484 - V.PTA.: POUPATEMPO SAÚDE

16/07/2015 09:16

   Passado o efeito  “surpresa” inicial do anuncio do Projeto Poupatempo Saúde, o Blog foi conversar com o Secretário de Obras Josué V. Santanna, e com a Gerente Jane Freitas do Ambulatório de Especialidades Médicas, AME, para saber mais a respeito do que e como vai ser feito aqui em Várzea Paulista.

  Ora, esse projeto já vinha sendo tratado e esboçado já há um bom tempo, mas como a dificuldade de se conseguir verba acabou ficando em “espera” até o dia 01/07, quando Obras e Saúde foram convocados as pressas para reunião na sala ao lado do gabinete do prefeito. Nessa reunião, Obras e Saúde foram comunicados que teriam até dia 13/07 para providenciar o projeto piloto pronto, e devidamente cadastrado no site do Ministério da Saúde, para ser apresentado ao Conselho Municipal de Saúde no dia 13/07.

   Claro, Obras debruçou diligentemente sobre o esboço, em um esforço dedicado das Engª Sueli e Patricia, engº Marcos e arquitetas Deise, Lurdes e Roberta, concluindo tudo até a data prevista, porque a noticia de que a verba de R$ 1.000.000,00 para a obra de reforma e adequação de áreas do Hospital Municipal para o Poupatempo Saúde, e mais R$ 130.000,00 para outros itens da área de Saúde, já estariam em andamento para serem liberadas pelo governo federal a partir do plano piloto. 

   O próximo passo é o andamento até a aprovação completa, recebimento da verba e a Licitação para o projeto todo. Não há previsão para inicio da obra, pois não depende só do governo municipal.

O desenho da fachada e da planta estão nos links abaixo, em pdf:

   Os serviços previstos para serem prestados pelo Poupatempo Saúde, em um primeiro momento, serão os do Ambulatório Médico de Especialidades, que hoje conta com 21 médicos em 15 especialidades:

   - 01 Alergologista

   - 01 Cardiologista

   - 02 Dermatologistas

   - 01 Colpocopista

   - 01 Urologista

   - 01 Infectologista

   - 02 Ortopedistas

   - 01 Gastroenterologista

   - 02 Acunputuristas

   - 02 Otorrinos

   - 01 Endocrinologista

   - 03 Oftalmologistas

   - 01 Neurologista

   - 01 Reumatologista

   - 01 de Saúde Mental

   Os serviços que não serão incorporados no Poupatempo Saúde, mas que provavelmente deverão ser realocados em outro local mais central da cidade, em estudos, são:

   - Núcleo de Fisioterapia

   - Farmácia de Medicamentos de Alto Custo

   Outros serviços médicos também previstos para serem incluídos no Poupatempo Saúde:

   - Pequenas cirurgias

   - Ultrassom

   - Laringoscopia

   Também estão em estudos outros novos serviços:

   - Endoscopia

   - Eletroencefalograma

   - Ecocardiograma

   - Mamografia

   Outra questão já em andamento é a contratação de mais médicos. 

   Uma informação que surpreende a opinião pública, é que os médicos cubanos aqui em Várzea Paulista são muito mais interagidos com os pacientes que os demais médicos, pois eles procuram saber mais e conversam sobre o histórico e problema do paciente.

   Bom, até aí tudo bem, o prefeito parece mesmo estar se redimindo da suspeita de prometer o Poupatempo Saúde só para vencer as eleições e, portanto, escapando de continuar sendo criticado nessa promessa, já que o projeto piloto está pronto e cadastrado no Ministério da Saúde.

   Entretanto, o que pode estar sendo a pedra no sapato dele é o momento político nacional atual, que não parece nada favorável para liberação de qualquer verba para qualquer projeto em qualquer área. A expectativa agora é que verba seja liberada e o projeto colocado em prática.

   Vamos ver...

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP