O Enigma Brasil

Segundo o Opinião do O Estado de São Paulo, o cientista político Murillo de Aragão diz ser necessário desvendar "o enigma Brasil" para atrair investidores e visitantes ao país. Quanto a isso, transcrevemos abaixo o extrato do contexto publicado no site O Antagonista, onde o cientista avalia que:

"A imensa maioria nada sabe sobre o País ou se informa apenas pelo noticiário, que quase sempre é negativo. Na linha tradicional de que 'good news are bad news' (boas notícias são más notícias). Basicamente porque o Brasil quase nada faz para divulgar - de forma consistente - o que se passa aqui. Não temos uma estratégia de contato com formadores de opinião internacionais nem damos o devido valor à criação de uma rede de informações sobre o País. Países como a China e a Rússia, por exemplo, têm estruturas permanentes de divulgação sobre o ambiente de investimentos em seu território (...).

Assim, além do aprofundamento do processo de reformas, temos de desvendar o enigma Brasil para investidores e visitantes. E se não soubermos contar nossa história, alguém a contará por nós, e quase sempre de maneira negativa. Para tal, a questão da imagem do País deve ser abordada de forma estratégica. Sem esconder nossos problemas. Mas mostrando a realidade de nossos avanços."

Não deixa de ser uma avaliação bastante lógica...