48 - O eleitor indeciso

07/09/2012 13:06

   Em decorrência dos candidatos estarem “embolados” na preferência do eleitor para o pleito 2012 em Várzea Paulista, acredita-se que as eleições terão um grande número de votos nulos e brancos. A população parece que não tem uma definição clara na escolha do candidato majoritário, então estes terão que se esforçar para garantir a confiança de seus eleitores. A fatia dos indecisos ainda é muito grande, atraente e, inclusive, pode definir a eleição.

   De certa forma, as pessoas terminam votando pela esperança, e a regra parece ser: o candidato que conseguir convencer que representa um futuro diferente e dentro das expectativas do eleitor vai ganhar a eleição.

Entretanto, temos a questão da comunicação com o eleitor:

comunicação não é o que é dito, é o que os outros entendem.

   É importante, é fundamental, estar sempre atento para isso: o que dizer e como dizer, para que as pessoas entendam e sintam exatamente o que você quer que elas entendam e sintam

   É a isso que se refere quando fala em forma e conteúdo.

   Conteúdo é o que se quer dizer e forma é como se diz.

   O eleitor indeciso, como agente que exerce o seu voto na construção da cidadania, devem ser vistos como os que podem decidir uma eleição. A questão é como cativar esse eleitorado.

   Assim, o grupo dos eleitores indecisos é constituído por aqueles cuja conduta de voto é tradicionalmente inconsistente, flutuante em cada momento, e incoerente em sua ideologia entre uma eleição e outra. De qualquer forma, é um eleitorado basicamente influenciável pela publicidade eleitoral, mas sem deixar de ser desconfiado. O varzino quer respeito como cidadão, e não só como eleitor. Sua relação com o poder público é de eterna espera: pelo médico no posto de saúde, por vaga na creche, por educação pública de qualidade, e por aí vai. Por isso o bolso é menos decisivo na eleição municipal. Hoje, o eleitor quer um prefeito que solucione seus problemas cotidianos, corrija o que tem de errado no governo e na cidade, e que proporcione melhor qualidade de vida e oportunidades para a população em todos os aspectos.

 

 

 

 

 

Voltar