SAGACIDADE

12/02/2013 22:12

     Abordagem de Sílvia Somenzi

   Pode-se definir sagacidade como  a habilidade de uma pessoa em perceber e compreender algo baseado em poucas informações e indícios, sendo absolutamente assertivo em sua avaliação, e, portanto, trazendo positivamente à tona a sua perspicácia e astúcia.

   Ser sagaz lhe possibilita gerar alta velocidade em seus processos de negócio; permite que você entenda rapidamente o que está nas entrelinhas das ações e reações dos seus interlocutores; permite que você confie nas suas percepções e que entenda as priorizações e necessidades dos seus clientes; permite que você avalie os contextos que enfrenta, com pertinência;  permite você se colocar no lugar dos outros conscientemente; permite que você radiografe a situação e direcione ações assertivamente; permite que você compreenda quais os objetivos de cada um dos envolvidos, enfim, permite que você pense como os outros e por isso tome decisões considerando principalmente o ponto de vista alheio.

   Seja como for, é uma capacidade que faz muita diferença e que traz resultados efetivos para seu crescimento e amadurecimento.

   Principalmente porque você passa a entender melhor os movimentos realizados e os devidos porquês e, inclusive pode até prevê-los por entender muito bem o que se quer fazer e qual o caminho e a estratégia adotados pelos envolvidos.

   E um dos grandes trunfos no mundo dos negócios é entender o que acontece e o que pode acontecer.

   Isso tudo, sem precisar de algum fenômeno sobrenatural ou uma bola de cristal. Simplesmente sendo sagaz, ou seja, sabendo ouvir, observar, perceber e se colocando no lugar dos outros para entender a visão dos outros, deixando de colocar a sua própria visão como a melhor, ou a mais correta ou a que deveria ser compreendida.

   Trata-se de compreender o que lhe cerca, pois o que você pensa e considera... você mesmo já sabe...

   Portanto é se abrir para o que o mundo tem a lhe dizer para entender rapidamente todos os significados.

   Lembre-se que é possível desenvolver esta habilidade, nata em alguns poucos e pouco vista em muitos.

   E a sagacidade nasce da intensa preocupação sobre o resultado para todos, sobre conseqüências para todos, pois você fica atento a tudo e passa e refletir muito mais sobre tudo que acontece. E começa a perceber com muito mais profundidade o que surge e se movimenta a sua volta, onde certamente  passará a enxergar muito além do que imaginava conseguir enxergar.

   Quando as pessoas e os contextos começam a lhe ficar mais transparentes, todas as situações que estes estão relacionados tornam-se igualmente transparentes.

   E por fim, a sagacidade faz com que tudo lhe pareça transparente.

   E este é o grande trunfo para o mundo dos negócios que a sagacidade proporciona: a transparência.

   Porque se consegue compreender as intenções e pretensões relacionadas aos atos.

   Assim, o jogo dos negócios é decifrado claramente, seja vindo da ou na sua direção.

   Então é uma questão de escolha: querer enxergar realmente e decifrar.

   Seja sagaz.

 

 

Voltar