Os tópicos são atualizados com o que se comenta nos bastidores políticos e opinião pública aqui de Várzea Paulista, levando ao conhecimento público o que acontece de forma bem humorada e irreverente, porém com seriedade.

  Todos podem enviar comentários e denúncias para o email:

   blogvpta@gmail.com

 

  • 17/11 – Então... se o STF tem por obrigação institucional proteger a Constituição, a opinião de uns e outros destoa das decisões dos ministros que aparentemente não protegem a população contra corrupção e políticos corruptos. Depois do deprimente exemplo do "livramento" de Aécio, com os ministros Edson Fachin, Barroso e Rosa Weber mostrando severidade contra os corruptos, os demais ministros da suprema corte parecem ir na contramão dos interesses do país ao conceder sentenças no mínimo duvidosas, principalmente quando se trata dos ministros Gilmar Mendes,  Lewandowski, Marco Aurélio e Dias Toffoli. Além de Aécio e outros políticos escandalosamente corruptos, livres, leves e soltos, agora as Assembleias Estaduais é quem vai decidir se os deputados estaduais podem ou não ser presos. Segundo uns e outros, para chegar no fundo do poço da imoralidade e desrespeito a quem paga seus salários, ou seja a população que paga impostos, só falta agora os vereadores municipais decidirem se podem ou não ser presos por corrupção. Ora, “livrar” o prefeito das contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas, desprezando os apontamentos de superfaturamento em Licitações, isso os vereadores já fazem muito bem e sem nenhum pudor ou vergonha moral. Pelo sim pelo não, o que difere os políticos municipais, incluindo de Várzea Paulista, dos de Brasília? Oremos? Sim, muitooooo...  

 

  • 16/11 – Pois é... comentam nos bastidores que o governo municipal aqui de Várzea Paulista continua fazendo o que sabe fazer sem perguntar a ninguém: seguir as “regras” do Manual do Faz-de-Conta, com um agravante: não cumpre o que é devidamente combinado, e não é a primeira vez e nem deverá ser a última segundo uns e outros nos bastidores do governo municipal. Pelo que se sabe, a primeira vez foi com a feirinha de roupas, que deveria ser no então Baco com um grupo empreendedor comercial do Brás, mas foi “trocado” por outro de última hora. Um secretário do governo inclusive teve que ir na câmara municipal dar explicações sob pressão da associação comercial da cidade. Desta feita foi com a APAE, que havia acertado que a barraca de pastel na 12ª Orquivárzea seria deles, mas foi cancelado também de última hora em favor de outro empreendedor, talvez visando lucro para a organização do Orquivárzea, já que a renda da barraca seria toda da APAE Lamentável, dizem línguas desafetas do governo municipal. Claro, as redes sociais reagiram indignadas com comentários repudiando o governo, entre os quais o abaixo:

    - Credo que horror Sr Juvenal ! Muito triste essa situação o Sr deve satisfação para todo povo Varzino alheias quando o Sr era candidato levantava a Bandeira da Apae e batia no peito e dizia que ajudava essa instituição e por conta disso o povo confiou no Sr e com isso o Sr foi eleito e agora o Sr virou as costas para a Apae, muito triste ,isso é mesmo uma vergonhaaa ! Fatoooo.

    Isso fez com que o prefeito se manifestasse:

    Juvenal  Rossi Telefonei no final da tarde de ontem para o diretor técnico Luiz Antônio e posteriormente para a presidente da APAE, Meire Santana e assegurei todas as condições necessárias para que a entidade participe da Orquivárzea. Informei ainda que o espaço da entidade seguirá montado a espera deles! Agradeço a eles e ao vice presidente Sidney Costa pela compreensão e boa vontade com que me atenderam. Espero que a APAE esteja conosco. Que Deus nos ilumine!

    Pelo sim pelo não, comentam que até parece ser uma cópia microcósmica do que se pa$$a em Brasília... Oremos? 

 
 

  • 14/11 – A reforma trabalhista ainda está na fase da “novidade”, onde questões e efeitos sociais, trabalhistas, sindicais e jurídicas serão objeto de especulações, dúvidas, manipulações empresariais, ações judiciais, etc., que serão compreendidas, assentadas e consolidadas no decorrer do tempo. Entretanto, o presidente Temer tem dito que vai fazer alterações na nova lei trabalhista, mas o presidente da câmara sinalizou que seria inconstitucional promover mudanças por medida provisória. É só o começo... tem muita água para passar debaixo do ponte do trabalhador. Pelo sim pelo não, a charge sugere como está começando o entendimento entre patrão e trabalhador... Oremos? Sim, Oremos, e Oremos, e Oremos, e... 

 
  • 13/11 – Então... claro que o Blog nem sempre agrada, principalmente políticos no e com o governo e câmara municipal aqui de Várzea Paulista, a ponto de ter quem insinua nas redes sociais que o Blog tem cunho político, que não tem a “credibilidade” de “antes” (?) e ainda acham que tem que ser como querem que seja. Ora, ESCLARECEMOS que o Blog tem é cunho INDEPENDENTE, republicano e é crítico quando precisa ser, mas sem deixar de reconhecer, valorizar e elogiar democraticamente quando merecido. Dito isso, aparentemente dois aspectos podem estar incomodando um e outro nas redes sociais em comentários, por exemplo, de que o Blog não é imparcial. Mas oras: 1) como é ser “imparcial” com todos os meios de comunicação relatando as maracutaias e corrupção dos políticos e partidos como o PT, PMDB, PSDB, PP e outros? Ser “imparcial” seria publicar matéria “simpática e neutra” à políticos e partidos envolvidos e investigados em corrupção, fazendo de conta que está tudo bem? Isso é ser “imparcial” ou é enganar os leitores e eleitores? 2) e como não ter credibilidade com 6.000 (seis mil) ACESSOS POR DIA NO BLOG na média, sem anunciantes e sem propaganda comercial e/ou governamental, e considerando que o Blog tem mais de 4,5 anos de publicações diárias e mais de 3 milhões de acessos desde 21/04/2012. Ora, isso certamente deve deixar desconfortável e contrariados os que tentam influenciar e/ou induzir politicamente o contexto do Blog quando não são mencionados favoravelmente, ou não seja publicado matérias que lhes sejam simpáticas, como normalmente fazem os jornais locais semanais e mensal, que certamente devem cobrar. Pelo sim pelo não, o Blog não é para agradar partido, "políticos”, militância e/ou simpatizantes, O BLOG É PARA OS MUNÍCIPES E ELEITORES de Várzea Paulista. Oremos? Não carece... 

 
  • 09/11 – Bom, Com o passamento do GM Cunha, a ONG Caminhos do Bem e Ambientalista Medina postaram nas redes sociais a alteração da data da manifestação contra os loteamentos no bairro do Mursa, que era para ser dia 08/11, para o dia 23/11, uma quinta-feira, com início às 17h em frente a Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, que seguirá até o Fórum Municipal. Ora, o atual prefeito na campanha eleitoral 2012 proclamava ser CONTRA os loteamentos, como foi visto no “Movimento Salve a Serra do Mursa” que terminou no dia seguinte ao das eleições. Outra coisa, verdade ou não, já tem ex-candidato a vereador nas eleições 2016 pelo PSDB sendo denunciado nas redes sociais pela ex-esposa como corrupto, inclusive pedindo para não votar nele nas próximas eleições. A propósito da atual e intensa crise no PSDB, já mencionamos aqui que o tucanato se perdeu no mar de lama do governo federal. Bom, o senador Aécio destituiu o presidente interino do partido e colocou um paulista no comando para continuar a manter o PSDB no governo Temer. O Blog do Josias publicou que o governo federal interveio no PSDB e que o tucanato revive a fábula do sapo e o escorpião, além da charge ave de gaiola. Pelo sim pelo não, só falta agora o senador Aécio se candidatar a presidente em 2018 com o “apoio” do partido e de Temer, o que pode ser "normal" na opinião do senador. Oremos, sim Oremos!

 
  • 08/11 – Lamentável. Várzea Paulista está de luto... um confronto da GM com bandidos na prefeitura aqui de Várzea Paulista, ontem à noite, resultou na morte de um dos assaltantes e do GM Cunha. O outro assaltante parece já ter sido preso pela Força Tática. A Polícia está investigando. Bom, está programado para hoje às 17h em frente à prefeitura, a manifestação contra os loteamentos na região do Mursa, que está movimentando a participação popular a despeito de quem só agora resolveu “defender” os loteamentos como “progresso” para o Mursa. Segundo uns e outros, o dito progresso é para ser somente para os proprietários e empreendedores, complicando ainda mais a dificuldade de governar o município com a escassez financeira de hoje. Com o governo sempre repete que não tem dinheiro, seja para manutenção das vias públicas e atender prioridades sociais, como a falta de medicamentos por exemplo, não parece convincente que loteamentos na ÚNICA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL traga “progresso” para a cidade, sem contar os MUITOS PROBLEMAS prioritários em toda a cidade, e sem solução à vista... Línguas afiadas comentam que tudo começou em 1997 com o voto de minerva de um vereador que transformou toda a área rural em área urbana, vereador que dizem ser o atual prefeito, e que na campanha eleitoral de 2012 proclamava ser CONTRA os loteamentos, mas parece estar hoje em cima do muro, segundo línguas irritadas. Portanto, sr. prefeito, a opinião pública espera que o governo municipal se manifeste, de uma vez por todas, com uma atitude inequívoca, transparente e pública se é a favor ou não dos loteamentos. Pelo sim pelo não, na campanha eleitoral 2012 proclamava ser CONTRA, como foi visto no “Movimento Salve a Serra do Mursa” que terminou no dia seguinte ao das eleições. Oremos, sim Oremos!

 
  • 07/11 – Então, conforme publicamos dia 30/10 sobre o processo nº 0000227-43.2015.8.26.0655 contra o governo municipal aqui de Várzea Paulista, por Violação dos Princípios Administrativos ao alterar a ordem de pagamentos a credores, verificamos que os autos foram encaminhados ao Ministério Público dia 25 e devolvidos ao Cartório dia 27/10. A partir de então, os advogados do governo municipal podem requisitar os autos para as alegações finais, contando prazo de 10 dias a partir da retirada. Assim que os advogados devolver o processo ao fórum só vai faltar a sentença final neste caso, considerado pelos bastidores como mais um “batom no colarinho” da administração municipal, mas certamente os réus esperam uma condenação suave, ou nenhuma com o tanto que investem na defesa. Se o governo vai se “livrar” de condenação, ou não, só saberemos quando a sentença for aplicada. Entretanto, o prefeito está respondendo a mais 9 processos por Improbidade Administrativa. Segundo uns e outros nos bastidores, a prioridade do governo é a defesa das denuncias feitas pelo MP, sendo as preocupações menores do governo municipal as vias públicas repletas de buracos pelas ruas e avenidas, os uniformes e coturnos da Guarda Municipal sem renovação desde 2013, a constante falta de medicamentos nas UBS, etc, etc, etc, etc e tal. Pelo sim pelo não, Oremos???   
 
  • 06/11 – Então... na sexta-feira p.p., 03/11, um jornal foi distribuído em toda Várzea Paulista com a manchete de capa: MURSA – FALSO AMBIENTALISMO. Bom, depois de quase 5 anos de persistente suspeição e criticas ao PL 221/2011, que alterou o PL 167/2011 do Plano Diretor Municipal para permitir lotes de 300m2 na região do Mursa, dando origem a 3 processos no Ministério Público contra os loteamentos, inclusive com o Gaema, GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE do Estado de São Paulobatendo na porta da câmara municipal requerendo cópia de documentos para análise no andamento do processo do Inquérito Civil movido pelo Ministério Público nº 14.0469.0000042/2015-1, agora surge os argumentos de quem defende os loteamentos no Mursa. Bom, os bastidores, dentro e fora do governo municipal, estranhou a matéria defendendo o “progresso” do bairro do Mursa, e entendem que é para ser apenas uma estratégia para combater a manifestação do dia 08/11, quarta-feira, e tentar justificar a validade dos loteamentos na ÚNICA AREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA CIDADE. Outros comentários são de que o “falso ambientalismo” só pode se referir ao gestor do Meio Ambiente do governo municipal, que sequer tem formação ambiental e nem experiência comprovada na área, segundo uns e outros. Quanto ao Ambientalista Mario Medina, que poderia supostamente ser o alvo da matéria do jornal, é um dos organizadores do movimento do dia 08/11 contra os loteamentos no Mursa. Ora, o Ambientalista Mario Medina tem formação acadêmica em Meio Ambiente e conta com muita respeitabilidade e credibilidade em suas ações contra crimes no meio ambiente. Pelo sim pelo não, o que o governo municipal pensa a respeito disso tudo? Oremos?!

 
  • 18/10 – Pois é... enquanto o PSDB aparenta apodrecer tentando respirar abraçado com o gambá do Aécio Neves dentro do esgoto do governo federal do Michel Temer, segundo entende a maioria dos analistas políticos do nosso Brasil contaminado pela impunidade plena no congresso nacional, com aparente aval do STF, etc e tal, vamos transcrever a postagem nas redes sociais de um(a) integrante da rede municipal de ensino aqui de Várzea Paulista: Várzea Paulista tem sérios problemas de saneamento básico, pessoas dependentes químicas, falta de escolas para todos, transporte de boa qualidade, falta de políticas públicas para a juventude e idosos, etc. E os vereadores se reúnem na câmara para debater como fiscalizar trabalho de professores e pra discutir coisas que não existem, como a tal ideologia de gênero que só existe na cabeça dos católicos e evangélicos. Vereadores de Várzea, vocês ganham um salário altíssimo pra ajudar a resolver os problemas REAIS da cidade e não pra ficarem causando na câmara! Vocês vão entrar pra história como o pior grupo de vereadores já eleitos na cidade. Ainda bem que só voto em mulheres com boas propostas e nenhum de vocês ganhou o meu voto. Tomem vergonha! E acrescento que falta política pública pras questões de violência contra a mulher também. Aliás, falta política pública pra tudo.” Pelo sim pelo não, com tanto problema social e de infraestrutura na cidade, os vereadores parecem estar se dedicando a assuntos que tecnicamente não lhes dizem respeito, segundo uns e outros... Oremos?

 
  • 18/10 – Então... mencionamos ontem, e no Opinião 291, sobre o “movimento salve a serra do mursa” aqui de Várzea Paulista, movimento esse eleitoreiro e sabidamente “liderado” pelo coordenador da campanha eleitoral do PV em 2012, hoje gestor de comunicação e de governo, com apoio do ex-candidato a vereador pelo PSDB pedindo votos para o candidato a prefeito do PV, que entrou para o Jari da secretaria de trânsito em 2013, e da filiada do PT na época que passou a ser secretária do atual gestor de comunicação, entre outros participantes. Ora, 3 dos participantes também promoviam o “buraquivárzea”, liderados pelo ex-candidato a vereador pelo PSDB. Tem o video no Youtube, clicando na foto ao lado, que mostra o pessoal que, em 2012, impulsionava os 2  “movimentos”, que, por serem somente para fins eleitoreiros, deixaram de existir no dia seguinte ao das eleições 2012. A pergunta que hoje circula na opinião pública é se os participantes dos “movimentos 2012” e que entraram no governo municipal: 1) estão ajudando o governo na liberação dos loteamentos?, ou 2) estão apoiando “incógnitos” o novo movimento em andamento?, ou 3) nenhuma dessas alternativas por não ser problema deles? Pelo sim pelo não, na seção Mursa do Blog tem todos os registros na seção Opinião sobre o “movimento salve a serra do mursa” desde 06/03/2014, com todas as informações disponíveis sobre a questão da PL 221/11, loteamentos, processos no Ministério Público, audiências públicas, envolvimento da Polícia Estadual do Meio Ambiente (Gaema), etc, além dos vários Sinal de Fumaça desde 2012. Pelo sim pelo não, vamos ver no que vai dar porque o Ambientalista Mario Medina é um participante sério, remanescente do “movimento de 2012”, entre os que estão promovendo o novo Movimento Mursa Vivo. Oremos! 

 
  • 17/10 – Enquanto o congresso nacional está oficialmente impondo e consolidando a impunidade para político corrupto, com aval do STF, claro, aqui em Várzea Paulista a ONG Caminhos do Bem, na qualidade de participante do "MOVIMENTO MURSA VIVO" está convidando a população das Cidades de Campo Limpo, Várzea e Região, para um MANIFESTO POPULAR dia 08/11, em frente à prefeitura, contra a Redução da Zona de Proteção Ambiental e implantação de 4 Loteamentos, perfazendo um total de 3000 lotes de 300 m2 na Serra do Mursa em Várzea Paulista. É um protesto social, que começou em 2011 com vários participantes, hoje no governo atual, contra o PL 221/11 que reduziu a área de cada lote em novos empreendimentos imobiliários no bairro do Mursa, única reserva ecológica/ambiental da cidade. Publicamos aqui no Blog Várzea Paulista várias matérias sobre isso a partir do uso eleitoreiro em 2012 pelo movimento “salve a serra do mursa”, que terminou logo após as eleições com a vitoria do atual governo do PV. As matérias estão reunidas e podem ser acessadas na seção Mursa do Blog. Essa ação no dia 08/11 é mais uma iniciativa pela proteção do meio ambiente ameaçado de danos irrepáraveis... Pelo sim pelo não, tem algum vereador engajado neste Movimento Mursa Vivo? Oremos!

 
  • 16/10 – Então, depois da “histórica” votação de 6 a 5 no STF, dia 11/10, que decidiu que somente o congresso pode julgar a perda de mandato de parlamentar por corrupção e prática de ações ilícitas, agora é oficial: só a casa parlamentar do acusado no congresso nacional pode “avaliar”, “julgar” e decidir se um colega da turma deve ser expulso do ninho, ou seja: vão julgar seus próprios interesses como uma espécie de “judiciário de senadores" com participação e votos de investigados entre eles. Ora, será que algum deputado não pensou como seria um "judiciário de deputados", ou algum vereador não pensou como seria um “judiciário de vereadores"? Claro, qualquer equipe executiva de governo iria querer “controlar” o legislativo, tal como parece ser em Brasilia. Bom, aqui em Várzea Paulista a “confiança” que o governo e vereadores tem na justiça é tanta, que nem mesmo se dão ao trabalho de ficarem “preocupados”, e  todos se comportam como “inocentes” até "prova" em contrário e, melhor ainda, acreditando que qualquer processo terá decisão judicial será favorável a eles. O melhor exemplo disso é a câmara municipal ter aprovado por UNANIMIDADE as Contas 2013 do governo municipal, a despeito de serem Reprovadas pelo TCE, Tribunal de Contas do Estado, mesmo com muitos itens por superfaturamento nas licitações e compras de bens e serviços com dinheiro público, ou seja:  dinheiro de impostos municipais dos contribuinte. Pelo sim pelo não, de todos os "inocentes" quem realmente é inocente? Essa a pergunta de uns e outros nos bastidores e na opinião pública... Oremos? 
 
  • 13/10 - Então, já não dá mais esconder que o “sistema” é P#D@, como dizem uns e outros... Portanto, a pergunta da opinião pública agora é: Lula tem razão quando diz que o STF está acovardado? Ou não? Pelo sim pelo não, melhor ficar fora disso se não tiver um ministro amigo no caso de precisar se defender... Oremos caríssimos, mas para NOSSA salvação...
 
  • 11/10 – Então, comentários ainda não decifráveis circulam quase que restritos nos corredores da câmara e bastidores do governo municipal aqui de Várzea Paulista. Bom, esses comentários estão dividindo opiniões de uns e outros quanto ao “dia depois de amanhã”, enquanto os defensores estão atarefados para explicarem, justificarem e defenderem as partes estressadas, notificadas judicialmente, nos processos em andamento, sendo a) câmara municipal: não se sabe exatamente qual é a questão, mas especulam que há uma tensa preocupação nos bastidores do legislativo, provavelmente quanto a um pedido judicial, e b) governo municipal: como explicar de modo convincente, nas alegações finais antes da sentença, que a ordem dos pagamentos dos credores foram alterados por motivos justificáveis. Em ambos os casos, um e outro lado estão confiantes que irão se sair bem, mas, claro, sem deixar de considerar a possibilidade de revés juridico. Pelo sim pelo não, as instituições judiciais aqui de Várzea Paulista parecem estar muito atuantes. Oremos? 
 
  •   09/10 – Então... deveria ser surpresa, mas não é. O noticiário revela que Marcos Pereira, pastor licenciado ocupando o cargo de ministro da Indústria e Comércio Exterior, entrou na lista dos corruptos no governo federal, traindo a confiança dos fiéis da igreja e desprezando o compromisso cristão moral, ético e religioso ao ser gravado tratando de PROPINA, de forma indisfarçável, em aúdio da JBS. E mais, o pastor e ministro nem se prestou a dar explicações diretamente aos fiéis, e mostra aparente descaso com quem depende da saúde pública e de emprego, de transporte público, etc, pensando no dinheiro da corrupção a seu favor. Ele também é presidente licenciado do PRB que, segundo uns e outros, junto com PSC, PT, PMDB, PSDB, PP, PSD e outros partidos parlamentares e ministros, tem integrantes que aparentemente participam da organização criminosa que apoia o governo federal. É tanta corrupção, comenta-se, que um vídeo amador viralizou nas redes sociais mostrando dois assaltantes em ação ridicularizando o presidente da republica. No final da “operação” de roubo, eles dizem que Deus “compensou o trampo”... Ora, não é de admirar uma instituição financeira ser saqueada em média a cada cinco horas, como também não é de se admirar todo dia um ou mais político “honesto” ser descoberto como corrupto. O mais surpreendente é a mensagem transmitida pelos bandidos: "Ei, Temer, filho da p ...! Você acha que só você pode, hein? Filho da p ... Nós também podemos, veja! ". Clique na imagem ou aqui para assistir o vídeo.

 
  • 06/10 – Temer é tóxico. Com esse titulo, o site O Antagonista publicou que o  Instituto Paraná fez uma pesquisa nacional online com suas perguntas relacionadas a Michel Temer. A primeira pergunta foi:

    “O Sr (a) reelegeria um Deputado Federal que votou pelo arquivamento denúncia contra o Presidente Michel Temer, ou seja, pela sua permanência na Presidência da República?

    74,9% responderam não;

    13,3% responderam sim;

    8,5% responderam talvez;

    3,3% não sabem ou não opinaram

    Bom, preocupados com os efeitos “Temer” nas eleições do ano que vem, 2018, o PSDB tirou da Comissão de Cidadania e Justiça o deputado tucano que vai relatar o processo contra Temer. O PSDB quer parecer que não apoia o governo federal. Mas apoia, e com 4 ministérios, tentando fazer de conta que não participa do possível “livramento” de Temer no Congresso Nacional. Mas participa... “de fora a partir de dentro”, mas participa. "Inesperadamente", o partido que se diz cristão no nome, PSC, Partido Social Cristão, imediatamente ofereceu ao deputado com DNA tucano a vaga do partido na CCJ. Ora, o PSC aparentemente está ignorando sem nenhum pudor, como partido cristão, o dever de atuar na expulsão dos “vendilhões do Templo”, tal como fez o Cristo, segundo uns e outros que se sentem mortificados. Outra coisa, o MBL não tem mobilizado a opinião pública quanto a isso por conta de razões “estratégicas”. Mas isso é uma abordagem será feita amanhã... Pelo sim pelo não, Oremos!

 
  • 05/10 – Ora, enquanto o PSDB parece se exasperar e se consumir no lamaçal da corrupção de Brasília (vide o Opinião 833), nem tudo é como parece ser no governo municipal aqui de Várzea Paulista, adepto incorrigível e indisfarçável da cartilha-do-faz-de-conta, a mesma de Brasília. Bom, na rota de colisão entre o que o governo diz e o que o povo sabe, o blog recebeu mais um email: Gente do Facilita pediu-me para lhe enviar e-mail sobre mais uma do picadeiro. A telefonista do paço aposentou-se. Não existe mais esse profissional por lá e nem haverá mais. Parece que irão liberar as linhas para que se possa fazer ligações para fora diretamente. Tem mais: as duas telefonistas do Facilita estão proibidas de tirarem férias. Direito constitucional. Brincadeira blogueiro?” De qualquer forma, segundo uns e outros, do jeito que o Ministério Público tem cobrado a administração municipal, isso parece ser mais um mero “tropeço ininteligível” na suposta “competência” do Rumo Certo... ou não? Pelo sim pelo não, a opinião pública pergunta se governo municipal sabe o que e qual é o Rumo Certo... Oremos?

Obs.: Acidentalmente perdeu-se as publicações entre 06/09 a 04/10

  • 05/09 – Bom, a economia nacional parece estar começando a sair da inércia, homeopaticamente claro, e uma espécie de “reviravolta” parece que vai acontecer na delação de Joesley Batista, o que não significa que Temer estará isento das responsabilidade nas acusações contra ele. Aqui em Várzea Paulista está previsto uma manifestação, hoje às 19h, na Escola Estadual Mitiharu Tanaka contra o fechamento das aulas no período noturno. Bom, segundo informações preliminares, a ideia é transferir os alunos do período noturno para a E.E. Nathanael. Claro, isso deixou os estudantes contrariados e motivados em reverter essa decisão. Por outro lado, uns e outros comentam que a “história” do governo municipal começar a pagar o FUSBBE a partir de 2019 não é verdade. Segundo fontes oficiais do governo municipal, os débitos existentes e já parcelados foram agrupados em uma única conta e, claro, reprogramadas para 200 parcelas mensais com previsão de pagamento a partir deste mês de setembro/2017, cuja aprovação do reparcelamento está sob analise do Ministério da Previdência Social, com base na Portaria 333 do Ministério da Fazenda. Pelo sim pelo não, aparentemente a luz do fim do túnel ainda não está apagada para a equipe de governo municipal. Oremos! Aparentemente há sinal de esperança, mas talvez não se aplique ao Meio Ambiente...

 

  • 04/09 – Neste inicio de setembro vê-se que a política nacional e municipal continua a mesma, ou seja: todos usando a cartilha do “Faz-de-Conta”, Congresso e governo federal em Brasília, tal e qual também pela câmara municipal e governo municipal aqui de Várzea Paulista. Em Brasília, o governo e câmara se mobilizam para “proteger” o presidente da próxima acusação do Procurador Geral da Republica, Ricardo Janot, e aqui na cidade não se sabe de nenhuma mobilização para evitar que o Morro do Mursa fosse “invadido” por “turistas”, que certamente deixaram o lixo e os danos ambientais na única área de proteção e preservação ambiental. Bom, “ninguém” sabe para que serve a gestão ambiental municipal, e nem para que serve o partido verde que “administra a cidade” e, quanto a isso, uns e outros comentam nos bastidores que o que interessa ao governo do PV, e aliados, é outro verde... Uma moradora do bairro do Mursa escreveu ontem, 03/09, no Facebook: Os "passeios" à Serra do Mursa, continuam e sem nenhum cuidado por parte da administração de Várzea Paulista. Subiram dezenas de aventureiros, digo aventureiros porque não sobem com o objetivo de estudar a flora e a fauna local, de preservar as espécies. Os mochileiros sabem bem o caminho porque se orientam até pelo site da Prefeitura, que deveria cuidar e monitorizar e não o faz. Jogam a vítima a própria sorte e espera para ver os resultados. Esqueceram rápido que um grupo de aventureiro foi retirado do local em chamas pelo incêndio criminoso que aconteceu poucos dias atrás. O verde nem começou seu processo de recuperação devido à seca que assola o local e lá estão os curiosos para ver o que sobrou. Não devem se importar muito, não sobem para aprenderem nada, somente para ter uma noite e ou um dia cheio de "aventura" sob os "olhos" da administração Partido Verde, que de verde não tem nada, poderia ser Partido Seco que com certeza, vai mandar dois, três, quatro valentes para apagarem as chamas. Pelo sim pelo não, já que tem partido mudando de nome, o PV poderia mudar para PFCM, Partido Faz-de-Conta-Municipal. Oremos? Oras...

 

  •   01/09 – Então, acabou o mês do cachorro louco, mas as bruxas não dão sossego e fufuca cada dia mais a política e políticos corruptos do congresso nacional e governo federal, deixando a porta da cadeia aberta para “todos”, enquadrando até quem se supunha acima da lei e da justiça, incluindo os delatores. Mas vamos ao que interessa sob o céu azul aqui de Várzea Paulista: só 1 dos 11 vereadores tomou a iniciativa de notificar a Policia Militar Ambiental sobre a “trilha” que estão organizando no Morro do Mursa no próximo fim de semana, cuja transcrição pode ser vista no link Carta à  PM Ambiental de Várzea Paulista ref. “Trilha no Mursa”. Ora, uma das proprietárias, Ivone Gut Freitas, publicou comentário no Facebook sobre a “trilha no Mursa”, na postagem do Sinal de Fumaça do dia 30/08, se colocando à disposição, e lamenta muito o que está acontecendo, mas sozinha não consegue uma solução e gostaria de um diálogo com quem estiver interessado em ajudar. O ambientalista Mario Medina, da ONG Caminhos do Bem, também comentou na postagem do Sinal de Fumaça do dia 30/08: Os maiores culpados por essa bagunça generalizada são a maioria dos politiqueiros de Várzea Paulista e de Campo Limpo, e órgãos públicos que nunca se preocuparam com a preservação da Serra, ficando na omissão e prevaricação. Precisamos de políticas públicas voltadas à preservação desse último Patrimônio Ambienta e Paisagístico de Várzea Paulista. Cadê o CONDEMA de Várzea Paulista, que neste ano não fez uma reunião sequer, deixando as questões ambientais a Deus dará??? E essa Câmara Municipal de Várzea Paulista que, tirando o Vereador Pasqualino e o GIBA, nada faz para intervir a favor das questões da preservação da Serra do Mursa ??? É preciso que haja uma regulamentação sobre o uso dessas Área de Preservação Ambiental, como a utilização do Fundo Municipal de Meio Ambiente na fiscalização e monitoramento dessas áreas, projetos de Educação ambiental e envolvimento e responsabilidade dos proprietários dessas áreas.A maioria dos proprietarios dessas áreas só querem explorar financeiramente de uma forma insustentável, plantando eucaliptos, os quais dizimam toda a vegetação nativa através da absorção de grande quantia de água do solo. Tem que fazer o cercamento dessa área para inibir a entrada irresponsável desses grupos de pessoas que vem para a serra somente para fazerem festa, com bebidas, drogas e sexo. Acendem fogueiras e acabam provocando incêndios e quando vão embora deixam lixo para trás em vários cantos da serra. Está na hora das prefeituras, câmaras de Campo Limpo e Várzea Paulista CONDEMAS e, Guarda Municipal e Defesa Civil dessas duas cidades se unirem e criar um Plano Permanente de prevenção e combate a incêndios, através do monitoramento e colocação de placas Educativas disciplinando e restringindo o número de participantes nesses passeios e principalmente nos feriados prolongados. Pelo sim pelo não, não se sabe se a gestão do meio ambiente e o comdema aqui de Várzea Paulista estão interessados em evitar os estragos previstos que essa “trilha” anunciada vai fazer no ecossistema do Morro do Mursa... de novo... Oremos! E vamos que vamos, a mãe natureza precisa ser defendida aqui e agora...

 

  • 30/08 – A frase TOP de ontem foi do premiadíssimo técnico do vôlei brasileiro, Bernardinho. Ele disse ao Valor Econômico: “Entrar em política é como entrar de branco numa carvoaria. Você vai sair sujo. Ora, isso lembra algum político aqui de Várzea Paulista? Na dúvida, só lembrar que, por exemplo, os vereadores aprovaram as Contas 2013 do governo municipal em 2013, que foram REJEITADAS pelo TCE... Dito isso, foi “descoberto” no Whatsapp o grupo SERRA DO MURSA 02 e 03/09, organizando uma “trilha grátis” ao Morro do Mursa, sendo: a) 02/09 - Bate e volta no sábado, saindo da Barra Funda às 06:30h e da Estação de Várzea Paulista às 08h, e b) 02 a 03/09 - Camping de sábado para domingo, também saindo da Barra Funda as 15h. A escolha é a critério de quem quiser ir. O grupo contava com 77 pessoas ontem, 29/08, e já tem lista com cerca de 20 nomes confirmados para Camping. A questão é que a organização da “trilha” deve ser clandestina e sem ter autorização legal e ambiental para ocupação monitorada da ÚNICA ÁREA DE PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL NA REGIÃO DO MURSA. Como o governo municipal alega que se trata de área particular e não pode intervir para impedir danos e estragos ao meio ambiente, então quem é que pode? A Guarda Civil Ambiental não pode intervir? Não é o caso de notificar e responsabilizar o proprietário por possíveis danos ambientais? Bom, tudo indica que não são pessoas aqui da cidade, portanto só o ecossistema do Morro do Mursa tem a perder. A propósito, o Comdema, Conselho Municipal do Meio Ambiente, existe aqui na cidade?  Pelo sim pelo não, aparentemente não está devidamente identificado e entendido os deveres e obrigações governamentais dos que devem proteger e cuidar do Meio Ambiente Municipal... exceto se não for problema "deles”. Oremos! Não é a primeira vez que isso acontece e fica por isso mesmo, só que desta vez não há desculpa: "eles", do governo municipal, responsáveis pelo zêlo, proteção e preservação ambiental, incluindo os vereadores, estão sabendo ANTES de acontecer... 

 

  • 29/08 – Bom, lembrando que a) ninguém está acima da lei, exceto Aécio Neves e, b) todos podem ser presos, exceto Lula, temos nesta última semana deste mês do “cachorro louco”, onde sobrou cachorros, loucos e cachorradas, novas denuncias do Procurador Geral da Republica, incluindo Romero Juca, Renan Calheiros, José Sarney e outros “inocentes injustamente perseguidos pela justiça”.  E já está para sair do “forno” a nova denuncia contra Temer, “ansiosamente aguardada”. O cerco está se fechando, e os corruptos estão tentando de tudo para se safar do que certamente os aguarda. Para dar mais colorido a este quadro “dramático”, para os “políticos”, claro, a ministra Rosa Weber autoriza inquérito contra José Serra por suspeita” de Caixa 2, a partir da delação de executivos da JBS. Mas não é só isso, estão tentando desmoralizar a Lava Jato acusando amigo do juiz Moro de ter “interferido”, certamente em aparente apelativo desespero de causa em favor do Lula, que será interrogado por Moro em setembro. O que não parece não estar bem entendido no contexto, é a jornalista Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo ter levantado a “lebre” a partir do que disse o advogado da Odebrecht, foragido na Espanha, que, se estivesse no Brasil, estaria preso pelo juiz Moro (foi pedido a extradição, negada pela Espanha). Pelo sim pelo não, ainda tem hoje e mais 2 dias para o mês terminar... Oremos? Claro, principalmente porque as “contas” sempre ficam para o povo...

      Errata: Publicamos aqui ontem que o governo municipal aqui de Várzea Paulista mantém o silêncio dos que querem parecer inocentes na equipe executiva, na qual listamos os ítens a, b, c e d, deixando de mencionar o ítem e) sobre a questão do desmatamento não autorizado na área de preservação ambiental do Mursa, certamente como preparação para um dos loteamentos. Claro, todos os itens são parte da estratégia da Cartilha do Faz-de-Conta do governo municipal confiando que, se ninguém do governo falar nada respeito de qualquer “problema”, cairá logo no esquecimento porque a opinião pública e o “povo” tem memória curta e vive só o momento. Será? Confiança demais na impunidade é o primeiro passo da perdição, dizem línguas especializadas em enxergar o que os políticos fingem não entender.

 

  • 28/08 – Então... a semana que passou deixou suas marcas nos sentimentos de quem acredita na política, na justiça e na verdade. Marcas de decepção, inconformismo e irritação superaram as de satisfação e confiança, que foram muito poucas. A frase mais marcante foi a de Aécio Neves "Há paz no ninho" após reunião do tucanato, confirmando o “racha” partidário provocado por Aécio e sua “turma” apoiando o governo federal. Outra contrariedade foi Gilmar Mendes facilitar a vida de corruptos soltando quem estava preso, e com o juiz Bretas voltando a prender para Gilmar soltar de novo. Difícil. Por outro lado, há a expectativa da privatização da Eletrobrás, da Casa da Moeda e outras estatais cogitadas. Não deixa de ser uma ótima noticia porque vai quebrar os cabides de empregos indicados por políticos corruptos, segundo uns e outros, e seria perfeito se privatizasse também a Petrobras e o Banco do Brasil. Aqui no Aglomerado Urbano de Jundiaí, parece mesmo que o PSDB deu um tiro n´água ao pedir formalmente ajuda ao governo federal ao Grendacc, mas a ajuda não aconteceu e deve ter sido cancelada o que, do jeito que o Palácio do Planalto tem tratado os tucanos, não foi nenhuma surpresa. Lamentável, porque o Congresso Nacional não dá a mínima para as inádiaveis questões sociais, preocupados que estão em se “salvar” e/ou serem reeleitos a qualquer custo (do “povo”, claro). Já no governo municipal aqui de Várzea Paulista, continua o silêncio dos que querem parecer inocentes na equipe executiva, que não explicam: a) o “escândalo” do cemitério, b) do bolsa família, c) a “equipe de avaliação” para cancelar o benefício do % de curso superior dos efetivos e, recente, d) o porque do aumento salarial da diretoria do FUSSBE e o que estão fazendo com a dívida patronal. E isso só nestes primeiros 8 meses deste 2º mandato.  Pelo sim pelo não, o que virá nos próximos 3 anos e 4 meses de mandato? Do mandato anterior já se sabe... Oremos caríssimos, para não estar com “eles” na “outra vida” depois desta...

 

  • 25/08 – Então... Comentários apreensivos nos bastidores dos funcionários públicos avisam que hoje às 10h vai ter sessão ligeira, ou melhor, sessão extraordinária na câmara municipal aqui de Várzea Paulista para aprovar o refinanciamento da divida do FUSSBE, provavelmente adiando o pagamento dívida para 2019. E há a informação que deve se basear na Portaria 333/2017 do Ministério da Fazenda. A câmara deve também aprovar novos salários para os atuais gestores do FUSSBE. Ah... dizem também que o prefeito e comitiva estiveram em Brasília dias atrás, e que foi lá que souberam da Portaria. Independente disso, está sendo distribuído em todas as casas de Várzea Paulista o informativo dos primeiros 6 meses  mandato do deputado Jr. Aprillanti, registrando suas ações desde que assumiu em janeiro 2017. Aparentemente o deputado não parece ter descanso, se movimentando por todos os segmentos empresariais, institucionais e sociais, conduzindo o mandato com seriedade e muita participação na Assembleia Legislativa Estadual, representando e informando continuamente seus eleitores com transparência e dedicação em todo o Aglomerado Urbano de Jundiaí. Mas, tem a “notícia” TOP de ontem, 24/08, que, acreditem ou não, diz que a prefeitura de Várzea Paulista recebeu recentemente a classificação AA, atribuída pelo Tesouro Nacional às prefeituras que são excelentes pagadoras e com grande capacidade de endividamento, pois apresentam baixíssimos riscos de inadimplência. Essa noticia está no site do jornal a verdade regional. Entretanto, segundo uns e outros, como a matéria publicada não tem assinatura, acredita-se que tanto pode ser release escrito pelo governo municipal ou matéria paga elaborada para dar credibilidade ao governo... Precisa? Nada contra, mas línguas soltas dizem que quando não tem nada prático para mostrar, é só mais um estratagema do governo para “animar” os eleitores, militantes e simpatizantes que acreditam no governo municipal. Já fizeram antes. Pelo sim pelo não, a frase “eita nóis, né não?” dita nas proximidades da prefeitura, é verdadeira, ou não? Oremos, caríssimos, Oremos!

 

  • 24/08 – Bom... Aqui em Várzea Paulista temos a retomada das ações contra os loteamentos no Mursa. Dos 11 vereadores, apenas 2 vereadores do PV se uniram às ONGs Caminhos do Bem e Eco & Vida para protocolar uma Representação no Ministério Público contra os loteamentos. O número do protocolo é 326/17, feito no dia 18/08/17, e está sob análise e avaliação da Promotoria de Justiça para se transformar em Inquérito Civil ou não. É a 3ª denúncia apresentada para preservação da área de proteção e preservação ambiental na região do Mursa, diretamente envolvendo a mesma questão dos loteamentos. A 1ª delas foi em 2012, protocolada pela ONG Eco & Vida, mas foi arquivada pelo MP por falta de acompanhamento dos autores da denúncia. A 2ª Representação foi feita pela AMAVAP, se transformou em Inquérito Civil pelo MP e encaminhada ao GAEMA de Campinas para avaliação, principalmente na questão do impacto ambiental. Pelo sim pelo não, se somente 2 vereadores assinaram a Representação, porque os outros 9 também não assinaram? Oremos, irmãos e irmãs, comentam que não é só no Congresso Nacional que os interesses políticos e corrupção faz seus estragos em desfavor da população...

 

  • 23/08 – Então... Os meios de comunicação já entende que o racha no PSDB é um passo essencial para o desmantelamento de todos os partidos, e quem quiser sobreviver em 2018 terá de se reciclar em outras siglas. Dito isso, uma pergunta clássica ressurge em cena: É ou não bíblico que nada fica escondido para sempre aos olhos de Deus? Bom, a resposta pode até ficar em cima do muro, mas geralmente acaba sendo descoberto como o caso do incêndio no Clube da Cica aqui de Várzea Paulista no começo deste mês de agosto. Comentários de uns e outros nos bastidores são de que esconderam essa ocorrência do prefeito. Entretanto já é do conhecimento da opinião pública, tanto que tem postagem nas redes sociais. É o seguinte: Um incêndio, cuja suspeita é a de ter sido provocado por funcionário do Clube, se alastrou para chácara vizinha. Bom, comentam que na chácara vizinha atingida pelo incêndio aparentemente tinha um senhorzinho de idade que teve algum problema. O que não está claro é porque não foi feito um Boletim de Ocorrência e provavelmente nem tenha nenhum registro da ocorrência na gestão do Meio Ambiente, talvez para não “prejudicar” o funcionário dizem uns, ou para não complicar a empresa responsável pelo Clube (Plasinco) dizem outros. Mas o fato é que, “inexplicavelmente”, ficou evidente que não foi feito a denuncia de crime ambiental, e isso pode significar ter ocorrido prevaricação (crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, deixa de praticar ato de ofício). Mas, PORQUE? O gestor do Meio Ambiente não foi informado? E, afinal, o prefeito foi informado ou não? Sr. prefeito, isso é sério. Pelo sim pelo não, está difícil administrar a equipe executiva? Oremos?

 

  • 22/08 “Estou aqui pra ver se a gente descobre o que aconteceu com este país". Esta frase é do ex-presidente Lula em sua passagem com a caravana por Sergipe. Ora, o PT ficou 13 anos no poder e ainda escolheu Temer como vice de Dilma, que hoje é o presidente. Não foi um comentário feliz do ex-presidente. Bom, como a política de direta e de esquerda parece ser a mesma coisa, estão comentando nos meios de comunicação que, “inspirado” por Aécio Neves e seu “grupo”, o PSDB está visível e publicamente “envenenado” na “aliança” incompreensível, imoral e desmoralizante com Temer. Por poder. O PSDB, conforme avaliações dos gurus e críticos da política nacional, está rachado e, segundo uns e outros, do lado da serpente da maçã do Éden estão os que “apoiam” Temer (Aécio e seu grupo), e do outro os demais que querem limpar o partido da “contaminação” do governo federal. Aqui em Várzea Paulista a frase mais contundente que se ouviu ontem na opinião pública foi: “O PSDB? Já era...” Oremos? Dá para salvar? Ou não? Pelo sim pelo não, o deputado Jr Aprillanti continua fazendo o que todo deputado deveria estar fazendo: trabalhando pela população e honrando os votos recebidos, apartado das picuinhas políticas e dos jogos de poder... 

 

  • Imagem relacionada21/08 – Oras... Enquanto em Brasília deputados e senadores fazem o que fazem, mas sem conseguir “frear” e/ou escapar da operação Lava-Jato, temos que aqui em Várzea Paulista a situação não é muito diferente e, claro, com os promotores de Justiça do Ministério Público investigando Improbidade Administrativa no governo municipal, e com Juízes com autoridade para fazer o mesmo que a Justiça de Brasília está fazendo. Quanto a isso, sabe-se que existem vários processos em andamento contra o atual prefeito e gestor municipal de comunicação e governo, e sabe-se que o prefeito aqui de Várzea Paulista já foi condenado por superfaturamento de livros didáticos, e que deverá devolver dinheiro aos cofres da prefeitura. Óbvio que está se defendendo.  Hoje o prefeito responde a 10 processos por Improbidade Administrativa e 2 processos por violação aos Princípios Administrativos, entre os quais: a) 1001554-69.2016.8.26.0655, Processo de Improbidade Administrativa referente às maquinas de reciclagem de papel (ambiental), no valor de R$ R$ 249.624,11, onde consta o prefeito já ter sido notificado, b) 1002798.33.2016.8.26.0655 e, c) 1002800.03.2016.8.26.0655. Como pode ser preliminarmente entendido, o atual prefeito continua na corda bamba com os inquéritos e processos contra ele na Justiça, até agora garantido no cargo por uma equipe de advogados. Concluindo, o atual prefeito teve as Contas de 2013 REJEITADAS, com um PARECER DESFAVORÁVEL no processo 37 TC001715/026/13, em 24/11/2015, onde muitas irregularidades foram apontadas nas políticas públicas, execução orçamentária, gastos com pessoal, licitações, execução contratual, etc., mas que foram aprovadas pela câmara municipal apesar dos indícios de corrupção no Relatório do TCE. Portanto, somado com o escândalo do cemitério municipal, o escândalo do bolsa família e com o escândalo do desmatamento na área de proteção ambiental do Mursa para loteamento, prefeito, gestores e vereadores insistem em fazer a administração pública parecer estar no Rumo Certo, e que estão fazendo o melhor governo da história da cidade. Pelo sim pelo não, os munícipes continuam acreditando no governo municipal? Oremos?  

 

  • 19/08 – Bom... publicamos aqui dia 11/11/2015, um comentário sobre o Ecoponto, sob o comando do Meio Ambiente, do qual resumimos uma parte, que se repete hoje: “Se bem que quando abordamos aqui no Sinal de Fumaça o que se passa nos bastidores, tem gente que ainda não entendeu, ou se faz de “inocente”, que o principal objetivo desta seção é “avisar” as autoridades do governo, em especial o sr. prefeito, secretários, vereadores e "assessores", de coisas e situações que comprometem todo esforço despendido para que tudo corra bem em toda a administração pública. Ah, a câmara municipal, que está mais para "ilha da fantasia", parece ser um caso a parte do governo municipal, que os. vereadores deveriam mas não fiscalizam o governo municipal aqui de Várzea Paulista, e muito menos que representam os interesses dos eleitores... Mas, vamos ao ponto que interessa; MUITA coisa acontece sem que o prefeito fique sabendo, mas que acaba chegando ao conhecimento da opinião pública. Naquele dia, um munícipe e eleitor informou que estava tendo um problema no Ecoponto, local oficial e ecológico da prefeitura destinado ao descarte de material. Bom, quando foi negado ao munícipe o que pretendia descartar ele disse que ia reclamar na prefeitura, ao que lhe disseram: “pode ir, aqui o prefeito não manda, aqui quem manda é “nóis”. Ora, se tudo o que acontece no governo municipal é responsabilidade do  prefeito, então quem é que manda? Aparentemente a história se repete agora com a denuncia que o Blog recebeu dias atrás: “Vários munícipes de Várzea estão chegando no Ecoponto de Várzea e sendo impedido de descartar o entulho que não chegam nem a 300 kg. Sendo que o volume permitido é de 1m³ que é mais ou menos 1200 kg, alegando que não pode receber porque se não atrapalha o serviço dos caçambeiros. E tem caçambeiro descartando no Ecoponto e usando espaço Público lá dentro para guardar caçambas. Vou enviar a foto... Pelo sim pelo não, e então sr. prefeito, quem é que manda e quem é mesmo o gestor responsável pelo Ecoponto? Oremos, pois parece que se depender de uns e outros tudo continua “igual”!

 

  •  18/08 – Então... a Policia Federal anda atarefada demais nessa temporada Lava Jato com a série de buscas, apreensões, condução coercitiva, prisões, etc, que já parece interminável, de políticos e pessoas “inocentes”, incluindo a prisão hoje do “bovino religioso”, Candido Vacarezza, ex-deputado do PT. Mas a notícia top de ontem foi: o ministro Gilmar Mendes manda soltar corruptores presos, e o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara do Rio de Janeiro, emite novo mandato de prisão para que continuem presos. Aqui em Várzea Paulista tudo está “correndo bem”, o governo municipal e câmara municipal continuam fazendo o que fazem sem nenhuma “oposição”. Tudo tranquilo e com “Deus no comando” para, inclusive, não ter que explicar nada sobre a suposta corrupção no bolsa família, o escândalo do cemitério municipal, a aprovação das contas REJEITADAS do prefeito, as 112 recentes contratações de comissionados, no “estudo para avaliar” eliminação do % adicional por curso superior dos efetivos, o atraso nas parcelas dos pagamentos patronal ao Fussbe, o desmatamento no Mursa sem autorização da prefeitura, a “transferência” de G.M. Ambiental para o Almoxarifado, para que serve a gestão do meio ambiente, etc.. Mas, importante nunca esquecer, quem colocou o prefeito e vereadores no poder neste mandato? Você, eleitor... Portanto, pelo sim pelo não, é para se sentir feliz e despreocupado ou sinceramente arrependido e injuriado? Oremos? Ou não? 

 

  • 17/08 – Bom, parece mesmo que o governo Temer entrou efetivamente nos trilhos do Trem Fantasma ao “entregar” a nova “meta” fiscal, significando que o governo federal aumentou sua previsão de “rombo” nas contas públicas para 159 bilhões de reais. Dito isso, outra “surpresa” vem do PMDB: Romero Jucá anda dizendo que o PMDB vai mudar de nome, para MDB como era antes de ser PMDB, e com isso “reinventar” o partido na tentativa de se reaproximar dos eleitores, onde o povo nunca foi o forte dos políticos desse partido, da mesma forma que estar ao lado do povo também nunca foi o forte do PSDB. O povo só aparece nos discursos das campanhas eleitorais e nas propaganda partidárias. O que interessa mesmo aos partidos e a todos os políticos são os votos dos eleitores, e $$$ claro. Só isso. Comentam que aqui em Várzea Paulista é a mesma coisa, sem tirar nem por. A Cartilha é a mesma, os discursos são os mesmos, e também são as promessas de mais saúde, educação, segurança, etc., para tentar se manter no poder. Portanto, uns e outros tem razão quando repetem que o governo e câmara municipal aqui de Várzea Paulista está apoiada e agarrada na Cartilha do Faz-de-Conta, em perfeita simbiose com o governo federal e Congresso Nacional. Ora, o prefeito aqui da cidade e “comitiva” foram várias vezes à Brasília em “busca” de dinheiro, e os últimos comentários dos bastidores insistem que, nestas ultimas idas, a “missão” principal foi “conquistar” verbas do governo federal, certamente na esperança de conseguir resolver a divida do FUSSBE. A última CND, Certidão Negativa de Débito, foi emitida em 18/05 e vence dia 14/11, e é só com ela que são liberadas as verbas do governo federal, lembrando que há a queda na arrecadação nacional e um “rombo” nas contas, e continuando a “Fazer-de-Conta” que está com a economia nos “trilhos”, da mesma forma que aqui dizem estar no “Rumo Certo”. É a “Cartilha” em ação, afirmam línguas “políticas”... Pelo sim pelo não, o que será de nós, simples e pobres pagadores de impostos? Oremos?

 

  • Resultado de imagem para vereadores16/08 – Tá difícil... Ora, quanto ao desrespeito e desprezo pelas leis municipais no caso do desmatamento na região do Mursa que, segundo uns e outros, seria o início da “fase preparatória” de um dos loteamentos sem nenhuma autorização da prefeitura, comenta-se nos bastidores que: de um lado o governo municipal “esconde o jogo” sobre o que será feito (?), e de outro lado os vereadores aparentemente fazendo-de-conta que não é problema deles já que nada foi discutido na sessão pública de ontem na câmara municipal. Da parte do governo não é nenhuma “surpresa” omitirem qualquer informação, e do lado dos vereadores parece se confirmar que continuam optando pelas orientações do governo municipal o que, comentam línguas irritadíssimas, não deixa de ser o silencio constrangedor de quem come na mão da equipe executiva do governo. Mas, pelo sim pelo não, talvez não seja essa a preocupação da administração pública, e sim como conseguir dinheiro para pagar as contas, principalmente a folha de pagamento. Por isso o prefeito e "comitiva" foram de novo para Brasilia. Só por Deus... portanto, Oremos! É o que os eleitores tem para hoje... e sempre pelo jeito...

 

  • 15/08 – Ora, se a desconfiança da opinião pública na “sinceridade” do governo municipal aqui de Várzea Paulista se confirmou depois que "falhou" o disfarce do Rumo Certo, autoritário, maquiavélico e manipulador, já se sabe que a equipe executiva do governo municipal nada mais é que uma farsa, onde um gestor defende as “tropeçadas” do outro, certamente com aval do prefeito, então certamente não é Deus quem está no comando depois dos últimos "acontecimentos”. Uns e outros comentam que o governo parece ter desandado com a denúncia do desrespeito e violação da leis municipais no desmatamento como provável preparação de loteamento no Mursa, sem que a prefeitura tenha emitido autorização para tanto. Especulam que a gestão do meio ambiente supostamente sempre esteve a par do que acontece na região do Mursa mas, para não “prejudicar amigos”, tem feito o que sempre fez de melhor desde o primeiro mandato: “fez de conta que não sabia de nada”, mas “teve” que tomar medidas legais assim que foi notificado. E agora? O que vem pela frente, sem o disfarce do Rumo Certo, se o governo “transferiu” o ambientalista e GM protetor e defensor do meio ambiente para o “almoxarifado” da prefeitura? Como podem ter no governo pessoas que se prestam aos intere$$e$ contrários à preservação da única reserva ambiental natural da cidade no bairro do Mursa? Pelo sim pelo não, sr. prefeito, e agora? Que Rumo é esse? Não disseram na campanha para reeleição que seria um governo do Bem? Oremos? 

 

  • Resultado de imagem para transferência para calar a boca14/08 – Então... estão comentando que caiu a máscara do Rumo Certo do governo municipal aqui de Várzea Paulista, deixando aparecer o que tem de autoritário e maquiavélico na administração municipal. Em postagem no Facebook, o Ambientalista Medina, da ONG Caminhos do Bem, denunciou que o Ambientalista e GM Pedroso, que sempre defendeu a integridade do Meio Ambiente aqui da cidade, vai ser “TRANSFERIDO” para o almoxarifado da prefeitura, certamente porque deve estar “incomodando” e, talvez, até “atrapalhando interesses” e a pasta do Meio Ambiente da prefeitura. Não é necessário nenhum esforço mental para “decifrar” o motivo pelo qual estão fazendo isso, ou seja: o governo municipal parece que quer “calar” o Guarda Municipal defensor do Meio Ambiente. Mas porque? E a opinião pública questiona se o governo está cometendo um  ato de covardia transferindo o GM para não contrariar interesses de uns e outros... O que será feito contra os 2 vereadores do PV que devem protocolar hoje a denúncia contra o crime ambiental da semana passada no Mursa? Serão transferidos? Para onde? Pelo sim pelo não, vejamos a postagem do Mário Medina abaixo:

 

  • 11/08 – Pois é... Enquanto a caravana do ex-presidente Lula ao nordeste parece que vai ser investigada pelo MP, o Blog do Josias de Souza comenta que o relator da proposta da reforma política, o petista Vicente Cândido, suprimiu do texto, entre outras coisas, as regras sobre a divisão do dinheiro do “fundo de financiamento da democracia” (dos congressistas). Por ora, está entendido que a cúpula dos partidos poderá ratear a grana como bem entender. Num instante em que o governo ameaça a população com o aumento de impostos, a linhagem "evoluída" do Homo Corruptus (parlamentares) criou para si uma forma de gastar dinheiro público como se fosse grátis, segundo uns e outros. Certamente os políticos aqui de Várzea Paulista deve comemorar. No fundo, a única coisa que interessa a todos  é o fundo (dinheiro). Desde que o STF proibiu as contribuições eleitorais de empresas, a turma não pensa noutra coisa. Os supostos representantes do povo avançam sobre o bolso de contribuintes, e fazem isso sem sequer pensar em baratear as campanhas. Tomam e derramam dinheiro público num poço de lama. Pergunta-se: vai ser assim também aqui em Várzea Paulista nas eleições de 2020? É para ser... como é no Congresso Nacional é em todo governo, seja estadual ou municipal, e não poderia deixar de ser também aqui na cidade, ainda mais que os vereadores aprovaram as contas municipais de 2013 REJEITADAS pelo Tribunal de Contas. Ora, perguntam línguas injuriadas, como voce, eleitor, se sente com isso? Lembre-se que no transporte público municipal de Jundiaí o preço da passagem é R$ 3,80, e aqui em Várzea Paulista será R$ 3,95. Começa amanhã, 12/08. Bom, além do evento da abertura do "novo" transporte público no Facilita, teve até vereador nas redes sociais declarando estar feliz pelo "novo" transporte urbano de Várzea, exaltando a “proficiência” do governo municipal... Pelo sim pelo não, é para a opinião pública também se sentir muito feliz e enaltecer o governo municipal? Ou não? Oremos ??? 

 

  • 10/08 – Bom... reproduzimos aqui a publicação feita pelo ambientalista Mario Medina no Facebook, que diz respeito à única área de proteção ambiental no bairro do Mursa aqui de Várzea Paulista, aparentemente com os empreendedores preparando a área para o loteamento, ANTES da documentação legal ser liberada pelos órgãos competentes e prefeitura. Aliás, tem comentários de que a “pré-venda” de lotes já está começando. Talvez o problema  não esteja no “atrevimento” dos empreendedores tentando “antecipar” o loteamento, desprezando e violando a leis municipais, pode ser que a Gestão do Meio Ambiente não esteja funcionando como deve, provavelmente por falta de um gestor qualificado, com formação ambiental e comprometido com o Meio Ambiente, segundo uns e outros. E então sr. prefeito, comentam nos bastidores que os vereadores não pretendem se envolver nesta questão ambiental porque tem interesse nos loteamentos. Pelo sim pelo não, a opinião publica quer saber até quando isso vai continuar... Vejamos a publicação abaixo:

 

  • 09/08 – Enquanto Lula, fora dos holofotes principais dos meios de comunicação, discretamente e de “surpresa”, o ex-presidente esteve ontem em Jundiaí, 08/08, defendendo, na Associação dos Aposentados e Pensionistas, a união dos simpatizantes e militantes contra todos que querem derrubar o Partido dos Trabalhadores. Lula disse que “Alguma coisa eu vou fazer nesse país", e que "Eles (oposição) devem estar pensando: O Lula já encheu o saco da gente por 40 anos, ele já está com 71 anos e daqui a pouco vai embora. Mas eu quero dizer que vocês vão me aguentar por muito tempo”. E afirmou que dispõe de muita energia para lutar e que, se não puder ser candidato, atuará como cabo eleitoral. A partir de 17/08, Lula inicia agenda de visitas no Nordeste com vistas às eleições 2018. Nesse meio tempo, Temer entra com pedido no STF para que o Procurador Geral da Republica, Rodrigo Janot, seja impedido de continuar “extrapolando” seu trabalho, aparentemente com ajuda do ministro Gilmar Mendes, talvez para evitar mais uma ação da PGR que pode cassar o mandato presidencial, e com o circo congressista de Brasília fazendo “graça” para tentar salvar os parlamentares de punição por corrupção, mantendo o nariz de palhaço no eleitorado. Pelo sim pelo não, o que fazer? Oremos?

 

  • 07/08 – Então... enquanto o gestor de comunicação e  governo aqui de Várzea Paulista tenta de todo jeito “entrar” e fazer parte da "intimidade" regional do PSDB aqui no aglomerado urbano de Jundiaí,  já tem comentários que AÉCIO É O NOVO CUNHA, conforme matéria no site BBC Brasil (clique aqui para ver), até mesmo internacionalmente, especulam dentro e fora dos bastidores locais que o governo municipal aqui de Várzea Paulista está tentando aprovar na câmara municipal, através de um Projeto de Lei, o prazo de 5 anos para iniciar o pagamento da divida do FUSSBE. Ora, isso parece tentativa de sair pela porta da frente deixando o “abacaxi nos fundos" para o próximo governo “se virar”, ou não? Uns e outros “desconfiam” que o governo municipal continua atrasando os pagamentos da parte patronal ao FUSSBE, que já vinha sendo apontado desde o mandato anterior. Ora, não deve ser verdade porque o governo contratou 112 novos comissionados, e se estivesse faltando dinheiro com a queda cada vez mais acentuada na arrecadação municipal (impostos, etc), e com os escassos repasses de verbas federais (principalmente) e estaduais na base do conta-gotas para não deixar chegar no estado de inanição, o governo não teria cometido a “suposta insensatez” das recentes contratações. Ou cometeu? A opinião pública diz que sim, “apoiadores” do governo dizem que “talvez” e o governo municipal propriamente dito diz que não. Como amplamente se sabe, o governo sempre diz que “nunca” mente, que estão no Rumo Certo, etc e tal... Pelo sim pelo não, todos temos a opção do “beneficio da dúvida”, não é? Oremos?! 

 

  • 04/08 – Então... com o déficit financeiro em caixa para pagamentos das contas municipais, e segundo uns e outros com a câmara municipal com a moral parlamentar cada vez mais em queda na opinião pública, especulam que o governo municipal aqui de Várzea Paulista se prepara para “comemorar” amplamente o inicio operacional da “nova” empresa de transporte público municipal, Rápido Sumaré Ltda, a partir do dia 12/08. Certamente “exaltando” que está atendendo às expectativas da população... Mas, o que ainda não disseram, e aparentemente nem será dito pelo governo municipal, é que o valor da passagem será de R$ 3,49 conforme consta no Contrato Municipal nº 011/2017, item 3.1.2 (CLIQUE PARA VER). Pelo menos é o que vai custar, por exemplo, no trecho Vila Popular-Centro. Ora, claro que vai “atender” aos “anseios” da população que, aliás, vai entender sem reclamar que o valor a ser cobrado cabe “tranquilamente” no bolso de quem está desempregado ou ganha o salário mínimo. É o tal Rumo Certo? Talvez o secretário de governo e comunicação do mandato anterior deste atual governo, gestor neste mandato, tenha razão na sugestão feita nas redes sociais para quem estiver insatisfeito com o governo municipal: mudar de cidade... Ora, uns e outros entendem que, hoje, pode ser que sair da cidade seja uma opção a ser considerada, não pela cidade claro... Pelo sim pelo não, só Deus é por nós... Corações ao Alto e Oremos caríssimos...

 

  • 03/08 – Então... não há duvidas que a corrupção e obstrução à justiça foi “admitida” pelo Congresso Nacional ao arquivar a denuncia contra Temer, com 263 deputados votando pelo arquivamento, da mesma forma que aqui em Várzea Paulista a câmara de vereadores “aprovou” as Contas 2013, que foram rejeitadas pelo TCE admitindo de certa forma também suposta impunidade na prática de superfaturamento nas Licitações Municipais. A câmara municipal publicou ontem no site do legislativo que: “Os vereadores aprovaram as contas a DESPEITO de as mesmas terem sido reprovadas pelo TCE”. Claro, a Comissão Interna de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara, composta de 4 vereadores e assessores, supostamente “melhor preparados”, com “vasta experiência contábil” e com um “conhecimento muito superior” aos dos especialistas e catedráticos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, deram parecer “favorável” para a aprovação das Contas Municipais pelos demais vereadores. Lembramos que o governo municipal recorreu da reprovação das Contas 2013, mas o TCE rejeitou pela segunda vez. Segundo uns e outros, o diferencial do que se passa no Congresso Nacional e na câmara municipal aqui de Várzea Paulista, é só o status pela “governabilidade”: uma é federal, a outra é municipal. Só isso. Por outro lado, no Aglomerado Urbano de Jundiaí, observamos que Jr Aprillanti surpreendentemente registra quase 40 mil acessos na mat éria que publicamos no Blog dia 12/07, sobre seus 6 meses de mandato como deputado estadual. É o maior acesso registrado no Blog neste ano de 2017 e o 7º no ranking dos acessos desde o inicio do Blog em Abr/2012. Ora, do lado dos eleitores, a opinião pública parece que já sente que não será renovado o mandato dos vereadores aqui da cidade... Pelo sim pelo não, Oremos? Claro que não, mesmo porque comenta-se nos bastidores que um ou outro vereador pode se reeleger em 2020 “comprando” votos... 

 

  • 02/08 – Então... Comenta-se nos bastidores que nem Maquiavel conseguiria uma negociação como a que o governo aqui de Várzea Paulista emplacou para aprovar as Contas Municipais 2013 Rejeitadas pelo TCE. Dos 4 vereadores que os bastidores comentavam ser contra a aprovação, segundo uns e outros, “amarelaram” e TODOS votaram a favor. Mas a votação não foi na sessão “normal”, foi logo depois do encerramento. O presidente da casa convocou logo a seguir uma sessão “extraordinária”, que dizem já estava previamente “negociada” entre os vereadores e governo municipal, e TODOS votaram e aprovaram as Contas Municipais 2013, a que foi REPROVADA pelo Tribunal de Contas do Estado. Claro, se isso "autoriza" o governo municipal cometer supostas corrupções em superfaturamentos sem ser punido, contando com a “cumplicidade” da câmara municipal, então a pergunta na opinião pública é: que futuro tem a carreira de vereador que permite que isso aconteça? Quem votaria nesses vereadores de novo, perguntam línguas decepcionadas com a moral reinante na Casa de Leis? Enquanto isso, em Brasília o Congresso Nacional aparentemente TAMBÉM vai ser favorável ao presidente Temer, e nós, eleitores, podemos continuar fingindo que sabemos votar elegendo gente como essas hoje no poder, maioria denunciadas por corrupção e outros com processos criminais em andamento. Hoje vamos saber se o deputado federal aqui do aglomerado urbano de Jundiaí, Miguel Haddad, do PSDB, vai votar contra ou a favor da corrupção. Nesta “Nova Era”, em que parceria com o “lado negro da força” parece superar o Bem, não se deve esquecer que a fatura sempre é cobrada... Oremos? Sim, muitooo, mas por todos nós que não fazemos parte de nenhum “daqueles times”...

 

  • 01/08 - Bom, neste inicio do mês de agosto, mês do “cachorro louco”, temos 2 políticos conquistando a preferência do eleitorado e opinião pública: 1) Jr Aprillanti, indiscutivelmente atuante em todo o Aglomerado Urbano de Jundiaí, trabalhando e consolidando as condições para ser reeleito deputado estadual em 2018 e, 2) Marco Bueno, admirado pela abrangente atuação na pasta de Desenvolvimento Econômico do governo municipal aqui de Várzea Paulista, também se preparando para disputar para prefeito em 2020. Enquanto isso, o governo federal está “se matando” para Temer se safar da denuncia da PGR, tentando evitar perder o mandato no Congresso Nacional. Claro, o governo municipal aqui de Várzea Paulista está na mesma balada para que a votação das Contas 2013 do governo, reprovadas pelo TCE por suposta corrupção de superfaturamento nas Licitações, não sejam reprovadas também pela câmara municipal. Línguas afiadas comentam que o governo, para manter a “aparência” do Rumo Certo, se esforça para “esconder” dos bastidores políticos e opinião pública as “negociações secretas” com os vereadores. Inclusive “proibindo” comentários a respeito da parte de qualquer funcionário público, sujeitos às “regras” do governo. Entretanto, não se sabe se a votação dessas Contas 2013 será na sessão pública de hoje, se será em alguma próxima sessão normal ou se vai ter sessão “extraordinária”, preferencialmente de manhã e em dia em que só comissionados, apoiadores e simpatizantes do governo possam comparecer, que uns e outros comentam que certamente serão previamente escolhidos. Pelo sim pelo não, os vereadores voltam do recesso parlamentar mas há controvérsia quanto à “consciência tranquila” de cada um que vai votar em nome da “governabilidade”. Oremos? Talvez não seja necessário, Deus está vendo TUDO... Está sim! 

 

  • 31/07 - Então... "todo mundo" está aguardando a votação das Contas 2013 pelos vereadores aqui de Várzea Paulista, as que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo. Uns e outros comentam que as negociações estão em “estágio avançado” entre vereadores e governo municipal. Mas... parece que entrou uma pedra no sapato do roteiro das "negociações": o ex-vereador Demércio protocolou pedido de informações na câmara municipal, que publicamos hoje no Opinião 796 do Blog. Pelo sim pelo não, “ninguém” sabe o que se passa na "consciência tranquila" de cada vereador que "apoia" a "governabilidade". Veremos na votação das Contas 2013... Oremos? 

 

  • 29/07 – Pois é... já que Várzea Paulista não tem um gestor de meio ambiente formado em Meio Ambiente para administrar com propriedade a Pasta, já o que o atual é apenas outro gestor “faz-de-conta” conforme comentários ácidos dos bastidores da cidade temos que, para a “alegria” da população que utiliza o transporte coletivo municipal, o governo municipal está divulgando em vídeo nas redes sociais que uma “nova” empresa estará operando as linhas municipais a partir do dia 12/08. Só não diz que é mais do mesmo, ou seja: outra empresa do grupo Rápido Luxo Campinas, que foi a “escolhida” entre 3 empresas após a abertura da Licitação. E mais, no vídeo é dito que para a “nova” empresa dar certo é necessário que a população use os serviços das linhas, como se a população não soubesse como é usar o transporte coletivo municipal, e que certamente será “ingrata” se não aprovarem o suposto “esforço” do governo em “fazer o melhor para a população”, que são também eleitores. Ora, isso é assunto do jornal Novo Dia na edição de ontem, 28/07, que escreve: “A Prefeitura promete ser rigorosa na fiscalização, e o contrato prevê uma série de punições à empresa caso não haja seu cumprimento. Que as empresas são farinha do mesmo saco não resta dúvida. Na Internet, a Rápido Sumaré afirma textualmente pertencer ao mesmo grupo da Rápido Luxo, fundado pelo empresário português Belarmino de Ascensão Marta. Entre a população, já cansada de sofrer com os descasos da Rápido Luxo, há alguma esperança. Mas não muita.” E finaliza: “...a Rápido Luxo, também conhecida como Viação 3 Mentiras – não é rápido, não tem luxo nem é de Campinas.” Pelo sim pelo não, “ninguém” sabe que o governo é capaz de usar sem nenhum pudor a “Cartilha Faz de Conta” para tentar conseguir “convencer” o povo. Ah, o povo... Oremos! Muitooooo... 

 

  • Imagem relacionada28/07 – Então... dia 05/07 o Jornal de Jundiaí publicou que os moradores de Várzea Paulista estavam sem receber o Bolsa Família, e isso parece que até hoje não foi devidamente esclarecido. Inclusive o governo municipal se mantém em silêncio para, provavelmente, ver se a opinião pública “esquece”. Mas... os usuários do Bolsa Familia, que também são eleitores, esquecem? Também não se sabe o resultado da sindicância 6332/2016, conforme Portaria nº 20.201 publicada no Diário Oficial dia 10/10/2016, para apurar "denúncia" de “suposta” corrupção no CRAS, que comentam ser desvio do dinheiro do Bolsa Família por funcionário, mas que permanece inexplicavelmente sem qualquer manifestação pública do governo municipal que deveria prezar pela moralidade. Segundo uns e outros, especula-se que a “lentidão” da sindicância deve-se ao receio de delação de quem estaria sendo “investigado” e que poderia fazer cair a “máscara do governo”... por enquanto. Enquanto isso, o governo parece que já “cooptou” os 8 votos mínimos para aprovar, em nome da “governabilidade”, as Contas Municipais de 2013 que o Tribunal de Contas rejeitou por entender existir superfaturamento. E mais, a câmara municipal não faz nenhuma divulgação sobre isso, parece que ninguém do governo pode postar nada sobre a questão nas redes sociais, sob risco de ser punido. Pelo sim pelo não, é ou não é uma “cópia” do que se passa em Brasília? Oremos? Ou não?

 

  • Resultado de imagem para digitando no whatsapp27/07 – Não é mesmo? Um juiz prende e outro solta, outro suspende o imposto e outro libera, etc., tudo conforme a “Cartilha do Faz-de-Conta”. A parte “chata” é que os eleitores colocaram quem está no poder para fazer o que estão fazendo, ou seja: fazendo os eleitores de bobos (vide o Opinião 794 do Blog). Embora tem quem ache que aqui em Várzea Paulista Deus está no comando, que certamente são os que acreditam em tudo o que o governo municipal diz, reproduzimos abaixo uma conversa no WhatsApp, entre “alguém”  que não é formador de opinião e um funcionário público...: 

    Funcionário...: Então, acabaram de serem realizadas conferências municipais, em todas ela a questão gritante foi a falta de funcionários em todos os serviços (unidades gestoras) principalmente nas escolas e creches, certo?                       

    Alguém: Sim                       

    Funcionário...: A alegação que não pode fazer concursos pq ultrapassa a lei de responsabilidades fiscais. Certo?                       

    Alguém: Alegação?                       

    Funcionário...: Mas de onde sai o pagamento do salários desses 112, que a maioria são diretores que ganham mais de 3x o salário de um ajudante geral que faria a limpeza nas escolas, cheches, ubs e tal?                        

    Alguém: Queremos saber kkkkkkk                       

    Funcionário...: Sendo que a reposição desses servidores seriam em torno de 50 a 60 para suprir com as necessidades emergências                        

    Alguém: Hummm                       

    Funcionário...: Na secretaria de saúde faltam técnicos de enfermagem, farmacêuticos e agente comunitários de saúde, além de medicamentos e insumos                       

    Alguém: Nesta leva de contratações não tem?                       

    Funcionário...: Nada. Aí em uma das conferências se apresenta uns 3 cabra dizendo serem agentes comunitários de saúde contratados pela casa civil(gabinete) , tenho que rir até 2020                       

    Alguém: Kkkkkkkkk                       

    Funcionário...: Mas apareceram os tal agentes comunitários de saúde entre as 112 contratações, segue; "Assessor de relacionamentos com a comunidade.                       

    Alguém: Só aqui né                       

    Funcionário...: Pode observar que tem até chefes deles.                       

    Alguém: Kkkkkkk                       

    Funcionário...: Na unidade gestora de Desenvolvimento Social tem mais chefe e diretor que funcionários, vai chefiar quem?????                       

    Alguém: Esse último Diário Oficial foi de lascar viu                       

    Funcionário da saúde: Sim. O bolsa familia está sendo cancelado por falta de pagamento da contra-partida que o governo precisa pagar para a Caixa Econômica Federal, porque não tem dinheiro.

    Bom, pelo sim pelo não, com a contratação de mais 112 comissionados, conforme Diário Oficial 221 do dia 24/07, até mesmo gente do governo ficou indignado sabendo que o governo não tem dinheiro para nada... Oremos ? Ou não?

 

  • 26/07 – Então... enquanto o noticiário nacional destaca que o aumento dos combustíveis foi suspenso, e que o governo federal pretende editar o Plano de Demissão Voluntária para adesão dos servidores públicos federais, aqui em Várzea Paulista o governo municipal faz o contrário e parece continuar administrando conforme a “Cartilha do Faz-de-Conta”, claro. É o Rumo Certo? Bom, comentam dentro e fora dos bastidores que a questão principal do momento é que uns e outros injuriados, pagadores de impostos e eleitores, etc., não entendem porque foram contratados 112 novos comissionados, e várias outras designações de efetivos para cargos comissionados, conforme publicado na segunda-feira, 24/07, no Diário Oficial nº 221 aqui de Várzea Paulista, ainda mais com a queda de arrecadação acima de R$ 8,8 milhões de janeiro a maio/2017, e que deve ultrapassar a marca de R$ 10 milhões negativos neste mês de julho. Ora, se é muito dinheiro que não entrou nos cofres, e deverá entrar menos ainda, de onde vai vir o dinheiro para pagar essa turma contratada? A opinião pública quer saber. Se o governo municipal adotou a “estratégia” do “à espera de um milagre” para ter recursos suficientes para pagamentos, então uns e outros querem aprender como aumentar os gastos mensais sem receber dinheiro suficiente para pagar as contas...  Pelo sim pelo não, oras, se Deus está no comando, para que se preocupar, não é? Em todo caso, Oremos... 

 

  • 25/07 – Bom... o governo municipal aqui de Várzea Paulista publicou no Diário Oficial nº 221 de ontem, 24/07, um “festival” de Portarias de nomeações e designações a cargos comissionados.  Mas, pasmem, na contramão publica também o Decreto nº 5.533 para “contenção de despesas”, ou de equilíbrio das contas públicas... Enquanto isso, o deputado Junior Aprillanti faz o que um deputado deve fazer, inclusive fiscalizando a aplicação da verba de R$ 350 mil para a marginal do rio Jundiaí. Ora, Várzea Paulista registra uma queda amarga na arrecadação com mais de 8 milhões de “prejuízo” na receita municipal desde janeiro/2017. Considerando que o governo municipal aqui da cidade tem a receita mensal estimada em cerca de R$ 15 milhões para atender uma despesa mensal de cerca de 12,7 milhões, pode-se então avaliar que entrou dinheiro a menos nos cofres públicos para pagamento das contas mensais. Como esse dinheiro não entrou nos cofres da prefeitura, a gestão de finanças vai continuar tendo que fazer “milagres” para torear as finanças municipais, principalmente porque os salários é a única conta onde economizar parece ser missão impossível: mas demitir QUEM, se continuam contratando comissionados? Ora, salários é o que mais  pressiona o Contas a Pagar. Com isso, a pergunta na pauta é: o pagamento dos salários, principalmente dos comissionados, está livre de atraso neste mês e nos próximos, ou não? Com isso, pode-se então pensar que aqui em Várzea Paulista não tem crise, de jeito nenhum. Bom, segundo uns e outros, parece mesmo que o governo municipal está no clima de “Folia de Reis”, então... Oremos? 

 

  • 24/07 – Depois de toda sorte de “traquinagens” das bruxas livres, leves e soltas “atuando” nos “sufocos, negociações, etc.” nas 2 semanas anteriores em Brasília, é dado como inevitável o “vale tudo” nesta “semana derradeira” para evitar a “tragédia anunciada” envolvendo diretamente o presidente da republica, que tenta impedir que a denuncia de corrupção seja votada, aprovada e encaminhada para o STF pelo plenário da câmara dos deputados dia 02/08. O “sufoco” do governo federal é garantir que, na votação, a maioria dos deputados rejeitem a denuncia. Claro, isso vai ter um peso nas eleições 2018 e, mesmo rejeitando, o procurador da republica prometeu entrar com nova denuncia e tudo recomeça da estaca zero. Aqui em Várzea Paulista o governo municipal continua “trabalhando” para cooptar e “garantir” a seu favor 8 vereadores dispostos a votar pela aprovação das Contas de 2013 que foram rejeitadas pelo TCE/SP. Segundo uns e outros, tanto lá quanto cá, continua “firme” na pauta dos bastidores, federal e municipal, as “negociaçõe$” nesta fase decisiva para livrar tanto o presidente em Brasília quanto o prefeito aqui na cidade. Pelo sim pelo não, segundo línguas dos corredores do poder, a chance de se livrarem “tende” a ser “favorável” a ambos... Oremos!

 

  • 21/07 – Bom, parece que é muito mais que só bruxas soltas em Brasília fazendo estragos generalizados na política e na economia nacional, o governo federal, leia-se Temer, também esta fazendo “sua parte” para o povo pagar a conta dos desvios de recursos públicos pelos “políticos” corruptos, incluindo a “equipe de governo”, leia-se ministros com acusações de corrupção. A maldade é que certamente incluíram a população na “dívida pública” para justificar o “novo” aumento dos preços dos combustíveis, como se o povo, leia-se eleitores, fosse o culpado do que eles fazem, e estão fazendo, com seus altos salários, muitos benefícios pessoais, o tanto de “assessores”, etc, etc, além de estarem envolvidos nas delações de corrupção. Ora, certamente o povo, leia-se eleitores, deve ser o culpado por elegerem os políticos, mas é revoltante, segundo uns e outros, porque a Justiça não prende, e se prende ainda solta “político” acusado e condenado por corrupção como, por exemplo, Aécio Neves, Rocha Loures, José Dirceu e muitos e muitos outros delatados, deixando livre, leve e solto Joesley Batista, o maior corruptor assumido do Brasil. Enquanto isso, “descobriram” também que “lá em Brasília” o deputado Vicente Cândido do PT está tentando emplacar a “Emenda Lula”, aquela em que um político só poderá ser preso até 8 meses antes das eleições, e que será “válida” para “todosos candidatos, está também tentando na “surdina” incluir na reforma política que os nomes dos “doadores” para campanha política sejam mantidos “sob sigilo”, e também apoia a “lista fechada” para as eleições, ou seja, uma lista com vários nomes para ser votada e depois o partido “escolher” quem vai assumir... É tudo os que os fichas sujas e maus políticos querem para tentar se manter no poder. Segundo uns e outros, as portas do inferno está “oficialmente” aberta para o povo bancar TODOS os políticos, sejam federais, estaduais e/ou municipais. Pelo sim pelo não, claro que aqui em Várzea Paulista "não tem corrupção", pelo menos é o que os políticos daqui dizem... Oremos, sim, Oremos muitoooo!!!

 

  • Imagem relacionada20/07 – Ora ora, as bruxas aparentemente estão fazendo um estrago “espetacular” em Brasília esta semana toda, principalmente atiçando fogo na arena belicosa entre o presidente Temer e deputado Rodrigo Maia na questão “não mexa no que deve ser meu”, envolvendo DEM e PMDB na “disputa” pelo PSB. Bom, hoje estão dizendo que estão de bem, que foi uma mal-entendido, etc, o que pode significar que entre mortos e feridos o “jogo” não acabou e a “guerra” continua nos porões. Bom, aqui em Várzea Paulista parece existir um “impasse” para aprovar ou não as Contas Municipais 2013 do prefeito, REJEITADAS pelo TCE, na volta dos vereadores após final do “purgatório parlamentar", ou recesso, dia 01/08. Não se sabe se o governo está usando corretamente a “Cartilha do Faz-de-Conta”, principalmente o capítulo com as orientações do “Toma-lá-dá-cá”, para ter 8 votos “garantidos” para aprovar as Contas Rejeitadas pelo TCE. Sabe-se que até o momento o governo municipal tem 7 votos “a favor” da aprovação, e 4 votos supostamente “indecisos”. Independente disso, comentam nos bastidores que o “problema” talvez seja porque o governo concedeu "só" 2 cargos para cada vereador... Claro, tem os vereadores que assumiram “compromisso” na campanha eleitoral de colocar vários apoiadores no governo se fossem eleitos, e foram eleitos, e certamente esses vereadores aparentemente fingem estar satisfeitos com o “pão-e-água” do governo municipal. Talvez querem mais, mas não se sabe se ficariam contentes só com mais algumas "quirelas" minguadas. Pelo sim pelo não, na dúvida, as “negociações” podem acabar entrando na fase de “queda-de-braço”. Oremos? Ou NÃO? 

 

  • 19/07 - Oras, vejam só... comentam nos bastidores que, além de vereadores aqui de Várzea Paulista postarem nas redes sociais "sugerindo" que são “eles” que merecem  o crédito de verbas para a marginal do rio Jundiaí, agora tem um gestor municipal, o de comunicação, também pedindo a mesma verba aparentemente intentando conseguir pontos políticos para as eleições 2020, seguindo uns e outros... só que, bem antes destes “pedidos”, quem conseguiu verba a de RS 350 mil reais foi o deputado estadual Jr. Aprillanti, para aplicação no asfalto, drenagem e defensas na marginal do Rio Jundiaí, inclusive com a presença do prefeito aqui de Várzea Paulista, conforme publicamos aqui dia 02/06. Enquanto isso, “secretamente” e “sem alarde”, o governo municipal aqui de Várzea Paulista está tem feito uma série de reuniões para tentar economizar com a queda de arrecadação municipal que já passou dos 8 milhões de reais desde jan/2017. Pelo sim pelo não, o pagamento dos salários está livre de atraso este mês e nos próximos, ou não? Oremos, com muita contrição e fé claro... 

 

  • 18/05 – Pois é... comentam que se toda regra tem exceção, temos então: a) ninguém está acima da lei, exceto Aécio Neves e, b) todos podem ser presos, exceto Lula. Dito isso, aqui em Várzea Paulista, o deputado estadual Jr Aprillanti está muito bem avaliado nos comentários dos bastidores e opinião pública nos primeiros 6 meses de mandato, o que pode sinalizar sua reeleição em 2018, e já começa a ser visto com bons olhos a provável candidatura para prefeito do gestor do Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno. Claro, isso deve certamente despertar “ciúmes” nos concorrentes em potencial, que certamente também estão se preparando para as eleições 2020. No caso da disputa para prefeito de Várzea Paulista, está aberta a possibilidade e a “luta” para quem ser vice-prefeito, e já tem gente se movimentando e se oferecendo, incluindo alguns vereadores (principalmente). Pode-se pensar que ainda não é o momento, mas entende-se que a mobilização para sucessão do prefeito começou logo após a posse do atual. O que pode ser prematuro e não recomendado é pensar em vice antes do ano eleitoral, seria muito precipitado e contraindicado. Certamente vai surgir, pelo menos nos bastidores já tem, outros candidatos a deputado estadual e federal pelo Aglomerado Urbano de Jundiaí para as eleições 2018, e também para prefeito aqui em Várzea Paulista em 2020. Como “regra política”, quem se mobiliza desde o inicio tem mais chances de se eleger, e Jr. Aprillanti e Marco Bueno estão se saindo bem neste sentido. Aliás, tem até gestor municipal já se preparando para disputar cargo de vereador... Oremos caríssimos, pelo sim pelo não, os representantes da administração municipal, executivo e legislativo, precisam primeiro colocar os interesses municipais antes dos projetos pessoais. Estão fazendo isso?

 

  • 17/05 - Então... o período do “purgatório” do Congresso Nacional e governo federal, e também do governo municipal aqui de Várzea Paulista, ou recesso parlamentar que é a mesma coisa segundo uns e outros, começa hoje e sinaliza “lances” emocionantes com base na cartilha do faz-de-conta” da política de um e de outro. No Congresso Nacional foi “descoberto” que estão tentando incluir no projeto de reforma política uma “emenda” que visa garantir que políticos fichas sujas não poderão ser presos se não forem condenados na 2ª Instância da Justiça até 8 meses antes das eleições, que hoje é de 15 dias. Trata-se da “Emenda Lula” do deputado Vicente Candido do PT/SP. Também nesta semana o PT começa a usar o novo argumento do partido: “Eleição sem Lula é fraude”. Bom, aqui em Várzea Paulista, o governo municipal está tão “tranquilo” quanto o governo federal, contando os votos a favor dos parlamentares que possam garantir a “governabilidade”, talvez descuidando de alguns gestores municipais na contra-mão da administração que lhes competem. A propósito, línguas ambientais perguntam se a gestão do meio ambiente tem atuado a contento na prevenção de incêndios no Morro do Mursa, como o que aconteceu ontem, e se estão preparados para lidar com adversidade de grande proporção. Então? Pelo sim pelo não, as bruxas continuam livres, leves e soltas em todo lugar... Oremos!

 

  • Resultado de imagem para acender vela para Deus e o Diabo15/07 – Bom, se a previsão era de bruxas soltas em Brasília nesta semana que se finda, então a expectativa de acerto das previsões não decepcionaram de jeito nenhum, e mesmo porque aparentemente não tinha como errar com o cenário do Congresso Nacional mostrando nuvens negras sobre ela. Assim, tivemos:

    - segunda: Recomendação do relator da CCJ do senado pela admissão da denuncia de corrupção contra Temer, 

    - terça: Aprovação da Reforma Trabalhista no senado,

    - quarta: Condenação de Lula pelo juiz Moro, que agora será julgada na 2ª Instância,

    - quinta: Rejeição da denuncia contra Temer e aprovação do arquivamento do processo pelo senado, depois da troca na CCJ por senadores que apoiam o governo federal,

    - sexta: O presidente da câmara de deputados, Rodrigo Maia, fixou em acordo com lideranças o quorum de 342 deputados para votar a denuncia de corrupção contra Temer, para chateação do governo federal que queria 257. Foi uma derrota para o governo federal.

      Semana que vem tem inicio do período de “purgatório”, período em que o governo federal vai ter que ter “pulso” para torear quem “comprou” para votar a favor na CCJ do senado, enquanto aqui em Várzea Paulista a cartilha do faz-de-conta vai se concentrar em “como conqui$tar" o apoio de pelo menos um dos 4 vereadore$ que podem votar contra a aprovação das Contas Rejeitadas 2013 do prefeito. Pelo sim pelo não, durante o recesso parlamentar ambos os governos, federal e o daqui de Várzea Paulista, estarão avaliando as po$$ibilidade$ de vencerem nas respectivas votações... Oremos! Deus é mais...

 

  • 14/07 – Então... Com as bruxas soltas em Brasília, e um juiz prendendo e outro soltando corruptos, continua fazendo $uce$$o a cartilha do faz-de-conta usada pelo Palácio do Planalto, também diligentemente imitada e aplicada pela grande maioria dos governos estaduais e municipais. Mas, uma luz parece se acender no fim do túnel político aqui de Várzea Paulista: a Gestão do Desenvolvimento Econômico, cujo chefe da pasta é muito admirado pela equipe de governo, funcionários e até por prováveis “concorrentes”, tendo também o reconhecimento público nos 2.856 acessos no Opinião 787 do Blog entre ½ dia e ½ noite de ontem, numero que vai aumentar entre hoje e segunda-feira. Bom, dito isso, uns e outros comentam nos bastidores que o governo municipal usa “vorazmente” as mesmas regras “políticas de Brasília”, principalmente para ter os vereadores “comendo na mão”, tal qual dizem foi no mandato anterior. Claro, segundo línguas livres, leves e soltas, o governo está “negociando” para conseguir “convencer” os 4 vereadores que ainda estão “re$i$tindo” em apoiar o governo... Segundo conversas nada “secretas”, se o governo municipal conseguir ao menos ter a maioria dos vereadores da câmara municipal, sem dúvida terá o mesmo “$uce$$o” do governo federal ao evitar que a denuncia de corrupção fosse aceita, e ainda ter o processo arquivado na câmara federal. E mais, o governo municipal continua “apostando” que o silêncio do governo nos escândalos do cemitério e do bolsa família fará com que a opinião pública esqueça “tudo”, até as próximas eleições em 2018 e 2020, claro. Pelo menos é o que o governo municipal “acha”. Pelo sim pelo não, o recesso parlamentar vai ser uma “penitência” ou um "respiro" para o governo federal e municipal, ou não? Afinal usam a mesma "cartilha política"... Oremos? 

 

  • 13/07 – Pois é... esta semana começou com o governo municipal aqui de Várzea Paulista continuando com a “estratégia” de se fingir de morto, e sem dar nenhuma explicação dos imbróglios do cemitério e bolsa família. Por outro lado, nesta mesma semana, com as bruxas soltas em Brasília, já tivemos: a) a recomendação da admissão da denuncia de corrupção contra o presidente, b) a aprovação da Reforma Trabalhista, e c) ontem, quarta-feira, o anuncio da condenação de Lula pelo juiz Moro. No caso de Lula, comentam que pode existir um provável contraditório no sentimento dos militantes do PT, ou seja: embora fosse esperado e admissível que Lula fosse condenado, a sentença não deixou de ser “inesperada” para quem acreditava que Lula seria absolvido. Mas Lula foi condenado, e uma nova batalha vai começar a ser travada na 2ª Instância onde, os advogados, o PT e toda a militância, estarão depositando a esperança da reversão da sentença. De qualquer forma, com isso o cenário eleitoral ficou incerto, porque: 1) deve aumentar a rejeição a Lula, 2) pode insuflar a militância petista com o discurso de vitimização e, 3) abre o debate sobre uma outra candidatura de esquerda. Bom, um estrago político sem precedentes e sem medida parece já estar feito, e só se saberá a extensão e gravidade nas avaliações das consequências na linha do tempo. Hoje, quinta-feira, é o 4º dia das bruxas livres, leves e soltas, que começa com o presidente da câmara dos deputados nos holofotes. Dito isso, a pergunta é: o governo municipal aqui de Várzea Paulista está aplicando a cartilha de Temer e do Lula nas Contas Rejeitadas de 2013, ainda sem votar na câmara municipal? Pelo sim pelo não, se estiver usando a cartilha, então o governo municipal está contando com a cumplicidade dos vereadores e ainda presumindo fazer a opinião pública de boba... Oremos! Ou não?

    Obs.: Sugerimos a leitura da matéria do blog do Josias de Souza, só clicar aqui...

 

  • 12/07 – Pois então... não entrou na pauta da câmara municipal aqui de Várzea Paulista a votação das contas 2013 do prefeito, rejeitadas pelo TCE, e após a sessão pública os vereadores entraram em recesso parlamentar com retorno previsto para dia 01/08. Confirmando o início de uma típica semana das bruxas à solta, em uma ação não violenta de fazer inveja a quem gosta de barraco, com direito ao constrangimento e  desrespeito à mesa diretora, apagão, transmissão por TV e tudo o mais, senadoras do PT e do PCdoB ocuparam as cadeiras da mesa diretora impedindo que o presidente do senado tomasse assento e iniciasse a sessão para votar a Reforma Trabalhista. Bom, no fim das contas e depois de 6 horas de “paciência”, a Reforma Trabalhista foi finalmente votada com 50 votos a favor e 26 contra. Claro, a reforma trabalhista vai ser tema de muitas conversas, avaliações, críticas e assunto por vários dias mas, por outro lado, uns e outros entendem que o trabalhador vai ter seus direitos mantidos e garantidos pela Constituição, e que haverá maior flexibilidade nas negociações com o empregador. Ora, quem realmente perdeu com a reforma trabalhista são os sindicatos, que vão deixar de receber um dia de trabalho de todos os trabalhadores, que era obrigatório por lei e agora é opção de quem trabalha. Portanto, avalia-se os sindicatos terão que encontrar outros meios de sobreviver por si próprios, começando por procurarem convencer os trabalhadores a se filiarem e/ou a aceitarem o desconto de 1 dia de trabalho no salário. Pelo sim pelo não, ontem foi apenas o primeiro dia desta semana... Oremos! 

 

  • Imagem relacionada11/07 – Então, enquanto a opinião pública “espera e espera” as explicações que o governo municipal aqui de Várzea Paulista talvez nunca vai dar sobre os imbróglios do cemitério e do bolsa família, tem a questão da votação das contas municipais de 2013 na câmara municipal, rejeitadas pelo Tribunal de Contas e sem quaisquer explicações lógicas que convença quem quer que seja, mas que “talvez” o governo consiga “convencer os vereadores” a aprovarem essas contas rejeitadas. Por mais que o motivo principal da rejeição do TCE aponte para superfaturamento nas compras, que segundo uns e outros está óbvio, ontem um “estresse” circulou dentro e fora dos bastidores. É o seguinte: comentam que a votação das contas será na sessão de hoje da câmara municipal por “pressão” do governo, provavelmente com uma pressa que não existia antes desde que chegou no legislativo. Claro, isso colocou em pé os cabelos dos vereadores que estão “avaliando” se votam para aprovar ou não essas contas 2013 do prefeito, e são 4 vereadores, que certamente têm o poder de não aprovar se mantiverem a “união” entre eles, tornando o prefeito inelegível e etc, ou ver a “força” que acreditam ter se desmanchar e até se virar contra eles. Entretanto, não há confirmação se será votado hoje ou não, mas a sensação não é das melhores no governo e nem para “os 4 vereadores”. Sabe-se que o governo tem 7 votos para aprovar, falta 1 voto... Pelo sim pelo não, aqui é uma miniatura Brasília ou não? Oremos? 

 

  • 10/07 – Talvez seja inevitável... nossos olhares e audição estão voltados para Brasília esta semana, que começa nesta segunda-feira, prometendo lances “sensacionais” no picadeiro do circo do Congresso Nacional, tal qual foi na denúncia que abriu o caminho para o impeachment de Dilma. Bom, se o relator da CCJ da câmara, deputado Sérgio Zveiter, aceitar a denuncia contra o presidente Temer e recomendar que seja investigado pelo STF, vai ser o prato feito do dia com direito a uma mistura. Mas nessa questão, com sintomas de “golpe dentro do golpe”, pode aparecer “inesperadamente” um ligeiro “obumbramento” do Congresso se o juiz Sérgio Moro condenar ex-presidente Lula. O PT promete uma espécie de “retaliação pública” (veja no Opinião 785). Enquanto isso, o PSDB se “contorce” para “conciliar” os “interesses” do partido para “avaliar” continuar ou sair do governo. Ora, se o “movimento” dos tucanos for mais do que apenas uma insinuante ameaça de “rebelião” dentro do partido, então pode ser suposto que há duas “facções” dentro do PSDB: uma “contra” e outra a “favor” do apoio do partido ao presidente Temer. Claro, isso gera grande desconforto da base do partido com a ação de alguns ditos caciques pela permanência no poder. Para azedar o já péssimo clima, o partido intenta remover definitivamente Aécio Neves da presidência PSDB, na qual está licenciado, sabendo-se que Aécio defende apoio ao governo Temer. Nesse caldeirão político nacional, Temer quer tentar uma ultima cartada junto ao ex-presidente FHC para tentar garantir apoio do PSDB. Entretanto tem a parte “anunciada”: FHC quer a renuncia de Temer e eleições diretas. Pelo sim pelo não, a bruxa está livre, leve e solta a partir de hoje... Oremos ao Senhor dos Exércitos...

 

  • 08/07 - Segundo o site O Antagonista:

    1 – 07/07 -  Dentro de 15 dias haverá um novo presidente: O senador tucano Cássio Cunha Lima, noticia o Painel, disse a investidores que "o governo caiu" e “dentro de 15 dias o país terá um novo presidente”. Também afirmou que, com Michel Temer, as reformas não passarão e que, com Rodrigo Maia na presidência, haverá mais estabilidade. O governo acabou, só falta ser saído; o PSDB desembarcou, só falta cair fora do navio.

    2 – 07/07 - A posse de Rodrigo Maia: Rodrigo Maia pode assumir a Presidência no fim de julho ou nas primeiras semanas de agosto. O roteiro está praticamente pronto: a CCJ vai admitir a denúncia contra Michel Temer e o voto será ratificado pela Câmara dos Deputados. A única dúvida se refere ao STF, que está em recesso.

    3 – 07/07 - Melhor para Rodrigo Maia e para o Brasil: Rodrigo Maia nem pensa em proteger Michel Temer, Lula e Dilma Rousseff, de acordo com uma fonte de O Antagonista que acompanha o assunto de perto. Ele não quer se queimar com aquela gente - e faz muito bem. Quanto menos ele se meter na Lava Jato, melhor para ele e para o Brasil. Outra vantagem de Rodrigo Maia no Planalto: ele é do DEM, um partido que não tem a menor chance de fazer um presidente da República em 2018. Maia não atrai amores nem ódios.

    4 – 08/07 - Temer "tranquilíssimo": Michel Temer resumiu em uma palavra seu suposto estado de espírito para voltar ao Brasil após participar da cúpula do G-20 em Hamburgo, na Alemanha: "Tranquilíssimo", disse ao Globo o presidente, mostrando o polegar em sinal de positivo. Temer está tão "tranquilíssimo" com a denúncia de Rodrigo Janot e a perda de apoio na base aliada do governo que, na sexta-feira, disse que estava "fazendo voltar o desemprego”

    5 – 08/07 - Temer x Maia e PGR: Embora tenha dito, em público, que Rodrigo Maia só lhe dá provas de lealdade o tempo todo, o discurso de Michel Temer em privado é outro. Desconfortável com os "discretos, porém efetivos", movimentos do presidente da Câmara no sentido de lhe suceder no Palácio do Planalto, Temer gosta de lembrar a um pequeno círculo de assessores que o aspirante ao cargo responde a dois inquéritos no STF, segundo a coluna Expresso, da Época. Em um dos casos, a Polícia Federal já concluiu relatório, mas a Procuradoria-Geral da República ainda não apresentou denúncia contra Maia. Diz respeito à suspeita de que ele recebeu R$ 1 milhão da OAS para ajudar a empreiteira na Câmara. A demora da PGR em relação a Maia é mais um motivo para Temer dizer que Rodrigo Janot o persegue. "Assessores de Temer afirmam que a PGR está cozinhando o relatório da PF sobre Maia desde fevereiro."

    Pelo sim pelo não, há duvidas? Pode até ter, mesmo com praticamente todos os jornais, revistas, TV e outros meios de comunicação falando quase a mesma coisa, mas o cenário presidencial indica ritmo de “golpe” à vista... Oremos? Sim, Oremos...

 

  • 07/07 – Então, parece mesmo que o governo municipal aqui de Várzea Paulista voltou ao centro dos holofotes de mais outro escândalo municipal, e sem conseguir explicar tal qual não explica o escândalo do cemitério, de jeito nenhum. Segundo uns e outros, o governo está apostando ficar em silêncio até que “tudo” seja “esquecido”. Bom, comentam nos bastidores que a equipe de governo não sabe como lidar e, aparentemente, se deixam intimidar por medo dos “principais envolvidos” começarem a delatar todos os “podres” do governo. O não estarem recadastrando o bolsa família, sugere falta de atenção e violação da administração pública municipal aos direitos sociais e mostra que o governo está desprezando os direitos da população mais carente, inclusive acima da contratação de cargos prometidos na campanha eleitoral 2016. Isso sem contar a falta de medicamentos desde janeiro de 2013. Segundo os “supostos segredos” que circulam nos bastidores, os comentários são de que o “problema” começou com uma ex-funcionária e ex-candidata a vereadora usando o CRAS como “esquema político” para conseguir ser eleita. Não se elegeu, e foi aberto uma sindicância na prefeitura para “apurar os fatos”, que “ainda” está em andamento e sem respostas. Bom, a reportagem da TV Tem voltou ontem à prefeitura, 06/07, para saber do governo municipal o que está sendo feito para solucionar o “problema”, ao que o gestor adjunto da ação social respondeu que estão sendo tomadas as medidas necessárias para “resolver” o que eles mesmos certamente “ignoravam”. Para piorar, o governo municipal usou como “desculpa” que a Caixa Econômica Federal ainda não havia “liberado” o formulário do recadastramento do bolsa família. Ora, a Caixa desmentiu o governo municipal. Clique aqui para ver o vídeo da reportagem. Já que ignoraram o caso do cemitério, certamente os vereadores também vão solenemente ignorar o do CRAS, claro que em nome da “governabilidade”. Pelo sim pelo não, línguas inconformadas, injuriadas e mordazes perguntam: “Então, que acontece agora sr. prefeito?” Oremos?

 

  • 05/07 – Bom... parece que o presidente Temer tomou o problema do credenciamento do Grendacc nas mãos e gravou em vídeo que vai fazer o que for possível para resolver o “impasse” do credenciamento que parece estar havendo no Ministério da Saúde. Se resolver, Temer passará a ser o “pai” da ajuda a pedido do PSDB de Jundiaí, partido que está na “base” do governo federal. Agora é aguardar. Enquanto isso, já se espalhou no noticiário da TV Tem, jornais e redes sociais, que o governo municipal aqui de Várzea Paulista NÃO está fazendo credenciamento no bolsa família. Segundo se viu na reportagem e comentários, o problema é a falta de funcionários e, acreditem, por não ter acesso à internet no CRAS. Nem um dos 2 “pretextos” do governo municipal cola, de jeito nenhum, pois deve ter “boi nessa linha”... Comenta-se na opinião pública: 1º) porque, segundo uns e outros, ainda não foi explicado ao público a “suspeita de esquema” do bolsa família no CRAS, investigado na sindicância AINDA em andamento na prefeitura, 2º) a funcionária que estava envolvida na “suposta” maracutaia do bolsa família no CRAS, ameaçou o governo municipal de “abrir a boca dos malfeitos que conhece” se for “condenada” sozinha (tal qual como no caso do diretor do cemitério), 3º) foram contratados recentemente 3 ex-vereadores não reeleitos, uma no Transito, outro no Meio Ambiente e outro no Desenvolvimento Econômico, além de muitos outros comissionados em cargos com suspeita de diploma supletivo falso, maioria para pagamento de promessa de campanha, e 4º) Se toda a prefeitura dispõe de acesso à internet, porque o CRAS que não tem? Bom, sabe-se que as finanças municipais vive o período de vacas magras, mas... mesmo assim começa a parecer que tem boi na linha, não só na Gestão de Obras, mas também na Gestão de Saúde e, principalmente, nas questões nunca explicadas pelo governo municipal simplesmente porque não querem explicar o que sabem que não tem explicação. Pelo sim pelo não, pode estar existindo indícios robustos de que, supostamente, os bois em algumas linhas do governo municipal são grandes, gordos, pesados e, certamente, com sinais de muita lama nas “patas”... Ou não? Oremos?

 

  • 03/07 – Então, com muitos e muitos políticos se mobilizando para ser o “pai oficial” da ajuda ao Grendacc de Jundiaí, inclusive aparecendo em fotos de autoridades federais, o cartório civil pode ter dificuldade na hora de fazer o registro do nome da “criança”. Contudo, para a alegria incontida do governo municipal de Várzea Paulista, o deputado estadual Junior Aprillanti conseguiu liberação de mais R$ 150 mil reais para Várzea Paulista, que tem amargado a escassez de recursos federais e estaduais. Enquanto isso, o Blog recebeu mais um interessante email, que transcrevemos com revisão contextual: Apesar da não haver saído nada na Imprensa Oficial, soube que um comissionado do presidente da câmara municipal já está trabalhando numa UBS. Encheram de comissionados na Cultura. Segundo disseram, com altos salários e não estão fazendo nada. Enquanto isso, o Esporte entre outras secretarias e setores, estão desesperados atrás de administrativos para trabalho. Outro boato nos corredores da prefeitura, é que o Ministério Público parece estar pegando pesado com o prefeito exatamente por causa dos inúmeros comissionamentos. Ao que tudo indica, primeiro deveriam designar concursados para determinados cargos, abrir concursos (inclusive interno) e depois comissionar os correligionários”. Bom, o governo, que proclamou estar no Rumo Certo, e com com Deus no comando, certamente deve saber o que anda fazendo e acontecendo. Ou não? Pelo sim pelo não, tem quem acredita que nem tudo o prefeito deve estar sabendo, mas que é o responsável por tudo isso ele é... Oremos? 

 

  • 01/07 – Então... o Blog procurou se informar mais sobre a questão da denuncia contra o engenheiro do setor de obras da prefeitura, como era previsto suscitou controvérsias sobre quem fez a denuncia, e se era mesmo procedente. Em todo caso, parece que há suposta evidência de boi na linha dentro da Gestão de Obras, colocado, em principio, estrategicamente por quem gosta de fazer inferninho ou mesmo por mão mágica de outra gestão municipal, segundo especulações nos bastidores dentro e fora do governo. Claro, agentes municipais devem estar procurando identificar o autor da denuncia, que certamente teve a ideia de jogar no ventilador o que poderia estar suspeito na liberação de obras no loteamento “Ane Maris” que, segundo fonte governamental, ainda depende da CPFL fazer sua parte no local. Dito isso, iniciamos este 2º semestre 2017 com a melhor frase política do último dia do 1º semestre, dita por Aécio Neves: “Confio plenamente na justiça brasileira”, abrindo um precedente para que outros acusados de corrupção também se beneficie da mesma justiça. E é confiando na justiça brasileira, a mesma que soltou a seguir o ex-deputado Rocha Loures, o homem da mala, que Aécio está pedindo agora ao STF que um dos processos contra ele seja transferido para o ministro Gilmar Mendes, claro. Já que aparentemente TUDO está favorável ao senador do PSDB, o que pode sugerir a certeza da desconfiança, a mesma desconfiança jurídica que, segundo uns e outros, aponta para o “triângulo das togas pretas” (Gilmar Mendes, Marco Aurélio de Melo e Ricardo Lewandowski), nem tudo está correndo bem para as centrais sindicais, cada dia mais esvaziadas nos seus intentos. A pretensa greve geral, que pareceu ser um visível fracasso, começou mal e com pouca mobilização social ficou circunscrita basicamente a alguns movimentos sindicais localizados, já que a população não se entusiasmou em participar. Para contribuir com a baixa adesão, alguns setores de trabalho optaram por não entrar na greve que, em vez de milhares, contou apenas com bem poucos participantes espalhados em alguns pontos na base do “Fora Temer”. Pelo sim pelo não, segundo Aécio Neves, confiar na justiça brasileira é o que interessa... Oremos! 

 

  • 30/06 – Pois é! Os 4 vereadores que não participaram da reunião de ontem com a equipe de governo, para apreciarem as “explicações” das Contas 2013, rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, estão “estudando” a documentação e também “conversando” com o governo enquanto “apuram” a responsabilidade do prefeito. Dito isso, o Blog recebeu uma denuncia, por escrito, da possível existência de uma forma de abuso de poder com sintoma de suposta corrupção na gestão de obras da prefeitura aqui de Várzea Paulista. A denuncia foi encaminhada ao Blog por uma engenheira civil que está tendo dificuldades com um dos engenheiros civil da prefeitura que, usando da “autoridade” que detém na gestão de obras, tem dito que é “proibido” construir no loteamento “Ane Maris”, e que “somente ele”, o engenheiro da prefeitura, é que tem autonomia para liberar. Segundo a autora da denuncia, muito indignada, ficou sabendo que, embora seja “proibido” fazer projeto e construção no loteamento em questão, esse mesmo engenheiro da prefeitura fez o projeto que seria dela e autorizou a construção, e mais... que o proprietário do terreno poderia ficar tranquilo porque ele, o engenheiro,  também é o chefe do “único” fiscal de obras da prefeitura. Claro, se isso está sendo feito aparentemente nas costas do Gestor de Obras, a denunciante informa que apresentará queixa nos órgãos competentes (CREA). Em todo caso, a denuncia foi encaminhada a uma autoridade do governo municipal para ser entregue ao prefeito. Pelo sim pelo não, e então sr. prefeito, pode uma coisa dessa no governo municipal que diz estar no Rumo Certo e com Deus no comando? Oremos? Bom...

 

  • 29/06 – Bom... vê-se o ministro Gilmar Mendes começando a se parecer como uma ilha isolada e contrária dentro do STF, deixando a clara impressão do  seu apoio ao governo federal e “amigos” políticos com suas decisões e posturas jurídicas. Da mesma forma, inegavelmente o governo federal parece cada vez mais com o “poderoso” Titanic em direção ao iceberg, no qual irá colidir, inevitavelmente afundar e se partir ao meio na base do “salve-se quem puder”. Como o Titanic, o governo federal já está dentro da neblina circundante antes da colisão. Enquanto isso, aqui em Várzea Paulista, o clima não é diferente e nem menos “perigoso” que o de Brasília. Segundo informações dos bastidores mais ou menos “secretas”, “ninguém” ficou sabendo que, dos 11 vereadores convocados, ou seja todos, somente 7 participaram da reunião. Ora, se 4 não foram, então os 8 votos para aprovar as Contas Rejeitadas 2013 não estão garantidos, falta 1. Segundo uns e outros, isso certamente está provocando um irremediável mau humor e azedo desconforto na equipe do governo, tal qual o presidente Temer enfrenta em Brasília para aprovar as reformas e se livrar da denúncia do Procurador Geral da República. Ora, também tal qual como lá na capital do país, comentam que aqui tudo é negociável em nome da “governabilidade” e, sem dúvida, até chegar o dia da votação das Contas 2013 no plenário da câmara municipal, “muita água vai passar sob a ponte”. Pelo sim pelo não, se Deus está no comando, quem sabe todos os 11 vereadores aprovam essas Contas, não é? Oremos? Hummm...

 

  • Resultado de imagem para delação28/06 – Então, com as Contas Municipais 2013 Rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado preocupando o governo municipal aqui de Várzea Paulista, e com a expectativa do desfecho da questão da suposta corrupção na administração do cemitério, que é responsabilidade da gestão da infraestrutura, ainda em processo de investigação em segredo de justiça, o picadeiro do circo de Brasília continua produzindo espetáculos impensáveis e nunca visto antes na história deste país. Segundo uns e outros, agora que o ex-ministro Palocci foi condenado a 12 anos de prisão e o Procurador Geral da Republica já enviou ao STF a denuncia contra o presidente Temer, comentam nos bastidores federais que o sucesso da Lava Jato AINDA está apoiado em 3 ítens notáveis: 

  1) A corrupção começou a dar cadeia aos políticos, 

  2) O medo da prisão desencadeou delações e “reveses” políticos, e 

  3) As colaborações judiciais deram força às investigações.

Com essa nova perspectiva judicial na moda atualmente, que espera-se seja permanente, temos que a câmara municipal daqui já fez, na sessão pública do dia 20/06, a leitura do Parecer do Tribunal de Contas da Gestão Municipal de 2013, encaminhadas às comissões do legislativo para avaliação e parecer jurídico, para votação dos vereadores na sequência, provavelmente em sessão pública extraordinária a pedido do governo. Ora, antes que aconteça o pior, ou seja, que as Contas 2013 também sejam rejeitadas pela câmara municipal, para evitar “surpresa” e tomando a dianteira, o governo tomou convocou os vereadores para uma reunião hoje às 10h, onde o executivo e equipe darão explicações aos vereadores sobre essas Contas. Pelo sim pelo não, não se sabe se todos os vereadores irão participar... Oremos? Bom... 

 

  • 27/06 – Pois então... O Brasil dormiu ontem com a notícia de que o Procurador Geral da Republica, Ricardo Janot, denunciou o presidente Michel Temer ao STF, Supremo Tribunal Federal, pelo crime de corrupção passiva. Veja a denúncia aqui. Claro, a acusação está pautada no acordo de delação premiada da JBS e no áudio da conversa gravada por Joesley Batista com o presidente Temer. Agora é com o STF. Mas, se o Supremo Tribunal Federal parece confundir e decepcionar a opinião pública com suas decisões polêmicas, então aparentemente fica difícil interpretar as Leis e a Constituição, principalmente se Temer, Aécio e outros ainda não foram cassados e presos, como foi o ex-senador Delcídio do Amaral a partir de uma gravação usada como prova, segundo as muitas opiniões de juristas e experts em politica institucional. Sabe-se que a impunidade costuma ser parte do poder, mas no nível imoral e escandaloso que se vê hoje o que parece mesmo pesar na balança é o partido onde está filiado o acusado de corrupção, com destaque para: PMDB, PSDB, PP e PSD, segundo uns e outros. Claro, os meios de comunicação, pelo menos a maioria, tendem a ser “imparcial” para com os que “parecem” estar mais ao lado da “governabilidade” atual, como está fazendo o Jornal O Estado de S.Paulo. Como aqui em Várzea Paulista não se sabe exatamente quem é da “direita” e quem é da “esquerda”, o que interessa MESMO é quem está a favor e quem está contra o governo municipal, que tem o poder nas mãos, não importando se é ou não do PT, PCdoB, etc., desde que consigam verba para a cidade. Línguas mordazes também dizem que é em nome da “governabilidade”, conforme as palavras repetidas pelos srs. vereadores. O Contas a Pagar da Gestão de Finanças só tem a agradecer, claro, só que, nesse ínterim, a prefeitura há tempos não compra luvas para a educação, deixando as creches dependentes de pedir favor para a Saúde, que não deve estar muito confortável com isso e que não consegue resolver a falta crônica de medicamentos nas UBS. O que fazer? Pelo sim pelo não, e os partidos na base do governo? Também estão no governo só para garantir “governabilidade”? Oremos?

 

  • 26/06 – Pois bem... Comentários, nem tão contidos nos bastidores do governo municipal aqui de Várzea Paulista, deixam entrever uma indefinida consistência de que parece mesmo ter um potencial “pré-candidato” na equipe executiva do governo, para disputar e suceder o atual prefeito nas próximas eleições de 2020. Aliás, dizem as línguas que querem a mudança, que parece não acontecer neste governo, já tem vereador sugerindo hoje que gostaria de ser prefeito ou vice: pelo menos 3 deles, segundo especulações. Outra conversa “reservada” correndo paralelo nos bastidores, ainda na fronteira das incertezas, é que o gestor de educação provavelmente pode ir para a disputa de deputado estadual 2018, mas não se sabe se será pelo seu atual partido, PDT, se pelo partido do governo, PV, ou ainda se vai mesmo disputar. E mais, uns e outros ficaram sabendo que tem também gestor municipal articulando para ser candidato a vereador, e que já está em “franca” pré-articulação para disputar uma vaga na câmara municipal. Pelo sim pelo não, o sr. prefeito está sabendo e apoia essas movimentações “pré-eleitorais”, já no inicio deste segundo mandato, ou não ? Oremos?

 

  • Resultado de imagem para anedota de político24/05 – Vejamos 2 momentos “mágicos” do anedotário político nacional:

    1) Em uma dessas “emocionantes” entrevistas, o jornalista pergunta a um vereador:

    – Como o senhor começou a sua carreira política?
    – Ah, foi logo na infância!
    disse o político, orgulhosoQuando eu estava no primário!
    Os presentes caem na risada.
    – Me desculpe, senhor! disse o jornalista – Mas começar a carreira no primário é demais! O senhor quer se explicar melhor?
    Pois é… Um dia meu pai me chamou e disse: “Filho, a partir de hoje eu vou te dar R$ 100,00 toda vez que você tirar uma nota maior que 7”
    No dia seguinte eu chamei a professora de canto e falei: “Professora… O que a senhora acha de ganhar R$ 50,00 de vez em quando?”

    Resultado de imagem para anedota de político    2) Um visitante, passa pela porta do plenário da câmara municipal, e escuta uma gritaria que saia lá de dentro:
    – Ladrão, Salafrário, Assassino, Traficante, Mentiroso, Pedófilo, Vagabundo, Sem Vergonha, Preguiçoso, Vendido, Assaltante…
    Assustado o homem pergunta a quem está parado na porta:
    – O que esta acontecendo ai dentro, estão brigando?
    – Não, responde alguém, estão fazendo a chamada para a sessão!

    Pelo sim pelo não, claro que nada disso tem a ver com político aqui de Várzea Paulista... ou tem? Oremos? 

 

  • 23/06 – Bom... enquanto o governo do presidente Michel Temer aparenta se deteriorar a cada dia e hora, de forma contínua e irreversível, e com o combalido PSDB confuso nas areias movediças de Aécio Neves e “ainda apoiando” o governo federal, partido que já foi bem cotado aqui em Várzea Paulista, há probabilidades da presidência do Brasil cair no colo do deputado presidente da câmara, Rodrigo Maia, que, como quase todos os demais congressistas, também está citado nas delações da Lava Jato. Se isso vier a ocorrer, muitos uns e outros acham que vai, não se sabe ainda como vai se comportar o eleitor a partir das eleições 2018 diante do lodaçal de tanta corrupção e aparente impunidade na política nacional. Mas se a Justiça fizer com as delações o que se espera que seja feito, a cereja do bolo tem tudo para ser a decisão da Suprema Corte ao ter mantido a Operação Lava Jato e as delações da JBS nas mãos do ministro Edson Fachin, evitando tudo acabar em pizza neste momento. Por outro lado, é observável que estão “quietos” o PP, um dos partidos mais delatado na Lava Jato, e o PSD que, como o PT, não estão disputando o topo das notícias, deixando que todos os destaques e holofotes para o PMDB e PSDB. E aqui em Várzea Paulista? Em meio a essa crise política nacional o governo municipal também tem se mantido discreto, com todos aguardando pacientemente o desfecho do mal explicado imbróglio da administração do cemitério, alimentando comentários da existência de suposta corrupção desde que chegou ao conhecimento público em abril/2016. Pelo sim pelo não, o político, qualquer um deles e em qualquer lugar, talvez não seja mais merecedor da confiança do eleitor... Oremos? Ou não? 

 

  • 22/06 – Bom, hoje vamos reproduzir o comentário de quem está por dentro dos bastidores federais, Josias de Souza: “Em visita a Moscou, Michel Temer teve uma reunião de trabalho com Vladimir Putin. Eles assinaram uma declaração conjunta. Nela, listaram 35 compromissos. Num deles, o Brasil de Temer e a Rússia de Putin comprometeram-se a intensificar os esforços no combate à corrupção. Escreveram: ''Os dois países entendem que a cooperação anticorrupção deve ter como objetivo a obtenção de resultados concretos.” Longe do Brasil, Temer sentiu-se à vontade para assumir compromissos em nome do Brasil desconsiderando o que ocorre no Brasil. Ele assinou o acordo bilateral sem levar em conta que seus compromissos podem ficar velhos em dois minutos. Ou em duas delações premiadas. Quando terminar sua viagem, Temer retornará não apenas ao Brasil, mas à realidade de um país em que o próprio presidente é acusado de corrupção. É preciso reconhecer: mergulhados em escândalos, Temer e Putin são especialistas na matéria. No Brasil, a contribuição de Temer e do PMDB no combate à corrupção é revolucionária. A exemplo de outras legendas, o PMDB desenvolveu uma forma inconsciente de desnudar a corrupção. Desvenda os crimes praticando-os em proporções tão amazônicas que ficou impossível não perceber as pistasda mesma forma que, certamente não existindo corrupção na administração municipal aqui de Várzea Paulista, a opinião pública não entende porque falta medicamentos nas UBS, não termina a pista de caminhada no Mursa e nem o Centro Comunitário da Vila Real, etc ... Oremos!?

 

  • 21/06 – Passado o dia “infernal” de ontem, 20/06, que adia e prolonga o muito doloroso sofrimento aecista, claro que dentro do hoje complicadíssimo PSDB pelas decisões e indecisões no cerne do tucanato nacional, hoje está previsto mais um dia complicado no Judiciário entre os muitos que se vê a cada dia e a cada hora, e sem que seja possível perceber uma luz no fim do túnel político/judiciário. Segundo uns e outros, há conversas e artimanhas jurídicas demais, indecisões demais, demora demais, incertezas demais... Isso é péssimo principalmente para o eleitor, que sempre pensa ser só uma questão de tempo para tudo acabar em pizza. Bom, sabendo que Joesley Batista é o atual corruptor por excelência do Congresso Nacional, com todos seus “inocentes” congressistas eleitos pelo povo para os representar e, claro, com a GRANDE MAIORIA dos corrompidos de mãos dadas e abraçados ao corruptor, percorrendo todos níveis de poder de Brasília e dos estados até cada prefeitura e câmara municipal. Mas, claro, aqui em Várzea Paulista Deus está no comando e isso não acontece não é? Ou acontece? Tem ou não corrupto e corruptor aqui em Várzea Paulista? Pelo sim pelo não, não se sabe ao certo, se tiver é só especulação, mas pode ser que nem tudo seja como parece ser... Oremos!

 

  • Resultado de imagem para cabide de empregos20/06 – Ora... enquanto o STF decide se Aécio Neves será preso, ou não, sabe-se segundo uns e outros que, nestes quase 6 meses, o "novo" governo municipal aqui de Várzea Paulista está “funcionando” perfeitamente com o tanto de comissionados já contratados. Ou não? Pergunta-se na opinião pública se tem algum serviço público na cidade deficiente ou capengando por falta de pessoal, ou não, e com isso aparece a questão: Precisa MESMO contratar mais comissionados, aparentemente desnecessários, só para cumprir promessa de campanha, mesmo faltando dinheiro para compra de remédios para as farmácias das UBS? Como se explica a “necessidade” em contratar ex-vereadores e apoiadores ? Pelo sim pelo não sr. prefeito, essas perguntas não são só da opinião pública, é também e principalmente dos eleitores que votaram acreditando no “Rumo Certo”, mas... e então? Oremos, hoje e sempre!!!

 

  • Resultado de imagem para comissionado19/06 – Pois é... enquanto a fila de pré-comissionados , ou seja os candidatos a comissionados “prontos” para entrar para a administração pública aqui de Várzea Paulista, já com as entrevistas e exames médicos feitos e só aguardando a publicação no Diário Oficial do município, o Blog recebeu dias atrás o seguinte email: “Sobre o fato de semi analfabetos e/ou analfabetos funcionais amigos do governo, estarem na "caça" de diploma de ensino médio para conseguirem se dependurar na prefeitura de Várzea, não me parece ser de exigência legal. Mas se fosse obrigatoriedade apresentar atestado de antecedentes criminais e exame toxicológico, aí a coisa seria diferente!” Pelo sim pelo não, e então sr. prefeito? Oremos, para que o “Deus no comando” nos livre de todo o mal presente e futuro!

 

  • 16/06 - Então, está no site "O Antagonista": O Globo perguntou a Tasso Jereissati por que o PSDB permaneceu no governo, depois de ter sinalizado que pularia fora. Ele respondeu: “Não sei dizer o que aconteceu. Porque realmente houve uma mudança muito grande de discurso de alguns, entre a quinta-feira e a segunda. E eu não sei, porque eu, também, em determinado momento, percebi que havia uma mudança, sem entender o por quê”O jornal perguntou se o recado de Romero Jucá, ameaçando romper a aliança em 2018, pode ter influenciado. Ele respondeu: “Sim, pode ser. Mas quem estiver pensando em aliança para 2018 está vivendo um delírio. Até porque, no quadro de descrença que tem a classe política hoje é impossível prever - é até arrogância - achar que nós temos uma candidatura preferencial, que teria apoio deste ou daquele. Temos que pensar no Brasil hoje, para estarmos vivos no ano que vem. Acho que, se chegarmos lá vivos, será uma grande vitória”. Pelo sim pelo não, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem explicitado em várias entrevistas e comentários que está procurando uma "saída"... Oremos?

 

  • Resultado de imagem para moral enlameada14/06 – Pois é... enquanto o PT, PMDB, PSDB e outros partidos de menor expressão junto à opinião pública e eleitorado nacional permanecem no centro das atenções da polícia, justiça federal e meios de comunicação, com todos os seus políticos se declarando “inocentes”, “injustiçados” e “perseguidos” com todas as provas, gravações, testemunhas e etc. contra eles, inclusive uns dizendo que "tudo" é “armação”, ninguém merece ouvir isso, sentem que está chegando a vez de cada um deles ter o mesmo destino do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Bom, se for possível imaginar o MEDO instalado na mente e consciência de cada um deles desde o inicio da Operação Lava Jato em 2014, certamente será possível também ter uma noção de como conseguem dormir esperando pelo dia seguinte. acreditando na impunidade histórica da prática política corrupta em todos os níveis que, com raríssimas exceções, não conseguiram esconder. Os maiores reveses que podem esperar é ter a “moral” irremediavelmente enlameada e o “prestígio” irreversivelmente afundado na areia movediça que se permitiram colocar por escolha própria. Se em Brasília (congresso e presidência) e nos governos estaduais a maioria dos políticos perderam a noção de realidade política e jurídica, então nos municípios não é diferente em menor escala. Nas cidades, de modo geral, pode ser que seja só uma questão de tempo a justiça “pegar” uns e outros “políticos”, em mandato, que se acham muito “espertos”. Pelo sim pelo não, já pensou se o tempo estiver chegando no fim aqui em Várzea Paulista? Tem "político" dormindo bem? Oremos?

 

  • Resultado de imagem para militancia13/06 – Bom... mesmo parecendo estar “rachado”, o PSDB preferiu se desgastar ainda mais ao continuar apoiando o governo federal em nome da “governabilidade”, na mesma vidraça sendo apedrejada, e com Lava Jato, Polícia Federal, Ministério Público, Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria Geral da Republica, envolvendo diretamente os políticos e partidos na maior descoberta de corrupção no Brasil. Bom, após a reunião de ontem, 12/06, no diretório nacional em Brasília, viu-se que o PSDB não menciona nos comentários e discursos que PRECISA do apoio do PMDB, hoje vidraça sendo apedrejada, para tentar conseguir eleger o próximo presidente pelo partido em 2018. E porque precisa? Segundo avaliações de cientistas, experts, etc. em política nacional, é porque o PMDB e PSDB teriam JUNTOS o maior numero de prefeitos e, portanto, uma militância que pode decidir uma eleição. Claro, teriam também como aliados outros partidos que podem somar e aumentar nessa militância. Quanto a isso, foi com a militância, incluindo a dos aliados somado com a insatisfação popular na política nacional, que o PT conseguiu assumir o poder em 2004, mas precisou admitir o PMDB na base aliada para conseguir governar, certamente na base do “toma-lá-dá-cá”. Vejamos no quadro do link abaixo os números após as ultimas eleições para prefeito em 2016:

    Quadro dos prefeitos eleitos no 1º Turno em 2016

    Obs.: No 2º turno foram 57 os prefeitos eleitos em todo o Brasil.

     Pelo sim pelo não, perguntar não ofende: e o PSDB aqui em Várzea Paulista, é ou não diferente? Oremos?

 

  • Resultado de imagem para carregando porco12/06 – Então... historinha se espalhando via whatsapp:

    “O ladrão é preso com um porco ao sair do sítio da vítima.        

    O ladrão perguntou ao policial: como foi que me prendeu tão depressa?

    O policial: o vizinho denunciou, ele viu quando você entrou no sítio da vítima.

    O ladrão: então eu tenho de ser solto imediatamente, porque o porco que eu furtei ainda não estava nas minhas costas quando entrei no sítio, portanto não era parte da denúncia quando ela foi apresentada. Então se desconsiderarmos o porco, não temos roubo nenhum. 

    O policial deu uma porrada no meliante, enfiou ele no camburão e disse: tá pensando que isto aqui é o TSE, seu merda?!”

    Pelo sim pelo não, né?

 

  • Resultado de imagem para 4x3 no tse
  • 10/06 - Bom, com o “placar” de 4x3 promovido ontem pelo TSE, impondo na torcida brasileira a mesma sensação “inesquecível” dos 7x1 do Maracanã onde, segundo línguas injuriadas, o ministro do “desempate” que livrou a chapa Dilma/Temer da cassação, parece ter se conduzido como já era esperado na questão. O que ficou “inexplicável” foi o fato dele mesmo ter recolocado na pauta o pedido de cassação para que fosse apurado a corrupção e, quando o ministro relator apresentou o surpreendente quadro da política corrompida e empresários corruptores, o próprio ministro presidente do TSE foi contra o que ele mesmo exigiu na petição inicial. Ora, uns e outros lembram que o ministro tirou da prisão o banqueiro Daniel Dantas, o médico estuprador Roger Abdelmassih, o empresário Eike Batista, o operador Marcos Valério e outros presos envolvidos em “maracutaias”. Pelo sim pelo não, a charge abaixo no Blog de Josias de Souza, hoje às 00h22m, talvez possa explicar alguma coisa:

 

  • Resultado de imagem para jurista paschoal08/06 – Bom... Enquanto a jurista Janaína Paschoal comenta de forma ácida que o ex-prefeito de São Paulo   “viaja” na análise do impeachment de Dilma , conforme publicado no  Jornal do Brasil  , descascando impiedosamente a entrevista que o ex-prefeito deu à revista Piauí, estamos assistindo todo o mal-estar político provocado pela lambança da corrupção no Congresso Nacional, com atuações do Ministério Público Federal, Procuradoria Geral da Republica, Supremo Tribunal Federal, Operação Lava Jato e demais instâncias Jurídicas nacionais. Bom, agora está sendo a vez do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, entrar na cena para dar mais força ao rebuliço que estamos todos assistindo nos noticiários durante todo o decorrer dos últimos dias. Os momentos mais marcantes do relator do processo de cassação da chapa Dilma-Temer de 2014, foi o desmonte com competência do que supostamente já estaria “combinado” nos bastidores para que a chapa não seja cassada. Portanto, com discernimento, serenidade, sabedoria e coragem, raramente vistos em Brasília e em outras poucas partes do Brasil, aparentemente deixou exposta a face dúbia do presidente da sessão do TSE, o que pode tornar indecisos alguns ministros. Para quem não está inteirado do “duelo” entre o ministro Herman Benjamin e Gilmar Mendes, os pontos principais podem ser vistos no Jornal do Brasil. Pelo sim pelo não, no meio disso tudo, uns e outros entendem que o PSDB parece mesmo ter vocação para ficar no muro... do governo. Oremos!

 

  • 07/06 – Pois é! Enquanto no “vale de lágrimas” do congresso nacional, onde raros parlamentares assistem seus “colegas”, ô coitados, se afundarem enquanto se esperneiam como “inocentes” no fundo do poço de lodo que cavaram, temos aqui em Várzea Paulista uma “novidade” que quase “confundiu” a opinião pública . Além dos vereadores da câmara municipal estarem “aparecendo” nas redes sociais e jornais locais de todas as formas, certamente como “exemplos” de políticos que “lutam” pelos interesses da população, agora tem vereador com processos em andamento no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que, “de repente”, tenta parecer fazer parte do clube dos “salvadores da pátria”, tal qual os “políticos” do Congresso Nacional. Bom, uns e outros comentam que parece ter vereador “reivindicando” a “paternidade” do pedido e verba para Várzea Paulista aplicar na marginal. Só que quem fica mal na fita é quem está dizendo pois, segundo línguas injuriadas, digam o que disserem a emenda foi de autoria do deputado estadual Jr. Aprillanti, e não de qualquer um dos vereadores do Aglomerado Urbano de Jundiaí, e ponto. Ora, se qualquer vereador, ou apoiador, diz hoje que foi o precursor do pedido, é só olhar nas fotos do evento da assinatura da verba para ver que quem aparece nas fotos com o governador, e conferir quais assinaturas consta no Projeto. Pelo sim pelo não, isso lembra o vereador que cometeu o mico de dizer que foi ele que solicitou a lombada na rotatória da av. Duque de Caixas, na entrada do Jd Promeca, para ser desmentido logo a seguir. Pelo sim pelo não, parece mesmo que os políticos daqui são tão “políticos” quantos os de Brasília. Oremos irmãos e irmãs, Oremos...

 

  • 06/06 – Então, começa hoje... conforme o blog do Josias de Souza,  “o Tribunal Superior Eleitoral retoma hoje, 06/06, o julgamento sobre as irregularidades na campanha da chapa Dilma-Temer. Há no processo uma montanha de evidências de que o comitê vitorioso na disputa presidencial de 2014 utilizou verba roubada da Petrobras para se financiar. A despeito disso, o TSE flerta com a possibilidade de instalar no seu plenário um forno de assar pizzas. Neste julgamento, o TSE não decidirá apenas contra ou a favor de Temer e Dilma. Decidirá que tribunal deseja ser perante a história”. Pelo sim pelo não... Oremos!

 

  • 05/06 – Então, com a prisão do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, o homem da mala dos 500 mil reais, ô coitado, que fez com que a defesa dele se sinta “indignada” com a prisão de mais esse político “inocente”, certamente tão “inocente” como todos os outros “políticos” que garantem que são, é bom saber como são os pontos de vista da notícia transmitida pelos meios de comunicação, conforme mostra o vídeo abaixo, imaginando como seria no caso do “homem da mala”. Clique na imagem para assistir. Pelo sim pelo não, não é tal qual vemos em alguns dos comentários nas redes sociais? Oremos?

 

  • 03/06 – Pois é... Direita e Esquerda, dois lados das pretensas “ideologias” que deveriam ser de políticas praticadas em favor da população. Mas a verdade tem revelado outra coisa, e o que se vê na “prática” é a politicagem partidária em favor dos “políticos”,  “trabalhando” para tomar o pão nosso de cada dia ganho pelo trabalhador, que ainda pensa que os “políticos de sempre” são “honestos”, como pensam serem honestos a “quase” maioria dos cidadãos, mas que não são honestos como a minoria “insignificante” que não pratica corrupção de qualquer tipo e espécie. Nessa suposta e “inexplicável controvérsia” temos, tanto na Direita quanto na Esquerda, muitos indiciados e alguns presos se autoproclamando “inocentes” por serem “honestos”, mesmo existindo provas, gravações e tudo o mais. Ora, ninguém deveria cometer a hipocrisia de defender uma ou outra ideologia, e muito menos usar delas para fazer o que todos estão vendo, praticando corrupção por mínima que seja, e ainda se achar no direito de atirar pedra contra o “adversário”, sabendo que ambos os lados cometem a mesma corrupção e os mesmos crimes. Uns, outros e todos sabem que não há “santos”, “inocentes” e/ou “honestos”, o que há são políticos e pessoas em todos os níveis governamentais praticando corrupção federal, estadual e municipal em escala macrocósmica, da mesma forma que a grande maioria da população pratica no dia-a-dia em escala microcósmica. Então... não seria propício às ideologias, de Direita e de Esquerda, e de Centro, aproveitarem o momento político/judicial atual para assumir os erros e aprender praticar a Política sem corrupção e a Justiça? Pelo sim pelo não, Oremos irmãos e irmãs! Quase todos somos corruptos de uma forma ou de outra: é só mentir...

 

  • 02/06 – Então... contrariando o que os “opositores” estavam dizendo nas redes sociais, que queriam “ver” na prática o resultado das emendas do deputado estadual Jr. Aprillanti, foi assinado ontem no Palácio dos Bandeirantes, 01/06, a 1ª delas pelo governador do Estado Geraldo Alckmin, destinando R$ 350 mil reais à Várzea Paulista para aplicação no asfalto, drenagem e defensas na marginal do Rio Jundiaí, inclusive com a presença do prefeito aqui de Várzea Paulista, o maior interessado na verba. Confirmando o que deputado antecipou no Opinião 760 do Blog dia 31/05, o governador Alckmin também já assinou a Lei que contempla inicialmente 20 cidades como Município de Interesse Turístico Estadual, entre elas Jundiaí. Bom, com apenas 5 meses de mandato parlamentar, o deputado Jr. Aprillanti está inevitavelmente surpreendendo o meio político do AJU, Aglomerado Urbano de Jundiaí, divulgando, como uma prestação de contas diária, suas continuas ações parlamentares junto aos interesses da região, além de interagir com as demais cidades do Estado de S. Paulo. Isso inevitavelmente deve mudar as estratégias dos demais interessados em disputar para deputado estadual no próximo ano, em um terreno regional eleitoral que está sendo diligentemente conquistado pelo deputado Jr. Aprillanti. Ora, a opinião pública observa que a política do deputado é diferenciada, mais próxima e voltada para a população, ao contrário do muito bem conhecido “modo de atuação” da política de sempre. Pelo sim pelo não, embora uns e outros apoiadores estejam se mantendo discretamente na postura de dar “tempo-ao-tempo”, já se comenta que o PSDB pode estar perdendo a posição de partido cobiçado para tender a ser o maior perdedor na disputa 2018 no AJU, Aglomerado Urbano de Jundiaí, e região, incluindo o que acontece também a partir de Brasília. Oremos?

 

  • 01/06Opa! Parece que finalmente a questão da falta de medicamentos aqui em Várzea Paulista saiu da fase dos comentários, está se mobilizando e deve se tornar um Movimento Contra a Falta de Medicamentos nas farmácias das UBS. A mobilização está programada para acontecer na frente da prefeitura dia 06/06 às 14h, conforme vídeo ao lado (clicar na foto para assistir) postado no Facebook dia 30/05. Claro, além do “imbróglio” do cemitério, dos comentários dos diplomas de 2º grau supletivo na admissão de comissionados, e talvez outros “imbróglios” e “incêndios” abafados, a Manifestação no dia 06/06 deverá ser mais uma contrariedade irritante para este atual governo que havia prometido acabar com a falta de remédios durante a campanha eleitoral de 2012 para vencer as eleições. O atual prefeito venceu e assumiu o governo municipal em 01/01/2013, mas a falta de medicamentos se agravou e ficou muito pior de quando era o governo do PT. Segundo uns e outros, inclusive da própria base aliada, não se entende a INEXPLICÁVEL FALTA DE MEDICAMENTOS nas UBS, que já parece ser como uma “doença” enraizada e incurável nesta administração e que o Blog vem denunciando desde 2013. Bom, agora que acabou o mês das noivas, vamos entrar no inverno 2017 neste mês de junho, mês das festas juninas, para ver se acontece alguma coisa de positivo nesta questão! Pelo sim pelo não, Oremos por quem precisa dos medicamentos, porque se depender do governo municipal fica do jeito que está, certamente com anuência dos vereadores e mesmo com “Deus no comando”... 

 

  • 30/05 – Ora ora, continua circulando “firme”, “forte” e “escandaloso” nos bastidores, dentro e fora do governo municipal, os comentários sobre “um monte” de gente “comprando” Diploma do 2º grau que, segundo especulações generalizadas, apontam para a Escola Anna Vasquez EAD Supletivo em Jundiaí (a de porta amarela na imagem do Google), serviria para ser admitido como comissionado neste atual governo municipal aqui de Várzea Paulista, com salário de cerca de R$ 2.000,00/mês, sendo alguns em cargos de chefia. E tem mais... segundo uns e outros, muitos desses “candidatos” não sabem sequer fazer as 4 operações aritméticas e mal conseguem escrever o português de forma inteligível. Não seria o caso de denuncia no Ministério Público? Por outro lado, comentários, com sintomas de contrariedade de origem insuspeita, deixam entrever que até vereadores não reeleitos serão admitidos no governo, dos quais um parece já ter feito “integração” para ser nomeado, e uma outra com experiência em venda de leite fermentado com Lactobacillus casei Shirota em residências, também com 4 anos como vereadora apoiando o governo municipal, e da qual especula-se que deverá assumir o almoxarifado da prefeitura... E mais, comenta-ser também que tem “motorista” dirigindo veículos da prefeitura sem ter carteira de habilitação, como por exemplo: ajudante geral “dirigindo” ônibus escolar e retroescavaderia, carpinteiro “pilotando” kombi, etc... Claro que “nada disso” deve ser “verdade”, de jeito nenhum, e que certamente não passa de gente “maldosa” e “invejosa” que não tem o que fazer falando mal da administração responsável pela “Gestão”, que supostamente apontam para a Infraestrutura, mas que “ninguém” sabe ao certo. Inclusive comentam invariavelmente nos bastidores, claro que com semblante de falta de duvidas, que talvez o “pessoal” de Várzea Paulista seja tão “inocente” quanto o “pessoal” de Brasília, tanto na equipe executiva quanto no legislativo, segundo línguas mordazmente injuriadas. Pelo sim pelo não, vai saber... Oremos caríssimos... Oremos, muito mesmo, pois “inocência” demais pode não convencer mesmo com Deus no comando...

 

  • 29/05 – Bom... enquanto a administração municipal parece estar no “impasse” aguardando como vai terminar o "misterioso" escândalo do cemitério, em andamento no processo judicial em segredo de justiça que, “inexplicavelmente”, a imprensa escrita local continua sem comentar nada nas duas últimas edições semanais, tem uma publicação no Facebook denunciando que o governo municipal de Várzea Paulista está “sem recurso financeiro” para comprar fraldas e cadeira de rodas para uma criança, da mesma forma que “não tem dinheiro para acabar com a falta de medicamentos”, mas tem para contratar comissionados com salários muito bons. É o que a opinião parece não entender... E mais, o Blog recebeu email com outra questão rolando nos bastidores do governo: “Há tempos atrás saiu comentários de que a ...... ......, que fraudou o Bolsa Família de Várzea, estava ameaçando ....... ...... Ou ela retorna para prefeitura ou ela entrega tudo e todos. Agora, há quem acredite que retornará. Tem gente que está esperando a publicação da portaria de sua nomeação na imprensa oficial que sairá amanhã no site da prefeitura.” Bom, segundo os bastidores essa ex-funcionária é para estar sendo investigada em sindicância da prefeitura, e aparentemente não deveria ser nomeada a qualquer cargo no atual governo. Pelo menos é a informação que se tem, e que pode ser imoral e muito estranho um governo, que é para ser sério, nomear quem está sendo investigado pelo próprio governo municipal segundo uns e outros. Mas, pelo sim pelo não, e de qualquer forma, o governo municipal deve saber o que está fazendo, e como sempre dizendo a “verdade”, não é?... Oremos?

 

  • 26/05 – Comentário recebido via WhatsApp, enviado por filiado petista (ficamos surpresos) sobre seu ponto de vista de “esquerda e direita”. Vejamos:“Até hoje nunca vi um rico que não quisesse mais dinheiro. A definição de Direita e Esquerda, simplesmente é uma divisão entre quem governa e quem está sendo governado, quem tem o poder e quem irá brigar para ter o poder. E nessa disputa e alternância de poder, a massa popular é manipulada pelos meios de comunicação que levam até a população somente aquilo que lhe convém, ou seja, se seus interesses estão sendo atendidos pela direita, a esquerda tem uma rejeição e é culpada pelos insucessos da governabilidade. A partir do momento que a Direita fecha a torneira de recursos para os meios de comunicação, de uma hora para outra a Esquerda passa a ser assediada e incitada a fazer uma oposição ferrenha à Direita. Resumindo, o poder é um tanto que utópico, já que nessa suposta Democracia os meios de comunicação tem tanto poder que, antes mesmo do acusado ser acusado, as manchetes dos jornais e telejornais nos surpreendem com notícias que entrarão para nossa história. Na Ditadura os meios de comunicação eram controlados, hoje eles controlam a Democracia.  Aqui voltamos aos idos de 1970 onde existiam 02 partidos Arena e MDB, traduzidos hoje em PT e PSDB, então não mudou muita coisa, somente a definição da mídia para esses grandes partidos e a abertura que essas duas facções (facções sim porque são bandidos) para que pessoas não tão bem sucedidas profissional e  financeiramente viessem reforçar o time nessa brincadeira de cabo de guerra.” Bom, no tal cabo de guerra do “tudo por dinheiro”, e pelo sim pelo não, isso certamente não isenta quem está no muro (indecisos) e os que “não ligam” para política, mas que votam... Oremos!

 

  • 23/05 – Então... quando dizem que Várzea Paulista tem alguma coisa de terra de “ninguém”, com um governo executivo e legislativo fazendo-de-conta-que-representam a população, isso pode ser verdade em boa parte... um exemplo disso é a empresa de ônibus de transporte coletivo municipal e regional estar informando aos usuários idosos que, para usar o transporte gratuitamente, tem que ir até a empresa para ser feito um  “Cartão Idoso” apenas para quem tem 65 anos e acima. Bom, como a regra geral diz que quem tem 60 anos e acima pode usar o transporte público gratuitamente, como é em Jundiaí e na CPTM bastando apresentar documento, então pode ser que seja arbitrário essa decisão da empresa de ônibus municipal e regional. Na duvida, consultamos o vereador Mauro Aparecido sobre essa questão, e ele nos enviou copia da Lei Municipal nº 1.798, de 04 de julho de 2.005 que define que idoso acima de 60 anos pode usar gratuitamente o transporte coletivo, conforme consta no Art. 1º Fica estendido às pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos o benefício previsto no art. 39, da Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2.003, assegurando-lhes a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.” O mesmo vereador também fez pela câmara municipal a  Lei Municipal nº 2.295, de 29 de agosto de 2.016 , que especifica no Art. 1º: “Os condutores de veículos utilizados para prestação do serviço de transporte coletivo do município de Várzea Paulista, no período das 22h00 às 5h00, deverão possibilitar o desembarque de passageiros de sexo feminino, idosos acima de 60 (sessenta) anos e pessoas com deficiência, em qualquer localidade de seu itinerário regular que permita o estacionamento, ainda que não seja ponto de parada obrigatória.” Pelo sim pelo não sr. prefeito, que acontece? Os fiscais da prefeitura não deveriam estar fiscalizando isso? Oremos?

 

  • 22/05 – Pois então... enquanto as chamas do inferno astral consome, praticamente sem exceções, o circo apocalíptico do Congresso Nacional com seus políticos “honestos e inocentes” que não sabem de nada, eleitos pelo povo claro, tem coisas que só acontece aqui na câmara municipal de Várzea Paulista. Seguinte: o governo municipal tem os dias de “ponto facultativo” no decorrer do ano, nos quais os funcionários públicos não precisam trabalhar, ao contrário das empresas que raramente concedem folga aos funcionários, e agora a câmara municipal pretende que o funcionário público também tenha folga no dia do aniversário, conforme consta na pré-pauta da sessão pública de amanhã, dia 23/05, mas talvez nem entre na pauta... Os vereadores já não deviam ter feito uma C.E.I., Comissão Especial de Inquérito, para investigar o que se passa na questão do cemitério? Ou isso não é importante e agora podem propor mais essa questão em nome da representação em nome da governabilidade? Bom, o governo municipal também tem seus rompantes que não convencem o funcionalismo público, como por exemplo continuar impondo o reajuste salarial em 2 parcelas (2,08% em maio e 2,0% em julho), usando os mesmos argumentos de que não tem dinheiro, que a arrecadação está baixa, etc, e acertando com o novo sindicato que negociou e aprovou a proposta do governo por 30 votos a favor e 10 contra na Assembleia, de novo com baixíssima participação dos servidores, conforme consta no áudio correndo solto nos grupos WhatsApp que diz não haver duvida de que o sindicato está do lado do governo. Pelo sim pelo não, o governo, legislativo e executivo, estão no Rumo Certo? Ou não? Oremos?

 

  • 19/05 – Então... o conteúdo do áudio divulgado pelo STF parece não coincidir exatamente com o que foi descrito no jornal O Globo, segundo uns e outros “experts” de plantão. Bom, um dos sintomas da gravidade da devastação da delação da JBS é os advogados de Eduardo Cunha estarem abandonando sua defesa, já que sua delação aparentemente não teria mais o efeito esperado se tivesse sido feito antes de quinta-feira, 17/05, e que talvez não interesse mais à Lava Jato. E já que delação tem sido o prato do dia político dos últimos tempos, neste Apocalipse da “ilha de Brasília”, hoje deve surgir novos áudios e documentos da imoralidade e corrupção política que a JBS denunciou à Polícia Federal, e que, segundo Eliane Cantanhêde do jornal O Estado de S.Paulo deve cair no colo do ex-presidente Lula, Dilma, Renan Calheiros, José Serra e/ou de algum outro. Isso certamente pode levar a supor que o ex-diretor do cemitério aqui de Várzea Paulista pode muito bem fazer sua delação do que possa saber de malfeitos do governo municipal, se é que sabe e se existem... Existem? Ou não? Pelo sim pelo não, enquanto isso línguas afiadas dizem que a música “Vossa Excelência” dos Titãs pode voltar a estar nas paradas... Oremos?

 

  • 18/05 – Se ontem foi um dia terrível para a política nacional, hoje assistimos nos noticiários o amanhecer turbulento com a operação contra o senador Aécio Neves, destruindo e enlameando avassaladoramente a praia do PSDB que era para ser a esperança política do Brasil. Quanto a isso, já se comenta que o PSDB não é mais o partido mais cobiçado do Brasil, pelo contrário... junta-se ao PT e ao PMDB, como mencionado hoje no Jornal do Brasil. Com a notícia da bomba da gravação da JBS explodindo no colo do presidente da republica e do senador, o que pensar do governo brasileiro permeado de políticos eleitos pelo povo envolvidos em corrupção em todos os níveis? Como confiar em representante eleito para fazer o que fazem comandando o país, os estados e as cidades? E mais, as perguntas que parecem não ter resposta são: “Porque?”, “E agora, o que mais tem?”, etc... Já aqui, no microuniverso político de Várzea Paulista, rolou uma “fervorosa” de troca de whatsapp em vários grupos dentro e fora do governo municipal, incluindo um áudio, comentando que o ex-diretor do cemitério foi parar na Delegacia de Policia, provavelmente em condução coercitiva, após busca e apreensão em sua casa, certamente atiçando o imaginário de uns e outros. Bom, vemos que a cada dia que passa “explode” uma coisa ou outra para desvelar ainda mais a doença política, crônica, imensurável e profunda consumindo o poder, que o próprio povo elegeu para comandar o destino de todos, implicando desde o presidente da republica até o mais simples vereador de uma cidade, coisa de 1890 políticos conforme registra o “O Antagonista”. Mas, claro, enquanto não se apresentar provas reais e cabais de culpa todos são inocentes, como eles mesmos pregam serem inocentes e, essa a pior parte, tem quem acredita neles e ainda defende de corpo de alma. Se as provas agora são incontestáveis, lamentavelmente uma frase atribuída ao ex-presidente da França, Charles de Gaulle, nos anos 60, pode ser lembrada hoje como atual: “O Brasil não é um país sério”. Entretanto a história relata que quem disse essa frase foi o diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho, referindo-se certamente à “guerra da lagosta” do Brasil com a França na época. Pelo sim pelo não, se o Brasil não é um país sério, que país é esse? O que dizer hoje? Oremos? 

 

  • 17/05 – Bom, acompanhando a questão do “imbróglio” do cemitério municipal aqui de Várzea Paulista, o Blog recebeu ontem informações que indica parcialmente como toda a questão teve inicio e em que ponto se encontra atualmente, e nas quais declara que o governo municipal é vitima no processo:

    - 29/03: A gestão de Finanças recebeu denuncia sobre possíveis irregularidades na administração do cemitério e encaminhou ao Jurídico da prefeitura para verificação.

    - 30/03: O denunciante foi convocado e se apresentou no Jurídico para esclarecimentos. A seguir o ex-diretor do cemitério foi chamado para dar explicações quanto à denúncia.

    - 03/04: o ex-diretor do cemitério entra de férias

    - 05/04: o jurídico instaura sindicância, conforme Portaria nº 21.964 de 05/04/2017, publicado no Diário Oficial do Município nº 207, página 6, dia 02/05/2017, para apuração de supostas irregularidades na administração do cemitério.

    - 06/04: o jurídico aciona o Ministério Público e a Delegacia de Policia.

    - 24/04: o governo municipal exonera o ex-diretor do cemitério.

    Com todas essas informações, parece que atualmente o processo está em andamento em segredo de justiça, e agora é aguardar a conclusão e decisão do provável Inquérito Civil. Entretanto, e pelo sim pelo não, há especulações de que tudo começou com uma denuncia anterior ao MP que, logo que o governo municipal foi notificado, desencadeou todo o atual processo de apuração de irregularidades na administração do cemitério, como também há um outro áudio do ex-diretor do cemitério se desculpando com a Gestora Municipal dos Assuntos Jurídicos... Oremos? 

 

  • 16/05 – Então... enquanto a agenda de trabalho do deputado Jr Aprillanti tem se mostrado intensa e já apresentando resultados práticos iniciais para o Aglomerado Urbano de Jundiaí, Várzea Paulista e Região, muito divulgado nas redes sociais e meios de comunicação, enfocando e transmitindo suas ações e a imagem de parlamentar muito dedicado e atuante na Assembleia Legislativa de São Paulo em pouco mais de 4 meses de mandato, parece que o “fogo crematório da feira do rolo do cemitério” está se alastrando por todo o governo, onde muitas “especulações”, “avaliações”, “temores”, etc e “outras conversas”, em que pese o governo não ter afastado do cargo os “supostos” envolvidos no escândalo do cemitério, já começam aparentemente a fazer seus irreversíveis estragos no “andar de cima” apesar dos esforços para tentar apagar o “incêndio”.  Ora, “ninguém” sabe se isso é mesmo verdade, claro, mas já corre boca-a-boca o comentário de que a gestora executiva  dos assuntos jurídicos do governo municipal (antes era secretário adjunto), deve assumir a gestão municipal de assuntos jurídicos (antes secretária), e se ouve nos bastidores  que o gestor municipal da infraestrutura será substituído por outro gestor municipal. Outros 2 gestores, supostamente envolvidos por terem atendido a pedidos “superiores”, certamente podem ter alguma chance de escapar da contaminação do escândalo do cemitério. Entretanto... o “boato” mais acintoso é que a equipe executiva do governo municipal já está providenciando uma porta corta-fogo, como medida “preventiva”, no acesso ao gabinete do prefeito que, da mesma forma que os jornais locais, não deve estar sabendo de nada mas, e não se sabe ainda como, certamente está tranquilo com Deus no comando do fogo revelador, purificante e saneador deste “imbróglio”... Pelo sim pelo não, a pergunta da opinião pública é: e os vereadores quanto a isso, vão fazer de conta que o problema é do prefeito e "lavar as mãos"? Oremos? 

 

  • Resultado de imagem para cemitério15/05 – Bom, apesar dos comentários nos bastidores “avaliarem” que o governo municipal tenta “abafar” o imbróglio do cemitério, a opinião pública já sabe de “tudo” a ponto de ser postado nas redes sociais até mesmo o “suposto” envolvimento de 2 gestores municipais. Isso é  muito grave e, segundo uns e outros, o governo deveria tomar uma atitude técnica afastando TODOS os envolvidos no agora chamado de “escândalo do cemitério”, ou corre o risco de também estar implicado se estiver fazendo “vista grossa” para “proteger” os gestores, aparentemente tentando tapar o sol com peneira, principalmente se for verdade que o governo está se “esforçando” para responsabilizar só o ex-diretor do cemitério. E mais, línguas afiadíssimas comentam que qualquer governo sério e comprometido com a verdade já teria afastado os gestores desde o inicio do ano, quando o imbróglio já rolava nos bastidores e começou a chegar na opinião pública. E vai ficar ainda pior, uma vergonha municipal dizem uns e outros, se os vereadores não fizerem uma CEI, Comissão Especial de Inquérito, para apurar TUDO sobre isso. Aliás já tem comentários, dentro e fora dos bastidores, de que os vereadores já fizeram acordo com o governo em troca de cargos para também fazerem “vista grossa”. Claro, isso não deve ser verdade, pois se fosse então para que serve uma câmara legislativa que deveria fiscalizar o governo? Pelo sim pelo não, nenhum dos jornais locais publicou matéria a respeito até o momento, e a pergunta na opinião pública é: não sabem de nada mesmo? Até a TV sabe... Oremos?

 

  • 13/05 – Enquanto o “suposto imbróglio” do cemitério municipal saí dos bastidores para cair no domínio público, mesmo sem qualquer jornal ainda não ter noticiado, talvez porque não sabem de nada, temos hoje que o forte do cardápio das denuncias da Lava Jato continua sendo o prato-do-dia político, tanto no café da manhã, almoço, lanche/chá da tarde e janta, com as inusitadas opções de pratos quentes das operações e os surpreendentes pratos frios das delações “premiadas”, o brasileiro, de modo geral, parece já encarar tudo isso com certa “naturalidade. Ora, o que certamente surpreende mais o desavisado/distraído? Seria a suposta “inocência” de todos os acusados, mesmo estando envolvidos nas denúncias, incluindo os que promovem as maracutaias denunciadas, e que ainda tem a “simplicidade e facilidade” de poderem dizer que “não sabem de nada”, “não é verdade”, ou ainda “todos sabem da minha honestidade e integridade”?... Bom, pode-se perguntar também se seria apenas uma questão de “simpatia” do eleitor pelo político, ou se é mais fácil acreditar nos discursos que “sensibilizam” os eleitores, mesmo nunca cumprindo nenhuma das promessas para se eleger, etc... Ora, o que tem de político “inocente”, “integro”, “honesto” e “perseguido” em Brasília, nos estados e nos municípios, certamente já deve fazer inveja a qualquer país neste nosso modesto Planeta Terra, talvez em todo o Universo. E mais, segundo os políticos, todos os brasileiros devem dar “graças a Deus” porque eles “trabalham” pelo bem do país e da população, e “exemplos” não faltam: a Lava Jato é uma prova disso. Pelo sim pelo não, a dúvida pode acabar sendo o “graças a Deus” ou, como no caso aqui de Várzea Paulista em que todos podem ficar tranquilos porque “Deus está no comando”, provavelmente “mal interpretado” pela opinião pública e pelo eleitorado, como no caso do “suposto” imbróglio no cemitério da cidade que, segundo uns e outros, movimentou o tanto de pessoas e advogados no gabinete do gestor municipal da infraestrutura... Oremos? 

 

  • 10/05 – É hoje o dia do depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Moro, “ansiosamente” aguardado! Bom, segundo se sabe, e comentado extensivamente pelo jornalista e ancora do jornal da Band, Ricardo Boechat, e por vários outros experts em direito e jornalismo, trata-se APENAS de um depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Moro! Nada mais que isso! Então porque a “pressão” da militância em Curitiba neste primeiro depoimento? Tentar mostrar “força” neste momento não complica o status político do ex-presidente? Bom, não sabemos... mas, aqui em Várzea Paulista a questão do cemitério começa mostrar força nas labaredas do fogo crematório, principalmente agora que o áudio do whatsapp do ex-diretor enviado para a Gestora do Jurídico do governo municipal, onde é citado nominalmente o Gestor da Infraestrutura, já “escapou” das fronteiras dos bastidores, se espalhou na opinião pública, se alastrou por toda a cidade e, aparentemente e principalmente, pode estar indo de forma inexorável na direção do governo municipal. Bom, se fosse só isso, o tempo iria certamente diluir mais esse escândalo nos dias que se seguem até cair no esquecimento, mas já entrou no folclore municipal. Mas não é só isso! Embora “ninguém” do governo já tenha feito denuncia no Ministério Público, uns e outros comentam que outra denuncia também foi ou será apresentada no MP, contendo o(s) áudio(s) do ex-diretor e as explicações que disponibilizamos neste Sinal de Fumaça dia 05/05, certamente para que a justiça seja criteriosa, consistente e AMPLA o suficiente para não deixar nada em branco, e nem permitir “escapar” qualquer um dos supostos envolvidos, direta ou indiretamente. Ah! Não se sabe se a câmara municipal vai “investigar” essa questão, ou se já “negociaram” com o governo municipal para continuar mantendo a governabilidade, já que na sessão pública de ontem não teve abordagem da questão. Pelo sim pelo não, é o que se tem para HOJE... Portanto, Oremos! Supliquemos ao Senhor a Verdade que liberta!

 

  • 09/05 – Então... o deputado estadual Jr Aprillanti inaugurou seu escritório político aqui em Várzea Paulista no último sábado, dia 06/05, no 2º andar do prédio em frente ao hospital municipal e à prefeitura. O evento contou com a presença de muitas pessoas, que inclusive lotou o local. Segundo Jr Aprillanti, o escritório foi instalado para prestar atendimento facilitado à população varzina, afinal, as pessoas a partir de agora não precisarão se deslocar até Jundiaí ou até seu gabinete na Assembleia Legislativa em São Paulo, para apresentar suas demandas e necessidades. A entrada fica em frente ao prédio do hospital municipal. Ora, isso facilita o acesso da população de forma participativa na cidade com o deputado, com o escritório já aberto e disponível à população. Em breve, o deputado irá anunciar nas redes sociais os dias em que estará atendendo pessoalmente neste novo escritório. Pelo sim pelo não, parece que o deputado está fazendo o que muitos políticos deveriam estar fazendo: atender pessoalmente o povo e eleitores... Oremos! Para que se cumpra...

 

  • 08/05 – PCdoB na base aliada do governo municipal aqui de Várzea Paulista? Bom... comentários nem um pouco secretos dão conta que tudo o que o governo municipal “vendeu” como “oposição malvada”, na campanha eleitoral 2016, não passou de uma “farsa” só para vencer as eleições... Vejamos: a cidade toda é testemunha que, durante a campanha eleitoral, a coordenação e militância da aliança do governo para reeleição do prefeito insuflou intensamente nas redes sociais que o PT estava aliado ao PSB para vencer a eleição e voltar comandar a prefeitura, impondo medo e rejeição no eleitorado, e isso incluiu o PCdoB que também estava na coligação do PSB. Bom, uns e outros dizem que na “guerra” pelo poder isso foi uma estratégia para que o candidato do governo parecesse ser o único candidato do “bem”, carimbando os adversários como sendo “malvados”. Aparentemente funcionou, e a “oposição malvada” perdeu a eleição para a “coligação do bem”, que continua governando a cidade no atual mandato. Até aí tudo bem e perfeitamente compreensível, mas... não é bem o que acontece HOJE! Comenta-se nos bastidores que o governo municipal “resolveu” ampliar a base aliada do governo e está em negociações para que o PCdoB participe da administração municipal. Ora, se o PCdoB fazia parte da “oposição do mal” na coligação com o PSB e PT, então porque o governo quer o PCdoB na base aliada? Segundo uns e outros, é porque o governo não tem “ninguém” com experiência e competência para fazer funcionar a Gestão de Cultura e Lazer, coisa que o PCdoB fez muito bem no mandato anterior do governo de Jundiaí. E mais... especula-se nos bastidores se o governo quer “esvaziar” a “oposição” para não ter concorrência na disputa da prefeitura em 2020, portanto estariam se garantindo desde já. Mas também não é só isso... tem a disputa para deputado estadual ano que vem. Pelo sim pelo não, a pergunta "secreta" nos bastidores é: o atual prefeito de Várzea Paulista quer ser candidato para deputado estadual? Ou não? Oremos caros eleitores... Oremos...

 

  • 05/05 – Ora... dia 20/04 este Sinal de Fumaça abordou a provável existência de “problemas” na administração do cemitério aqui de Várzea Paulista, mas que hoje aparentemente apresenta proporção mais séria e grave do que se podia avaliar, e pior: podendo estar chegando nas fronteiras do que se pode chamar de “escândalo público municipal”. Segundo uns e outros, por mais que o governo procurasse “abafar” essa questão, talvez para "proteger" um gestor municipal do 1ºescalão, comenta-se nos bastidores que o governo entrou, ou vai entrar, com representação no Ministério Público para tentar “preservar” o prefeito, medida que pode ser inócua já que é o prefeito quem responde por tudo. Bom, se fosse só isso certamente ninguém se incomodaria... mas não, o ex-diretor do cemitério foi exonerado do cargo conforme Portaria nº 22.003 publicada na página 6 do Diário Oficial do Município no dia 02/05/2017. Com isso, comentam que o ex-diretor já deve ter ligado o ventilador do acontecido, cujos respingos devem atingir diretamente o gestor municipal responsável (antes era secretário), conforme um suposto áudio que parece estar circulando no Whatsapp, dentro e fora do governo municipal. Comentários ácidos nos bastidores e nos corredores da prefeitura deixa entrever que a questão começou com uma suposta denuncia, e a partir de então “vazou” e comentários adversos logo ganharam força e passaram a circular em todos os bastidores. Especula-se que uma provável sindicância interna deve ter sido aberta e, resumidamente segundo uns e outros, parece estar mais para um imbróglio entre o governo (leia-se o gestor municipal) e o ex-diretor. O interessante é que 4 vereadores, depois de mensagem do ex-diretor a um deles,  “finalmente” souberam do “problema”, foram até o cemitério e postaram foto no local informando que vão apurar o que se passa. Vai ter Comissão Especial de Inquérito na câmara, ou mais uma “negociação” em nome da governabilidade? Pelo sim pelo não, o Blog contatou o ex-diretor que enviou Nota de Esclarecimento de sua parte, e que pode ser baixado e visto clicando aqui... Oremos, Oremos e Oremos!

 

  • 04/05 - Pois é... como pôde ser comprovado na sessão pública de terça-feira, 02/05, na câmara municipal, o “grupo dos 6” da “oposição com responsabilidade” tentaram votar o Projeto de Lei que reajustaria (equiparação) os salários dos assessores dos vereadores, mas não conseguiram porque era necessário 6 votos para aprovar. Bom, como o presidente do legislativo só vota em caso de empate, e o vereador em convalescênça não compareceu na sessão, portanto a votação ficou 5 a 4 evitando a aprovação do PL. De qualquer forma o PL não pode mais voltar na pauta este ano e, pior, os vereadores do “grupo dos 6” parece ter caído em desgraça perante a opinião pública que, sem entender porque fizeram questão de colocar na pauta, com anuência do presidente da Casa de Leis, em meio a crise política, social e moral sem precedentes no País, esconjurou todos eles. Um trecho na frase da postagem no Facebook sociais ontem, 03/05, no grupo Democracia em Várzea Paulista, parece ser claro o sentimento de revolta da opinião pública: “...através da atitude que tiveram ontem na câmara mostra que são covardes pois qdo a População estava lá não tiveram coragem de votar ... enquanto isto o povo sofre com escolas abandonadas ...ruas abandonadas ....saúde abandonada ...Gostaria de ver vocês votarem por um salário mínimo para vocês .....Vergonha esta câmara de Várzea Paulista”. Segundo uns e outros, o "grupo dos 6" já deve fazer parte dos vereadores de um mandato só, tal qual aconteceu com alguns do mandato anterior. Pelo sim pelo não, a questão é: eles se importam com a opinião pública e eleitores? A opinião pública se importa, e são eleitores! Oremos... 

     

 

  • 03/05 – Então, circula via whatsapp uma preocupação de municípe sobre a camara municipal, mais precisamente sobre vereadores que se esforçam para "aparecer" no Facebook, segundo consta no comentário: "Parece que está despontando vereador de um mandato só aqui em Várzea Paulista. Quem é ou são não importa, mas tudo indica que tem, e a suspeita pode recair sobre os que estão se preocupando muito em aparecer nas fotos e vídeos publicados nas redes sociais que, aliás, não tem nada demais se isso for admitido apenas como uma forma de se fazer conhecido pelo eleitorado de toda a cidade, ou até procurando tentar justificar ter sido eleito pelos que confiaram a ele seu voto em 2016. Entretanto, a suspeita fica ainda mais acentuada quando parece ter sido pego no contrapé, ou seja: quando diz que uma ação foi feita por ele, só que não... No caso da lombada feita em rotatória, um vereador se apressou em agradecer ao Trânsito por ter sido atendido no pedido, só que não teve pedido ou a ver com ele. Aparentemente, no afã de mostrar serviço, certamente foi excesso de pressa ou falta de atenção. De qualquer forma, o eleitor se importa mesmo é ver que o vereador está agindo como vereador, fiscalizando o executivo e aprovando leis municipais justas e de interesse da cidade e da população, pois para isso foram eleitos." Pelo sim pelo não, a estratégia do afobado descuidado geralmente acaba virando contra ele, que acaba não se reelegendo... Oremos? 

 

  • 02/05 – Então, passada a greve e as manifestações promovidas pelas centrais sindicais neste feriado que terminou ontem, 01/05, a vida continua, de certa forma turbulenta, com o que o Congresso Nacional anda fazendo “em nome do povo para o povo”. A Pauta complicada desta semana em Brasília deve ser o projeto da Reforma de Previdência Social. Aqui em Várzea Paulista, o governo municipal abre hoje às 10h “negociações” com o Sindicato dos Servidores Públicos, para tratar do reajuste salarial previsto no dissídio 2017 e outros itens do interesse da classe. A novidade deste ano está na nova direção do sindicato, da qual os servidores parecem estar com desconfianças nas negociações. A expectativa está no “limbo” para saber como vai ser, e quando e como vai terminar. Se for avaliado que o caixa financeiro do governo municipal pode estar raso e minguado, as negociações podem tender a ser muito difíceis e decepcionantes. Pelo sim pelo não, se nem tudo parece ser o que parece ser, então... Oremos!

 

  • Resultado de imagem para greve28/04 – Enquanto o circo político de Brasília continua na prática do seu espetáculo nacional aprovando projetos de Lei antes da “greve geral” de hoje, particularmente a Reforma Trabalhista, Abuso de Autoridade e o Fim do Foro Privilegiado para autoridades (exceto para os presidentes da Republica, do Senado, da Câmara Federal e do Superior Tribunal de Justiça), os brasileiros esperam agora como vai ficar a Reforma da Previdência Social. Segundo jurista sindical, comentando sobre a Reforma Trabalhista, aparentemente o trabalhador não será prejudicado da forma como estão divulgando, onde o maior perdedor parece não ser o trabalhador e sim os sindicatos que podem deixar de arrecadar cerca de R$ 3,5 bilhões anuais do imposto sindical, descontado do salário dos trabalhadores, conforme o R7 Noticias. São 8 as centrais sindicais (CUT, UGT, CTB, Força Sindical, CSB, NCST, Conlutas e CGTB), e são elas que estão organizando a greve conforme o site Época Negócios. Entende-se que sem a arrecadação do imposto sindical obrigatório, que passa a ser opcional para o trabalhador, os sindicatos deverão lidar com a nova realidade trabalhista atuando mais próximo dos trabalhadores, inclusive para a própria sobrevivência, em um processo de reaprendizado do sindicalismo e da ação sindical propriamente dita, segundo uns e outros. Pelo sim pelo não, no fim das contas, pode ser que todas as partes saiam ganhando: empresa, trabalhador e sindicato, realinhando e atualizando uma nova relação capital-trabalho... Oremos!

 

  • Resultado de imagem para negociação salarial27/04 – Bom, segundo informações não secretas, depois de 2 tentativas documentadas do SindServ junto ao governo municipal aqui de Várzea Paulista, via Ofício, para marcar reunião de trabalho do dissídio 2017, solenemente ignorada pelo governo que não respondeu, o SindServ marcou para ontem a Assembleia em frente da prefeitura. Ora, na parte da manhã de ontem o governo se “comunicou” com o sindicato marcando uma reunião para o dia 03/05 às 10:30h, para inicio das “negociações” do dissídio, provavelmente na expectativa da Assembleia não acontecer, mas aconteceu. A primeira chamada por volta das 16:30h contou com cerca de 60 funcionários, e a segunda chamada por volta das 18h com muito mais gente. De forma geral o SindServ transmitiu todas as informações pertinentes aos funcionários municipais, e no final fez o convite para quem quisesse aderir à greve geral, com concentração na praça da catedral de Jundiaí a partir das 10h, alertando que o governo pode descontar o dia de trabalho conforme previsto em Lei. Pelo sim pelo não, a “negociação” com a nova direção sindical vai ser como foi com a direção anterior, que dizia-se estar na mão do governo? Oremos? 

 

  • 26/04 – Então, parece que não é mais só um sinal de fumaça a votação de 27 a 10 no congresso que acaba com a contribuição sindical obrigatória, ou seja: não pode ser mais descontado um dia de trabalho do trabalhador, principal fonte de arrecadação dos sindicatos. Isso está mais para cumulus nimbus, nuvens carregadas prenunciando um forte temporal no horizonte próximo, certamente prestes e planejado para desabar dia 28/04, sexta-feira, e anunciado como greve geral sendo organizada pelos sindicatos. Entende-se que a principal motivação da greve se baseia na defesa dos interesses dos trabalhadores, convocando também todo o povo, entre os quais a aposentadoria, preservação dos direitos trabalhistas, etc.. Bom, hoje está previsto aqui em Várzea Paulista a assembleia do funcionalismo público em frente à prefeitura a partir das 16h, para tratar do dissídio salarial 2017 e outras questões e, segundo uns e outros, provavelmente ser proposto ao pessoal aderir à greve geral. Tem sincronia nestes eventos, perguntam linguas atentas? Ora, há um certo ceticismo no funcionalismo quanto à postura da nova direção do SindServ, onde a suspeita de que existe uma “parceria” entre o sindicato e o governo municipal nas questões de reajuste salarial tem sido a maior apreensão nos bastidores dos servidores. Pelo sim pelo não, talvez a “tempestade” prenunciada não seja a maior das preocupações... Oremos! Ainda estamos no meio da semana e, metereologicamente, com o tempo se fechando...

 

  • 25/04 – Frase no Facebook de ontem, 24/04, talvez referindo-se a vereadores de Várzea Paulista: ”Vereador que na câmara aprova tudo que o prefeito manda e nas ruas fala para a população que o prefeito não atende seus pedidos a favor do povo...” Segundo comentam línguas observadoras, para distrairem e convencer os eleitores de que estão “trabalhando”, com “ações” visando a reeleição, alguns deles sobem na tribuna da câmara municipal e “cobram” o governo, aparecem nas fotos ao lado de construção de lombada e de maquinas trabalhando na cidade, fazem “projeto” para aumentar (equiparar) salários de assessores, tomam a palavra para citar trechos bíblicos em discursos políticos que deveriam ser laicos, “aplaudem” praticamente todas as “iniciativas” de obrigação do governo municipal, entra em restaurante e anuncia a todos que é vereador, etc e tal. Bom, falar e sair em fotos é muito simples, inclusive muitos dos vereadores anteriores faziam igual e até melhor, mas não foram reeleitos. A população quer mais é que o governo funcione e seja fiscalizado pelo vereadores, mas parece que os vereadores ainda não parecem fazer isso... e porque, porque tem os cargos dos “amigos”? Pelo sim pelo não, uns e outros garantem que: ou não sabem, não querem ou não podem mesmo... Oremos irmãos e irmãs, Oremos!

  •  

  •  

  •  

  • 24/04 – Então... tem ou não tem boi na linha? Aqui em Várzea Paulista uma questão que continua “pendente” quanto ao processo judicial nº 1000980-12.2017.8.26.0655, e que já abordamos aqui neste Sinal de Fumaça dia 29/03. Vejamos: com a ação movida pelo ex-prefeito Eduardo, do PT, o governo municipal deveria ter atendido uma decisão judicial em até 15 dias para entrega de documentos solicitados. Na ultima movimentação deste processo, em 20/04, a justiça deu novo prazo de 48h para o governo esclarecer se cumpriu o pedido administrativo ou não, e se negativo que apresentasse uma justificativa aceitável. Bom, o processo voltou ao Ministério Público, que opinou pela responsabilização do governo municipal pela não entrega dos documentos no prazo estipulado pela justiça. Ora, nesse caso o prefeito é passível de crime de responsabilidade e outras penalidades, ficando sujeito a mais uma ação de Improbidade Administrativa e suas consequências criminais previstas em Lei. Se isso significa que o governo municipal ignorou ordem judicial, não atendendo o prazo determinado pela justiça, e sem sequer apresentar justificativa porque não o faz, a opinião pública vai acabar desconfiando dessa aparente inércia do Jurídico do governo municipal nesta questão. Claro, façam o que façam os gestores, antes secretários, quem responde por tudo que acontece no governo é o prefeito, só o prefeito. Mas, sabendo-se que o governo tem advogados para se garantir, segundo línguas afiadas aguardando como vai acabar isso, então porque essa inércia do jurídico sr. prefeito? Tem boi na linha? Oremos?  Talvez não seja o caso...

 

  • 22/04 – Então... Atendendo ao pedido apresentado pelo deputado Jr. Aprillanti ao governo estadual, Várzea Paulista contará com mais um delegado de Polícia. O novo delegado, dr. Victor, deve assumir na próxima segunda-feira, dia 24/04, como delegado assistente do dr. Marcel, delegado titular. Quanto a isso, o deputado Jr. Aprillanti fez questão de anunciar que Várzea Paulista contará com mais um delegado de polícia para conduzir as investigações de crimes e dar encaminhamento aos Boletins de Ocorrência registrados na cidade. Bom,  essa conquista é o resultado de mais um pedido apresentado pelo deputado ao Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do delegado seccional, dr. Luiz Carlos Branco Jr., responsável pela gestão do efetivo policial civil das cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí, Várzea Paulista e Região. Segundo o deputado, “Faz anos que ouço a população solicitando a destinação de mais um delegado para o município de Várzea Paulista. A equipe que atua na cidade, também, vislumbrava essa necessidade há anos. Agora, como deputado estadual, fiz questão de apresentar esta demanda ao delegado seccional e fazer gestão desta questão junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública”. O interessante e notável desta noticia é que em pouco mais de 100 dias de mandato, o deputado foi atendido através do trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Pelo sim pelo não, o deputado não só se mostra esforçado e dedicado, mas já apresentando resultado prático e concreto como parlamentar... um exemplo vivo para ser seguido pelos vereadores, “gestores” e “políticos”  aqui da cidade... Oremos?

 

  • 20/04 – Então, hoje tem "sinais" detectados: em diploma de comissionado e no cemitério municipal: 1) um email recebido pelo Blog, bem curto e direto, parece denunciar que pode estar havendo “maracutaia” para se conseguir um cargo comissionado no governo municipal, inclusive aparentando sintomas de “apelação” no “vale tudo” para entrar no governo municipal. O email, que transcrevemos na integra, diz o seguinte: “Já tem gente comprando diploma de segundo grau para poder trabalhar como comissionado.” 2) Nos “eventos” que se sucedem nos bastidores do governo municipal, falatórios dão conta que tem mais coisas aparentemente “complicadas” na geografia administrativa municipal. Bom, estão comentando “secretamente” que tem uma “sutil” possibilidade de “malfeito” correndo “livre, leve e solto” na administração do cemitério municipal. Como assim? Ora, segundo línguas vivas, comentários não muito bons, que “ninguém” sabe direito lá e acolá, dizem que o diretor do cemitério andou convocando proprietários de “terreno no cemitério” que, segundo uns e outros, deveriam ser feitos pela Administração do Cemitério no Facilita, para regularização. Não se sabe exatamente o que se passa, mas uns do lado do governo dizem que o diretor foi “licenciado para tratamento de saúde”, e outros do mesmo lado dizem que ele foi “afastado” do cargo com proibição de acesso tanto no cemitério quanto na administração. Pelo sim pelo não, seja verdade ou não, nem mesmo o cemitério está isento dos “falatórios”, e tem até gente especulando sobre uma provável “Operação Terreno do Defunto”... Oremos, pelos vivos principalmente!

 

  • 19/04 – Pois é! Depois que a diretora de Recursos Humanos do governo municipal aqui de Várzea Paulista fez a integração, na câmara municipal, dos 54 “novos” comissionados “escolhidos” para cargos técnicos/básicos conforme publicado no Diário Oficial, incluindo até “promoção” de quem teve menos de 170 votos como vereador em 2016, sabe-se que o prefeito foi ontem à Brasília, 18/04, em busca de recursos para a cidade, acompanhado do assessor de gabinete que tem bom transito na Caixa Econômica Federal, do gestor da infraestrutura e do atual presidente do Fussbe. Ora, até aí tudo muito bem mas... porque levar o presidente do Fussbe? Bom, segundo línguas adversas, foi para dar uma “ajuda” ao governo municipal que deve estar com o crédito “suspenso” por ter o CRP, Certificado de Regularização Previdenciária, “bloqueado” por ação judicial. Não se sabe ao certo, mas aparentemente o “bloqueio” deve ter sido causado por uma denuncia feita pela gestão anterior do Fussbe, que apontou irregularidades do governo, e que impede a Caixa Econômica Federal de liberar recursos, como por exemplo os do PAC da obra do córrego Bertioga. Segundo uns e outros, basicamente essa é a principal razão da ida do prefeito e comitiva para Brasília, na esperança de conseguirem o “desbloqueio” do CRP. Pelo sim pelo não, espera-se que consigam, senão... só por Deus mesmo! Oremos!

 

  • Resultado de imagem para reeleição18/04 – Bom... muitos comentários na opinião pública tem questionado porque tem vereadores que insistem em aparecer em fotos nas redes sociais para mostrar que estão “trabalhando” pela população, e ainda “agradecendo” ao prefeito pelo que a prefeitura tem obrigação de cuidar, já que para isso os munícipes pagam impostos e, inclusive, fazendo questão de posar ao lado das maquinas trabalhando aparentemente para transmitir a impressão de que o serviço não seria feito se não fossem eles. Nesse caso, segundo comentários ácidos de uns e outros, pode ser dispensável o secretário de infraestrutura, hoje gestor, para cuidar disso, de forma que os vereadores cuidariam dessa parte e nem precisariam fazer indicação a pedido de munícipe, ou seja: eles mesmos agendariam, ordenariam e fiscalizariam o serviço. Pode parecer, mas não se trata de uma critica e sim constatação de que tem muitas outras coisas exigindo muita mais atenção na cidade, como a falta de medicamentos desde janeiro 2013, buracos em quase todas as vias públicas da cidade, esgoto a céu aberto, etc etc etc, sem contar a indignação pública na proposta dos vereadores para aumentar (a titulo de equiparação) o salário dos assessores  em cerca de R$ 1.500,00. Pelo sim pelo não, comenta-se que ficar “aparecendo” nas redes sociais não garante reeleição... já foi tentado antes. Oremos!

 

  • 17/04 – Bom, passada a Páscoa do domingo p.p., o que temos pela frente quanto ao governo e câmara municipal? Antes de qualquer outra coisa, segundo línguas afiadas nos bastidores dentro e fora do governo, que incluí a opinião pública, é saber quais dos “candidatos” a um cargo “técnico” no governo, que ainda aguardam ansiosos na “fila de espera”, serão os “escolhidos”. Segundo uns e outros, todo dia tem gente na prefeitura especulando se vai ou não ser indicado... a pressão é grande, alguns com “apoio” de vereador, e o governo só pode dispor dos cargos em comissão permitidas pelo Ministério Público, que foram drasticamente reduzidos. Portanto muitos ficarão de fora depois de ter ajudado a eleger o prefeito e, claro, certamente deverão ficar injuriados ao serem preteridos, se é que já não estão por pressentirem que a promessa de cargo não vai ser cumprida. Ainda tem outras questões “pendentes”, como: a) o governo do PV vai mesmo cortar as arvores que ainda restam nas margens do córrego Bertioga? b) vai voltar na pauta do legislativo para votação do aumento (equiparação) dos salários do assessores? c) o governo municipal vai conceder a inflação e aumento real neste dissídio 2017? d) o prefeito, vice e vereadores também terão aumento junto com os servidores públicos? Embora existam outras questões complicadas, acredita-se que as acima vai movimentar os ânimos dos bastidores e opinião pública nos próximos dias. Pelo sim pelo não, é pouco ou não? Qualquer que seja a resposta, caríssimos, Oremos!

 

  • Resultado de imagem para pastor politico12/04 – Os representantes do povo, os vereadores, ao colocarem na pauta o projeto da Mesa da Câmara de equiparação salarial, que concederia aumento salarial aos assessores parlamentares, assinado por 3 dos integrantes da Mesa, PRB, PTN e PCdoB, sendo que o vereador do PV na Mesa não assinou, conseguiram ontem na sessão pública de ontem na câmara municipal aqui de Várzea Paulista atrair a ira dos presentes que estavam assistindo no plenário. Comentários de uns e outros revelam que foi quase que um circo de comédia com direito praticamente a tudo, dos quais dizem: a) teve vereador, do PSC, discutindo e gritando com público em defesa do aumento, foi muito vaiado, b) outro, do PTN, também defendendo ardorosamente o aumento dizendo que é da igreja Assembleia de Deus e que era a vontade de Deus, foi muito vaiado, c) teve vereadores do PV, PTC e PDT que se manifestaram contra o aumento e, d) teve vereadores, PCdoB e PV que se manifestaram de forma indefinida e não compreensível (no muro?). Bom, a Guarda Municipal foi chamada para qualquer eventualidade de descontrole do público indignado e revoltado no plenário, mas não houve incidentes. Como a sessão não foi longa, prudentemente o vereador do PV e líder do governo pediu para o “projeto” ser retirado da pauta, no que foi atendido pela Mesa. Embora existam suspeitas de que uma “sessão extraordinária” seja convocada para votar e aprovar o “projeto”, o que se espera é que seja arquivada e o legislativo não a aprove em “sessão particular” ou reapresente futuramente. De qualquer forma foi feito um estrago no conceito de seriedade dos vereadores, que aparentemente não tem conserto a curto prazo e, certamente, os vereadores mais exaltados, o do PTN e o do PSC, poderão desde já amargar um forte desamor da opinião pública e eleitores, iniciando um revés na pretensão de reeleição em 2020. Pelo sim pelo não, segundo uns e outros, o que os vereadores não devem saber, eleitos para REPRESENTAR O POVO, é que não somos seres humanos destinados a serem conduzidos por religião, mas que somos seres espirituais destinados a viver a experiência espiritual da vida. Deus não interfere, Ele apenas concede a vida e o livre arbítrio... Oremos! 

 

  • 11/03 – Então... enquanto o governo “anuncia” as primeiras “mudanças” na gestão do governo municipal, claro que “costuradas” em acordos políticos na campanha eleitoral 2016 e recentemente nos bastidores, e onde até o momento não se tem noticia nenhuma da participação do PSDB no governo, o que talvez não seja nada estranho, temos que "alguem" teve uma suposta e duvidosa "grande idéia" na câmara municipal, que "ninguém" sabe quem é, que deu inicio a um comentário correndo solto sobre a “intenção” de se aumentar o salário dos assessores dos vereadores. A questão nesse caso é a tentativa de equiparação do salário do assessor do vereador presidente, pouco mais de R$ 7.000,00, com os salários dos demais vereadores, também pouco mais de R$ 6.000,00. Ora, na opinião pública a reação e o clima é de indignação e todos sabem que não é importante ou necessário, e justamente em um momento que não é propicio esse tipo de "idéia", mas... quando se trata da câmara municipal tudo é possível, principalmente quando o interesse principal em jogo não é o da população, segundo uns e outros injuriados. Com a cidade precisando de muita coisa, como cortar mato nas margens dos córregos, arrumar as ruas, vielas e acabar com a falta de medicamentos nas UBS por exemplo, a opinião pública quer saber: é preciso mesmo aumentar os salários dos assessores em cerca de R$ 1.000,00 cada um? Pelo sim pelo não, Oremos! Um rosário completo pode ser pouco...

 

  • Resultado de imagem para vazou no whatsapp10/03 – Então... "Vazou" e estão comentando, sem serem implicantes, que um vereador postou em um grupo de whatsapp, que o pessoal do Promeca vai poder pagar suas contas na lotérica aberta no Supermercado Safra, em frente à empresa Continental, dizendo que é “uma parceira nossa” (?). Claro, essa informação deve ser inconsistente, inverídica e até mesmo provocar má interpretação de uns e outros que possam imaginar qualquer outra coisa a respeito. Ora, que vereador iria querer “aparecer” como parlamentar que trabalha para a população não é mesmo? Bom, esse tipo de abertura de empresa não depende de aprovação da câmara municipal, mas só da vontade da Caixa Econômica Federal e do empresário que vai administrar a lotérica. Seria o mesmo que, até para abrir ou arrendar um boteco, fosse necessário fazer projeto de lei, leitura, discussão e votação para aprovação dos vereadores na câmara. Aliás, isso nem passou e nem vai passar pela câmara municipal, e não se sabe que parceria seria essa ou se trata apenas uma pegadinha para alegrar e divertir o domingo do pessoal, já que essa história ainda não constava no folclore político aqui da cidade. Pelo sim pelo não, Oremos e louvemos o Senhor, irmãos e irmãs, pois é necessário vencer o tentador que incentiva inverdades em quem aprecia parecer importante...

 

  • 08/04 – Ora... o governo municipal aqui de Várzea Paulista vai completar 100 dias do novo mandato na próxima segunda- feira, 10/04, atiçando a distração e o imaginário dos “políticos” e da opinião na questão sobre “quem” vai continuar como gestor (antes era secretário), se vai ter “novos” gestores, quem vai ser “readmitido” como comissionado e quem vai entrar como “novo” no quadro de pessoal, levando em conta que o governo deve atender ao TAC, termo de Ajuste de Conduta, assinado com o Ministério Público em novembro/2016, que prevê a limitação de cerca de 150 comissionados no governo municipal. “Especulações” de toda espécie está circulando nos bastidores, opinião pública e círculos de “especialistas”, “xamãs” e “adivinhadores”, que dão como certo várias opções de como vai ficar a composição final do governo municipal após as “contratações” de comissionados tiverem sido concluídas. Entre as muitas e muitas especulações e conversas, tem: a) que a atual gestora do transito vai assumir a gestão do desenvolvimento econômico, que teria sido rejeitado pela ex-vereadora do PV, b) que o “novo” gestor do transito será indicação de igreja evangélica, c) que obras vai passar para o comando do atual gestor de desenvolvimento econômico, que está fazendo um ótimo trabalho no córrego Bertioga e viaduto da Ponte Seca, d) que o acordo com o PSDB para assumir uma secretaria (agora gestão) está sendo “revisto”, e) que ex-vereadores não reeleitos vão assumir “cargos estratégicos”, f) etc, etc, etc... Bom, pelo sim pelo não, por enquanto são só especulações,mas... vai saber... Oremos!

 

  • 07/04 – Bom... Em meio à “boatos” de que o PSDB está se “esvaziando” com a mudança na presidência do partido, prevista para acontecer até dia 19/04, parece que talvez exista uma expectativa no coração de quem deseja esticar o feriado que, se fosse verdade, mas não é, bem que o governo municipal poderia decretar ponto facultativo todos os dias da Semana Santa católica, de 10 a 13/04, usando como principal justificativa um período de “penitência” e provável remissão dos “pecados” cometidos, cometendo e a cometer, assim como um “Tempo de Reflexão” antes de dar atenção para a “lista de espera” de cargos que estão aguardando sua vez de preencher as vagas abertas no governo municipal, conforme indicadas no Diário Oficial 201 de 03/04/2017. Enquanto isso, finalmente a infraestrutura enviou máquina ao bairro gauchinha para recuperar a pista da av. Itatiba, estrada de terra, até o bar do Zequinha, depois de mais de 4 anos de pedidos e espera dos moradores do bairro e, como não poderia deixar de ser, teve até vereador posando nas fotos e vídeos. Até aí tudo bem, nada de mais e até normal mas, segundo uns e outros, é só nessas horas que aparece vereador no bairro e região, mas não aparecem na rua Ilha Bela e nem na av. Piqueri no Jd. América, exceto se for para sair na foto ao lado das máquinas, do prefeito e/ou secretário (que hoje chama-se gestor)... Pelo sim pelo não, vai ficar só nisso ou vão arrumar todas as ruas do bairro Gauchinha e região? 

 

  • 06/04 – Bom, enquanto a fila de “candidatos” aguardam “sua vez” para ocupar as vagas disponíveis no quadro de pessoal do governo municipal, claro que muitos com o coração na mão, há queixas preocupantes referente à segurança dos moradores em torno e proximidades do Parque das Orquídeas no Jd. América IV, onde era o antigo aterro sanitário, que está sendo invadido por usuários de drogas, normalmente no final da tarde. Até uma abertura no muro foi feito pelos usuários para acesso ao parque, ao lado onde fica o prédio destinado às atividades sociais para a população e que deixaram de ser realizadas, aparentemente por falta de segurança. Segundo uns e outros, pode ser verificado que os banheiros tiveram os chuveiros roubados, e que a higiene está ao descaso como todo o restante do parque. A CIAS, Companhia Municipal de Aterro Sanitário, que construiu e é responsável pela manutenção de parte do aterro, sendo a outra parte atribuição da prefeitura, que pouco ou nada tem feito, é presidida pelo atual prefeito aqui de Várzea Paulista, que dizem nunca ter ido ao Parque, e que já teve como presidente Miguel Haddad, Clemente e Eduardo T. Pereira. O interessante é que TODOS OS FUNCIONÁRIOS do Parque são da CIAS, nenhum da prefeitura. Pelo sim pelo não, e então sr. prefeito? Oremos? 

 

  • 05/04 – Então... o vereador Luiz Ferreira, Hulk, ainda em recuperação, retornou às suas atividades parlamentares na câmara municipal na sessão de ontem, para satisfação de seus apoiadores e simpatizantes. Quanto ao governo municipal, no Diário Oficial nº 201 do dia 03/04/2017, foi publicado as Portarias 21827 a 21856 nomeando como gestores municipais todos os secretários da gestão anterior, páginas 15, 16 e 17, sem incluir o Meio Ambiente, e as páginas 17 a 26 com o quadro de pessoal da administração pública, que especifica cargos (ocupados e vagos) e os respectivos salários. Na página 6, o Decreto nº 5.464 declara a prescrição de dívidas passivas entre 31/05/2011 a 29/03/2012, considerando que o montante dos Restos a Pagar acumulado até janeiro de 2013 não pode ser cumprido no sistema atual, sem que isso cause prejuízo às demais atividades desenvolvidas pela Municipalidade. Bom, isso significa que “caducou” 43 dividas junto a fornecedores e prestadores de serviços, no valor de total de R$ 523.352,30. Segundo uns e outros “inconformados”, o interessante é que os impostos municipais atrasados são transformados em dívida ativa que não caduca, inclusive com o governo “obrigando” o pagamento em ações judiciais contra os contribuintes com multa, juros, etc.. Também consta vários decretos, entre os quais o de nº 5463 que cria a CIPA no governo municipal, e os de abertura de crédito adicional por anulação de funcionais programáticas distintas. Tem também as justificativas de inversão da ordem cronológica de pagamento. Pelo sim pelo não, esta edição do Diário Oficial nº 201 aparentemente o governo municipal mantém tudo do que jeito que estava, mudando apenas a nomenclatura dos cargos, ou seja: praticamente como sempre foi... Oremos? sim Oremos!

 

  • 04/04 – Então... enquanto começa hoje o julgamento da chapa Dilma/Temer, o “entendimento” sobre a nova presidência do PSDB tem movimentado muitas “avaliações” nos bastidores e opinião pública aqui de Várzea Paulista. Por outro lado, na pauta da sessão legislativa de hoje pode constar o que falta para que a reestruturação administrativa da prefeitura seja concluída, certamente no que diz respeito aos funcionários públicos, considerando que, depois de muitas e muitas reuniões e negociações, o projeto de reestruturação já dura quase 100 dias para se definir e ser colocado em prática. Comentários dos bastidores prevê que os vereadores “não irão ficar na mão” quando da implementação do projeto. Pelo sim pelo não, a opinião pública aguarda para ver se tudo fica como está ou se “muda de verdade” mesmo! Oremos caríssimos irmãos e irmãs... Oremos! 

 

  • 03/04 – Bom, um “passeio” pelo Jd. América IV e III revela que nem só o Jd. Bertioga tem problemas com alagamentos no córrego. Lá também tem, e pode ser comprovado conferindo o córrego da av. Piqueri que parece estar mesmo “abandonado” pelo governo municipal. Aparentando descaso, o mato alto encobre completamente as duas margens do córrego, que parece praticamente um esgoto a céu aberto em toda sua extensão,  contrariando o discurso do governo de que o esgoto está basicamente 100% tratado na cidade. Segundo uns e outros moradores, quando chove os alagamentos são constantes e provoca o caos quando inunda as casas, da mesma forma que no córrego Bertioga. Também o mato avança na calçada, onde pode ser observado que parte está oca e desmoronando por baixo, e até oferecendo risco a quem transita pela calçada. Pelo sim pelo não, e aí sr. prefeito? Oremos?

 

  • 01/04 – Neste glorioso 1º de abril 2017, uma “notícia completamente “inesperada”, e que não é mentira, pegou os bastidores de “surpresa” ontem, 31/03, chegando também ao conhecimento da opinião pública e redes sociais, deixando muitos uns e outros “perplexos” com a mudança da presidência do PSDB aqui de Várzea Paulista. Bom, segundo várias fontes, dentro e fora do governo municipal, o novo presidente do PSDB é o secretário de governo e comunicação, e já circula a informação que a nova comissão provisória será publicada no site do TRE/SP nos próximos dias. De qualquer forma, isso “atropelou” e colocou um fim na “luta” de vários interessados em assumir o controle do PSDB. Não se sabe qual, mas certamente a cúpula estadual deve ter sua estratégia aplicada ao bem do partido aqui na cidade. Ora, essa notícia deu origem às várias interpretações e considerações na pauta das muitas vertentes políticas da cidade, cada qual com seu entendimento e avaliações, mas todos aparentemente “destrinchando” a questão neste primeiro momento. Pelo sim pelo não, vamos acompanhar os prováveis e inevitáveis desdobramentos e reações políticas. Oremos! 

 

  • Resultado de imagem para inocente31/03 – Então, mais uma Ação Civil Pública do Ministério Público, nº 100099748.2017.826.0655, está concluso para decisão judicial aqui em Várzea Paulista. Nessa ação consta que o vereador do mandato anterior, que não pôde concorrer para reeleição por estar inelegível pelo TCE, fez indicação de cargos comissionados na câmara municipal de pessoas de seu interesse particular como “assessores especiais”. Consta também nos autos do processo que a intermediação foi feita pelo secretário de ouvidoria da época, supostamente em troca de retribuição do vereador através dos tais “assessores”. Ocorreu que, na realidade, esses “assessores” trabalhavam na câmara municipal como faxineira e copeira, cargos que exigem concurso público, caracterizando pleno desvio de função, da mesma forma como nos processos de Improbidade Administrativa em andamento contra o governo municipal envolvendo o prefeito e o secretario de governo e de comunicação.  Bom, neste caso, os “assessores especiais” acabaram sendo exonerados por não terem propiciado as vantagens esperadas pelo vereador. Entretanto, uns e outros observaram que o secretário não está incluído na ação, que implica somente o vereador e as indicações aos cargos. Segundo línguas afiadíssimas, parece que o MP está “indo prá cima”, tal qual está fazendo a Operação Lava Jato, e comenta-se que os bastidores estão apreensivos pois, aparentemente, alguns supostos malfeitos políticos podem não conseguirem se manter “escondidos” aqui na cidade. Pelo sim pelo não, será que tem mais, pergunta a opinião pública?  Oremos? Ou não?

 

  • 30/03 – Bom, se é verdade ou não, parece que tem mais um “daqueles” áudios circulando em vários grupos Whatsapp, só que desta vez tem a ver com o prefeito e a região do bairro Gauchinha. O que diz o áudio? “Ninguém” sabe exatamente, mas uns e outros comentam que a gravação, “supostamente” feita por um vereador, “avisa” que o prefeito pegou “birra” do bairro e região e não vai fazer nada por lá. Claro que não deve ser verdade, pois se fosse colocaria em situação “difícil” os vereadores que apoiam o governo e que tem ido na região do Gauchinha para “ajudar” a resolver os problemas “históricos”, e provavelmente até apoiando a criação da Associação de Moradores. Bom, pelo menos 2 vereadores tem participado de reuniões naquela região, supostamente  “trabalhando” para que seja “dado um jeito” na estrada e ruas de terra, e também solucionar os problemas com horários dos ônibus municipais até o bar do Zequinha, segundo uns e outros. Bom, segundo “aquele” assessor de sempre do prefeito o bairro Chácaras Carvalho, parte da região, não existe, mas não diz porque a prefeitura cobra IPTU dos moradores se não existe. Ora, se fosse verdade que o prefeito não vai mesmo fazer nada naquela região neste mandato, só porque não fez nos 4 anos do mandato anterior, quem vai continuar no prejuízo são os moradores só porque moram na região, mas o chato, dizem línguas hilárias, é que os vereadores não vão poder sair na foto com o prefeito para publicarem nas redes sociais (adoram isso) se o governo não fizer mesmo nada. Pelo sim pelo não, afinal, o prefeito vai ou não vai mesmo arrumar a estrada, ruas e fazer cumprir os horários de ônibus por lá? Oremos mais?

 

29/03 – Então... mais um processo judicial, nº 1000980-12.2017.8.26.0655 com tramitação prioritária, contra o governo municipal aqui de Várzea Paulista, provavelmente “surpreendendo” os “inacessíveis” de sempre da equipe executiva. Desta feita é um “inesperado” Mandado de Segurança de Garantias Constitucionais, movido pelo ex-prefeito do PT contra a prefeitura na pessoa do atual prefeito do PV. Do que se trata? Ora, o ex-prefeito do PT solicitou há algum tempo documentos ao governo municipal para sua defesa no Inquérito Civil em andamento na justiça contra ele. Como o governo municipal aparentemente ignorou ou não se manifestou quanto ao atendimento da solicitação, não se sabe se o governo não quis ou se “esqueceram”, então o ex-prefeito do PT entrou na justiça para conseguir a documentação que precisa. Bom, o que importa agora é que o governo vai ter que providenciar a solicitação do ex-prefeito em até 15 dias após ser notificado pelo oficial de justiça. Como pode ser visto no site do Tribunal de Justiça de S. Paulo, desde ontem, 28/03, já consta a decisão da justiça para que, no prazo de 48 horas, seja providenciado pela autoridade coatora em conformidade com cota ministerial, informando se respondeu ao pedido formulado no protocolo sob n. 885/17, datado de 08 de fevereiro pp, encaminhando-se cópia e, após, ao MP para parecer acerca da liminar. Entretanto, se tanto o ex-prefeito como o prefeito atual estão envolvidos em denuncias e processos judiciais, e se ambos se declaram inocentes das acusações contra eles, onde isso vai parar? Vai ter “reação” do governo contra o ex-prefeito? Uns acham que sim, outros acham de que não... Pelo sim pelo não, na dúvida, abster-se parece ser o recomendado. Oremos? Não carece de jeito nenhum...

 

  •   28/03 – Então, atualizamos e reprisamos o Sinal de Fumaça de 20/01/2015, a pedido de uns e outros... Há mais de 4 anos o governo municipal não se digna dar atenção à rua Ilha Bela na Vila Real com seu fétido esgoto a céu aberto. Pois então, o governo municipal só fez-de-conta que ia limpar aquele “horror” de sujeiras do esgoto no córrego, segundo moradores, e assim dar um pouco de dignidade à rua. Enviaram máquina e chegaram até a começar a limpeza, mas logo abandonaram o local. Segundo línguas críticas dos bastidores, aquela “repentina” ação do governo municipal para promover a limpeza e procurar mudar a péssima e deprimente situação do local, foi apenas politicagem para esvaziar parte das queixas persistentes dos moradores. Se essa foi a intenção, segundo línguas desconjuradas, nem precisaria promover a revitalização do bairro... os moradores estão acostumados. Outra coisa, comentam na opinião pública, certamente antes de se pensar em recuperar e asfaltar a rua Ilha Bela, o que é URGENTE, o que precisa ser resolvido mesmo é a péssima condição sanitária do ESGOTO A CÉU ABERTO ao lado da rua. No entender de muitos uns e outros que conhecem a política e as carências da população do bairro, a tentativa de “maquiar” a rua Ilha Bela e deixar o esgoto no mesmo lugar e do mesmo jeito, apenas fazendo a limpeza da sujeira crônica e histórica, não enganou os moradores que querem saber: a) o que impede o governo municipal comprar os tubos e canalizar aquele esgoto? Só de dinheiro? Muito dinheiro? e b) Que vereador vai aparecer por lá e dizer que "vai conseguir" que o governo arrume a rua e esgoto, ou preferem esperar que consertem para depois sair na foto junto com o prefeito ? Pelo sim pelo não, a opinião pública pergunta até quando os moradores da rua Ilha Bela devem continuar orando para que o governo faça o que deve ser feito? Ou não é URGENTE porque nenhum secretário e/ou vereador mora lá, ou ainda porque "quem mandou" ir morar lá?

 

  • 27/03 – Independente do forro do teto das secretarias de saúde e meio ambiente terem caído nas salas em pleno horário de expediente, e não é culpa do governo pois não é obra municipal e sim prédio alugado que, claro, vai ser consertado para o pessoal poder trabalhar em segurança, temos que as regiões/bairros que mais sofreram por falta de ação prática do governo municipal anterior, reeleito para mais 4 anos de mandato, foram: Gauchinha, Rua Ilha Bela na Vila Real e os alagamentos do córrego Bertioga. O governo municipal sabe que o problema dos alagamentos do córrego é na passagem das águas sob a av. Fernão Dias, muito estreita, insuficiente e que podia já ter sido resolvido entre 2013 e 2016, mas que a “engenharia” municipal não conseguiu. Bom, uns e outros garantem que enquanto a tubulação para a passagem das águas das chuvas não for devidamente aumentada, as enchentes continuarão “normalmente. Ora, o governo municipal está trabalhando nas margens do córrego Bertioga, mas não tem feito manutenção em boa parte das margens, cheias de mato, sem mencionar os muitos buracos de ambos os lados no asfalto da avenida. Mas, considerando o lado bom, é que depois que o secretário de desenvolvimento econômico assumiu a “obra” do córrego, e a do viaduto da ponte seca, as máquinas passaram a trabalhar todos os dias, e já é possível acreditar que serão terminadas. Ora, tem muita gente “orando” para esse secretário também resolver os problemas do bairro Gauchinha e região, como também os da rua Ilha Bela na Vila Real, entre muitos outros. Bom, segundo línguas desafetas, não se sabe exatamente como os “outros” secretários estão atuando em prol da cidade e população, mas todos estão há 3 meses, desde janeiro, “se preparando” para o “novo governo”, ainda. Pelo sim pelo não, Oremos, para que o “novo governo” tenha mais secretários, ou gestores, como os do Desenvolvimento Econômico, Educação e Finanças, e começar a funcionar!

 

  • Resultado de imagem para perguntas dificeis24/03 – Muito bem! Segundo publicado na edição de hoje do jornal Popular Mais, o vereador Luiz Ferreira, Hulk, recebeu alta do hospital e, portanto, logo deve voltar às suas atividades pessoais e parlamentares. Enquanto isso, segundo muitos uns e outros, e mesmo “ninguém” sabendo exatamente se o governo municipal aqui de Várzea Paulista entende o que é povo, mas se “lembra” que o eleitor existe em ano eleitoral, embora já tenha sido povo algum dia, e mesmo não gostando que sejam feitas perguntas e muito menos ter que responder, o povo quer saber:

    a)  O Transporte Público Municipal e a Manutenção da Iluminação Pública, vão ficar por isso mesmo ? Ou trata-se apenas de faz-de-conta ?

    b) Até quando vai continuar a falta de medicamentos nas UBS? Já se passaram um mandato todo e a promessa de acabar com a falta continua pendente.

    e)  Tem ou não tem veículos, maquinas e equipamentos sem conserto há um bom tempo ?

    f) Os fornecedores ainda estão recebendo com mais de 90 dias de atraso ?

    g) O governo pretende liberar os loteamentos do Mursa ?

    h) E a Maternidade, para os varzinos voltarem a nascer na cidade? Tem quem lembra perfeitamente que o atual prefeito disse na campanha eleitoral 2012 que varzino tem que nascer em varzea paulista, e não em cidade vizinha...

    i) E as “obras”? Ficarão prontas neste mandato, ou continuam na listinha  interminável do “faz-de-conta-que-faz” do curriculum deste governo, ainda com todas as características do “começa-mas-não-termina”?

       Claro, ainda deve ser "falta de dinheiro, de poucos repasses estaduais e federais, queda da arrecadação", etc., mas, secretários, adjuntos, “assessores”, vereadores, aproveitadores, bajuladores de sempre e até prestadores de serviços ao governo, segundo dizem línguas injuriadas, estão fazendo de “tudo” para continuarem “apoiando” o governo. Pelo sim pelo não, foi o povo que elegeu... Oremos? Ou não?

 

  • Resultado de imagem para posando com peixe23/03 – Enquanto os acontecimentos de Brasília parecem mostrar que o “circo” parlamentar pega fogo e faz estragos trabalhistas no Congresso Nacional, protagonizados pelos “representantes” eleitos pelo povo, continua circulando em vários grupos no whatsapp uma foto de secretário municipal na maravilhosa cidade de Capitólio, em Minas Gerais, ao lado de um “peixe” aparentemente melhor que os da cidade de Cardoso onde uns e outros gostam muito de “pescar”, foto essa inicialmente publicada nas redes sociais. Se chegou no ponto de ter sido “pego no flagra” como andam comentando, há de se convir que pode ser apenas um acontecimento “normal” e mesmo uma questão sem importância, tal qual foi no caso do Viagra verde que precisou até de ambulância. Claro, pode não ter nada demais na foto, pode até mesmo ser mera coincidência ou ainda ser perfeitamente admissível qualquer argumento explicável, mas os comentários nos bastidores e opinião pública não são favoráveis ou abonadores, pelo contrário... quem é conhecido pela sua prepotência e postura em parecer superior, um “descuido” pode ser o suficiente para desconstruir a si mesmo por si mesmo. Pelo sim pelo não, o "circo" continua... Oremos! 

 

  • 22/03 – Ora ora, enquanto reuniões e reuniões acontecem para ajustes finais no projeto de reestruturação, particularmente quanto aos funcionários efetivos em cargo designado (comissionado), corre solto nos bastidores a especulação de que a nova secretaria de Esportes e Lazer, hoje ainda vinculada na Educação, foi criada para “acomodar” o filho do vereador presidente da câmara municipal. Claro que, se isso for mesmo verdade, certamente deve atender às exigências técnicas e qualificações previstas na “reestruturação”, considerando a devida experiência para o cargo. Mas, não seria nepotismo tal qual como no caso da vereadora e seu esposo na administração “anterior”? Em todo caso, tem gente dizendo que o Ministério Público pode ser evocado para verificar se está tudo em ordem se acontecer. Por outro lado, e como suposta consequência, quanto ao “grupo” de 6 vereadores aparentemente na “oposição” ao governo municipal, agora isso já está sendo considerado “águas passadas”, segundo avaliam as línguas especializadas em “interpretar” tudo o que acontece na administração pública. Mas, se a câmara hoje pode ser entendida como pró-governo municipal, provavelmente, a opinião pública pode muito bem estar pensando justamente o contrário do que os “políticos” querem que todos pensem. Pelo sim pelo não, com isso ou não na “pauta”, comentam que tem conversas "secretas" existindo... Oremos? 

 

  • 21/03 – Então... Várzea Paulista comemora hoje 52 anos de Emancipação em um momento de crise nacional sem precedentes, tanto política quanto econômica, social e moral. O Blog ouviu ontem de uns e outros que: ”a pouca vergonha e imoralidade política está presente em todas as camadas visíveis dos bastidores do congresso e governo nacional, no qual envolvem e não estão isentos os níveis estaduais e municipais. Com tudo o que já chegou ao conhecimento público, o que mais poderia chocar a população que colocou no poder todos os que nos envergonham e desprezam os interesses sociais com a corrupção generalizada em todos os setores públicos e sociais, que pediram votos para nos representar e depois fazer o que fazem sem o menor pudor e respeito moral? O que vemos aqui em Várzea Paulista não é diferente do que acontece na maioria das cidades, estados e governo federal.” Pelo sim pelo não, vamos, portanto, comemorar o aniversário da cidade procurando acreditar que o governo municipal, equipe executiva e vereadores são do bem e estão mesmo no rumo certo. Pelo menos dizem que estão... Oremos irmãos e irmãs, Oremos...

 

  • 17/03 – Bom, uns e outros comentam nos bastidores que estão aguardando o governo municipal apresentar à câmara, se já não o fez, a 2ª parte do projeto de reestruturação, a que deve aumentar de 80 para 116 os cargos designados (comissionados) para funcionários efetivos, segundo os bastidores. Até aí tudo bem, mas uma questão vai ou já está incomodando uns e outros efetivos: “quem” serão os “agraciados”? Línguas efetivas comentam que, em um universo de cerca de 2000 funcionários efetivos no governo municipal, isso vai representar cerca de 0,06% do quadro de pessoal que vão ganhar mais com a designação, e perguntam: e os 99,94% restantes? Vão depender da reposição da inflação para ter um ganho a mais, talvez parcelado de novo no dissídio? E mais... comenta-se que o sindicato dos funcionários públicos protocolou ação no Ministério Público contra o projeto, que deve ser suspenso até apreciação do sindicato... Pelo sim pelo não, e aí, como fica? O prazo do Ministério Público termina dia 21/03, semana que vem... Oremos? Ou não?

 

  • 16/03 – Está difícil? É o que parece....Ora, o Ministério Público entrou com mais 1 ação de Improbidade Administrativa, nº 1000827-76.2017.8.26.0655, contra o prefeito dia 14/03 (agora são 12), incluindo como co-réus o vereador do PDT, o secretario de governo e comunicação (que aparece também em outras 5 ações como co-réu no TJSP) e mais 2 funcionárias do governo municipal. Essa ação refere-se a cargo com desvio de função, e implica em cassação de direitos políticos de todos por 5 anos, multa e 3 anos sem poder contratar com poder público. Pelo sim pelo não, o que está acontecendo com esse governo municipal para ter que responder por tantos processos de Improbidade Administrativa? Oremos?

 

  • 15/03 – Então... o governo municipal aqui da cidade esteve comentando nas redes sociais há um tempo atrás que muitas cidades estão em situação de crise financeira. É verdade, mas não dizem que o principal motivo das prefeituras dessas cidades estarem endividadas é, principalmente, a corrupção. Ora, isso, em tese, pode significar ser o caso aqui em Várzea Paulista também, ou não? Mas, claro que não... isso só acontece nas outras cidades. Bom, enquanto o governo tenta explicar para o Ministério Público porque contratou o gerente do jornal A Verdade como “comissionado” em ano eleitoral, o Blog foi verificar a “interminável obra” da “Ciclovia” no bairro do Mursa, a pedido de moradores do bairro. De acordo com o site da prefeitura, no dia 05/03/2015, a obra trata-se de uma demanda antiga da população local, motivo pelo qual a atual administração recuperou o convênio feito pela gestão anterior, praticamente perdido. Dessa forma, diz o governo, possibilitou-se melhorar o projeto e estender as dimensões do espaço até o orquidário Biorchids, conferindo-lhe caráter turístico. É uma obra que nós resgatamos”, diz o governo municipal. Segundo o prefeito, o espaço permitirá uma melhor qualidade de vida aos munícipes“É a primeira pista de caminhada da cidade”. Pelo sim pelo não, só falta concluir a pista de caminhada, que “ninguém” entende porque  parece “difícil” terminar, obra essa que começou em abril/2014... Oremos!

 

  • Resultado de imagem para improbidade administrativa14/04 – Bom, a opinião pública tem comentado que o governo municipal passou os 4 anos do mandato anterior dizendo que herdou dividas do PT, que não tinha dinheiro, que isso e aquilo impedia de fazer o governo funcionar direito, que não tinha como comprar medicamentos para as UBS, que o país está em crise, etc., repetindo  ainda hoje esses mesmos argumentos, mas quanto mais se defende para parecer” inocente” ou “vitima”, mais o governo municipal se enrola na Justiça aqui de Várzea Paulista. Ora, são 11 ações judiciais por Improbidade Administrativa, o que reforça os comentários de que se está governando à base de advogados. Resumindo: as 2 últimas atualizações do site do Tribunal de Justiça de S. Paulo são:

    - Dia 09/03 – processo 1000760-14.2017.8.26.0655 - Ação Civil Pública - Improbidade Administrativa - Requerido: Juvenal Rossi - 1ª Vara. Refere-se à compra superfaturada de 3 lotes de DVDs da Editora Liberty, no valor total de R$ 433.880,22. O processo está concluso para decisão.

    - Dia 08/03 – processo 1000750-67.2017.8.26.0655 - Ação Civil Pública - Improbidade Administrativa - Requerido: Juvenal Rossi - 2ª Vara. Refere-se à nomeação do gerente do Jornal A Verdade no governo municipal em cargo comissionado.

    Ambos os processos acima estão listados no link abaixo, onde também pode ser visto os demais, todos por Improbidade Administrativa:

    - Tribunal de Justiça de São Paulo – Processos em andamento 

     

    Pelo sim pelo não, todas essas ações, várias por contratação de comissionados com desvio de função, certamente para fins eleitorais em 2016, não confirmam o enunciado de que o governo está no Rumo Certo. Ou está? A opinião pública quer saber... Oremos!

 

  • Resultado de imagem para logotipo do sindserv varzea13/03 – Então, após a aprovação do Projeto de Lei que institui a Reforma Administrativa do governo municipal, o Blog foi conversar com o SindServ, sindicato dos servidores públicos. O sindicato informou que pediu participação na comissão de elaboração do projeto, que foi incluído junto com representantes da câmara municipal em fevereiro/16. O governo não convocou o sindicato para participar da elaboração, conforme a Portaria Municipal nº 21.734 publicada no Diário Oficial de 13/02/2016, e não forneceu cópia conforme pedido do sindicato de vistas no projeto, até o momento não respondido, para apreciação e prováveis sugestões a serem apresentadas. Segundo o sindicato, antes da aprovação do PL, seria necessário atualizar a Lei Orgânica Municipal e o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais. Segundo uns e outros, da forma como foi feita e aprovada, o governo se comportou com tendências monárquicas, às pressas e sem discussão pública. Como o governo não concedia vistas ao projeto, o Sindicato protocolou pedido de vistas na câmara municipal, que foi INDEFERIDO conforme parecer da procuradoria jurídica da câmara municipal. Pelo sim pelo não, o sindicato poderá impetrar ações judiciais a partir do indeferimento... Oremos?

 

  • 10/03 - Então, foi realizada a sessão pública extraordinária da câmara municipal de ontem, 09/03, que o público presente esperava iniciar às 09h, mas começou às 10:15h com a explicação de que a sessão “atrasou um pouco” porque o jurídico da câmara estava fazendo a revisão final do Projeto de Lei da reestruturação da administração da prefeitura municipal. Após a considerações iniciais do presidente do legislativo e a abertura de praxe, foi feito apenas a leitura de um trecho do PL, certamente por ser muito extenso. Aberto a discussão aos parlamentares, os vereadores Fernando e Mauro abordaram a necessidade do PL ser aprovado para o governo municipal continuar funcionando, a seguir o vereador Nil destacou que o PL vai agilizar a comunicação entre todos os setores da administração pública, e após o vereador Osmar defendeu a desvinculação do Lazer e Cultura da Secretaria de Educação e, por fim, vereador Guilherme foi o último a usar a palavra, destacando a importância do PL para a cidade. E o presidente da Mesa colocou o PL em votação. O resultado de 9 votos a favor, portando aprovado, não incluiu os votos do vereador Luiz Ferreira, Hulk, que não estava presente, e o do presidente da câmara que só vota em caso de empate. Também foi aprovado uma emenda, nº 1, que refere-se aos procuradores municipais. Com a aprovação por unanimidade, o PL seguirá para o prefeito sancionar e publicar no Diário Oficial. Com isso, o Sindicato dos Funcionários Públicos certamente deve desencadear ações judiciais, já que o pedido de vistas no PL foi indeferido pela câmara municipal. Pelo sim pelo não, os 6 vereadores, que comentam serem da “oposição”, parece que entendem que a aprovação do PL foi o melhor para a cidade, pois para isso foram eleitos... Oremos! 

  Vide o Oficio do Projeto de Lei e o arquiv o Anexo aprovado

 

  • 08/03 – Então, a câmara municipal adiou a votação do Projeto de Lei de Reestruturação Administrativa do governo municipal para amanhã, 09/03 às 09h, projeto esse que parece estar incomodando funcionários públicos. Quanto a isso, o Blog recebeu hoje pela manhã o email abaixo, que transcrevemos na integra: “Então, parafraseando o blog, os funcionários públicos não gostaram da nova tabela de remuneração CC para comissionados no projeto de lei elaborado pelo governo, e que está na câmara para aprovação. A tabela deixou claro que muitos partidários do governo serão os maiores privilegiados pela nova ordem salarial do CC, como também serão os efetivos que se fazem de “amigos do governo”, mas sabemos que nem todos porque estão interessados só no melhor salário. Se esse governo não se apresenta comprometido para com a população, também não poderia ser para com o funcionalismo efetivo concursado e de carreira. Nossa esperança está na troca que fizemos na direção do sindicato, no qual esperamos que o comportamento do governo para conosco seja contido e estancado, ou trocaremos a direção do sindicato de novo se não nos representarem, uma vez que o governo tem nos tratado com descaso e o sindicato sabe muito bem disso. Estamos de olho. Anexamos a tabela CC, e também os arquivos do projeto de lei caso queiram divulgar, mas peço não revelar a fonte.” Pelo sim pelo não, em breve vai ter novo dissídio coletivo dos funcionário públicos, previsto para maio próximo... Oremos?

 

  • 07/03 – Enquanto as últimas informações são muito animadoras quanto ao quadro clinico do vereador Luiz Ferreira, Hulk, que está apresentando franca recuperação e até conversando, a sessão do legislativo de hoje às 19h pode estar comprometida na questão da apreciação e votação do Projeto de Lei da reestruturação administrativa do governo municipal. Porque? O sindicato dos servidores públicos pediu semana passada vistas no projeto, mas a prefeitura negou alegando ter enviado o PL à câmara municipal. Bom, com isso o sindicato protocolou ontem, 06/03, um pedido à câmara pedindo vistas ao projeto antes da apreciação e votação. O pedido deve ser atendido hoje, ou o sindicato vai impetrar mandato de segurança, segundo línguas injuriadas, impedindo o andamento do PL. Claro, dizem essas línguas,para um prefeito que vive gritando que não tem dinheiro, que deixou de pagar o Fussbe e mantém os serviços sem recursos básicos, isso é um disparate da parte deles. Ora, dizem também que “virá desembargador para ler acompanhar o projeto em suas mais de 350 páginas, e, portanto, não deverá entrar na pauta da câmara municipal hoje, 07/03”. Então, comentam uns e outros, a questão envolvida no PL é que deverá privilegiar principalmente os “apoiadores” do governo com as novas faixas salariais para comissionados e designados (efetivos em cargo de comissão), sem que o governo municipal tenha apresentado um estudo do impacto financeiro nas contas da prefeitura, principalmente no momento atual de “crise financeira” e com baixa arrecadação municipal. Segundo línguas afiadas, se a folha de pagamento salarial de comissionados hoje está em cerca de 800 mil reais, com o novo PL deverá ficar acima de 1 milhão de reais. Portanto, onde estaria a economia da prefeitura, exigida inclusive pelo Ministério Público? Não estaria o próprio governo incentivando e alimentando a crise financeira da prefeitura, com a propalada “falta de dinheiro” para pagar as contas e comprar medicamentos que estão em falta nas farmácias das UBS desde janeiro de 2013? Pelo sim pelo não, especulam nos bastidores que já está parecendo uma “jogada” pela posse do “anel do poder” para bem “acomodar” os “amigos do rei"... Será? Na dúvida Oremos, Oremos mesmo... 

 

  • Resultado de imagem para reestruturação administrativa06/03 – Bom, amanhã, 07/03, deverá constar na pauta da sessão pública da câmara municipal o projeto da reestruturação administrativa enviada pelo governo municipal, onde está previsto a mudança de nome das secretarias municipais que deverão passar a ser: I. Unidade Gestora Municipal; II. Unidade Gestora Executiva Municipal; III. Diretoria Departamental; IV. Coordenadoria; V. Gerência; e VI. Chefia, conforme o Ofício Gab. nº 005/2017 de 23 de fevereiro de 2017 ao presidente da câmara municipal. Ora, no Oficio é mencionado que o Projeto de Lei atende a ação civil pública nº 1001733-37.2015.8.26.0655 onde, nesta ação movida contra o ex-prefeito Eduardo do PT e contra a prefeitura, a Justiça determina a redução para não mais que 150 comissionados, entre outras coisas, e que fez com que o governo municipal tivesse que assinar um TAC, Termo de Ajuste de Conduta, com o Ministério Público em novembro 2016. Portanto, segundo uns e outros, o governo municipal espera que o projeto seja apreciado e votado pelos vereadores com certa “urgência”, pois o prazo determinado pela justiça termina dia 21/03, ou todos os comissionados serão automaticamente exonerados. Bom, já tem quem está questionando se o Projeto de Lei é um plágio, uma imitação, do que foi feito em Jundiaí. Como o Projeto de Lei é para ter 65 páginas no Ofício e 310 páginas, portanto mais de 350 páginas, comenta-se nos bastidores que se os vereadores aprovarem na sessão pública de amanhã poderá parecer precipitado à opinião pública, e poderá ser entendido que sem as devidas avaliações técnicas e debates extensos no legislativo o PL estará sendo empurrado forçadamente aos vereadores para aprovação, segundo línguas jurídicas. Entretanto, sabe-se que o sindicato dos funcionários públicos pediu vistas ao projeto por ter conhecimento apenas do rascunho sem os valores salariais. Pelo sim pelo não, há mesmo chances do PL ser aprovado na sessão pública da câmara municipal amanhã? Oremos? Quem sabe seja apropriado recitar o Salmo 86...

 

  • 04/03 – Então... enquanto o delicado quadro clínico do vereador Luiz Ferreira, Hulk, inspira cuidados médicos em sua recuperação pós-operatório, conforme informações nesta manhã de sábado, estão comentando nos bastidores e opinião pública que um ex-vereador, que foi presidente do PTB, e um ex-secretário de finanças de Várzea Paulista, filiado ao PSDB antes das eleições 2016, foram ao deputado federal do Aglomerado Urbano de Jundiaí pedir a presidência do PSDB aqui da cidade. Bom, segundo uns e outros, tudo indica ser verdade pois há pouco tempo atrás foi publicado comentários a respeito nas redes sociais por um ex-candidato a vereador na coligação do governo nas eleições 2016, especificando que o PSDB seria “deles”, incluindo um “assessor” de gabinete do prefeito também filiado aos tucanos. Sabe-se que há tempos vários “políticos” locais tentam tomar o PSBD para “eles”, inclusive tentado pelo ex-presidente do partido no inicio de 2013 mas, para qualquer um conseguir teria que ser superado vários “entraves” locais e estaduais, e também ser da vontade do diretório estadual, o que certamente não é para ser o caso. Quanto a isso, comentários nos bastidores deixam transparecer claramente que o PSDB é atualmente o partido mais cobiçado aqui em Várzea Paulista, mas “tomar” a legenda implicaria mudar toda a diretoria a partir do diretório estadual que quer fortalecer o partido bem distante de mãos aventureiras e/ou oportunistas. O assédio certamente ainda deve continuar nas margens das fronteiras partidárias, mas, pelo sim pelo não, o partido tem mantido seguramente os pés no chão e o assédio pode provocar uma ação saneadora dentro e fora do partido...

 

  • 03/03 – 18h: As mais recentes informações sobre o quadro clinico pós-operatório do vereador Luiz Ferreira, Hulk, por volta das 16h de hoje, foram obtidas com o secretário de Desenvolvimento Social do governo municipal que confirmou junto aos familiares. Embora os médicos estejam prudentes sobre o estado geral do vereador, ele está consciente, já reconheceu a esposa e demonstrou emoções, indicando que a recuperação é para estar satisfatória e evoluindo bem...

 

  • Resultado de imagem para contas rejeitadas03/03 – Enquanto todos esperamos a evolução positiva do quadro clinico do vereador Luiz Ferreira, Hulk, que parece apresentar melhoras pós-operatórias segundo informações mais recentes, comentam que o governo municipal aqui de Várzea Paulista esteve “comemorando”, dias atrás nas redes sociais e jornal local, a aprovação das Contas Municipais de 2014, dizendo que está no Rumo Certo, mas não explicou ou explica até o presente momento porque as contas de 2013 foram REJEITADAS, e porque o pedido de revisão das Contas também foi rejeitado. Em rumo estava então, pergunta a opinião pública... Segundo línguas inconformadas, a Rejeição das Contas vai ficando como uma mancha encardida sem ter como remover. Ora, esse Relatório 2013 do TCE está aguardando o parecer e julgamento da câmara municipal, que pode aprovar ou reprovar essas Contas. Não se sabe quando, mas se a câmara aprovar, corre o risco de ser considerada “cúmplice” do governo e o TCE pode ficar mais atento ao legislativo, se a câmara reprovar poderá se mostrar verdadeiramente independente, defensora e representante de fato dos eleitores que colocou os atuais vereadores neste mandato. O que o Relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aponta como uma série de irregularidades nas Contas Municipais 2013, são principalmente nas Licitações e Contratos com indicação de superfaturamento, e refere-se a especialmente ao Contrato nº 12/2013, aos DVDs educacionais destinados à Secretaria Municipal da Educação no valor de R$ 682.200,00, aos 179 comissionados que não exerciam suas atribuições com características de direção, chefia e assessoramento, etc,  conforme os Relatórios do TCE abaixo. Ora, os vereadores do mandato anterior reprovaram as Contas do ex-prefeito Eduardo do PT por muito menos, se comparado o tanto que o TCE rejeitou contra o atual prefeito em 2013. Pelo sim pelo não, a “comemoração” do governo municipal é válida, ou apenas tentam fazer a população acreditar no Rumo Certo? Oremos? Pode ser que Meditação seja mais apropriado...

     

    - REJEIÇÃO DAS CONTAS MUNICI PAIS 2013

    - REJEIÇ ÃO do Pedido de Revisão das Contas 

 

  • 02/03 – Então, o vereador Luiz Ferreira, Hulk, que ontem sofreu atentado, foi operado no Hospital SOBAM e está em observação. Algumas informações deixam transparecer que o estado dele não é dos melhores, mas os médicos estão confiantes que ele vai reagir bem às cirurgias. O partido a que o vereador pertence, PTC, divulgou uma nota a respeito – vide a nota aqui -. O site do O Globo (G1) publicou matéria e vídeo a respeito com mais detalhes. O presidente da câmara cancelou a sessão pública prevista para hoje e pediu reforço na segurança dos parlamentares aqui de Várzea Paulista. A prefeitura deve atender o pedido assim que for notificada oficialmente. Informações não oficiais dizem que as investigações policiais consideram várias possibilidades que podem ter motivado o atentado, mas não foram divulgadas. Há a expectativa de uma nota da policia civil sobre a ocorrência e sobre o andamento das investigações, mas não está confirmado. Pelo sim pelo não, as informações já estão mais consistentes e logo tudo deve ser esclarecido... Oremos pela recuperação do vereador!!!

 

  • 01/03 – 15:25h: Hoje a cidade foi surpreendida com o atentado contra o vereador Hulk, Luiz Ferreira da Silva, na frente de sua casa por volta das 09h. As informações são contraditórias sobre o ocorrido. A policia civil está investigando para saber realmente o que e como aconteceu. Até onde se sabe, o vereador foi imediatamente levado para a UPA após o atentado, recebeu os primeiros socorros, foi estabilizado e transferido lúcido para o Hospital Sobam em Jundiaí. É para estar estável no momento. Vide matéria no site do O Globo

 

  • 01/03 – Então, e acabou o carnaval, diversão do povo... mas continua o dos políticos nesta quaresma católica com tudo o mais que vem depois. Dentre os vários emails recebidos, vamos transcrever o que antecede a apreciação da câmara municipal do Projeto de Lei que poderá mudar a estrutura administrativa do governo municipal:

    "Venho através deste blog expressar a preocupação e o descontentamento dos Servidores Públicos Efetivos de Várzea Paulista, em relação a reforma administrativa que está para ser discutida na Câmara na próxima quinta-feira.
    Nos indigna que tal Reforma foi elaborada sem a participação e o conhecimento dos servidores. Todos pensávamos que se tratava de uma reforma relacionada aos cargos comissionados. Mas para nossa surpresa e espanto, se trata de uma reforma que altera todos os organogramas de todas as secretárias. E, sim, nós devíamos ter participado, opinado, sugerido, uma vez que, um organograma nada mais é que a linha de trabalho.
    Além disso, há atrocidades, como a criação de vários cargos de assessoria com salários exorbitantes, há aumento de salários em vários cargos, criação de 3 novas secretárias, e alterações irregulares nos organogramas.
    Fora que, tudo feito na clandestinidade, sem nossa ciência, as vésperas do carnaval para não termos tempo de nos mobilizarmos, e uma sessão extraordinária marcada para as 10:00 da manhã para impedir nossa participação.
    Parece que o sindicato participou da elaboração, mas mesmo assim, como uma única pessoa poderia representar mais de dois mil servidores, e todas as secretárias?!? 
    Como que uma cidade falida como a nossa, onde falta tudo, pode ter um cargo de RS 14 mil para assessor?!?
    Quantos professores poderiam ser contratados com esse valor?!? Quantos funcionários da limpeza?!? 
    Definitivamente essa reforma não priorizou economia, nem agilidade, nem eficiência, mas sim, acordos, conchavos.
    Por isso, peço aos meus colegas servidores a se levantarem, a se mobilizarem, e peço aos vereadores que não votem essa reforma sem antes nos ouvir. Temos muito o que falar, sabemos do que estamos falando.
    Já que esse governo não nos prioriza, não nos valoriza, não nos ouve, que pelo menos vocês nos ouçam e nos representem.

    Att, 

    Um servidor preocupado"

    Pelo sim pelo não, então, tudo parece ser o que querem que pareça ser para os vereadores, ou não?! Oremos ? Sim, Oremos...

 

  • 24/02 – Mas o que é que está havendo, pergunta a opinião pública??? Enquanto a câmara anunciava ontem na sessão pública que HOJE às 14h será feita a apresentação do projeto de reestruturação administrativa do governo municipal, e que estava transferida a sessão da próxima terça-feira, 28/02 para 5ª feira, dia 02/03 às 10h, por ser feriado de carnaval, corria solto nos bastidores um comentário, seja verdade ou não, sobre um áudio de gente em cargo de chefia no governo municipal sugerindo a uma ONG que pegasse uma Kombi e levasse os “vagabundos” (mendigos) da cidade para bem longe. Bom, tem uma ONG para cuidar desse pessoal de rua, principalmente dos que estão na Pça Castro Alves que continuam se mantendo no local e não saem de lá de jeito nenhum, segundo uns e outros. Pelo sim pelo não, sabe-se que mendigo pode ficar onde quiser, mas se isso é mesmo verdade deve ter boi na linha... ou não? Oremos???????

 

  • 23/02 – Bom, vamos atender o pedido de direito de resposta do S.O.S. Cristão ao email publicado aqui dia 17/02, que transcrevemos na integra:

    “A diretoria executiva da Associação SOS Cristão vem através desta solicitar o direito de resposta, tendo em vista o e mail que foi enviado e postado por este blog, pois de uma forma distorcida passou informações que gerou más interpretações.

     A-) O link apontado pela matéria para consulta de  CNPJ informa o nome de Gilberto Donizete de Moraes como presidente da associação S.O.S Cristão, o vereador Giba. No entanto, desde dezembro, Gilberto Donizete de Moraes pediu sua renúncia ao cargo de presidente, onde passou a presidir essa associação a então, vice presidente, Ketlyn Rosane Mondo. E em cumprimento a legislação eleitoral, o então pré candidato a vereador Giba, afastou se da diretoria do SOS Cristão seis meses antes da campanha. Reforçamos que a presidente do SOS Cristão é Ketlyn Rosane Mondo, o nome de Gilberto Donizete de Moraes ainda consta no cadastro de CNPJ, pois segue os procedimentos normais da Receita para a substituição.

    B-) É noticiado que o convênio com a ONG enquadra se na categoria de despesas com dispensa de licitação mas é omitida a informação de que o repasse de R$ 30.000,00  foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e que as prestação de contas da entidade vem sendo feitas e regularmente aprovadas pelo conselho municipal de assistência social e de saúde. 

    C-) É Alardeado que o valor de repasse para entidade triplicou entre os anos de 2015 e 2016  sem esclarecer que o motivo para esse aumento foi o período da vigência do convênio que em 2016 foi de 12 meses enquanto em que em 2015 foi de  apenas 4 meses. Os valores repassados mensalmente pela prefeitura não sofreram nenhum tipo de reajuste ou aumento desde o inicio da vigência do convênio.

    D-) É informado um  repasse extraordinário  de  R$ 70.000 no mês de Julho, mas é omitido que o valor foi integralmente custeado com recursos do Fundo Nacional de Saúde, do Governo federal  que reconheceu e credenciou projeto de ampliação apresentado pela entidade, que deriva de convênio firmado com o Ministério da Saúde, por parte do governo federal conforme aditivo aprovado pela Câmara Municipal sob a lei 2.275 de 12 de abril de 2016, noticiado pelo site da Câmara Municipal.  

    E-) O S.O.S Cristão é uma entidade que funciona 24 horas por dia , 7 dias na semana. É um serviço de alta complexidade e pertence à RAPS (Rede de atenção Psicossocial) do ministério da saúde e além de oferecer acomodação e alimentação, oferece tratamento na área de saúde para as pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente do uso de álcool e outras drogas onde o objetivo final é a reinserção social desse usuário de uma forma digna na sociedade. Trabalha em rede, é uma política pública do SUS e do SUAS. O SOS Cristão além de desenvolver o serviço de abrigo, também oferece serviço de saúde aprovado pelo conselho municipal de saúde e pelo ministério da saúde. 

    Informamos que prestamos um serviço reconhecido não somente pelas políticas públicas municipais, mas também federal.

    Aproveitamos a oportunidade para convida-los a vir e conhecer de perto o trabalho desenvolvido por essa associação, sita à rua Dois, nº27 Jardim Bertioga – Várzea Paulista.

     Atenciosamente,

    Ketlyn Rosane Mondo

    Presidente Associação SOS Cristão”

    Pelo sim pelo não, a câmara municipal aprovou Requerimento ao S.O.S. dia 14/02 para obter mais  informações... Oremos???

 

  • 22/02 – Então... enquanto as estatísticas registram que os cerca de 7.000 acessos diários ao Blog nos últimos 30 dias foram, surpreendentemente: 14,01% via PC/Tablet e 83,99% via celular, significando que até os moradores da Vila Real e região estão acessando, mais um email recebido pelo Blog parece “desmitificar” o que se passa na secretaria de saúde, onde a secretária tende a continuar a “mesma” no salto alto do cargo que ocupaTranscrevemos abaixo o email, na integra:

    “Boa tarde. Quero falar um pouco sobre a Secretaria de Saúde. 

    Essa secretaria já teve 4 secretários e um pior que o outro, o que só prova que o sr prefeito não tem equipe competente para colocar na Secretaria e fazer diferente do que os secretários da administração anterior fizeram... enfim, vamos falar do que aconteceu hoje com um servidor de carreira: Um servidor X desde que apoiou o candidato concorrente ao Sr. Juvenal, vem sofrendo perseguições dentro da Secretaria pela sra. secretária. Pelo que entendo, qualquer pessoa tem o direito de apoiar politicamente quem ele quiser, desde que seu trabalho seja realizado com presteza. Mas não é o que acontece lá.

    Tirando 3 puxas sacos e dois gerentes que lambem o chão que a secretária  pisa (eles se esquecem que são servidores também), os demais servidores vivem um momento de pressão dentro da saúde. Ou faz o que ela quer, ou sofre perseguição. Essa secretária é vingativa, ao invés de tentar buscar soluções para os vários problemas da secretaria como a tão falada falta de medicamento, e insumos, fica perseguindo servidores. É uma falta de postura e capacidade que dá gosto de ver. A pergunta que não quer calar é: Cadê o sr. prefeito e os que se acham os "intelectuais políticos" que não veem isso? Pelo que eu saiba, o sr prefeito nunca foi falar com os servidores e perguntar o que está acontecendo. Pelo jeito não é do interesse dele solucionar os problemas também, e sim, colocar "olheiros" para espionar os que falam bem ou não dele. Pobres munícipes de Várzea Paulista. Se eles soubessem do que nós efetivos sabemos (isso na Prefeitura como um todo), teriam se arrependido do voto que fizeram. Mas só para terminar, vamos orar muito e muito para que esses 4 anos passe logo ou quem sabe, Deus toque o coração ou a cabeça (leia-se inteligência) do sr. prefeito para que ele abra os olhos e veja quão competente e preparada é sua equipe!

    Oremos!”

    Pelo sim pelo não, tem tudo para ser mais uma questão que só Deus para resolver. Oremos? Bom...    

 

  • 21/02 – Bom, deixamos para publicar amanhã o email recebido sobre a saúde, para tentar entender primeiro o porque da “comitiva” da câmara municipal indo a Brasília está incluindo um funcionário da câmara que não é vereador, segundo uns e outros injuriados. É o seguinte: O Senado Federal está promovendo hoje e amanhã (21 e 22) o I Congresso Nacional das Mesas Diretoras de Câmaras Municipais e, claro, Várzea Paulista foi convidada para participar com os 4 VEREADORES da Mesa Diretora da câmara municipal. Com isso, a sessão de amanhã, 22/03, fica transferida para a próxima quinta-feira, 23/02. Até aí tudo bem, normal e justo, mas... se é verdade ou não, se estão comentando que a “comitiva” aqui da câmara está levando também o funcionário agente de serviços técnicos da câmara, que também é apresentador da TV Conquista na internet, com o custo da diária de cada um sendo R$ 300,00 + passagem de avião ida e volta pagos pela câmara municipal, então a opinião pública quer saber o que ninguém está entendendo: o agente da câmara é MESMO para ir junto? Pode ? É isso mesmo? Pelo sim pelo não, Oremos? Ou não?

 

  • 20/02 – Então, enquanto o governo municipal “faz de tudo” para tentar parecer estar no “Rumo Certo” perante a população, o Blog recebeu outro email, que transcrevemos na integra, contrariando o que a equipe executiva tem dito ao continuarem procurando fazer a opinião pública acreditar na “verdade” que dizem:

    “Ao Blog Várzea Paulista,

    Se os munícipes de Várzea acham que só a Saúde da cidade está um caos com a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, grande engano pois a Assistência Social da cidade também está uma completa desordem.

    No ano passado os beneficiários do Bolsa Família da cidade ficaram sem atendimento pois a Secretaria de Assistência Social estava sem “sistema” ou qualquer coisa parecida. Os usuários daquele programa social ficaram com seus benefícios parados até por conta da prefeitura não poder operar com o dito sistema informatizado do governo federal.

    Tempos depois tudo (?) voltou ao aparente funcionamento normal.

    Na verdade só transtorno para os munícipes pois, pasmem, a Assistência Social ficou sem acesso à Internet. Exatamente isto. Os três CRAS da cidade ficaram sem acessar o tal sistema impedidos portanto, de operar o Bolsa Família das famílias beneficiárias do programa.

    Não estou aqui defendendo este programa social que todos sabem muito bem que certos governos o usaram (e usam) como cabo eleitoral. Estou aqui para mostrar a desorganização instaurada na prefeitura de nossa cidade, também nesta área.

    A gestão da Assistência Social passou então a enviar a população de todos os cantos da cidade para o setor ao lado do paço municipal. Assim, muitos são obrigados a se deslocarem da Vila Real ou do Parque Guarani por exemplo, a pé sob um Sol escaldante até a prefeitura para serem atendidos num local totalmente sem as mínimas condições para o atendimento ao povo. Num lugarzinho sujo e apertado, sem funcionários o suficiente, sem banheiro, etc.

    Gostaria de ver se o senhor prefeito seria capaz de sair de seu gabinete com ar condicionado e ir a pé até a Vila Real. Será que ia gostar? É mais confortável ficar sentado ou andar com carro chapa branca pela cidade.

    O curioso de tudo isto é que o governo federal destina verbas para a prefeitura manter em funcionamento os CRAS, o CREAS, o Bolsa Família, etc. Então onde estão estes recursos? Até carro a prefeitura comprou com verba do Bolsa Família e hoje dizem não ter como dar assistência às famílias por falta de condução. É brincadeira”.

    Pelo sim pelo não, além dos “repasses” e dinheiro à ONG S.O.S. Cristão, cujos valores foram triplicados pouco antes das eleições 2016, a opinião pública quer saber também o que acontece e como é isso do “sistema” não funcionar na Assistência Social para o Bolsa Familia? Algum “problema” ou supostos desvios no Bolsa Família? O Ministério Público já foi acionado? O Deus Maravilhoso está mesmo no comando? Oremos? 

 

  • Nenhum texto alternativo automático disponível.17/02 – o Blog recebeu mais um email de munícipe, atento aos serviços públicos e às questões sociais aqui de Várzea Paulista, que transcrevemos na integra: 

      “Srs do Blog Várzea Paulista, sabendo que transparência é tudo nos dias de hoje, então temos o que questionar...

      No site do Tribunal de Contas do Estado São Paulo, por exemplo, é possível ter acesso as contas dos municípios, e vendo as de Várzea Paulista nos últimos anos, me chamou a atenção as despesas que “DISPENSAM LICITAÇÃO”, e entre as comtempladas está uma ONG que foi fundada e presidida por um atual vereador, como também é possível verificar no site EMPRESAS CNPJ  (http://www.empresascnpj.com/s/empresa/associacao-sos-cristao-nome-fantasia-sos-cristao/20004071000170).

      Comparando os relatórios de 2015 e 2016, nota-se que de um ano para o outro o repasse passou de 120 mil reais para 370 mil reais, ou seja, o valor triplicou mesmo com a economia se arrastando, com a arrecadação menor e sendo um ano de eleições. Só no mês de julho são apontadas transferências no valor total de 100 mil reais, uma de 30 mil e outra de 70 mil reais, essa última com a seguinte descrição: “REFERENTE ADEQUACOES NECESSARIAS PARA IMPLANTACAO DA UNIDADE DE ACOLHIMENTO DA SAUDE, NO QUAL E GESTORA DO PROGRAMA SOB N CONTRATO 44/15, E LEI AUTORIZATIVA N 2275/16, DE 12/04/2016, CONFORME OFICIO 01/2016-TPS E MEMO N 151/2016-SGP/SMS”.

      Comparando as descrições do campo “HISTÓRICO DESPESA”, é possível ter o entendimento que entre 2013 e 2015 outra ONG a ABRIGO TERAPEUTICO EDUCACIONAL CRISTÃO (facilmente encontrada na internet como CENTRO TERAPEUTICO EDUCACIONAL CRISTÃO – C.T.E.C ), que prestava esse serviço aqui na cidade. Em 2013 ela recebeu 24 mil reais, em 2014 e 2015 recebeu  44 mil reais em cada ano.

      Comparem as descrições contidas no relatório do TCESP, parecem ser entidades com os mesmos objetivos:

     a) ABRIGO (C.T.E.C.): “ATENDIMENTO NA ÁREA DA PROMOÇÃO E DEFESA DAS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO VULNERABILIDADE SOCIAL E PESSOAL”

     b) SOS CRISTÃO: “ATENDER AS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE RUA OU NECESSITANDO DE ATENDIMENTO SOCIAL E DE SAÚDE, GARANTINDO O DIREITO A CIDADANIA, ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL, REINTEGRAÇÃO FAMILIAR E CONSEQUENTEMENTE RESGATANDO A AUTOESTIMA DESSE CONTIGENTE DESFAVORECIDO”. Vide a planilha de vulnerabilidadeEstá certo isso?" Pelo sim pelo não, provavelmente "ninguém" do governo municipal deve saber o que se passa... Oremos?

 

  • 15/02 – Esta quarta-feira não está sendo nada gloriosa para o governo municipal aqui de Várzea Paulista, e não tem como publicar outro Comunicado dizendo que é “boato”, “inverdade”, “invenção da oposição”, etc... A matéria do jornal Popular Mais confirma o que consta nas Contas Rejeitadas de 2013 pelo Tribunal de Contas do Estado de S. Paulo, ou seja o superfaturamento no transporte escolar contratado, Contas que até agora ainda não foi votada na câmara municipal. Inclusive, segundo comentários de uns e outros, as contas de 2014 também devem ser rejeitadas com vários itens de superfaturamento, lembrando que o prefeito e vice já respondem processo em Ação Civil do Ministério Público nos casos de DVDS, Maquinas de Reciclagem de Papel, Livros Didáticos, Brinquedos Escolares, etc., todos em andamento no Fórum aqui da cidade. E mais, comentam que a Licitação do transporte publico vencido por empresa do grupo Rápido Luxo Campinas está sendo refeita, e que a Licitação para contratação de funcionário teve o prazo vencido para execução. O que pensar, pergunta a opinião pública? Corrupção,incompetência,  ou outra coisa? Pelo sim pelo não, em meio a tudo isso, a publicação no Diário Oficial de 13/02 está “fervendo” nos bastidores do governo municipal... Oremos? Talvez não ajudaria nem com “reza braba”... mas, quem sabe pode funcionar...

 

A imagem pode conter: piscina, campo de beisebol, céu, sapatos e atividades ao ar livre

  • 14/02 – Bom, nem completado 2 meses após reassumir e já começaram os “bombardeios” de criticas ao governo municipal, o que pode comprovar que a opinião pública não parece estar convencida das obras e ações do “governo anterior”, que é a reedição do mesmo governo para mais 4 anos. Ora, tem sido visto nas redes sociais várias acusações e cobranças à mesma administração pública de antes no poder, entre as quais o do parque Chico Mendes onde um usuário publicou no Facebook: “Com o abandono do local, o principal é um fato verídico que eu mesmo presenciei de uma criança se acidentando em uma banca de lata que está com a porta arrombada, a criança acabou batendo o rosto na lata que estava amassada e veio a se ferir, por muito pouco essa criança não ficou cega, então peço a ajuda de todos para que olhem as fotos e compartilhem para o máximo de pessoas até chegar na corja da prefeitura, isso para que eles vejam o crime que eles estão cometendo com a população. Estou aqui para mostrar o descaso com os moradores próximos do local que frequentam e para os que querem frequentar, más não podem por falta de conservação. Como uma área que está classificada como parque ecológico chegou a tal situação ?

    Problemas constatados no local:

    1) Muito lixo pelos locais aonde transitam pedestre e crianças brincam.
    2) Falta de lixeiras.
    3) Energia elétrica exposta.
    4) Entulhos para tampar buracos.
    5) Mato sem cortar nos local dos brinquedos de crianças.
    6) Cacos de vidros.
    7) Sofá abandonado atrás da pista de skate.
    8) Bebedouro em péssima situação.
    9) quadras de basquete e futsal totalmente sem estrutura.
    9) quadra de areia sem condições de uso.
    10) Pichação.
    11) Pessoas fazendo uso de drogas em plena manhã.
    12) bancos e mesas sem manutenção.
    13) Obras inacabadas.
    14) pista de skate parece mais uma armadilha do que pista.

    Sugestão: Concluir as obras, fechar o local e montar uma base da guarda municipal 24 hrs para que não deixem o vandalismo deteriorar o local, inibir os usuários de drogas e bebidas e não deixar o local virar moradia para outros, lembrando que essa área pode servir para lazer no horário noturno também.”

    A postagem pode ser vista no Facebook, na página do Alexandre Medina no dia 11/02: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1227859557267693&set=a.1227859517267697.1073741835.100001309800348&type=3&theater

    Pelo sim pelo não, e então sr. prefeito, já que informa na sua página do facebook que está ficando lindo, conforme o vídeo publicado dia 02/02 onde faz um apelo à população? 

 

  • 13/02 – Pois então...  o banco dentro da prefeitura foi assaltado DE NOVO neste domingo p.p. às 10h, o que pode demonstrar a provável incompetência do governo municipal nas questões de segurança dentro da própria prefeitura, segundo uns e outros. Enquanto isso, para foi visto circulando e se espalhando via whatsapp, desde a semana passada, cópia do Mandato de Notificação que a 1ª Vara do Fórum de Várzea Paulista mandou entregar, em 16 setembro 2016, ao vereador e atual presidente da câmara municipal, com base no processo em tramitação prioritária 1002798-33.2016.8.26.0655 no valor de R$ 10.000,00. Bom, neste processo por Improbidade Administrativa, o prefeito aqui de Várzea Paulista também é igualmente citado, já que implica na exoneração do também citado filho do vereador, que certamente era ou é, funcionário da prefeitura. Ora, o processo está Concluso para Decisão desde o dia 24/11/2016, conforme a movimentação registrada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, e no dia 19/12/2016 também foi registrado uma Petição Juntada. Pelo sim pelo não, linguas religiosas estão perguntando na opinião pública se os implicados neste processo estão precisando de orações... Oremos?

     - Clique para ver a Notificação que está circulando no whatsapp 

 

  • 09/02 – Bom, comentários “secretíssimos” nos bastidores dão a entender que o próximo líder do governo municipal é para ser o vereador Mauro, provavelmente o melhor a ser indicado e que deve ser uma indicação acertada do prefeito. Ainda nesses comentários, “escapou” também que a secretaria Gabinete do Prefeito deve mudar de nome, ou seja: deverá passar a se denominar Casa Civil. De qualquer forma, “mudanças” na estrutura do governo são esperadas a partir de “estudos e negociações internas” para um novo formato de governo que funcione e mais próximo dos anseios da população, tal qual o prefeito de Jundiaí está colocando em prática. Claro, para isso uns e outros dizem que alguns secretários do “governo anterior” deverão ser descartados para que a administração pública comece a funcionar como se deve, e também parar de uma vez por todas com o uso dos argumentos “falta dinheiro” e “a culpa é do governo anterior”, mesmo porque o “governo anterior” agora é este mesmo reeleito. Pelo sim pelo não, só falta agora os vereadores deixarem de ficar posando em fotos e vídeos, e começar a fazer o que devem fazer como vereadores: fiscalizar o governo e propor projetos de interesse público... Oremos? Ou ainda não?

