V.PTA.: JOVEM POLÍTICO EM EVIDÊNCIA

19/12/2015 09:01

Com o surgimento dos sinais de novas jovens lideranças políticas em evolução aqui em Várzea Paulista, o que vem a ser salutar, o Blog, com vistas para as eleições 2016, conversou com João Paulo Souza, 28 anos, Engenheiro Mecânico e Coordenador de Produção, hoje morador do Jardim Itália. É filiado ao PSDB, onde é pré-candidato a vereador em 2016. Conta a seu favor o bom relacionamento e amizade com os deputados estadual Luiz Fernando, e federal Miguel Haddad. A conversa foi em forma de entrevista e, na medida do possível, entrevistaremos também outros(as).

 

1 - Sabemos de sua participação na política do PSDB. Por quais motivos está na política?

Sempre gostei muito de política, e sempre participei, minha atuação sempre ocorreu nos bastidores, ou seja, trabalhando em campanhas, e depois acompanhando mais de perto o trabalho dos políticos Miguel Haddad e Luiz Fernando Machado, devido ao bom relacionamento com o atual Deputado Federal e o atual Deputado Estadual, fui convidado a concorrer a cargo eletivo e aceitei, aceitei por acreditar que é possível fazer mais e melhor pela cidade de Várzea Paulista, que escolhi para viver.

 

2 - Como você vê a política atual de modo geral?

Com tantos desvios, escândalos e má prestação de serviços públicos, a política nunca esteve tão desacreditada, muitos não querem nem falar sobre esse tema. Não é fácil ir para rua e provar que é possível realizar ações eficientes e que tragam bons resultados.

O fato é que não devemos deixar a política de lado, é preciso acima de tudo saber escolher nossos representantes e então participar, acompanhar e cobrar.

 

3 - Como você vê a política atual aqui em Várzea Paulista?

Penso que o que falta aqui na cidade é desenvoltura na administração pública, e uma gestão mais alinhada com as prioridades do município. Sem elencar prioridades fica muito difícil avançar sobre os problemas e, sem articulação para trazer verbas e realizar projetos, o resultado pode ser a recessão. 

 

4 - Quais suas expectativas para Várzea Paulista?

Se a administração for competente as expectativas são boas, e assim será possível num futuro próximo olhar para cidade e perceber que ela mudou para melhor.

Várzea Paulista é uma das sete integrantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí, é a 5ª colocada no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa região, que possui um Produto Interno Bruto – PIB de 43,91 milhões de reais o que representa 3,12% do PIB Estadual e 1,00% do nacional (dados de 2012).

Somos integrantes de uma região bem localizada e qualificada, é preciso saber usufruir disso e trazer benefícios aos varzinos.

 

5 - Como você observa a cidade de Várzea Paulista?

É possível observar que nesses 50 anos da emancipação de Várzea Paulista, houveram alguns avanços, porém nos últimos anos a sensação que a grande maioria da população tem é a de que a cidade voltou para trás. Por exemplo, me lembro de que visitava todos os finais de semana meus parentes no bairro Jd Paulista, cresci vendo a espera deles pelo asfalto na rua em que moram, foram anos e anos de uma longa espera, era uma demanda básica, porém importante, hoje muitos ainda não tem suas ruas asfaltadas e muitos sofrem com os buracos por toda a cidade e uma série de problemas... por exemplo:

- Remédios e médicos na rede pública;

- Vagas em creches;

- Segurança para os comércios de bairros e claro moradores;

- Opções de lazer;

- Apoio ao esporte;

- Iluminação pública precária em várias ruas e vielas;

- Transporte Público eficiente;

- Etc...

 

6 - Que sugere para os problemas acima?

Não são problemas simples, fáceis ou rápidos de serem resolvidos, porém afirmo com toda certeza que, com uma administração séria, é possível resolver muitos deles a curto, médio e a longo prazo.

Primeiramente cada poder tem que saber sua responsabilidade. O vereador, por exemplo, é eleito para avaliar e aprovar, ou não, leis do executivo e para fiscalizar a prefeitura, porém também pode e deve apresentar projetos e emendas nas esferas Estadual e Federal a fim de trazer mais verba para o município.

 

7 - Qual sua participação política e social na cidade?

Estamos a disposição das pessoas, e na medida do possível buscamos ajudar em soluções que dependam do poder público, com diversos ofícios protocolados na Ouvidoria do Município. Alguns foram atendidos, outros ainda não, porém cobramos quinzenalmente.

Levamos também demandas diretamente ao Deputado Federal Miguel Haddad e ao Deputado Estadual Luiz Fernando Machado, e em breve teremos boas notícias sobre essas solicitações.

 

8 - O que deve ser prioridade em Várzea?

Educação, saúde e infraestrutura, são sempre áreas carentes na esmagadora maioria dos municípios brasileiros, e não pode ser diferente aqui em Várzea Paulista, melhorando até se conseguir a qualidade de vida acessível a todos, de forma social ampla e eliminando-se carências e exceções.

 

Considerações finais
É preciso acreditar em uma cidade melhor para se viver. Com cada um fazendo sua parte da melhor forma possível, chegaremos à tão desejada qualidade de vida para todos.

Espero que as próximas eleições sejam limpas e os debates sejam de idéias, e que ao final da campanha possamos sair todos vitoriosos, elegendo pessoas que realmente possam e saibam mostrar, através da força política, projetos eficientes e uma administração séria, fazendo o melhor por Várzea Paulista.

 

Voltar