O que é o fascismo?

02/03/2020

De forma geral, o fascismo é um regime autoritário com concentração total do poder no líder do governo, que poderia tomar qualquer decisão sem consultar previamente os representantes da sociedade. Além de totalitário o governos fascistas objetivavam expandir seu território por meio de conflitos internacionais. Para isso, realizavam altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra.

O fascismo instala o regime do partido único, do nacionalismo extremado, da centralização administrativa, da supremacia do interesse nacional sobre os interesses de classe:

- pelo exercício arbitrário e sem controle social do seu poder absoluto sobre a sociedade, 

- pela radical oposição à democracia, ao governo representativo, a sindicatos independentes, aos direitos e garantias individuais, 

- pela ausência absoluta da liberdade de imprensa e aos princípios liberais, 

- pela dominação absoluta da sociedade pelo partido e estado, 

- pela doutrinação permanente da ideologia, desde a mais tenra idade da criança.

Para garantir a manutenção do governo, os líderes fascistas controlavam os meios de comunicação de massa, por onde divulgavam sua ideologia e controlavam todas as informações disseminadas. Qualquer crítica ao governo era aniquilada mediante uso da violência e do terror. Aqueles considerados inimigos de um governo fascista eram punidos com prisão ou morte.

O regime fascista, assim como o comunista, são exemplos de regimes totalitários que, contrariamente a regimes autoritários (ditadura) não se satisfazem com a apatia e desinteresse político do cidadão para com a política.

No totalitarismo o cidadão precisa sempre demonstrar de que apoia o regime e suas autoridades. Esta é a razão das manifestações públicas programadas e controladas pelo partido que reúnem centenas de milhares ou mais de pessoas para tornar público e visível o apoio ao regime e aos líderes.

Exemplos de regimes totalitários na história:

> Regimes fascistas:

   Itália de Mussolini (1922 a 1945)

   Alemanha do Nazismo (1933 a 1945).

> Regimes comunistas:

   União Soviética, 

   República Popular da China, 

   Coréia do Norte, 

   Cuba