Professor Luciano - Candidato a vereador - PT

04/08/2012 22:04

O Blog entrevistou LUCIANO BRAZ DE MARQUES, tranquilo, bem humorado e muita disposição, 37 anos, casado, 1 filha, curso superior em Ciências Fisicas e Biologia, especialização em Matemática, vereador e funcionário público estadual. Leciona na E.E. Irmã Maria de São Luiz, Jardim Promeca, há 11 anos e reside na cidade a 16 anos.

 

Vamos à entrevista:

 

1- Como foi sua transição de candidato a vice para candidato a reeleição como vereador?

    Desde quando nos candidatamos pela primeira vez a vereador em 2004, sempre tivemos e temos como objetivo servir o cidadão e o município de Várzea Paulista, acreditando que como vice ou ate mesmo como prefeito nossa contribuição seria tão importante quanto Vereador. Participamos da disputa interna e fomos eleito internamente no partido dos trabalhadores para ser o nome que representaria o PT como vice, caso a coligação optasse pelo lançamento de candidato com chapa pura (prefeito e vice do mesmo partido). Ocorreu que a Coligação achou melhor ampliar o leque de apoio optando pelo nome indicado pelo PTB. A partir desse momento, o grupo que me apoia, amigos, ex-alunos e muitas pessoas no dia a dia pediram para manter nossa candidatura a vereador, para continuarmos o nosso projeto de construção de uma cidade melhor.

 

3- Como é sua minha relação com o Lula ?

     Para nós a campanha também é um dos momentos para ouvirmos a população e a partir daí reorganizarmos algumas porventura falhas e construirmos um novo projeto baseado nos anseios da municipalidade, para que isso ocorra é importante manter o trabalho que estamos desenvolvendo e ampliarmos as visitas nas residências, reuniões nos diversos núcleos e nas caminhadas onde os encontros são mais pessoais e até mais calorosos.

    O nosso Candidato Luiz A. Raniero, Lula, é o melhor candidato, entre os que estão disputando o pleito, e temos certeza que fará um bom mandato e estaremos juntos para oferecer nosso apoio sempre que solicitado, sempre tivemos um ótimo relacionamento até porque somos educadores e temos objetivos semelhantes para o desenvolvimento de Várzea Paulista.

 

4- Espera ser reeleito ?

     Sim, mas tão importante quanto ganhar as eleições é desenvolver um bom trabalho com o mandato de Vereador, exemplos são as realizações que já participei, como a mudança do horário da sessões para o noturno incentivando a participação e fiscalização da população junto ao legislativo, emendas parlamentares responsáveis pelas construções e reformas de Escolas, bem como a Cobertura de quadras, projetos visando a melhoria do transporte urbano na cidade entre outros.

  

5- Quais os projetos se reeleito ?

     Em primeiro lugar, temos que esclarecer as funções dos vereadores, que são: fiscalizar o executivo e oferecer projetos de leis dentro dos limites constitucionais, buscar emendas parlamentares e programas estaduais ou federais, como PELC (Esporte e Lazer na Cidade), nesse item tenho como meta viabilizar condições para instalarmos Academias ao Ar Livre em todas as praças de Esporte de Várzea Paulista, mas além disso temos o dever de cobrar tudo que for de interesses para os munícipes e para isso temos que olhar a cidade como um todo. Nossa experiência e garra  como vereador, presidente da câmara e Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer nos proporciona essa condição, gostaria ainda de ajudar a fortalecer o setor de infraestrutura e manutenção da cidade como um todo. Na Educação continuar ampliando o Auxilio Viagem para todos os Estudantes, as vagas em creche com o ProInfancia, na Cultura fortalecer a Escolar de Musica entre outras propostas

 

6- Como ve a educação publica em Varzea PTa ?

     A Educação Publica em Várzea Paulista evoluiu muito nos últimos anos, exemplo, em 2008 tínhamos 580 vagas em creche, em 2011 após um amplo trabalho desenvolvido com os Educadores, Gestores e Pais atingimos 1238 vagas, mas eu tenho a consciência que precisamos avançar em questões como a manutenção das escolas, por isso que defendo um projeto chamado Conta Escola, onde o município transfere um recurso financeiro para a escola com base no numero de alunos e a Comunidade Junto com o Conselho de Escola, professores e Direção definem onde aplicar esse recurso, porem educação é um tema muito importante que merece um espaço mais amplo para conversamos fica aqui a sugestão de um fórum especifico para esse tema.

 

7- Como professor o que gostaria de fazer pela educação publica hoje ?

     O grande desejo de todo professor é ter seu devido reconhecimento e valorização tanto pela sociedade quanto pelos governantes, nesse momento é ver o congresso nacional aprovar 10% do PIB para Educação no Plano Nacional de Educação e que os Estados e Municípios tomem o mesmo caminho.

 

8- Comentário Final:

     A LUTA CONTINUA !!!   

 

 

Voltar