381 - V.PTA. E O ORÇAMENTO MUNICIPAL

10/09/2014 10:46

   Bom, mesmo que alguém diga que esta informação esteja incorreta, exagerada ou apenas especulação, o Blog adverte que a fonte é a Secretária de Finanças do município, Marly Ramos, portanto confiável.

   Sempre se ouviu, e ainda se ouve, que o governo não tem dinheiro, que não tem como fazer a contento tudo o que se espera da prefeitura, e nem atender todas as demandas dos munícipes. Isso é observável em todas as áreas, principalmente no quesito onde mais queixas se observa: saúde pública.

   Mas o que acontece por dentro das contas municipais ?

  O que foi informado é que os repasses estaduais e federais tiveram uma queda muito acentuada, e a arrecadação não é suficiente para pagar todas as contas da prefeitura, incluindo a folha de pagamento, hoje em cerca de R$ 7,200 milhões de reais para um quadro de pessoal, entre comissionados e contratados, de aproximadamente 2.200 funcionários, desconsiderando cerca de 300 aposentados e pensionistas.

   Além disso, tem as demais contas e aluguéis, serviços de terceiros e fornecedores em geral. Como a arrecadação não cobre todas as despesas do mês, então alguns fornecedores ficam sem receber, beirando atrasos de até 90 dias, incluindo medicamentos normais, de alto custo e de obrigações judiciais, telefonia, insumos de limpeza e higiene, etc..

   Entretanto, sem revelar a "mágicas", Finanças tem se esforçado para providenciar os pagamentos com bom jogo de cintura, discernimento, sabedoria e da melhor forma possível, mesmo gerando contrariedade nos demais secretários que requisitam de recursos para a Pasta.

   Mas, não é só Várzea Paulista que tem problema de caixa, mas várias prefeituras municipais sofrem com essa dificuldade. Aparentemente as prefeituras alinhadas com o governo federal não parecem ter essa dificuldade em particular, como é o caso, por exemplo, de Jundiaí e Itupeva.

   Por outro lado, com o não pagamento de fornecedores o prefeito corre risco de improbidade administrativa...

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP