162 - POLÍTICA E PROMESSAS

12/03/2013 08:54

 Adaptação do texto publicado no https://www.barreirasnoticias.com/2012/09/promessas-politicas-e-politicas-de.html

   Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos CIDADÃOS que se ocupam dos assuntos públicos com seu VOTO ou com sua MILITÂNCIA.

   A PROMESSA pode ser equiparada a um juramento, embora geralmente associada como uma tradição religiosa, nomeadamente cristã, que consiste em prestar o culto a uma entidade específica (um santo, Deus etc.) em agradecimento.

   As promessas são feitas para se transmitir segurança, pois, diz-se que ela será cumprida. Usa-se folcloricamente o ato de cruzar os dedos para se prometer algo falsamente.

   No raio-x eleitoral brasileiro existem duas vertentes. A primeira é formada por aqueles que fazem promessas políticas. No caso do Executivo isso significa fazer uma ponte, melhorar a saúde, asfaltar ruas, incentivar os professores, entre outras atribuições deste poder, mas sempre dentro de um bom senso e do que é possível executar. Quando se fala em Legislativo alguns raros candidatos se incluem nessa vertente. São aqueles que sabem a função de um vereador ou de um deputado e prometem fiscalizar o Executivo, ouvir e defender os anseios da população. A segunda vertente é composta pelos que adotam a política de promessas. São candidatos a prefeito e a vereador que saem aos quatro cantos dizendo que farão obras faraônicas ou coisas que não são da sua esfera de competência. Estes só ganham os votos daqueles que não sabem como funciona a administração pública.

   Ninguém tem a obrigação de ser partidário ou acompanhar política diariamente. Todavia, se quisermos que o Brasil se torne desenvolvido algum dia, um grande pacto pela educação e pela politização das pessoas precisa ser feito. Na escola deveria ser ensinado como é composta e como funciona a estrutura social, politica e administrativa brasileira.

   Infelizmente ainda vivemos num país onde pessoas se orgulham ao dizer que não acompanham política porque aqueles que foram eleitos não servem para nada. É o culto à ignorância.

   Por isso é assim: os políticos prometem o que não podem e/ou não irão cumprir para chegarem e/ou estarem no poder. 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP