397 - E TEMOS O 2º TURNO PARA PRESIDENTE... MAS, “DEPENDE” ?

06/10/2014 08:44

   Já definido quem está no 2º turno para presidente da republica, Dilma e Aécio, começa a fase de “reconstrução” da imagem da Marina Silva pelos que a "desconstruiram". Pode-se chamar isso de “maldade”, e foi, mas acima de tudo isso é “política”, uma Arte da Guerra pelo poder.

   Não se sabe como, mas supõe que agora Dilma irá tentar “abraçar” Marina como “companheira”, e supõe-se que Aécio irá tentar "envolver" Marina em um “carinho excepcional”. Isso parece coisa de casal quando alguém se mete na briga entre eles, no caso a Marina, e depois correm para se desculpar e contar com o “apoio e solidariedade” da vitima "queimada" por eles.

   Ora, normal, dizem os que “entendem” de política, mas certamente não entendem de Marina, pois em 2010 Dilma e José Serra fizeram o mesmo com ela, e depois não tiveram como contar com o apoio dela. José Serra perdeu a eleição para Dilma, mesmo com o evento do mensalão em 2005 e 2006 no governo de Lula. Dilma ainda estava limpa, os eleitores lhe deram o voto de confiança e ela venceu a eleição.

  Já no governo Dilma teve as manifestações de junho/2013, mas conseguiu amenizar com as promessas de mudança. Neste 2º turno, que começa hoje, Dilma vai enfrentar o escândalo da Petrobras e o episódio dos correios em Minas Gerais, que foi usado magistralmente por Aécio para reverter o jogo e entrar na disputa do segundo turno. Não fosse isso talvez Dilma podia já ter sido eleita no 1º turno.

   Se o PT tirou água de pedra para eliminar Marina, o PSDB também foi competente o suficiente para conseguir. E mais, o dito de que “pesquisa não ganha eleição” foi a prova de que as pesquisas parecem ter pisado na bola nas divulgações de intenções de votos, aparentemente levantando suspeitas entre os eleitores e quem sabe até comprometendo a credibilidade dos institutos oficiais. 

  Uma coisa parece ter estado certo nesta campanha eleitoral 2014, ou seja: quem tem estrutura partidária tem mais condições de fazer campanha melhor que os concorrentes.

   Resumindo: Dilma e Aécio cortaram as asas de Marina, ela não pode mais voar nas alturas do poder, mas isso pode ter um preço para quem usou a tesoura. Neste momento os bastidores do PT e do PSDB estão refazendo todas as contas para ver o que podem oferecer para compensar o que fizeram à Marina. Claro que se ela apoiar um dos lados, esse lado se fortalece e poderá até confiar que irá vencer. 

   A questão vai ser se ela vai ou não aceitar a “oferta” de qualquer dos lados... entenda-se bem, não é o apoio do PSB, é o DELA, Marina...

   Vamos ver se ela entra ou não no jogo da política de sempre, a política do “DEPENDE”, apoiando Dilma ou Aécio neste segundo turno, ou se vai fazer como em 2010 quando não apoiou Dilma ou Serra... 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP