Preparação para a Pré-Campanha Municipal

Baseado no artigo de Maria Clara Corsino
Fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-treinamentoprofissional/artigos/a-pre-campanha-e-a-preparacao-para-o-processo-eleitoral

A preparação do político acontece bem antes da campanha começar, e a habilidade da oratória é uma das maiores necessidades na campanha, e a preparação dos candidatos começa muito antes das eleições. Nos meses que antecedem a eleição ocorre a campanha eleitoral, período no qual os políticos apresentam as propostas e precisam convencer os eleitores a darem os votos a eles.

No entanto, muito antes disso, o político passa por um processo de preparação bem extenso, que dura meses e em alguns casos até anos. Muitos candidatos são completos desconhecidos em uma eleição e na seguinte se saem bem e às vezes até se elegem. Isso acontece porque na primeira campanha já começou a preparar a próxima eleição.

Pode parecer confuso, mas estar pronto para uma disputa política exige muito tempo, dedicação, disposição e, claro, dinheiro. Envolve o trabalho de muitas pessoas, desde a elaboração do material da campanha até a articulação com movimentos e classes sociais e a formação de uma plataforma sólida. Tudo isso exige o acompanhamento e a coordenação constante do candidato.A campanha para o legislativo municipal, deve se basear em princípios claros, objetivos e éticos pré-definidos pelo candidato. É importante saber que ele é a pessoa chave para a elaboração de todo o trabalho, desde a pré-campanha e a escolha da chapa até o dia da eleição.

É preciso ter consciência de que a concorrência na eleição para o legislativo é muito maior do que na eleição do executivo. É muito mais difícil se eleger como vereador, ainda que o número de votos exigidos para isso seja menor. As campanhas costumam variar bastante, de acordo com o investimento, a quantidade de pessoas envolvidas e o enfoque do candidato. O mais importante é compreender que um vereador representa um grupo e assim não dá para atender às necessidades de todos. Assim, o candidato deve saber conciliar demandas divergentes dentro de um grupo e convencê-lo, de forma honesta e verdadeira, de que pode representá-lo e lutar para que os direitos das pessoas envolvidas sejam cumpridos.

Campanha para vereador
A campanha para o legislativo municipal, deve se basear em princípios claros, objetivos e éticos pré-definidos pelo candidato. É importante saber que ele é a pessoa chave para a elaboração de todo o trabalho, desde a pré-campanha e a escolha da chapa até o dia da eleição. É preciso ter consciência de que a concorrência na eleição para o legislativo é muito maior do que na eleição do executivo. É muito mais difícil se eleger como vereador, ainda que o número de votos exigidos para isso seja menor. 
As campanhas costumam variar bastante, de acordo com o investimento, a quantidade de pessoas envolvidas e o enfoque do candidato. O mais importante é compreender que um vereador representa um grupo e assim não dá para atender às necessidades de todos. Assim, o candidato deve saber conciliar demandas divergentes dentro de um grupo e convencê-lo, de forma honesta e verdadeira, de que pode representá-lo e lutar para que os direitos das pessoas envolvidas sejam cumpridos.

Campanha para prefeito

Ao contrário do vereador, que representa os interesses de um grupo dentro da câmara municipal, o prefeito precisa harmonizar os interesses de todos os grupos da sociedade do município. Ele precisa atender a todas as necessidades da população. Não é tarefa fácil, uma vez que elas muitas vezes são conflitantes.
Portanto, a plataforma de campanha, em que se baseia todo o governo do candidato eleito, precisa ser coerente, justa e ética. Sendo assim, conquistar o voto do eleitor requer grandes habilidades de oratória e persuasão.
Se aos eleitores cabe a escolha do melhor candidato, aos políticos cabe a realização de uma campanha justa, limpa e comprometida com as solicitações dos diversos grupos sociais. Uma campanha digna é o primeiro passo para conferir credibilidade a um governo que vai assumir o poder.