PENSAMENTOS E VISLUMBRES

19/05/2013 17:08

PENSAMENTOS E VISLUMBRES
Sri Aurobindo

   O que não posso fazer agora é o indício do que farei no futuro. O sentido de impossibilidade é o princípio de todas as possibilidades. Justamente porque este universo temporal era um paradoxo e uma impossibilidade, é que o Eterno o criou a partir de seu ser. 
   A impossibilidade é apenas um conjunto de possibilidades maiores e não efetivadas. Ela encobre um estágio mais avançado e uma jornada ainda inacabada. 
Se queres que a humanidade progrida, golpeia sem cessar todas as idéias preconcebidas. Fustigado dessa forma, o pensamento desperta e se torna criativo. Caso contrário, ele fica estagnado numa repetição mecânica e confunde-a com sua verdadeira atividade. 
   Girar em seu próprio eixo não é o único movimento para a alma humana. Há também sua gravitação ao redor do Sol de uma inexaurível iluminação. O pensamento não é essencial à existência nem a sua causa, mas um instrumento para o devir; eu me torno aquilo que vejo em mim mesmo. Tudo o que o pensamento me propõe, eu posso realizar; tudo o que o pensamento revela em mim, eu posso me tornar. Tal deveria ser a fé inabalável do homem em si mesmo, porque Deus habita nele. 
   Nossa tarefa não é continuar a repetir para sempre o que o homem já realizou, mas conquistar novas realizações e não-sonhados domínios. O tempo, a alma e o mundo nos foram dados como nosso campo de ação; a visão, a esperança e a imaginação criadora são nossas forças inspiradoras; a vontade, o pensamento e o trabalho são nossos instrumentos todo-efetivos. Sê em primeiro lugar consciente de ti mesmo no interior, então pensa e age. Todo pensamento vivente é um mundo em preparação; todo ato real é um pensamento manifestado. O mundo material existe, porque uma Idéia começou a brincar na consciência divina.
 
 
Voltar