V.PTA.: PROJETO EDUCACIONAL PARA PRODUÇÃO DE ORQUÍDEAS

16/03/2016 10:24

  Na semana de 01 a 05 de março aconteceu reunião com a pré-candidata a prefeito aqui de Várzea Paulista, Andressa Correa, e os produtores de Orquídeas da cidade. Participaram da reunião o produtor Gerson, Henrique, Arthur, Andressa e o convidado Valdecir.

  A reunião começou com Andressa Correa, estudante de engenharia ambiental, abordando sobre seu projeto para educação ambiental nas 31 escolas públicas municipais, onde os alunos aprenderiam sobre Orquídeas e como lidar com elas, para formação de mão-de-obra no cultivo, reprodução e comercialização, para depois mostrarem em exposições futuras do Orquivárzea. O projeto todo foi apresentado ao governo municipal, mas como não houve entendimentos bem-sucedidos retirou o mesmo.

  Essa ideia do novo empreendimento na produção, cultivo e comercialização de orquídeas a partir de estudantes das escolas municipais, foi abortado junto à prefeitura para que não fosse usado para outros fins que não o planejado, ou seja: que não houvesse desvio de objetivo e evitar o risco de ser usado para outros meios comerciais não previstos no projeto.

  Em principio, o projeto tem um custo estimado de implantação de R$ 90 mil reais, financiado por empresários comprometidos com o meio ambiente e ecologia da cidade, considerando um reduzido custo mensal da prefeitura para a manutenção do projeto até plena consolidação, que prevê ser autosuficiente. 

  O projeto entusiasmou os produtores da Brasil Nursery, antiga Biorchids, que incorpora toda a estrutura já existente no Orquidário próximo ao Morro do Mursa, e que é a maior produtora de Orquídeas em parceria com os demais produtores da região.

  Com o insucesso nas negociações com o atual governo municipal, o projeto está sendo estudado para ser implantado de forma independente, com o apoio dos produtores de orquídeas da região e empresários voltados para ecologia e meio ambiente.

 

Voltar