Waldir de Lima

14/06/2012 07:51

 

   Atendendo ao convite, o Sr. Waldir de Lima participa da Entrevista do Blog com seu indiscutível conhecimento de Várzea Paulista como um todo como cidadão e como participante da política da cidade.

   Agradecemos seus valiosos comentários e opinião, que retrata a política pública na cidade nos dias de hoje.

 

 Sobre o Entrevistado:

 

  Waldir de Lima, 50 anos, cinco filhos, morador de Várzea Paulista desde 1974, Bacharel em Ciências Contábeis, atual Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Na pasta de sua responsabilidade foram realizadas ações que permitiram o estímulo para a instalações de diversas empresas, tanto no segmento industrial, comercial e de prestação de serviços. Também é de sua responsabilidade o PAT - Posto de Atendimento do Trabalhador, atuando na intermediação de vagas de emprego e nas realizações de diversos cursos de qualificação.

  A atenção para com o microempresário tem sido uma constante e o Banco do Povo Paulista tem sido uma ferramenta para fornecimento de microcrédito.

   

  A Entrevista:

 

1 – Como você observa a cidade de Várzea Paulista hoje, em 2012?

Várzea Paulista, cidade que está vivendo um processo de desenvolvimento econômico jamais visto em sua história. Para onde olharmos poderemos deparar com algum tipo de investimento.

Nos últimos 7 anos Várzea Paulista passou a contar com faculdade, hotel, centros comerciais, novas empresas, geração de empregos, investimento em infraestrutura viária. A impressão para aqueles que residem há vários anos aqui é de poder ver uma cidade nova, que podemos nos orgulhar.

Para confirmar o que podemos observar, basta comparar a valorização imobiliária ocorrida em todos os locais da cidade, muito acima de outras cidades da região e muito acima dos índices inflacionários.

 

2 – Qual sua avaliação geral da Administração Pública da cidade?

A gestão da cidade foi inovada, onde a participação popular e da sociedade civil organizada tem sido um marco.

Também as ações que propiciaram a solução de problemas crônicos estão sendo um ponto de destaque. O encerramento do depósito de lixo no aterro sanitário e sua transformação em um parque, o fim da falta d’água em todos os bairros, a construção da estação de tratamento de esgoto e a duplicação da Avenida Duque de Caxias, são importantes marcas do governo municipal.

Transformar Várzea Paulista na “Cidade das Orquídeas” está inserindo o município como opção de lazer, além de ser motivo para elevação da alta estima.

 

3 - Quais os pontos fortes da Administração Pública, e quais deixam a desejar?

São muitos os pontos positivos da administração, mas podemos destacar os seguintes:

    · A realização do planejamento de curto, médio e longo prazo;

    · A estruturação jurídica das leis municipais;

    · A modernização da administração pública e o investimento na qualificação do servidor público;

    · A gestão intensa para obtenção de recursos a fundo perdido junto ao Governo Federal e Estadual;

Alguns pontos que ainda são entraves para o desenvolvimento é a dificuldade em se corrigir problemas históricos, tais como:

 · Falta de áreas públicas para construções de escolas e outros equipamentos públicos. As administrações anteriores aceitaram reservas de áreas em loteamentos que não possibilitam qualquer tipo de construção. Também a falta de regularização das áreas públicas junto ao Registro de Imóveis, impossibilita a implantação de equipamentos públicos. O maior exemplo disso é a dificuldade em se disponibilizar uma área de 25.000 m² para a instalação de uma escola do SESI;

 · A baixa receita “per capita” também é um ponto de dificuldade, apesar do orçamento ter passado de R$ 52 milhões em 2004 para R$ 200 milhões em 2012. A falta de preocupação de administrações anteriores para estimular o crescimento do orçamento é o fator responsável pelo baixo orçamento.

 

4 – Como cidadão, quais suas expectativas para a cidade no próximo governo a ser eleito em outubro de 2012?

A população de Várzea Paulista terá a inteligência para compreender o momento vivido pelo município e a necessidade de consolidação do projeto que está em desenvolvimento.

Nesse sentido, a prosperidade deverá continuar e a consequente melhoria na qualidade de vida.

 

5 – Qual sua participação política e social na cidade?

A participação política não pode se restringir ao período eleitoral, assim, cotidianamente, estamos buscando contato com as autoridades constituídas no âmbito nacional e também internacional.

Estar Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e poder colher os frutos de nossas ações é muito gratificante.

Quanto à participação social, temos a felicidade de poder estar presente em várias ações das mais diversas entidades. São quase 40 anos de residência em Várzea Paulista, mais que suficiente para conhecer bem a cidade e sua população.

 

6 – Sugira três prioridades sociais para a cidade, que a seu ver são fundamentais.

As prioridades a seguir não são somente para Várzea Paulista, mas para todos os cidadãos, sendo:   

  · Emprego digno para todos, com remuneração condizente para suprir as necessidades básicas dos seres humanos civilizados;

  · A disponibilização de acesso à transferência de conhecimento para todos. Alguns chamam de educação, mas prefiro utilizar “transferência de conhecimento”, pois, acredito que “educação” devemos receber em nosso convívio familiar;

  · Acesso ao sistema de saúde público de qualidade. Também temos que ter consciência que a prevenção é o “melhor remédio”. Investir em saneamento básico, no combate a subnutrição e no acesso as informações preventivas são de grande importância.

 

7 - Opine sobre um tema de seu interesse, e que possa ser útil à comunidade.

O acesso à informação em todos os níveis e a capacitação do cidadão em compreender como são as sistemáticas da administração pública e as formas de participações poderão ser fatores primordiais para a construção e consolidação de uma sociedade mais justa.

Quando todos tiverem consciência de seus direitos e também dos seus deveres, creio que teremos condições melhores para progredir em todos os campos.

As diversas mídias, em especial, a rede mundial de computadores, tem possibilitado o acesso cada vez mais rápido aos acontecimentos de nosso dia a dia.

Aproveito para encerrar parabenizando o Blog Várzea Paulista pela linha de conduta adotada. Estou vendo que está se tornando uma importante ferramenta para os cidadãos varzinos.

 

 

 

Voltar