65 - O Video do Horário Eleitoral (26/06 - 13:00h)

27/09/2012 07:13

   Supreendentemente o PT provocou um rebuliço na campanha durante o horário eleitoral gratuito de ontem, 26/09 às 13:00h, apresentando um vídeo do debate do dia 14/09 promovido pela Pastoral Fé e Política na Igreja da Vila Popular. Porque o rebuliço ? Porque o vídeo revelou a fala do Juvenal para com o Lula Raniero, dita em "segredo", e esse foi o ponto marcado pela equipe técnica do PT ao procurar saber o que foi dito "da boca ao ouvido".

   Oras, todos os que assistiram ao debate tiveram a oportunidade de ver as vezes que o candidato do PV se dirigiu em voz baixa ao candidato do PT, e certamente muitos ficaram imaginando o que ele teria dito. Os técnicos também, mas com a diferença que eles estavam gravando imagem e áudio. Na busca do dito de um para o outro, "limparam" o áudio de todas as misturas sonoras do local, analisando e separando o que estavam procurando em particular e, surpresa, acharam o "ouro" na peneira dos sons. Para não deixarem dúvidas sobre o "achado", levaram a gravação para o renomado perito Ricardo Molina em Campinas para comprovação da autenticidade do que tinham em mãos. O perito foi categórico ao afirmar que o video/audio eram autênticos. Era só o que precisavam para não deixarem dúvidas sobre o "ouro" encontrado. E foi isso que PT mostrou no Horário Eleitoral, e com esse vídeo a campanha toma novo colorido e novo rumo nestas eleições. Certamente os concorrentes do PV "comemoraram".

   Ás 15:00h, no Chá das Mulheres com o candidato do PT, o Blog teve a oportunidade de conversar rapidamente com Lula Raniero e, sem perder a chance, perguntou ao candidato sobre essa questão no dia do debate. ao que respondeu: "No dia do Debate não entendi direito o que ele (candidato do PV) estava me dizendo, havia muito barulho, eu estava tenso e atento aos adversários e reações do público, sentia o peso da responsabilidade, e tudo isso impediu que desse a devida atenção ao que ele me dizia e não entendi bem. Também fiquei surpreso quando me mostraram o vídeo e áudio com a fala dele, não me lembrava disso".

   Após o evento do Chá das Mulheres e, passando pelo transito no centro da cidade em direção ao Cartório Eleitoral, tomamos conhecimento de que, terminado o horário eleitoral, a militancia petista estava distribuindo panfletos com o conteúdo do vídeo.

   Ao passar por alguns dos Diretórios concorrentes, vimos que era consenso que o PV haveria de recorrer para impedir que o vídeo fosse mostrado também no horário eleitoral das 19:00h, e foi o que aconteceu. O PV conseguiu liminar da Justiça Eleitoral impedindo que o vídeo fosse reapresentado, e também que os panfletos fossem recolhidos. Essa informação nos foi transmitida enquanto ainda estavamos na Camara Municipal assistindo a Sabatina dos candidatos promovido pelo Conselho de Assistencia Social.

   Pouco tempo depois, por volta das 22:00h, já chegavam notícias de que a Polícia estava "caçando" e recolhendo os panfletos nas casas dos militantes do PT. O juridico do PT foi acionado e aparentemente constataram que houve "excessos" na ação policial, que teve a ação suspensa para reavaliação judicial.

  Hoje, 27/09, deve ter novos desdobramentos quanto a isso, e que iremos informando na seção Última Hora! a medida que forem relevantes.

 

  Em uma primeira análise, superficial, entendemos que o estrago já foi feito, tanto na apresentação do vídeo no horário eleitoral, que já está divulgado no YouTube e espalhado nas Redes Sociais, como nos folhetos que já estão nas mãos da população e que não tem como ser recolhido.

  O que levou o candidato do PV a dizer o que disse ? Não podemos considerar em simples avaliação que, com o dito, se o candidato do PV concorre pelo simples desejo de ser prefeito e que esteja despreparado para o cargo. Não estamos no patamar dessa avaliação, mas que foi um "tiro no pé" isso nos parece inegável e deve estar amargando um revés irrepáravel na campanha, quebrando e jogando por terra todo o esforço da assessoria em mostrá-lo como o melhor candidato para o cargo de prefeito. Não há mais como voltar atrás. E desmentir o que foi mostrado e comprovado, é algo insensato e seria indiscutível falta de respeito para com a inteligencia da população, por minima que seja. Então o que fazer ? Não sabemos, para saber devemos estar atentos para as próximas ações do PV, mas certamente, em nosso entender e da população, desmentir seria o maior êrro que poderiam cometer, e aceitar é admitir a verdade dos comentários infelizes. Traduzindo: se correr o bicho pega, se ficar...

   Mas, e o PT ? Fez certo ? Também não sabemos dizer. Mas, entretanto, se fosse o contrário o PV não mostraria um vídeo desse ?

   Em toda essa história temos um comentário do Sulinar, candidato a vereador, ao nos dizer após entrevista em 10/08 para o Blog, e que hoje observamos conter certo conteúdo profético:

"Esta eleição, Juvenal só perde se for para ele mesmo."

 

 

 

Voltar