488 - V.PTA.: E AS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, COMO ESTÃO HOJE ?

24/07/2015 09:40

   A Educação Pública Municipal aqui de Várzea Paulista ? Tudo indica que vai bem obrigado !!! 

   Os números da pesquisa de opinião pública feita pelo PT recentemente aqui em Várzea Paulista mostra 1,5 % de insatisfação da população quanto a Educação, ou seja: 98,5% de satisfação dos munícipes com as escolas e creches municipais. Segundo o secretário da Educação, os 1,5% de insatisfação deve-se, provavelmente, às vagas em creches, mas que o governo está tratando de resolver essa questão com os recursos de que dispõe.

   Hoje a rede municipal de ensino público conta com cerca de 10 mil alunos matriculados em 23 unidades escolares de ensino infantil e fundamental, atende 1.500 crianças em 7 creches. Nesta gestão, destaca-se também na educação o COE, Centro de Orientação Educacional, que realiza atendimento a 250 crianças, no contraturno da aula, para crianças com dificuldade de aprendizado, com fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos.  

   Como publicamos no Opinião 307, março 2014, o atendimento clinico é feito no próprio C.O.E., secretaria de educação, com hora marcada e plano de trabalho abrangendo as dificuldades da criança, escola e família.  Na dificuldade da criança é verificada as questões de aprendizagem, identificando a origem e ajudar a criança a ter um melhor aproveitamento escolar, onde cada caso é tratado de forma individual. O atendimento de cada criança é em torno de 40 a 60 minutos, e controle do atendimento é feito por escola onde, com estes dados, são identificadas as carências sociais e familiares dos bairros e regiões para o governo dar mais atenção social mais criteriosa e localizada. Hoje em dia a região mais carente é o da Vila Real, mas de certa forma enquadra toda a região da zona norte da cidade (Jd. Paulista, Américas, etc.). O cadastro do C.O.E. contém cerca de 200 crianças cadastradas em atendimento hoje. Em média as crianças são assistidas entre 6 meses e um ano. Algumas vezes o C.O.E. faz o atendimento em parceria com o Caps e a Apae.  Não há custo algum cobrado pelo atendimento às crianças, e está bem equipado e a estrutura do local esta adequada para que o atendimento de qualidade. Toda a equipe está comprometida com o trabalho do C.O.E., segundo a Coordenadora, e é a menina dos olhos do secretário da educação. O C.O.E. funciona na Secretaria da Educação de 2ª a 6ª feira, das 08 às 17horas.”

   Uma das primeiras ações ao assumir a pasta, segundo o secretário de educação, Prof. Rodolfo (também vice-prefeito), foi a aplicação de uma prova de conhecimento escolar por escrito para medir o nível educacional escolar de todos os alunos da rede municipal. Com o resultado foi unido e redirecionado o programa pedagógico municipal. Nesse ponto o governo deu condições ao corpo docente para que a qualidade e eficiência alcançasse hoje níveis visíveis e reconhecidos pela população, e nisso tem também o mérito indiscutível dos gestores das unidades escolares.

   No aspecto educacional, hoje o INDEB já concede a nota 6,0 (até 10) na qualidade de ensino público, uma das maiores da região. O governo introduziu o Caderno Compartilhado e tem promovido a capacitação do corpo docente municipal. Outro ponto determinante são as ações do gestor de cada unidade de ensino, com a participação da comunidade contribuindo decisivamente para alavancar toda a educação municipal infantil e fundamental.  

   Quanto às questões de manutenção e recuperação patrimonial das escolas e creches (vide fotos no final da matéria), a secretaria de educação vem fazendo um trabalho contínuo de melhorias, com participação ativa das APMs, Associações de Pais e Mestres, e comunidade para se ter melhores condições de ambiente de aprendizado, em local condizente e com qualidade de estrutura, atendendo as expectativas dos pais, alunos e comunidade. 

   O Blog sabe que fazer oposição também é reconhecer os acertos e bons resultados junto com a opinião pública, e a Secretaria de Educacão está fazendo um ótimo trabalho. Neste ponto, o da educação municipal pública, sabe-se que o mérito é de toda a equipe da secretaria, conduzida pelo atual secretário com critério e valorização do ensino, corpo docente e funcionários. O prof. Rodolfo tem feito a diferença, como tem feito também o secretário de Obras e Urbanismo, Josué, a secretária de Finanças, Marly Ramos, o secretário de Gestão Pública, Marco Bueno e alguns outros, bem como os técnicos envolvidos em todos os projetos sociais ou não do governo.

Fotos  

 

 

 

 

  

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP