O que é política, e qual sua origem

Por Tié Lenzi

Fonte: https://www.todapolitica.com/o-que-e-politica/

Política é uma palavra que pode ter muitos significados diferentes. O principal conceito é ligado ao ato de governar e de tomar decisões. A política é ligada ao governo, às suas decisões e ao conceito de Estado.

Dessa forma a política também é um conceito que se relaciona com as questões de governo, já que é preciso um relacionamento político para que os governantes tomem decisões que atendam aos interesses dos cidadãos.

Política também pode se referir ao relacionamento entre as pessoas, principalmente quando o objetivo é chegar a um consenso ou a uma meta em comum.

Como surgiu a palavra política

A palavra política tem origem no termo grego politiké, que é a união de outras duas palavras gregas: polis e tikós. Polis significa cidade e tikós é um termo que significa o bem comum dos cidadãos.

Assim, politiké era um termo grego que significava governo da cidade para o bem comum de todos os cidadãos.

A origem da política

O surgimento da política aconteceu na Grécia Antiga, depois da formação das cidades gregas, que eram chamadas de cidade-Estado. Foi a partir da necessidade de criar um sistema de organização do funcionamento das cidades-Estado que surgiu a forma de governo parecida com o que hoje se conhece como política.

A necessidade de organizar o funcionamento das cidades-Estado aconteceu depois que surgiram classes sociais populares que também desejavam participar das decisões relativas à cidade. Foi a partir desse momento que, em Atenas, surgiu a forma de governo que foi chamada de democracia ateniense. Esse é o primeiro registro histórico da política e da democracia.

Foi um político grego chamado Clístenes que iniciou a organização da democracia ateniense. Na democracia grega era permitido que os cidadãos homens, depois de completarem 18 anos, participassem das assembleias de decisão nas cidades-Estado.

Foi nesse modelo político da Grécia que surgiram alguns conceitos que ainda hoje fazem parte da política. Por exemplo:

  • a igualdade de todas pessoas diante da lei, tanto para direitos como para obrigações,
  • o direito ao voto,
  • direito de participação nas assembleias e nas decisões,
  • reformas sociais que beneficiassem os cidadãos.