HABITUE-SE A AGIR

03/12/2012 08:18

     Abordagem de Alessandro Gonçalves

   Não espere que as condições sejam perfeitas. Elas jamais o serão.

Não basta que as ideias sejam excelentes. Uma ideia apenas regularmente boa, mas posta em execução, é cem por cento elhor do que outra maravilhosa, mas que se deixa morrer.

   Quer saber o que difere as pessoas bem-sucedidas das pessoas normais? Pessoas bem-sucedidas são ativas, são “ativacionistas”, enquanto as que permanecem numa posição média, na mediocridade, que não obtêm sucesso, são passivas, esperam algo que nunca vai acontecer para começar a agir, e não começam nunca. Um é “fazedor”, ele age agora, segue as ideias e os planos. O outro é um “não-fazedor”, adia tudo até provar que as coisas não devem ou não podem ser feitas, ou até que seja tarde demais. Um é um vencedor, o outro não consegue nada além do normal, está sempre esperando, arrumando uma desculpa, buscando um argumento. Quer fazer parte do grupo de vencedores? Decida agir, agora!

   David J. Schwartz, num surpreendente livro escrito em 1959, resumiu muito bem o que deve fazer quem quer fazer parte dos vencedores:

   1. Seja um “ativacionista”. Seja alguém que faz. Seja um realizador e não um indivíduo que se nega a realizar.

   2. Não espere que as condições sejam perfeitas. Elas jamais o serão. Espere obstáculos e dificuldades no futuro e resolva-os à medida em que forem surgindo.

   3. Lembre-se de que o sucesso não é feito apenas de ideias. As ideias só têm valor quando são postas em execução.

   4. Use ação para combater o medo e adquirir confiança. Faça o que você teme e o medo desaparecerá. Experimente e veja.

   5. Ponha em funcionamento, automaticamente, seu motor mental. Não espere que seu espírito movimente você. Aja, trabalhe e movimente seu espírito.

   6. Pense em termos de “agora”. Amanhã, na semana que vem, mais tarde e outros termos semelhantes são, geralmente, sinônimos de nunca, a palavra do fracasso. Seja do tipo de pessoa que diz: “Vou fazer agora mesmo.”

   7. Esteja pronto para se entregar ao trabalho. Não desperdice tempo preparando-se para agir. Comece logo a agir.

   8. Tome a iniciativa. Seja um cruzado. Apanhe a bola e avance. Seja um voluntário. Mostre que você tem capacidade e ambição de fazer.

   Se quer fazer alguma coisa, faça! Aguardar que as condições sejam perfeitas é aguardar pra sempre. Engrene a marcha e siga!

 

 

 

 

Voltar