Mentiras eleitorais

02/10/2020

Com o início da campanha eleitoral 2020, algumas mentiras tradicionais próprias de candidatos voltaram a serem ditas sem nenhum pudor e/ou constrangimento, e a abaixo é uma delas:
- Você me conhece! Eu sou o Fulano de tal. Vou fazer tudo por você... .

Ora, a campanha eleitoral 2020 começou no dia 27 de setembro e deve terminar em 14 novembro, véspera das eleições. Serão quase de 2 meses de falação no ouvido do eleitor e geralmente o que falam não passa de conversa fiada.

É claro que alguns políticos têm boas intenções, alguns acreditam realmente que poderão mudar as coisas caso sejam eleitos, mas a grande verdade é que a maioria deles já são figurinhas conhecidas e carimbadas no "esquema" da politicagem, dinossauros jurássicos mesmo, geralmente são vereadores querendo ser reeleitos, ex-vereadores e candidatos de eleições passadas que não conseguiram se eleger e que aparecem a cada nova campanha eleitoral, com suas promessas e "projetos de governo"! Isso quando algum deles têm algum projeto, pois muitos ainda preferem a técnica de fazer promessas e falar mal do adversário do que apresentar seus projetos, que nem sempre são viáveis e não custa nada para o candidato, mas é pago pelo povo! 

Entretanto há exceções! Pode ter ex-vereador candidato que realmente cumpriu com seus deveres na defesa da população e contra abusos do governo municipal, inclusive denunciando o prefeito e equipe executiva ao Ministério Público! São raros, mas existem!

E tem uma questão na opinião pública:

- Por que algumas campanhas eleitorais têm um grande orçamento, algumas em torno de milhares de reais, sendo que o candidato que vencer as eleições irá ganhar um salário de "apenas" R$ 10.000,00 ou R$ 20.000,00 por mês? Será que compensa, em termos financeiros, gastar tanto durante a campanha? Podemos acreditar, então, que o candidato não está concorrendo apenas pelo dinheiro?

Bom, com essa questão em aberto, vejamos algumas principais frases típicas de campanha eleitoral:

1 - Você me conhece...

2 - Prometo terminar aquilo que os outros prometeram e não conseguiram!

3 - Se eu for eleito prefeito, prometo construir mais escolas, casas populares, hospital, educação, segurança ...

4 - Se for eleito vereador, prometo fiscalizar o prefeito e equipe de governo!

5 - Podem vasculhar o meu passado! Não vão encontrar nada de errado!

6 - Sou muito melhor que os que estão aí!

7 - Etc...

Conhece algum candidato dizendo alguma(s) frase(s) acima?

Evite escolher um candidato que quer se reeleger sem ter apresentado nada de concreto em defesa e/ou a favor da população e da cidade, que esteja ou que tenha participado do atual governo, preferencialmente que não tenha o nome envolvido em qualquer tipo de escândalo na cidade. Escolha um candidato novo e sem envolvimento com o atual governo municipal, e que não esteja envolvido em qualquer processo policial/judicial.

Pesquise antes para fazer a escolha certa, por você e pela cidade!