433 - V.PTA.: MUDANÇA, SOMENTE UM SONHO ?

02/02/2015 10:17

  Difícil comparar o impacto da palavra falada com um texto escrito, ainda mais quando se trata de política. A força do discurso pode ser extraordinária, autentica e comovedora, e a mensagem pode até se tornar um símbolo. 

 Defensor da estratégia da “não violência” ao estilo Ghandi, Martin Luther King provocou e enfrentou a reação dos adversários com seu discurso. 

 Com base nesse incrível discurso, que foi largamente usado pelo atual prefeito em sua campanha 2012 para se eleger, todos se lembram, fizemos como simples exercicio politíco uma adaptação do discurso modificando algumas palavras, para mostrar como seria se aplicada à realidade do que eleitores de Várzea Paulista querem:

   “(...) Nós sabemos, por dolorosa experiência, que MUDANÇA nunca é realizada voluntariamente pelo POLÍTICO; ela deve ser reclamada pelos eleitores. (...) Por muitos anos eu tenho ouvido a palavra “EU PROMETO”. Ela soa aos ouvidos com uma cortante familiaridade. Este “EU PROMETO” sempre significou “NUNCA”.  

   Nos seus sermões com os fiéis, Martin Luther King, insistia em que o momento era chegado. Que não havia mais nenhuma justificativa para o “EU PROMETO”. Ele disse então:

- “O que vocês querem?” .

- Os fiéis respondiam: “MUDANÇA”.

- E ele perguntava de novo: “Eu quero ouvir de novo. Não ouvi bem. O que vocês querem?”

- “MUDANÇA”, gritavam os fiéis, ainda mais alto.

- “Para quando vocês querem a MUDANÇA ?”

- Os fiéis, ao delírio, respondiam gritando: “MUDANÇA agora. MUDANÇA agora. MUDANÇA agora.”

   Na Marcha sobre Washington, quando uma multidão de quase 1 milhão de pessoas reuniu-se em frente ao monumento a Lincoln, ele pronunciou o seu famoso discurso: “EU TENHO UM SONHO”. Ele disse:

“Ainda que enfrentemos as dificuldades de hoje e de amanhã, EU TENHO UM SONHO.

Eu ainda tenho um sonho.

EU TENHO UM SONHO, no qual vejo que um dia esta cidade se levantará e cumprirá o seu princípio mais importante: ‘Nós acreditamos que estas verdades são auto evidentes: que os homens tem direitos iguais ante o governo”

EU TENHO UM SONHO. Um sonho de que em algum dia, nas regiões de Várzea Paulista, os filhos dos nascidos aqui e os filhos nascidos em outras cidades e estados estarão sentados na mesa em que todos terão seus direitos atendidos e respeitados.

EU TENHO UM SONHO, de que a cidade Várzea Paulista, uma cidade consumida pelos bastidores da corrupção, será transformada pela política do BEM COMUM.

EU TENHO UM SONHO de que um dia, cada bairro será exaltado, cada interesse e especulação será rebaixada, a política de favores será tornada crime inafiançável, o legislativo será honesto, a Glória do Senhor se revelará e todo eleitor verá tudo ao mesmo tempo’.

Esta é a nossa esperança. É com esta fé que acredito na Justiça.

Com esta fé, estamos dispostos a trabalhar juntos, a orar juntos, a lutar juntos, a Desejar juntos e a nos levantarmos juntos em defesa da MUDANÇA, sabendo que teremos a MUDANÇA que Desejamos MESMO.

Este será o dia em que eleitores clamarão juntos: Várzea Paulista, doce terra da MUDANÇA, para ti eu canto. Cidade onde meus pais moram, terra do orgulho dos municípes, de qualquer lado da cidade, que toque o sino da MUDANÇA.

Se o Aglomerado Urbano quiser ser uma grande região, então isto terá que se tornar verdadeiro.

Que toque então o sino da MUDANÇA. Quando permitirmos que toque o sino da MUDANÇA, quando deixarmos que toque em qualquer lugar da cidade, estaremos preparados para nos erguer neste dia, e todos os filhos de Deus darão as mãos para cantar uma antiga canção religiosa: “Enfim livres. Enfim livres. Graças ao Senhor Todo Poderoso. Estamos livres enfim da corrupção política’”.

  A multidão, ao fim do discurso, como que hipnotizada pela oratória pedia: “Sonha mais. Continue sonhando”, e, antes de se dispersar se pôs a cantar: “Nós vamos fazer a mudança . Nós vamos fazer a mudança. Nós vamos fazer a mudança algum dia. No fundo do meu coração eu acredito que nós vamos fazer a mudança um dia.”

  Com base nesse discurso, o atual prefeito fez o povo de Várzea Paulista SONHAR com a MUDANÇA, PROMETEU fazer a MUDANÇA se fosse eleito... Foi eleito e, junto com os vereadores eleitos, assumiu e está há 2 anos e 1 mês no governo, e o povo continua a SONHAR com o NOVO e com a MUDANÇA prometida. Mas, de qualquer forma, 2016 vem aí inexoravelmente... 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP