Toninho Rafael - Candidato a Vereador - PT

18/07/2012 17:12

O Blog entrevistou, em 18/07, Antonio Rafael dos Santos, 50 anos, solteiro, residente em Várzea Paulista há 37 anos na Vila Popular, atualmente no Jardim Bertioga, 2º grau completo, está na política de Várzea Paulista há 18 anos, estando filiado ao PT há 16 anos. Pessoa simples, compromissado e dedicado à política, principalmente no aspecto social.

 

1 - Desde quando está engajado na política ?

     Participando, desde 1977, na Pastoral da Juventude, APJ, da Campanha da Fraternidade e outros movimentos na Igreja N.Sª de Lourdes da Vila Popular, vi a necessidade de participar da política para, dessa forma, ter mais facilidades para realizar ações e trabalhos sociais na região. Também fiz parte, por vários anos, da Associação dos Amigos de Bairro da Vila Popular e Comunidades da região.

    Assim, em 1998, decidi entrar para a vida pública para ter melhores condições de atender a população da região e de todo o município. Por 2 anos pesquisei e analisei qual partido político poderia oferecer as melhores oportunidades de atuação junto à população e, em 2000, me decidi pelo PT, Partido dos Trabalhadores, no qual me filiei e permaneço até hoje mantendo a fidelidade.

 

2 - Como vê sua relação com o PT ?

     Muito boa, é uma relação que atende plenamente minhas expectativas. Me identifico com o PT, com seus ideais e companheirismo, e é como uma familia que age em conjunto para realizar suas propostas sociais. Diferentemente de outros partidos políticos, o PT tem vocação e envolvimento social, tem participação popular, e não só em épocas de eleições como imaginam alguns. Temos reuniões quinzenais, da executiva e da militância, ambas voltadas às questões da cidade, conjuntura social, avaliações da administração do governo municipal, entre outros assuntos.   

 

3 - Como vê a participação da mulher na política ?

     Diferentemente de alguns, acho necessária. A mulher é mais atenciosa e cuidadosa, age mais pela compaixão que pela razão pura e simples. Ela equilibra pela sua proeminente sensibilidade e percepção da vida, seja familiar, profissional social e/ou política. Precisamos delas na Camara Municipal e, desejo sinceramente, que pelo menos 2 ou 3 sejam eleitas por qualquer que seja o partido. É importante contarmos com elas na Camara e no governo, e o PT já vem fazendo isso.

 

4 - Como é sua relação com Luiz Raniero, Lula ?

     Muito boa, somos amigos de longa data desde os tempos da igreja, nas pastorais. Ele é muito integro e honesto.

     Temos ótima sintonia nos projetos para sua administração, é uma excelente pessoa e fará um ótimo governo se eleito !

 

5 - Já teve participação no governo municipal ?

     Já. De 2005 a 2008 como vereador pelo PT, e de 2009 até recentemente como Secretario Adjunto de Política Pública e Programas Especiais, do qual me descompatibilizei para concorrer nestas eleições 2012.

     Por outro lado, sou funcionário dos Correios desde 1986, sendo cedido para a prefeitura e deixando de ser remunerado pela ECT.

 

6 - Como será sua participação na campanha para estas eleições 2012 ?

     Como das anteriores, ou seja, de forma responsável e dentro da lei, com uma campanha honesta, transparente e diretamente junto ao eleitor. 

      Não vejo necessidade de despender grandes somas na campanha, o que importa mesmo são as visitas, falar com as familias, conversar pessoalmente com todos.

 

7 - Espera ser eleito ?

     Com certeza. Na verdade, eleição é como um jogo que se participa para vencer, e quero vencer sim. Mas não a qualquer custo, mas pelos meus próprios méritos e valor.

 

    Comentarios finais:

    Na política tenho muito contato com Deputados do PT, com Carlos Zarattini em particular, trazendo verbas para a cidade, tais como para o Telecentro, já funcionando no CRAS oeste, Centro de Referência e Assistência Social na Vila Popular, bem como para a construção da nova UBS, Unidade Básica de Saúde da Vila Marajó.

 

 

Voltar