73 - VÉSPERA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

06/10/2012 08:54

   Chegamos na véspera das eleições municipais aqui em Várzea Paulista, os candidatos à prefeitura e câmara municipal ainda apostam no contato direto com o eleitor nas ruas para convencer os indecisos e conquistar seus votos nesta reta final. Com as limitações impostas pela legislação eleitoral, como a proibição de comícios e de propaganda gratuita ou paga, a maioria das campanhas deve optar por carreatas e caminhadas com a militância.

   Ontem, os candidatos tiveram a última chance de divulgar propaganda paga na imprensa escrita. Já as caminhadas, carreatas, passeatas ou a utilização de carros de som divulgando jingles ou mensagens dos candidatos estão liberados até as 22h deste sábado. As militâncias estarão hoje nas ruas para um corpo-a-corpo que pode ser decisivo, e amanhã nas proximidades dos locais de votação no chamado esforço final de boca de urna.

   Embora hoje seja o dia do esforço final dos candidatos na conquista dos votos dos indecisos, não será dia de tudo ou nada, isso já foi feito nos últimos dias. Hoje está mais para pegar na “peneira” os votos ainda misturados no cesto dos que já tem seu candidato definido. É uma tarefa complexa porque está na identificação destes e em como conquistá-los. Muitos indecisos estão arredios com a insistência dos 4 candidatos a prefeito e mais ainda com os 196 candidatos aptos para vereador, e tudo isso em meio às mentiras, meias-verdades e boatos espalhados pela cidade. 

   É absolutamente válido e admirável ver esses candidatos “heróis”, esforçados, incansáveis, lutando por seu espaço político, pela realização de seu sonho pessoal, que esperamos seja pelo bem comum, pela democracia. Há realmente muitos sinceros, idealistas e democráticos entre eles, mas também a parte podre que não querem outra coisa a não ser o poder. E todos querem o voto do eleitor indeciso, o voto que pode faltar na conta final.

   Lembre-se eleitor, que a função do prefeito é comandar a administração da prefeitura, nomeando os secretários que serão os responsáveis pela gestão e melhorias em suas áreas, tais como educação, saúde, segurança, transporte, etc..

   O prefeito define o porcentual de verbas destinada a cada pasta, ou seja, o quanto poderá ser gasto em cada área, dentro do orçamento do município. O prefeito também faz parcerias, afim de melhorar os serviços na cidade e promover emprego a população e investimentos.

   Já a função do vereador é representar a população em seus diversos segmentos, propor leis municipais (que não podem ir contra às leis estaduais e federais), fiscalizar o executivo (prefeito, vice e secretários), acompanhar, criar e/ou alterar o plano diretor (leis que definem os gastos da prefeitura), e procurar melhorias nos bairros e regiões além de trabalhar junto com a comunidade através do dialogo para a melhoria da qualidade de vida e dos serviços, pois ambos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

   O eleitor deve pensar bem e com cuidado em quem votar, escolher o candidato que esteja bem preparado, que tenha responsabilidade e conhecimento para representá-lo, e que esteja compromissado com a democracia, a cidade e população.

   Que você eleitor, saiba que os próximos 4 anos da nossa cidade está no seu voto ! Exerça bem seu direito e JAMAIS venda seu voto !

   Que as mulheres elejam mulheres para a Câmara Municipal, afinal precisamos de equilíbrio no legislativo e uma parte verdadeiramente sensível e atenta na área social, educacional e saúde da cidade !

   Votem na candidata mulher !

 

 

Voltar