Entrevista com Michele Nascimento - Terapeuta Holística

29/08/2012 07:15

   O Blog entrevistou a Terapeuta Holística MICHELE NASCIMENTO, CRT 47283, trabalha como voluntária no Grupo Bem Viver da 3ª Idade de Várzea Paulista, tem curso superior em Administração, atualmente cursando Psicologia, fez o curso em Psicoterapia, participa sempre de congressos e palestras na área. É uma pessoa muito atenciosa, gosta e demonstra paixão pelo que faz, carinhosa até na forma de conversar e seu trabalho tem por objetivo proporcionar o reequilíbrio e bem-estar nas pessoas que procuram sua ajuda. É muito querida no Grupo Bem Viver de Várzea Paulista da 3ª Idade.

 

   Vejamos a entrevista:

 

1 – O que é a Psicoterapia Holística ?

      A Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físico, e sim visto como um todo composto basicamente de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional , alma e espírito), não podendo assim serem tratados individualmente.

      O ser humano é compreendido em partes, de modo fragmentado,Solidão, autoestima baixa, ansiedade, medo, desconfiança, falta de sentido para a própria vida, são desafios muito freqüentes .Soluções podem ser encontradas por diversas formas, uma delas é a psicoterapia Holística, afinal, o homem é uma totalidade e a parte só faz sentido se compreendida no todo – eis o sentido de "holístico".

     O objetivo é resgatar a autonomia, buscando maior liberdade de ser, de sentir e de se expressar; desenvolver segurança , valendo-se das potencialidades naturais existentes em cada um.

     O autoconhecimento é ferramenta poderosíssima e muito realizadora, por meio da qual o ser humano pode reconhecer as mais profundas aptidões e verdadeiras necessidades para a sua existência.

     Neste passo, além de conhecer-se, o indivíduo aprende e treina a habilidade da auto-aceitação e da auto-apreciação. E se percebe satisfatoriamente inserido em seu contexto, pois o "eu" é a base da descoberta do outro.

    O que a pessoa encontra é o entusiasmo, para a felicidade, a paz e o contentamento, as terapias proporcionam uma crescente consciência de si própria e essa autoconsciência abre caminho para a auto-realização

 

2 – O que a motivou ser Psicoterapeuta ?

      Sempre fui apaixonada por pessoas, de procurar entendê-las e ajudá-las. Trabalhei por cerca de 10 anos em Instituição Financeira, e nesse tempo acabei me desmotivando pelo trabalho e fui em busca de outras opções profissionais que me realizasse e, então, percebi que tinha muita facilidade em lidar com pessoas. Fui estudar Psicoterapia Holística em Campinas, por estar mais próximo do que eu queria para mim mesmo, e foi quando aprendi a enxergar o ser humano com um todo de Corpo-Mente-Alma. Hoje faço Psicologia na Faculdade Pitágoras de Jundiaí.

    Gosto mesmo do que faço, de coração, é parte de mim.

 

3 – Como você atua como Terapeuta Holística ?

      Trabalho muito com dinâmica voltada para o sofrimento da pessoa. Normalmente é uma terapia breve, e que tem por objetivo fazer com que a pessoa possa encontrar nela mesma a causa do sofrimento e trabalhar para obter alivio a partir do que a incomoda e a faz sofrer.

     Inicialmente faço uma entrevista preliminar para avaliar se posso ajudar ou indicar um profissional especifico para o caso. 

       Veja, o Terapeuta Holístico não promove nenhuma cura ou milagre. O Terapeuta é apenas um mediador do processo de auto-cura que seus clientes possam vivenciar. O Terapeuta não cura ninguém, é a própria pessoa que se cura com o auxílio do Terapeuta, como se segue:

- O Terapeuta Holístico é um facilitador de processos de auto - conhecimento e pode utilizar diversos recursos terapêuticos para este fim.

- O Terapeuta Holístico utiliza conhecimento + habilidade para auxiliar as pessoas que o procuram;

- O Terapeuta Holístico é um facilitador do processo de consciência pessoal, corporal e/ou espiritual em outras pessoas;

- O Terapeuta Holístico pode observar situações sutis e as apontar para a pessoa que busca a terapia pois, que esta não consegue percebe-las sozinha;

- Não cabe ao Terapeuta Holístico interferir ou questionar qualquer tratamento médico que seu cliente esteja utilizando por ordem médica ou afins. O Terapeuta deve sempre orientar que em caso de doenças ou suspeitas de doenças, que seu cliente busque orientação médica.

- O Terapeuta Holístico não trata doenças, mas sim a pessoa como um todo nos níveis subjetivos. Tratando-se a origem emocional-psíquica, a saúde física pode consequentemente melhorar também. Entretanto, deve ficar claro que a cura de doenças físicas não é o objetivo primordial da Terapia Holística ou Terapias Integrativas (complementares, alternativas, etc...). A Terapia Holística busca o equilíbrio interno para promover harmonia em todos os níveis da vida, e assim obtendo o bem estar do espirito, corpo e mente.

   A abordagem é muito parecida com a do psicólogo, mas a diferença é que o Terapeuta Holístico ajuda a pessoa a ter o controle da vida retomado em um breve período.

 

4 – Qual o público que você atende ?

      São:

      Individual

      Casal

      Grupos

      Terceira Idade

      Atendimento em Home Care (residência),

      Palestras de motivação, aceitação e autoconhecimento.   

      Atendimento com Convênios

      Dinâmicas em grupos 

 

5 – Você é voluntária do Grupo Bem Viver da 3ª Idade de Várzea Paulista, como atua lá ?

      Com Terapia em Grupo, das 14:30 às 16:00h, e que conta com atividades voltadas para o idoso, como: apoio emocional, alimentação, abordagem do tema do luto, medos e receios, aceitação de si mesmo e dos outros, como lidar com o corpo, vivências, estimulo da memória e do bem estar e outras atividades de grupo direcionados ao bem estar do idoso.

 

6 – Tem algum projeto novo ?  

      Sim, o Viva Bem na Medida Certa. Trata-se do equilíbrio emocional e saúde, em parceria com uma Nutricionista. O projeto compõe-se de 4 atendimentos psicoterapeuticos no equilíbrio e emoções, e a relação emocional e alimentação, e todas os 4 atendimentos visam a redução alimentar e equilíbrio do corpo. A abordagem inclui a questão da ansiedade, estresse, etc., que se envolve com a alimentação.

 

Contato:

Telefone: (11) 4595 - 7507
Celular..: (11) 9 7297-4521 (vivo)

Internet: http://espaco-vivabem.blogspot.com.br/

E-mail...: mib.saude@gmail.com

Consultório:
Rua Dom Pedro II, nº 420 - Sala 13
Vila Santa Terezinha - Várzea Paulista/SP

 

 

 

 

 

Voltar