603 - V.PTA.: CORREGO BERTIOGA, AS OBRAS E OS ALAGAMENTOS

16/06/2016 08:10

   Com base na opinião pública de hoje, recapitulamos o contexto principal e atualizamos o Opinião 428 de 08/01/2015 sobre o córrego Bertioga, com a mesma pergunta: "O que mudou na administração pública municipal nestes 3 últimos anos e 5 meses, desde que o atual governo assumiu ?"

   Ora, o prefeito e vereadores aqui de Várzea Paulista parecem continuar vivendo só o sonho de governar e representar os eleitores que os colocaram no poder. Por mais que falem, expliquem ou não expliquem, não dá mais para esconder tropeços nestes 3,5 anos de mandato, principalmente no que diz respeito à confiança no governo atual, tanto no executivo como no legislativo.  Os eleitores estão ressentidos... Exemplos de equívocos, inexperiência e não cumprimento de promessas para vencer as eleições 2012 estão sobrando nos comentários da opinião pública, sem contar o que se passa nos bastidores e os insatisfeitos dentro do próprio governo.

   Abordando como exemplo o Córrego Bertioga e suas enchentes históricas, que ainda não serão solucionadas, cujo problema começou aparentemente a ser resolvido no governo anterior do PT conseguindo verba do PAC para dar fim às enchentes, chegou neste governo atual com as obras já iniciadas com o piscinão próximo ao Seminário e as preparações até a avenida Fernão Dias. Bom, este atual governo assumiu com dinheiro do PAC disponível na Cx. Econômica Federal para dar andamento. Mas... o que está sendo feito e parcialmente completado foi só a nova rua ao lado do córrego, e em frente ao SM Boa, e a colocação dos taludes nas margens do córrego que não deverá ficar terminado antes do inicio da campanha eleitoral 2016.

  Uns dizem que foi por falha do governo atual, outros acusam briga jurídica pautada e herdada na Licitação feita pelo governo anterior. Todos e/ou nenhum talvez tenham razão, e a obra continua problemática sem que as enchentes possam ser evitadas. Inicialmente o prefeito correu para o Governo do Estado e "mexeu os pauzinhos". Conseguiu verba para dar andamento do lado da Avenida Fernão Dias sentido Marginal, e colocou novos tubos (aduelas) para permitir maior vazão da água das chuvas. Uma ótima medida, só que não funcionou para evitar os alagamentos... ainda. E porque ? Segundo “especialistas” e “palpiteiros” o MAIOR problema está SOB a avenida. Isso mesmo, debaixo da avenida. A tubulação ainda é antiga, obsoleta e estreita, hoje insuficiente para dar vazão ao atual volume de águas, sem espaço suficiente para “atravessar” a avenida por baixo sem provocar a enchente. 

   No final do governo do PT, a secretaria de obras já havia previsto a dificuldade em aumentar a capacidade de vazão sob a avenida, porque vários cabeamentos e tubulações de serviços públicos diversos estão enterrados ao longo da avenida, e precisam da intervenção dos operadores dos serviços para poder aumentar a vazão da água. Mas NADA foi feito ainda.

  Como o projeto todo, pelo menos na gestão do PT, foi pensado para ser feito de forma progressiva, ou seja: por partes, mas não se sabe se o trecho sob a avenida tinha projeto detalhado. Um esboço foi feito na época, e certamente também um pré-projeto para se conseguir a verba do PAC. De qualquer forma, a questão da vazão da água debaixo da avenida foi pensada e era a maior preocupação no governo anterior. Portanto, a passagem da água sob a av. Fernão Dias deveria ser a prioridade deste atual governo. Teve tempo para isso, e as enchentes continuam acontecendo.

  Ora, o que se comenta na opinião pública é que o governo atual parece estar apenas criando um fato público para mostrar que está fazendo alguma coisa na cidade, mas os alagamentos vão continuar no córrego Bertioga até que seja resolvido a questão da passagem da água das chuvas por baixo da av. Fernão Dias. Ora, se não resolver o problema da passagem das aguas sob a avenida, bom, essa questão permanecerá na estaca zero... Então, postar fotos mostrando a obra da nova pista ao lado do corrégo em frente ao SM Boa, e a colocação dos taludes como conquista pode parecer uma enganação aos olhos dos eleitores. 

  Mas, como se comenta nos bastidores e opinião pública, quem se importa ? Os eleitores, os municípes ou o governo?

 

 

 
 
Voltar
https://www.blogvarzeapaulista.com/news/a603/

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP