Cidadão, Cidadania & Controle Social

O que é ser cidadão e o que é Cidadania ?

Cidadão é o individuo que usufrui dos direitos civis e políticos de um Estado.

Por outro lado, o cidadão não usufrui apenas de seus direitos, mas também desempenha deveres para com o Estado.

Entendido o conceito de cidadão, o conceito de cidadania vem como consequência.

Cidadania é a qualidade ou estado do cidadão.

Veja os arquivos baixo: ABC da Cidadania e Cartilha da Cidadania para saber mais:


O controle social é entendido como a participação do cidadão na gestão pública, portanto é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. No Brasil, a preocupação em se estabelecer um controle social forte e atuante torna-se ainda maior, em razão da sua extensão territorial e do grande número de municípios que possui. Assim, o controle social revela-se como complemento indispensável ao controle institucional, exercido pelos órgãos fiscalizadores. Para que os cidadãos possam desempenhá-lo de maneira eficaz, é necessário que sejam mobilizados e recebam orientações sobre como podem ser fiscais dos gastos públicos. Nesta cartilha são discutidos temas como democracia participativa, as formas e mecanismos de controle do planejamento e da execução das ações do governo, o direito à informação e ao exercício de prerrogativas que permitam ao cidadão contribuir para a correta aplicação do dinheiro público.

Educação moral ensina a pessoa ser ética com o que faz como responsável, sabe a sua responsabilidade, sabe a conseqüência de seus atos mas ninguém é perfeito e todos erram.
É a mesma coisa de educação civil: sabe seus direitos mas primeiramente terá que cumprir seus deveres e é a pessoa que está ciente de seus direitos e deveres.
  • Veja o arquivo abaixo para saber mais sobre Controle Social - Manual da Controladoria Geral da União