382 - O BLOG VÁRZEA PAULISTA NÃO É MAIS O MESMO ?

11/09/2014 08:52

   Ora, contrariando comentários de uns e outros, o Blog tem procurado ser coerente como oposição e, para pleno conhecimento dos leitores, a administração municipal tem permitido que o Blog tenha acesso em praticamente todo o governo e verificar por dentro o que acontece, acesso que não era permitido antes, principalmente aos que não sabem avaliar e informar com isenção e responsabilidade como as coisas são na administração, ou que possam usar das informações para fins de ordem pessoal, político ou indiscriminado.

   Bom, Democracia é um estado social com duas partes: uma que assume a responsabilidade de governar e outra a de fiscalizar e ser contra o que não for transparente e ao bem comum. Ora, quem estiver no meio, ou em cima do muro, ou não se identifica com nenhuma das partes, não participa do estado democrático mas usufrui dos benefícios produzidos por essas partes. Se é para fazer oposição ao governo, então o equilíbrio é necessário para saber cobrar e criticar quando as coisas não acontecem ou não vão bem, como também admitir, reconhecer e divulgar o que está sendo feito para o bem comum. Democracia também é uma ação de participação e contribuição, e não só em obter vantagens. Isso vale para qualquer governo eleito, não só para o atual.

   O governo municipal anterior do PT teve como grande e indiscutível mérito colocar Várzea Paulista no mapa dos recursos federais, como também no cenário turístico internacional com o Orquivárzea, mas pecou por não aplicar devidamente os recursos federais recebidos conforme avaliação e opinião de boa parte da opinião pública, e muitos poucos sabem exatamente o porque não havia transparência interna. Uns dizem que a vaidade do ex-prefeito predominou em suas ações no governo, outros dizem que blindaram tanto que ele só era informado das coisas “boas”...

  Já o prefeito atual, inicialmente inexperiente e sonhador, pegou a herança deixada pelo anterior sem o amparo que o ex-prefeito tinha do partido do governo federal. E para complicar, é público, o PV não tem histórico de governo e nem representação no Congresso Nacional e/ou Estadual para dar suporte efetivo. Tiveram amargar e aprender como funciona uma administração pública, pagando o preço de ter criticado o governo anterior dizendo que ia fazer melhor e mais. Inclusive prometendo fazer coisas que ele “achava” ser fácil e rápido colocar em prática, como por exemplo: acabar com a falta de medicamentos nas farmácias públicas, Poupatempo Saúde, Maternidade, etc.. Mas a realidade é outra, e as coisas não foram como se “achava” que seria ou poderia ser, até que tomou nas mãos a responsabilidade.

   Qual a saída escolhida, em meio ao bombardeio de cobranças dos eleitores, da oposição e dos que queriam a todo custo sua parte do bolo mesmo não tendo contribuído na campanha ? Em principio foi acusar o governo anterior pela “herança” recebida, argumento que usou durante todo 2013 e até recentemente, mantendo blindado o acesso ao que acontecia internamente, talvez por receio de não saber explicar o que ainda estava aprendendo a fazer. Com pouco mais de um ano teve que administrar turbulências inesperadas: contas atrasadas a pagar (hoje reduzidas para R$ 17 milhões), invasões de terras por reivindicantes de moradia, greve dos funcionários públicos, criticas e acusações de todo lado, inclusive de partidários do próprio governo insatisfeitos por mais espaço de manobras internas (influências), entre muitas outras coisas. O preço foi e é alto. O ex-prefeito Clemente vaticinou na campanha 2012 que seria assim, ao dizer que o atual prefeito, se eleito, iria precisar de uns 3 anos para começar a fazer alguma coisa por ser inexperiente. Deve-se admitir que ele, Clemente, sabia o que estava dizendo. Se o PT tivesse se mantido no poder a história poderia ser outra...

   Portanto, hoje, com o duro e sofrido aprendizado, aparentemente o governo parece começar a aprender que governar com transparência é o caminho para o bem comum, evitando que a executiva do primeiro escalão se corrompa a níveis visíveis e contamine os de baixo com impunidade. Se o prefeito é ou não bem intencionado não é a questão principal, a questão maior é se ele está ou não tentando fazer a coisa certa enquanto governo, mesmo com a equipe executiva que escolheu. Ainda é cedo para afirmar isso, mas há alguns indícios que já é para estar saindo do purgatório em que se colocou, ao aparente abandono do argumento da falta de dinheiro e começar fazer alguma coisa concreta para o bem comum, como a UPA e a UBS Cruz Alta com recursos PRÓPRIOS do município, e aplicar MESMO as verbas recebidas a que se destina como a do Córrego Bertioga do lado da av. Fernão Dias em direção ao rio, entre outras já disponibilizadas pelo governo anterior e algumas conquistadas por este governo atual. A do viaduto Ponte Seca já tem marcado a Licitação para o dia 10/10/2014.

   Resumindo, cobrar e criticar sempre é MUITO fácil... cobrar e criticar com responsabilidade para contribuir para o bem comum é outra coisa, MUITO diferente... mas, política é política e quem não souber como usá-la é quem tem a perder... E mais, ser político é ser COERENTE, se não for é apenas mais um oportunista...  Aqui em Várzea Paulista o ex-prefeito Clemente sabe disso, o ex-prefeito Eduardo já deve saber, o atual parece estar aprendendo a ser... muitos ainda precisam aprender a ser, principalmente boa parte dos secretários e vereadores municipais. 

   Quanto ao que o Blog publica, nem todos tem que concordar, pois toda informação é livre para interpretações e avaliações, da mesma forma como são todas as informações a partir das mídias existentes em qualquer parte do mundo, seja qual for a informação. Isso é comunicação, isso é DEMOCRACIA.

   Em tempo: o editor do Blog nunca foi funcionário do governo municipal, nem nesta e nem em qualquer gestão anterior. Também nunca recebeu “verba” oficial ou extra-oficial para fazer ou não criticas ao governo. Elogiar e publicar só coisas boas é próprio das mídias que tem negócios com o governo. O Blog não tem e nunca teve. Portanto continua o mesmo, e independente...

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP