100 - JUVENAL VISITA A CÂMARA MUNICIPAL DIA 06/11

08/11/2012 21:38

   O Blog foi instado a participar da sessão da Câmara Municipal do dia 06/11, onde seria (re)apresentado 2 projetos de interesse:

1) Participação Popular

2) FUSSBE

    * Nesta questão em particular, o vereador Ivan Sada, ao discursar, comentou sobre a divida e sobre o uso indevido da verba do Fundo.

   Nenhum dos dois projetos entrou na pauta, e comentários a parte davam como certo que não deverão entrar para apreciação ainda neste ano de 2012.

   Foi colocado em pauta o projeto do executivo para empréstimo de 5 milhões de reais para asfaltamento de vias públicas, que foi aprovado sem discussão e por unanimidade pelos vereadores presentes. Segundo explicações do presidente da câmara ao plenário, vereador Silas Zafani, tratava-se de matéria pendente que não estava previsto no Orçamento Público.

   Um outro projeto também foi aprovado sem discussão, e também por unanimidade pelos presentes.

   O ponto alto da sessão foi o comparecimento e o breve discurso do prefeito eleito, Juvenal Rossi, convidado pela mesa que, com aparente tranqüilidade, fez uso da palavra na tribuna, dos quais transcrevemos os pontos abaixo, quando comentou        que:

- iniciará o mandato atacando o problema da saúde, que não é só de Várzea Paulista, mas de todo o Brasil,

- conversou com o prefeito atual, Eduardo, solicitando que a Maternidade fosse concluída antes do fim do ano,

- conseguiu uma verba de 300 mil reais para ter fôlego financeiro a possíveis emergências no inicio do governo,

- foi feito o contato com a empreiteira para que as obras do Córrego Bertioga continuasse em andamento,

- tomou conhecimento que o IPTU 2013 já seria cobrado a partir deste ano, 

- até momento o governo atual não havia autorizado o início da transição,

- fará um governo aberto e transparente,

- que vai aproveitar o que pode ser melhorado e fazer o que precisa ser feito,

     -  ... entre outros

   A seguir fez os agradecimentos finalizando sua fala.

   Na entrada da Câmara Municipal estavam algumas personalidades e simpatizantes comentando sobre a movimentação para o inicio do novo governo. Muito se especulou nas conversas, mas um comentário foi o que mais esteve presente nas conversas: que o PT não estaria facilitando a transição de governo. Quanto a isso o Blog foi verificar e foi informado ontem, 08/11, por fonte oficial, que a Comissão de Transição já foi nomeada pelo governo que está saindo, e que os nomes indicados pelo novo governo já foram apresentados. Quem deverá conduzir a transição é o Chefe de Gabinete do atual prefeito, segundo nos foi informado.

   Outra conversa paralela neste dia, na frente da Câmara, foi sobre a ação do PTC, coligado com o PV, que entrou com representação tentando cassar a eleição do Silas Zafani e Prof. Luciano. Mas isso ainda não é uma questão para abordagem enquanto não estiver transitado pelo Ministério Público e decidido pela Juíza, cuja expectativa é de acabar em multa. Verificamos no Cartório Eleitoral que até ontem, 08/11, Silas já havia apresentado defesa e Prof. Luciano ainda está no prazo. De qualquer forma, caso ocorra da Justiça Eleitoral deferir por uma possível cassação, os representados poderão recorrer para TRE/SP e ainda para o TSE em Brasília, enquanto isso deverão diplomados e empossados até a decisão do colegiado de última instância. Caso não sejam cassados, a parte que representou pode recorrer às instâncias seguintes. Como podemos ver, ainda não é motivo para uma abordagem séria da questão. Estamos ainda no terreno minado da especulação quanto à decisão da Justiça Eleitoral. Tambem verificamos que provavelmente alguns candidatos  deixaram de entregar a Prestação de Contas de campanha, e que a grande maioria entregou faltando documentos. Na próxima semana deveremos abordar essa questão.

 

 

 

Voltar