GRUPO BEM VIVER DA 3ª IDADE DE VÁRZEA PAULISTA

19/08/2012 18:21

GRUPO BEM VIVER DE VÁRZEA PAULISTA

Fundado em 17.07.2003

Representante Legal: Dionete Pupo Antunes
Responsável Técnico: Juliana Hashiguchi,
                              Assistente Social - CRESS/SP nº 32.175

Av. Duque de Caxias, 355 - Bela Cintra

* Próximo Padaria Master Pão

13220-015 - Várzea Paulista/SP

Telefone: (11) 4606.1007

www.grupobemviver-vp.com

 

   O Blog foi conhecer o Grupo Bem Viver da 3ª idade de Várzea Paulista, muito atuante, admirado e respeitado na cidade e região, e entrevistou a atual presidente, sra. Dionete !

   Vejamos a entrevista:

 

   DIONETE PUPO ANTUNES, 66 anos, viúva, 3 filhos, reside na Vila Santa Terezinha há 36 anos, bem humorada e com muita disposição, ativa e organizada, é a presidente do Grupo Bem Viver da 3ª Idade de Varzea Paulista.

 

1 – Desde quando existe o Grupo Bem Viver ?

      Foi fundado em 17 julho e 2003, conforme consta da ATA de Constituição Civil como “Grupo Bem Viver de Várzea Paulista”, sendo o primeiro presidente o sr. Osvaldo Nunes Faria.

     A idéia de fundação do grupo foi a partir do momento em que a 3ª idade em Várzea Paulista, com um grupo que já existia a cerca de 11 anos na prefeitura da cidade, foi transferido para um local desprovido das acomodações mínimas adequadas para as reuniões (uma garagem), próximo da Praça Castro Alves, onde os participantes, que eram muito humildes, carentes e não recebiam os melhores cuidados. Indignada com as condições do local, fiz a proposta de formação de um grupo independente e desvinculado da prefeitura aos participantes. Começamos então o Grupo Bem Viver com 3 pessoas, que hoje tem cerca de 180 filiados, mas registramos a passagem de cerca de 600 pessoas no Grupo. A participação dos idosos no Grupo é muita pequena, considerando que temos cerca 7.000 idosos na cidade, ou até mais, e muitos não conhecem seus direitos ou nem mesmo sabem que nosso grupo existe para que possam participar das reuniões e atividades oferecidas.

 

2 - Como é a estrutura do grupo ?

     Mesmo com divulgação muito limitada, o Grupo Bem Viver é bem estruturado, tem reconhecimento em toda a região e é referência em Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Francisco Morato. Nossa administração financeira é própria, o fundo disponível é em função das contribuições espontâneas dos filiados, vendas de artesanatos, rifas, bingos, passeios, barracas em eventos públicos, etc., mas é recurso muito pequeno e restrito às pequenas despesas e obrigações que temos no mês, mas temos conseguido cobrir as despesas como aluguel, telefone, contabilidade, material de limpeza, etc.. A verba mensal da prefeitura também é muito pequena para atender as necessidades do grupo, e só pode ser usada para compra de material para artesanato, pagamento de 2 funcionários, ônibus para viagens e outras despesas permitidas.

 

3 – E quais são as principais atividades do grupo, e como funciona ?

      A sede abre das 09:00 às 16:30 h, de segunda a sexta- feira ao público.

      Às 2ª-feiras temos aulas de dança de salão no Spazzio Baco, das 14:00 às 16:00h.

      Às 3ª e 5ª feiras temos Ginástica no Espaço Cidadania, das 08:00 às 09:00h.

      Às 4ª feiras temos aqui na Sede aulas de artesanato, como pinturas, bordados e crochê.

      Às 6ª feiras temos aqui na Sede a Terapia em Grupo, das 14:30 às 16:00h, com a terapeuta holística voluntária, Michele Nascimento (http://espaco-vivabem.blogspot.com.br/), e que conta com atividades voltadas para o idoso, como: apoio emocional, alimentação, abordagem do tema do luto, medos e receios, aceitação de si mesmo e dos outros, como lidar com o corpo, vivências, estimulo da memória e do bem estar e outras atividades de grupo direcionados ao bem estar do idoso.

   Na ultima sexta-feira comemoramos os aniversariantes do mês.

   Nas atividades acima não há custos ao filiados.

   Promovemos passeios periódicos, excursões e bingos, normalmente a cada 2 meses em média. Em todos nossos passeios/excursões somos sempre bem tratados e cuidados.

   Temos também o Baile da Melhor Idade todas às 3ª feiras e sábados no Spazzio Baco, das 15:00 às 19:00h  com uma participação média de cerca de 300/400 pessoas.

 

4 - A prefeitura contribui para com o Grupo ?

     Com a verba mensal, mas também nos cede ônibus para transporte do grupo, e local e professor no Espaço Cidadania. Também nos abrem espaços nos eventos da prefeitura para instalação de barraca do Grupo.

   Mas de certa forma, boa parte de tudo no Grupo é por nossa conta mesmo.

 

5 – Qual a expectativa de uma Sede própria ?

     Temos uma doação de R$ 100.000,00 do Deputado Pedro Bigardi, que sempre está conosco, e que está na Prefeitura. A idéia inicial do uso da doação é de construir uma Sede própria. A prefeitura nos cedeu um terreno por 30 anos para a construção, e chegou a nos fazer o projeto, planta e orçamento para a obra, que ficaria em cerca de R$ 425.000,00 na época. Não foi viável nem mesmo iniciar a obra com a doação que temos e que ainda está em poder da prefeitura, e à disposição da 3ª idade.

 

6 –Como a política da cidade participa do Grupo Bem Viver da 3ª Idade ?

      Quem mais visita o Grupo é o deputado Pedro Bigardi, que demonstra um carinho pelo Grupo, e também Jr. Aprillanti e Miguel Leonardi (Auto-Escola Alternativa). Os demais políticos não sabemos se ao menos sabem da existência do Grupo, pois não nos visitam ou nem procuram contato conosco.

    Por outro lado, a prefeitura nos dá assessoria, inclusive jurídica, mas sempre precisamos ficar cobrando.

 

7 – Como se pode participar do Grupo ?

      É muito fácil e descomplicado.

      Só precisa ter mais de 50 anos, vir até aqui na Sede, trazer 2 fotos 3x4, RG e CPF, comprovante de endereço, telefone de contato e de recado. Serão dadas todas as informações e de como pode participar de todas as atividades do Grupo Bem Viver. Estamos aqui para isso, para a 3ª Idade, a melhor Idade.

 

      Comentários do Blog:

      Foi uma grata surpresa ao Blog conhecer o Grupo, legalizado, organizado, independente e muito atuante para a 3ª Idade de Várzea Paulista, e não temos palavras para bem expressar os mais nobres sentimentos e disposição da sra. Dionete para com o Grupo, tal o carinho e amor com que ela procura o bem-estar dos idosos que a procuram. Seu trabalho com a 3ª idade é um exemplo de dignidade, é uma referência de cidadania para todos nós e tem todo nosso respeito e apoio.

       Como o grupo ainda tem muitas limitações para atender cada vez melhor o idoso, recomendamos aos srs. empresarios, comerciantes, políticos e os que puderem, a contribuir para com o Grupo Bem Viver da 3ª Idade. Há carência de várias recursos na Sede, não só financeiros, que poderiam facilitar o trabalho do Grupo, como cadeiras, prendas (premios) para bingos, material de limpeza e cozinha, etc. Também seria ótimo a doação de uma nova pintura da Sede.

            Convidamos a todos visitarem o Grupo Bem Viver da 3ª idade, vale a pena. É um trabalho sério, honesto e transparente. Merece nosso apoio e contribuição.

 

 

Voltar