Mudança de hábitos no ano novo, sem ficar nas promessas de final de ano
Final de ano é o momento ideal para repensar nossas atitudes e propor mudanças para nós mesmos. Certamente o ano de 2020 começa com grandes expectativas e promessas.
Seja "guardar dinheiro", "ter alimentação mais saudável", "ser mais paciente" ou "ler mais livros" sabemos que não é fácil realizar e, para muitas pessoas é uma grande luta as suas atitudes e hábitos.
De acordo com John C. Norcross, do livro "Changeology", existem 5 passos eficazes para realizar os seus objetivos quando o assunto é mudar atitudes e comportamentos.
Mas vale uma recomendação inicial: É possível mudar mais do que um comportamento ao mesmo tempo. Por exemplo, nada impede de você controlar a sua dieta e iniciar um programa de exercícios ao mesmo tempo (pois ambas são bastante relacionadas entre si), entretanto, você não deve tentar fazer mais do que duas mudanças significativas simultaneamente. É preciso ter foco.
Então, quais são os 5 passos para uma mudança de hábitos?
1 - Preparação: A ação essencial para encontrar seus motivos

2 - Planejamento: Uma atitude necessária antes do primeiro passo

3 - Ação: Fazendo acontecer e celebrando as conquistas

A preparação e o planejamento já estão completos. Agora é a hora de começar a verdadeira mudança, descartando os comportamentos negativos e alterando a sua vida. A recompensa é um grande impulsionador das mudanças nesta fase. Presenteie-se com algo especial, como uma pequena viagem, ao conseguir superar um mau hábito. Celebre todos os sucessos. Caso algumas pessoas se posicionem como um impedimento do seu processo de mudança, evite-as. As relações de apoio são essenciais nesta fase.
4 - Perseverança: Gerindo os "deslizes"

Não se martirize por causa de alguma falha. Para manter-se firme na jornada de mudança, não perca o foco, mesmo que sofra um deslize. É comum as pessoas que lutam com comportamentos prejudiciais sentirem impulsos quase incontroláveis para repetir ações negativas. Os deslizes são uma parte normal do processo de mudança. Se você escorregar, retorne imediatamente ao seu programa. Não se entregue ao pensamento destrutivo. O que importa é a sua resposta corajosa aos erros. Lembre-se: "um deslize não é uma queda".
5 - Persistência: Mantendo o ritmo da mudança

Nesta fase, a persistência é uma virtude essencial. Se a sua motivação estiver vacilando, persista ainda assim. Não assuma novos desafios, pelo menos por algum tempo, para que você continue progredindo rumo aos seus objetivos imediatos. Visualize o seu futuro bem-sucedido e acredite!
Adaptação do artigo de Marcelo Elias
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/como-mudar-nossos-habitos-em-2019-e-nao-ficar-somente-nas-promessas-de-final-de-ano
Obs.: A matéria acima é de
inteira responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião
do Blog Várzea Paulista