 

  • 08/02 – Muito bem! Nesta gloriosa manhã de inicio de fevereiro/2017, chegou ao conhecimento da opinião pública a “noticia” do óbvio que se temia acontecer nas vias públicas, além de danos nos carros particulares: um ônibus caiu com a roda esquerda traseira em um buraco na rua Arjenta do Jd. Itália aqui e Várzea Paulista. Bom, como normalmente é imputada a culpa no “governo anterior”, que é sempre o que costuma dizer a equipe de governo, a opinião pública quer saber a explicação e a justificativa da existência deste e de outros tantos buracos nas ruas e avenidas de toda a cidade, já que o “governo anterior”, o da reconstrução, é o atual governo reeleito para mais 4 anos no “rumo certo”. Falta dinheiro para fazer o que precisa ser feito? Ora, a falta de dinheiro, que certamente “ninguém” do governo vai dizer que tem a ver com o tanto de comissionados contratados no ano passado pode, inclusive, até explicar perfeitamente porque o governo não renovou o contrato para a merenda e merendeiras das escolas estaduais, aliás ÚNICA cidade do Aglomerado Urbano de Jundiaí a não renovar. Pelo sim pelo não, só falta alguém dizer que a “culpa” é do motorista... Oremos ? Por quem?

 

  • Resultado de imagem para desvio de função07/02 – Então, mais uma Ação Civil Pública nº 1000046-54.2017.8.26.0655, de 11/01/2017 no valor de R$ 17.400,00, coloca o prefeito aqui de Várzea Paulista novamente como réu por Improbidade Administrativa, envolvendo a contratação de 2 comissionados em outro suposto desvio de função: um como assessor de esportes e lazer, mas que pintava muros, atendia telefone, etc, e um outro supostamente parente do prefeito, que dizem ser genro, ambos aparentemente trabalhando na campanha eleitoral para reeleição do prefeito segundo uns e outros. Bom, tem quem diz que o prefeito é o recordista municipal de processos via Ministério Público na história aqui da cidade e, segundo línguas soltas, tem se garantido juridicamente no poder na base de advogados. Ora, se é ou não da Divina “Vontade de Deus” ele continuar prefeito apesar das denúncias à Justiça, é inegável que os advogados fazem bem feito a parte mundana jurídica para que continue governando a cidade. Entretanto, não parece ser o caso de especular quanto isso custa aos cofres públicos, se é ele mesmo quem banca as despesas advocatícias ou se conta com “ajuda” dos amigos e simpatizantes. Pelo sim pelo não, "históricamente" isso deve se resolver sem maiores traumas... Oremos? Aparentemente não carece...

     

 

  • Resultado de imagem para merend escolar03/02 – Então... Em um “comunicado”  na página da prefeitura, o governo municipal tenta desfazer o “boato” sobre fornecimento de merenda em escolas estaduais. Mas na prática, como visto nas redes sociais, não se trata de “boato” e sim o que os pais de alunos das escolas estaduais estão vendo e denunciando como irresponsabilidade do governo. Aliás, para ser boato os pais dos alunos teriam que estar mentindo, mas não estão, portanto... e isso está acontecendo justamente com a secretaria de educação tendo a mesma falta de tato de sempre segundo comentam uns e outros. Ora, o governo municipal cada vez que emite um Comunicado para “esclarecer e desmentir” fato indisfarçável que todos estão sabendo e vendo, e tentar limpar a inépcia persistente, certamente poderia ter evitado mais esse “mal-estar” se tivesse planejado a transição da responsabilidade das merendeiras e merenda do município para o Estado, mas tornaram isso público só no dia 02/02/2017 depois que o estrago já estava feito, e com todos vendo o descaso do governo, segundo os pais injuriados. Bom, pelo jeito a “crise” nas merendas das escolas estaduais continua complicada, na base de bolachas e achocolatado, com a revolta dos pais de alunos se acentuando cada vez mais. Quanto a isso, foi enviado ao Blog o comentário que se segue:  “Hoje ao participar de uma integração de professores onde leciono e minha filha estuda, acabei por descobrir que por pura incompetência e falta de respeito com os munícipes o Sr. Juvenal irá deixar as crianças e adolescentes sem MERENDA... pois o mesmo não assinou renovação de contrato (e/ou acordo) com o Estado em relação a complementação da refeição e a disponibilidades das merendeiras pra servir os alunos.... Quase 9 mil alunos da rede Estadual sofrerão as consequências em Várzea Paulista. A merenda era descentralizada, onde o governo estadual fazia dois repasses para a prefeitura: um de R$ 0,55 + R$ 0,30 = R$ 0,85 centavos. Isso em 2016. Para esse ano aumentou para R$ 0,11 centavos. O que ultrapassava esse valor a prefeitura cobria e cedia a merendeira.... Só em Várzea Paulista estamos com esse impasse, onde quem paga são os alunos, em tese os mais carentes.”  Pelo sim pelo não, e então sr. prefeito? E agora como fica tudo isso?

 

  • Resultado de imagem para merendeiras escolares02/02 – Bom, seja verdade ou não, e deve ser, estão comentando nas redes sociais que o governo municipal aqui de Várzea Paulista não renovou o convênio com o governo do Estado para disponibilizar merendeiras nas escolas estaduais, afetando diretamente os alunos, certamente para “economizar” e ainda “lavando as mãos” em relação à merenda escolar, segundo alguns pais injuriados que apontam que isso é grave e acusam o governo de irresponsável. Inclusive tem postagem afirmando que até o ônibus escolar foi cancelado. Isso parece indicar que o governo municipal está no Rumo Certo? Ora, e tem mais... tem assessor de gabinete do prefeito que está dizendo que tudo é culpa do governo anterior, sendo que o governo anterior é o mesmo de hoje reeleito para mais 4 anos e, nesse ponto, deve saber o que está dizendo não é? O governo municipal certamente precisa explicar que Rumo Certo é esse, antes que a secretaria de educação perca o que foi “conquistado” de bom no "governo anterior", e ainda enfrentando Inquéritos Civil do Ministério Público que apura irregularidades e superfaturamento nas compras da secretaria... Pelo sim pelo não, o lema do governo para este novo mandato é "no Rumo Certo", mas parece que continua o mesmo de sempre segundo uns e outros...

 

  • 30/07 – Oras vejam só... o governo informou ao Jornal de Jundiaí de 27/01, que está sendo feita uma pesquisa pelo governo para avaliar as “reais” necessidades de funcionários de cada setor da prefeitura de Várzea Paulista, sabendo-se que no TAC, Termo de Ajuste de Conduta, que o governo assinou com o Ministério Público, está especificado que não pode ter mais que 152 funcionários comissionados contratados na prefeitura, então se o governo está se propondo a isso foi porque o acordo feito com o Ministério Público exige e impõe essa "austeridade" municipal obrigatória. Bom, estando o governo com a faca e o queijo na mão (sabem usar?), essa “redução” e consequente “limitação” certamente vai irritar os muitos a quem foi prometido cargo na campanha eleitoral para “trabalhar” na prefeitura, isso é coisa que já se sabe e vão mesmo ficar de fora. A parte boa é que a folha de pagamento de salários vai ficar reduzida, mas comenta-se nos bastidores do governo que a Secretaria de Educação, Esportes, Cultura e Lazer vai ser “dividida” para criação de mais uma secretaria, certamente com direito a mais cargos de “confiança” na avaliação de uns e outros que sabem como é isso. Pelo sim pelo não, a pergunta difícil de formular é: a intenção do governo municipal é reduzir cargos para criar cargos em “nova” secretaria? Oremos? Sim, Oremos...

 

  • Resultado de imagem para zoonoses28/01 – Muito bem! Já que o governo municipal em nenhum momento tomou a iniciativa, desde que assumiu em 2013, para dar assistência aos animais de rua, principalmente aos cães abandonados, a munícipe Debora Murakami organizou e vai promover reunião amanhã, domingo – 29/01 às 17h na rua Manoel Gonçalves, 200 - Jd Primavera, para ser discutida essa questão dos animais abandonados em Várzea Paulista. Esta reunião contará com a presença e participação já confirmada da dra VÂNIA PLAZA NUNES, médica veterinária e diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, e WALQUIRIA PLAZA NUNES,  presidente do grupo CIDA ANIMAL de Jundiaí, ambas especialistas no assunto, e também deve participar um dos vereadores da câmara municipal. A reunião estará aberta ao público, todos estão convidados e podem participar. Pelo sim pelo não, deveria ser mas não é uma iniciativa da Zoonoses, do governo municipal e/ou da câmara municipal...

  • 
    	

 

  • Resultado de imagem para upa varzea paulista27/01 – Então... depois de muitas e muitas criticas e queixas da opinião pública, a UPA finalmente parece ter entrado “nos eixos” e já se comenta que está prestando bom atendimento à população, com funcionários atenciosos, prestativos e aparentemente competentes. Claro, essa verdadeira conquista deve-se certamente aos esforços da secretária da Saúde, dra. Monica, e equipe que, “toreando” as dificuldades e “pressões” políticas, conseguiram elevar a saúde pública ao patamar atual de serviços com maior qualidade e humanidade. Outra expectativa da opinião pública que PARECE será realizada foi na assinatura do contrato para reurbanização da Vila Real com a empresa que vai realizar os serviços após liberação da Caixa Econômica Federal, conforme divulgado no site do governo municipal. Bom, todos esperam que esse contrato não seja igual ao do shopping estação, que ficou só na intenção, e que também não fique no meio do caminho como as obras do córrego Bertioga, viaduto da Ponte Seca, Pró-Infância do Jd. Itália e a mal projetada ciclovia segundo uns e outros. Pelo sim pelo não, será que a reurbanização da V. Real vai mesmo acontecer, começando e terminando? Oremos?

 

  • Resultado de imagem para não entendi26/01 – Enquanto as listas de material escolar 2017 surpreendem novamente os pais de alunos na rede municipal de ensino público, onde se percebe incompreensivelmente que esta sendo pedido não só material para o aluno, mas também para uso da escola que deveria ser de aquisição obrigatória pelo município através da verba do FUNDEB, conforme Emenda Constitucional nº 53/2006 regulamentada pela Lei 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007,  tais como: material escolar, material desportivo, livros, Atlas, dicionários, jornais, revistas, lápis, borrachas, canetas, cadernos, cartolinas, colas, etc, e que a secretaria de educação parece “ignorar” para depois dizer que “economizou”, mesmo porque TENTAR parecer fazer-de-conta que “não sabe” não cola, segundo comentários na opinião pública e redes sociais, transcrevemos mais um email recebido pelo Blog:Sou servidor publico municipal na prefeitura de Várzea Paulista, e temos cada informação que é pra lá de estranho. No governo passado, ou seja, o mesmo que é o atual, nos setores que tinha comissionados a pau, hoje eles são poucos que existem, mas dizem que são funcionários voluntários, mas perguntei as servidores mais antigos e me foi informado que o Estatuto do Servidor proibi essa pratica, na lei municipal 181/2007 - Art. 9º, é proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo nos casos previstos em lei, será que o prefeito e a Dona Flor não sabe disso? Imagino se tiver um acidente de trabalho como fica? Em todas as secretarias tem voluntários que antes eram nariz empinado hoje até nos cumprimenta, dando uma de bonzinhos, é de rir. Só por Deus mesmo! No meu setor eles sempre falavam que a culpa era do governo passado, ouvi um guerreiro voluntário, dizer que a culpa é do governo passado. Não entendi." Pelo sim pelo não sr. prefeito, como é isso de lista de material escolar do aluno incluindo os que a escola deve providenciar, como também a questão dos “funcionários voluntários”?

 

  • 25/06 – Pois é... O governo “anterior”, do PV que foi reeleito em 2016 para mais 4 anos, no primeiro mandato o bairro Gauchinha e região parece que foi mesmo “abandonado” pelo aparente descaso da administração pública aqui de Várzea Paulista, visto que nada foi feito de manutenção nas ruas de terra, coisa que o governo do PT fazia 2 vezes por ano. Inclusive os moradores chamaram esta semana a TV Globo, que gravou o vídeo sobre as péssimas condições de tráfego nas ruas da região. Bom, ontem, 24/01, um grupo de 5 moradores, acompanhados do vereador Robertinho, foram NOVAMENTE até a prefeitura para cobrar providências, mas não encontraram o secretário da infraestrutura. Tentaram falar com o prefeito, mas estava em reunião. Por fim foram atendidos por um assessor que se “comprometeu” em resolver o problema assim que as chuvas pararem. Assessor já pode fazer isso? Ora, inclusive os moradores de uma rua se prontificaram a fazer manutenção arcando com todas as despesas, que, certamente, é tudo o que o governo espera que façam segundo línguas administrativas públicas, assim “sobra” dinheiro no governo para “outras prioridades”. Claro, dizem uns e outros, é que está chovendo muito e fica difícil fazer manutenção mas, e nos períodos que NÃO CHOVEU durante os 4 anos de mandato? Pelo sim pelo não, a opinião pública quer saber:

    1 – A culpa é de quem mesmo sr. prefeito?

    2 - A questão seria de “quem mandou morar lá”, como foi dito aos moradores algum tempo atrás?

    3 – O governo municipal está fazendo outra Licitação para o transporte público municipal? E a empresa do grupo da rápido luxo que já venceu e ia começar a operar em julho/2016?

     

  • 24/01 - Enquanto o governo municipal aqui de Várzea Paulista "cede" funcionários para o governo do PT de Campo Limpo Paulista, o mesmo PT que o PV e aliados  tanto criticou e demonizou na campanha eleitoral 2012 e 2016, transmitindo a indisfarçavel sensação da "melancia unida no interesse da população" de cada cidade, recebemos os comentários abaixo de mais um munícipe inconformado:Ao contrário do que temos visto em outras cidades, em que os governos municipais eleitos e reeleitos estão se “esforçando” para mostrar que estão trabalhando, aqui em Várzea na minha opinião não tem sido assim, obras que foram prometidas não foram entregues ou sequer estão em andamento, na verdade continuam paradas. A creche do Jd Itália não seria entregue no ano passado? Foi o prometido pelo governo conforme a  imagem 1 . E porque não aconteceu? Faltou dinheiro? O Secretário nem tem compromisso com os prazos que o Prefeito assume? Se faltou dinheiro quem errou no planejamento? Em um Jornal da cidade foi publicada matéria sobre os valores dessa obra, o que se vê é um jogo de números, onde a conta não fecha e na verdade os valores são do convênio que prevê construção de duas creches (Jd Itália e Jd Promeca). A matéria fala em 520 mil para regularizar o desvio (porém somente 260 mil reais referem-se a obra do Jd Itália conforme a  imagem 2. E o novo transporte público municipal que iria iniciar em julho de 2016? Veja matéria no Jornal de Jundiaí em 06/06/2016. E a pista de caminhada do Mursa, que seria entregue SETEMBRO DE 2014? Veja matéria no Jornal de Jundiaí em 03/06/2014. E o viaduto da Ponte Seca que começou em 2014 e deveria ficar pronto em 18 meses? E o córrego Bertioga que era uma obra que iria recomeçar e não iria parar, pois tinha começo, meio e fim, e tinha PROJETO, conforme a imagem 3, de antes e depois das eleições? Acima estão apenas algumas coisas onde sofremos com a falta de realismo do governo municipal, falta de realismo por incompetência? Eu penso que sim, pois se os Secretários não conseguem cumprir os prazos que o governo assume são sim incompetentes, mas e o Prefeito que não substitui e não muda os rumos da administração é o que?” Pelo sim pelo não, quem fala que vai fazer e não faz... Bom, Oremos, Senhor, Oremos! Até está porque parece mesmo que Deus NÃO ESTÁ no comando, de jeito nenhum, segundo uns e outros...

     

 

  • 20/01 – Certamente há de se convir que todos os brasileiros estão perplexos com o acidente que tirou a vida do ministro Teori Zavaski, relator da Operação Lava Jato, justamente às vésperas da liberação da delação premiada da Odebrecht. Teorias conspiratórias à parte, são dispensáveis suposições e/ou especulações se há ou não hoje pessoas respirando aliviadas com a consequente suspensão das audiências das delações, porque tem e são muitas, principalmente pela expectativa do conteúdo ser divulgado a partir de fevereiro. Não se tem dúvida que o futuro da Lava jato ficou incerto, mas isso não significa que o Superior Tribunal de Justiça vá deixar que  se perca tudo o que já está feito e em andamento, ou mesmo arquivado, o que deixaria MUITO FELIZ todos os políticos implicados em corrupção, sem incluir nessa conjuntura quem deverá assumir a relatoria dos processos da Lava Jato. E mais, já existem pressões parlamentares, deputados e senadores, para que seja nomeado um ministro “camarada”, e não um “correto e imparcial” como Teori Zavaski. Pelo menos por enquanto a questão das rebeliões nos presídios deve ficar na sombra dos holofotes, entrando em evidência o futuro da Operação Lava Jato tanto no palco político, e do STJ, quanto na atenção dos brasileiros... Oremos, é muito sério...

 

  • Imagem relacionada19/01 - O Blog recebeu mais um email, que transcrevemos na integra:  "Bom dia, É muito bom saber que o deputado federal, Sr. Miguel Haddad tem bom senso, ao contrário dos governantes de Várzea Paulista. Ele, Haddad, pensou em Várzea Paulista e devemos ser gratos por isso. Se fosse um homem qualquer nem teria olhado para esta cidade abandonada. Durante a campanha eleitoral de 2012 ambos candidatos Miguel Haddad e Luiz Fernando Machado estiveram percorrendo a Prefeitura como candidatos à deputado federal e estadual respectivamente. E não é que os políticos muito "sábios" e "espertos" como eles só, que comandam a prefeitura do município fizeram pouco caso  dos então candidatos do PSDB de Jundiaí? Lembro-me que dois secretários, fazendo papel de bobos, estiveram distribuindo santinhos dum certo candidato à deputado. Um político fracassado lá de Jundiaí, aliado do ex prefeito Bigardi. Espero por muito mais do Sr. Haddad. Espero também muito do agora deputado estadual Jr. Aprillanti, pois se dependermos destes despreparados daqui, estaremos todos em má situação. Pra variar." Pelo sim pelo não, Oremos? 

     

 

  • 17/01 – Mas é? O Jornal de Jundiaí publicou hoje matéria sobre dívida de R$ 308 milhões das cidades da região, abordando que Várzea Paulista herdou uma dívida de R$ 69,3 milhões do governo anterior do PT e que já foi pago 51%. Bom, e nesse caso, pode-se pensar então que o governo varzino mentiu durante todo o mandato, pois afirmava que a dívida herdada era mais de R$ 93 milhões. Mas, oras, os comentários hoje nos bastidores e opinião pública, quase que em ”off”,  é que a dívida da prefeitura hoje é de “apenas” R$  R$ 142.800.002,00... se é verdade ou não, vai saber, mas é o que estão dizendo sobre o montante da divida da prefeitura no fim do mandato do governo “anterior” do PV e aliados em 2016, governo esse reeleito para  continuar até 2020. E se isso está sendo comentado na opinião pública, certamente logo vai ser por toda a população. E mais, que a dívida hoje é MAIOR do que o PT deixou. Claro, segundo línguas “opositoras e maldosas” os R$ 2,00 no final do valor acima  é o “principal” causador da dívida atual que, multiplicado pelas muitas contratações de comissionados para a campanha eleitoral, superou e “venceu” com folga a dívida que o ex-prefeito Eduardo deixou em 2012, incluindo a questão do não repasse ao FUSSBE desde fevereiro/2016. Ora, quem sabe o governo decide emitir um Comunicado Oficial para “desmentir” essa “inverdade”, justamente neste momento em que está sendo preparado um governo “novo” e “diferenciado” do que foi feito nos 4 anos do mandato anterior. Pelo sim pelo não, claro que pode ser só especulação, mas já começa surgir dúvidas se Deus está mesmo, ou se esteve alguma vez no comando... Oremos!

 

  

  • 16/01 – Um exemplo do que um político pode fazer pela cidade e população sem politicagem, foi publicado no Facebook por um ex-candidato a vereador, que não foi eleito, mencionando na postagem muito compartilhada que o deputado federal Miguel Haddad disponibilizou 2 emendas aqui para Várzea Paulista destinadas à estruturação da rede de atenção básica e especializada, que também podem ser utilizadas para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para UBS, inclusive no Hospital, UPA ou unidade de atenção especializada. Para pleitear e conseguir essas emendas com o deputado, uma viagem foi feita à Brasília em agosto de 2016 para pleitear e conseguir a indicação das emendas nº 81001647 (R$199.970,00) e nº 81001648 (R$499.958,90). As verbas já estão disponíveis para o Fundo Municipal de Saúde da cidade. Antes que alguém fique “enciumado”, sabe-se que um vereador do mandato anterior, reeleito, também foi para Brasília em maio de 2015 junto com o prefeito para “pedir” verbas para a cidade em pleno ano eleitoral, até vídeo foi postado no youtube, mas nada se sabe de alguma conquista quanto a isso aqui para a cidade. Pelo sim pelo não, e segundo uns e outros com línguas afiadas e desconfiadíssimas, vamos ver qual dos atuais vereadores vai fiscalizar o uso dessas verbas... Oremos!!!

 

  • 14/01 – Estão comentando nos bastidores e na opinião pública, que nem bem começou o mandato e já tem vereador neófito publicando agradecimentos ao prefeito nas redes sociais por tapar buraco em rua do bairro, inclusive postando vídeo no youtube, por um serviço de manutenção de via pública que é obrigação do governo municipal, bastando apenas fazer a indicação. Bom, uns e outros não entendem bem isso e especulam o que poderia ser o motivo: a) muita vontade de parecer que está do “lado do povo”, b) agradar o prefeito por cargos que partidários seus possam ter no governo, c) não saber que isso já foi tentado antes e não deu lá muito certo (os que fizeram não foram reeleitos, mesmo posando em fotos ao lado do prefeito). Bom, espera-se que nas sessões legislativas, os vereadores possam ter discernimento e sabedoria suficiente para saber o que precisa ser feito e consciência do que um vereador tem que fazer, sem pensar ou atuar em beneficio próprio, ou de “amigos” ou ainda para "agradar" uns e outros. Para tanto, é só estudar e cumprir a legislação, a lei orgânica do município e o regimento interno da câmara municipal. Uns e outros sabem que a cidade deseja vereadores competentes e a favor da população, sem bajulação ao executivo e governo, sem disputar espaço para sair nas fotos com o prefeito, etc.! Pelo sim pelo não, a opinião pública gostaria de saber: qual(is) dos atuais vereadores vai ser e atuar como vereador MESMO? Oremos, ou não ?

 

  • Resultado de imagem para queimando a lingua13/01 – E agora? Nesta gloriosa sexta-feira 13, comentam nos bastidores que não é de jeito nenhum por “superstição" o tanto que o atual governo aqui de Várzea Paulista acusou e culpou o governo anterior do PT, praticamente por tudo, MESMO COM AS VERBAS E CONVÊNIOS DEIXADOS POR ELES, e agora estão queimando a língua por cometerem o mesmo pecado de que acusavam. E o que é? Ora, especula-se que o governo não depositou para o FUSSBE aproximadamente R$ 7 milhões desde fevereiro 2016, referente a parte patronal dos funcionários públicos, segundo informações “secretíssimas” de uns e outros nos bastidores municipais. Seja verdade ou não, e deve ser, seria bom o governo municipal vir a público com outro Comunicado Oficial para explicar a verdade e/ou a “inverdade” dessa questão delicada, do contrário a opinião pública vai desacreditar ainda mais e perder de vez o sentimento de seriedade quanto a este governo, principalmente da parte dos funcionários públicos. Ambas as questões acima podem, certamente, estar revelando um desvio psicológico crônico de quem promete para estar no poder e não cumpre, começa e não termina e/ou faz acusações e depois comete a mesma coisa que acusa, e ainda continua apontando o mesmo culpado de sempre: o PT. Não que o PT não tenha cometido ações condenáveis enquanto governo, mas, oras, uns e outros comentam que este governo atual já é parte folclórica da cidade desde 2013, que tem se comportado como se tudo fosse “normal” ou não fosse “problema” deles, e ainda tentam desacreditar quem aponta erros e inverdades. Só por Deus, dizem línguas roxas injuriadas! Pelo sim pelo não, há comentários de que está em andamento um processo no Ministério Público quanto ao FUSSBE, ou seja, mais um processo contra o governo aqui de Várzea Paulista... Oremos irmãos e irmãs, muito, muito, muito... 

 

  • 12/01 – Bom, questionado hoje nas redes sociais, ninguém entende PORQUE O GOVERNO MUNICIPAL NÃO TERMINA A PISTA DE CAMINHADA NO MURSA, e nem se explica, alardeada como “conquista” principalmente na campanha eleitoral 2016, de mais este projeto do governo anterior do PT, e ainda cometendo a imprudência na mudança do projeto original para o lado que mais tem acessos às chácaras, refazendo inclusive algumas vezes os erros cometidos na execução, segundo uns e outros. O governo alega que não recebeu a verba complementar para terminar a "obra". Outra coisa que moradores se queixam neste bairro é que caminhões transitam em alta velocidade ocupando toda a pista, criando situações de risco de acidentes tanto de pessoas como de outros veículos dos moradores, principalmente de uma empresa entre o acesso para a olaria e o final do asfalto, segundo comentários. Os moradores esperam que o governo, através da secretaria de transito, tome alguma providência. Pelo sim pelo não, e então sr. prefeito? Oremos?

     

  • 11/01 - Então, mais um email recebido pelo Blog, e que transcrevemos na integra, referente às matérias da Retrospectiva do Blog já publicadas: “Bom dia! Foi brando na avaliação da Secretaria de trânsito ein... Horários de ônibus e itinerário não cumpridos por toda cidade. Promessa de implantação e ampliação de linhas, instalação de ponto final etc.. não cumpridas também. Sinalização de trânsito nos bairros é horrível. Poucas vagas de carga de carga e descarga no região central. Falta zona azul e vagas no centro da cidade. Defensas na marginal. Semáforo de quando vc sai da praça da bíblia e vai acessar a avenida Bertioga (marginal do boa ) se vc é o primeiro carro a parar não consegue ver o semáforo. Mudança no sentido do trânsito nas vias da avenida bertioga, que impedia acesso dos moradores do Jd Itália e Jd das Palmeiras ao lado da academia (foi revista após protestos). Carros abandonados por toda cidade, sobre calçadas inclusive... Acho que é  que me lembro. A de segura pública também tem problemas com as 5 câmeras instaladas  (parece nem a metade funciona) e também teve problema a licença para uso de arma de fogo dos GMs. Na Infraestrutura uma grande falha é a fiscalização e notificação para limpeza de terrenos...” Pelo sim pelo não, vê-se que uns e outros estão atentos... Oremos!

 

  • 10/10 – Ora ora, enquanto "parece" que a coleta de lixo começou a se normalizar aqui em Várzea Paulista, o córrego Bertioga que permaneceu os 4 anos do mandato anterior deste "novo" governo em “obras”, continua sendo o mesmo “problema herdado” do governo anterior, ou seja: transbordando e alagando “normalmente” a av Bertioga até antes da av. Fernão. Bom, o que ainda deixa muitas línguas completamente injuriadas é o fato deste governo ter criticado dura e abertamente o governo anterior por esta obra iniciada durante o ano eleitoral 2012, como se o governo anterior tivesse praticado estelionato eleitoral. E agora? O que disseram e fizeram nesta obra durante a campanha eleitoral 2016? Uma pergunta tem incomodado muitos e outros: porque não resolveram PRIMEIRO a passagem das águas sob a av Fernão Dias nos 4 anos do mandato? Pelo sim pelo não, tal qual a falta permanente de medicamentos nas Ubs, o governo certamente DEVE explicações à opinião pública, ou não? Oremos...

 
  • Resultado de imagem para coleta de lixo varzea paulista

    09/01 – Pois é, enquanto o governo “desmente” que não tem nada a ver com a falta de coleta de lixo na cidade, como se fosse só eles que sempre dizem a verdade dos fatos, vejamos mais um email recebido pelo Blog que transcrevemos aqui na integra: ”Quer dizer que a administração municipal aproveitou-se das férias forenses para não fazer as devidas exonerações de todos os ocupantes de cargos de confiança? Com o recesso não há como o Ministério Público e o Judiciário, no mínimo repreender o governo pela falta do cumprimento do TAC na sua íntegra. Talvez seja até melhor para o 'tempo da destruição' que o Fórum seja despejado. Seria bom para eles ficarem longe da ação da Justiça.” Pelo sim pelo não, parece que o Fórum deve ter mesmo um pedido de despejo por falta de pagamento de aluguel... E então sr. prefeito? Oremos?

 

  • 07/01 – “A casa caiu?” – Parte 2 (FINAL): Voltando aos dias antes da posse para saber dos comentários dos bastidores que fizeram a “espetacular virada” anunciada ao grupo de vereadores pró-governo, especula-se que supostamente desencadeou-se a ira dos prováveis “descontentes” do “grupo do governo” por ter sido “enganados” pelos “estrategistas” contrários, e com isso “alguma coisa precisava ser feito”. Então, tal qual um roteiro de filme classe “B”, supostamente uma ideia “engenhosa” foi colocada na mesa: denunciar os possíveis vereadores desinteressantes para o governo. A “ideia” colou e o improvisado folheto “apócrifo” foi feito para ser distribuído nos bairros. Mas... ”quem poderia levar a culpa”? Não se sabe a verdade do que se passou nesta “intenção”, mas especulam que um conhecido e indesejável “opositor” do governo foi “selecionado” para ser o “bode expiatório”, e com isso foi feita a distribuição do folheto como todos já sabem. Como os comentários na opinião pública foi muito acima do ponto de desconforto tolerável, os 2 vereadores acusados registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia para as devidas providências, mostrado nas redes sociais por ambos. Claro, “alguém” foi responsabilizado no B.O. e o nome de quem aparentemente estaria envolvido foi publicado no Facebook por um dos vereadores acusados no folheto, ao ser perguntado contra quem foi feito o B.O.. (Clique aqui para ver a imagem da publicação com o nome mencionado pelo vereador). Bom, acredita-se que os próximos acontecimentos podem levar ao(s) “engenhoso(s)” autor(es) de tudo isso, podendo respingar nas autoridades e ficar muito mal para o governo que nem bem começou este segundo mandato. Como se sabe, nem sempre tudo é como parece ser, e quanto a isso a opinião pública quer saber: o governo parece ser, é, não é ou vai ser? Pelo sim pelo não, a Paz irmãos e irmãs... e, Oremos!

 

  • 06/01 – “A casa caiu?” – Parte 1: Então, estamos vendo nas redes sociais sobre a questão dos 2 vereadores se defendendo da acusação da “venda” do voto na escolha do presidente da câmara municipal, através de Boletim de Ocorrência na Delegacia da cidade, a partir do folheto dito “apócrifo” (destituído de autoridade) espalhados principalmente nos bairros Mirante e Promeca. Ora, o Blog também recebeu cópia do folheto via whatsapp, que não tinha no dia a proporção da importância que está tendo hoje, e que agora parece carecer da abordagem sobre o que rola nos bastidores e, principalmente, na opinião que incluí a ainda improvável “oposição”. Até onde se sabe, entre verdades e “inverdades” misturadas, toda essa questão começou nas reuniões para definir quem apoiava quem para presidente da câmara. Com isso em andamento, e com certamente 2 grupos disputando o cargo, tinha-se a “contagem” de 6 a 5 a favor do “grupo do governo” disputando com 2 candidatos que pode ter sido o “êrro” do governo. Mas, um “golpe” foi dado pelo grupo em desvantagem que, segundo comentários nos bastidores e na opinião pública, conseguiu trazer para o grupo em desvantagem o vereador que saiu do PT para o PSB, depois para o Rede e finalmente se filiando no PTD, deixando o grupo que estava apoiando o governo e “entrando” para o grupo tecnicamente “contrário”, fazendo a “casa cair” para o governo nesse jogo político rasteiro do “pode mais quem conhece as TODAS as regras, joga melhor e tem cacife”. Era o provável sendo revertido em acontecido para o folheto ser verdade quanto aos quem seriam os presidentes eleitos para os 2 biênios na câmara municipal (Silso e Guilherme). Portanto a eleição não foi exatamente uma surpresa, onde os votos foram: Bienio (2017 e 2018) Silso das Neves, com os votos dos novos vereadores Silso das Neves, Weslen, Robertinho, Juarez , Guilherme  e Osmar. 2º Bienio (2019 e 2020) com os votos de Osmar, Silso, Juarez, Robertinho, Weslen e Guilherme. Óbvio, e pelo sim pelo não, em ambos Biênios o governo teve o “tapete puxado” pelo grupo vencedor por 6 votos contra 5... continua na parte 2... 

 

  • 03/01 – Então, mais um email recebido pelo Blog... este  com data de hoje: “E ainda não publicaram a imprensa oficial com as demissões dos cargos de confiança. Mas o engraçado é que muitos comissionados estão fazendo uma espécie de serviço "espontâneo". Deve ser a grande vontade de retornarem. Com relação ao secretariado a única certeza até o momento é a volta do professor Rodolfo à Educação, conforme ele mesmo andou postando". Pelo sim pelo não, isso pode ser uma premissa velada deste “novo” governo que anunciou na campanha eleitoral que vai governar no Rumo Certo? Ou não? Oremos um Rosário completo, 3 vezes... 

 

  • 02/01 - Estamos de volta, e vamos que vamos!!! Ontem, 01/01, o "novo" governo municipal foi empossado na câmara municipal e novos presidentes do legislativo foram eleitos para os 2 bienios deste mandato. Como o site da câmara municipal ainda não está atualizado, temos que no primeiro biênio 2017/2019 o presidente é o vereador reeleito Silso das Neves, e para o segundo biênio o novo vereador Guilherme Zafani, ambos por 6 votos contra 5 do concorrente. Até aí tudo bem, a eleição foi aparentemente democrática apesar do "impasse" na vice-presidência do primeiro biênio, devidamente resolvido entre os pares nos bastidores, mas deixa entrever uma sensação de derrota do governo municipal já que nenhum vereador do partido do governo foi sequer votado nas escolhas dos presidentes. Segundo uns e outros "palpiteiros", o governo deverá então negociar cada Projeto de Lei que enviar ao legislativo, e na opinião nada sutil de línguas afiadas o governo tem que se "esforçar" para conseguir aprovar o que enviar para a câmara. Tudo indica que o placar de 6 a 5 derrotou as intenções do governo controlar o legislativo, deixando entrever um novo precedente de negociações e isso não se sabe ainda como vai ser ao certo, mas... estima-se que deve prevalecer o "DEPENDE", e neste depende pode estar inserido o contexto dos loteamentos do Mursa.  Provavelmente isso possa explicar o porque o governo na semana final de 2016, em seu final de mandato e preparativos para o 2º mandato, foi de muitas reuniões de avaliação e estratégias para nomear o novo secretariado, que deverá ser concluída e divulgada até março próximo, segundo se comenta nos bastidores. Pelo sim pelo não, nem tudo é o que parece e deverá ser neste “novo” mandato municipal.... Oremos? Sim, Oremos os 150 Salmos para começar... 

 

11/01 – Então, mais um email recebido pelo Blog, e que transcrevemos na integra, referente às matérias da Retrospectiva do Blog já publicadas: “Bom dia! Foi brando na avaliação da Secretaria de trânsito ein... Horários de ônibus e itinerário nãocumpridos por toda cidade. Promessa de implantação e ampliação de linhas, instalação de ponto final etc.. não cumpridas também. Sinalização de trânsito nos bairros é horrível. Poucas vagas de carga de carga e descarga no região central. Falta zona azul e vagas no centro da cidade. Defensas na marginal. Semáforo de quando vc sai da praça da bíblia e vai acessar a avenida Bertioga (marginal do boa ) se vc é o primeiro carro a parar não consegue ver o semáforo. Mudança no sentido do trânsito nas vias da avenida bertioga, que impedia acesso dos moradores do Jd Itália e Jd das Palmeiras ao lado da academia (foi revista após protestos). Carros abandonados por toda cidade, sobre calçadas inclusive... Acho que é  que me lembro. A de segura pública também tem problemas com as 5 câmeras instaladas  (parece nem a metade funciona) e também teve problema a licença para uso de arma de fogo dos GMs. Na Infraestrutura uma grande falha é a fiscalização e notificação para limpeza de terrenos e execução de calçadas...” Pelo sim pelo não, vê-se que uns e outros estão atentos... Oremos!