Entrevista com Samuel G. Vieira - Campeão Mundial Kung Fu

05/09/2012 06:32

   SAMUEL GONÇALVES VIEIRA, 24 anos, solteiro, possui curso Técnico de Moda na ProArt de Campinas, está fazendo o curso superior em Educação Física na ESEF de Jundiaí, também o MTC, Medicina Tradicional Chinesa, e curso extra-curricular de Dança de Salão, fez arte marcial em Kung Fu e é filiado à OIAM, Organização Internacional de Artes Marciais. Residiu por 9 anos em Várzea Paulista e atualmente em Ivoturucaia. É estagiário de Educação Física na Prefeitura de Várzea Paulista. Tranqüilo, demonstra muito equilíbrio, respeito, carinho e atenção pelas pessoas.

 

   Vejamos a entrevista:

 

1 – Porque escolheu estudar Educação Física ?

      Devido à paixão que tenho pela atividade e por apreciar muito a anatomia. É desde os 8 anos que venho me dedicando ao esporte, e comecei com o Kung Fu com apoio dos meus pais.

 

2 – Participa de competições ?

      Sim, na modalidade Artes Marciais pela seleção brasileira. Entrei na seleção com 16 anos e com 17 fiz minha primeira viagem ao exterior, Buenos Aires, Argentina, onde fui Campeão Mundial de Kung Fu na categoria Faixa Preta (mestre), 60 a 70kg, conquistando meu primeiro troféu.

      A seguir participei de várias competições e fui 8 vezes Campeão Paulista (capital), 8 vezes Campeão Estadual (SP), 8 vezes Campeão Brasileiro, 7 vezes Campeão Sul-Americano, 5 vezes Campeão Internacional em vários países da América Latina. Participei também de outras competições e festivais, com muitas medalhas e troféus conquistados.

 

3 – E de Olimpíadas ?

      Não. O Kung Fu não é esporte Olímpico.

      Aparentemente depende de uma posição favorável da China que, inclusive, é o berço do Kung Fu.

      Entretanto, o Kung Fu é modalidade competitiva na China como esporte nacional e que, inclusive, chegou a ter uma demonstração da modalidade nos Jogos Olímpicos da China em 2008, mas o Comitê não incluiu a modalidade na Olimpíada. A chance do Kung Fu ser um esporte olímpico parece ser muito remoto.

 

4 – Qual seu sonho no esporte ?

     Espero me aposentar das competições aos 30 anos, e me dedicar à carreira profissional e também transmitir meu conhecimento. Ainda quero conquistar mais alguns títulos inéditos, e automaticamente vou dar mais atenção à espiritualidade.

 

5 – E a dança ?

      É algo novo que está acontecendo e estou gostando bastante.  É como o caminho do meio, entre o físico e o espiritual, e entre o esporte e profissão.

      No Spazzio Baco ministro aulas particulares às 2ª feiras, 14:00h, com o apoio do Paulinho.

 

6 – E como é seu trabalho na Prefeitura de Várzea Paulista ?

Sou estagiário de Educação Fisíca e ministro aulas de ginástica aeróbica para a população nos seguintes locais:

- Ginásio da Vila Popular às 4ª feiras, das 07:30 às 09:00h,

- Espaço Cidadania às 2ª e 4ª feiras, das 09:30 às 11:00h,

- Ginásio da Promeca às 2ª e 5ª feiras, das 07:30 às 09:00h,

- Parque Chico Mendes às 3ª e 6ª feiras, das 07:30 às 09:00h,

- Parque das Orquídeas à 3ª e 6ª feiras, das 09:30 às 11;00h.

 

      Comentários finais:

   Sou muito grato pelas oportunidades, pelas considerações que tenho recebido das pessoas e pela força que tenho adquirido para realizar minhas atividades. Gosto muito de estar junto à pessoas.

   Procuro sempre estar bem para contribuir entre o céu e a terra. Confio que todas as pessoas procurem beneficiar a qualidade desta existência.

Vídeo do Samuel no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=5QGnil7q_Xo

 

 

 

 

 

 

 

Voltar