464 - V.PTA: COMO ANDA A SAÚDE PÚBLICA - Parte 3

29/05/2015 09:23

  Com os comentários na opinião pública e bastidores políticos dentro e fora do governo municipal, compilamos vários aspectos da gestão do atual Secretário da Saúde, que apresentamos a seguir.

   Com cerca de mais de vinte anos como funcionário público de Várzea Paulista, o atual secretário já atuou no município como coordenador de Enfermagem, diretor de Atenção Básica, apoiador Institucional, secretário Adjunto de Saúde e desde maio/2013, assumiu o cargo de Secretario de Saúde. E, conforme o site da prefeitura, é formado em Enfermagem, pela PUC-Campinas, e possui especialização em Saúde Coletiva, pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e Gestão de Recursos Humanos, pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, EGDS.

   Seu curriculum o qualifica como gestor da Saúde Pública ? Sim, qualifica, mesmo porque é funcionário de carreira na saúde e conhece todos os meandros políticos e técnicos da área de saúde pública aqui da cidade.

   Tem dificuldades na secretaria ? Sim, principalmente para administrar com recursos limitados, e isso tem dificultado sua gestão, considerando também as condições e situação da secretaria quando assumiu essa responsabilidade. Foi colocado no cargo como o 3º secretario nomeado no primeiro semestre de 2013 do atual governo, onde permanece até o momento. 

   Mas, o que hoje se vê na saúde pública municipal ? Muitas criticas ao hospital, ao atendimento das UBS, falta constante de medicamentos básicos nas farmácias públicas, etc., e, principalmente, falta de maior comprometimento do secretário no dia-a-dia dos serviços da saúde pública municipal, transmitindo a impressão de que as vezes fica em cima do muro. Muitos dizem que nem sempre visita as UBS, mal participa dos problemas, etc. Embora digam ser uma ótima pessoa, tem quem diz que como administrador tem se saído até que bem, mas tropeça e peca na indecisão ao ter que tomar iniciativas e ações necessárias. Segundo se comenta, vontade até ele tem, mas não tem disposição, e que lhe falta determinação e firmeza, chegando a ser possivelmente condescendente quando e com quem não deveria.

   Logo abaixo do secretário na linha de comando da saúde pública tem a Coordenadora Geral da Saúde, formada em odontologia, que todos veem praticamente conduzindo a saúde pública pela mão, evitando que fique pior do que ainda está. É competente ? Sim, é, mas como todos os que não se conformam com a má vontade de uns e outros funcionários no exercício de suas funções, provavelmente tem resistência de alguns que provavelmente dificultam que os serviços fluam melhor do que se tem hoje na saúde. Mesmo assim fez e faz muita coisa acontecer para que, principalmente, o atendimento e serviços tenha mais qualidade e eficiência, dentro das limitações do seu poder de atuação e decisão.

   O prefeito sabe disso tudo ? Sim, sabe...

   A pergunta é: e então sr. prefeito ?

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP