante é que você continue caminhando e termine o que começou.

 

 

Voltar