683 - V.PTA.: RETROSPECTIVA DO GOVERNO MUNICIPAL 2013/2016 – Parte 2

05/01/2017 10:20

  ... continuação da parte 1...

 

b) FINANÇAS:

    Comandada pela Marly Ramos, essa secretaria foi uma das poucas a fazer o que podia ser feito. Com os cofres públicos carentes de dinheiro, baixa arrecadação municipal e pouca entrada de verbas federais e estaduais, administrar um caixa sem dinheiro suficiente para bancar as contas do governo foi o maior desafio da Pasta para procurar sustentar o governo municipal.

    Claro, há quem diga que a secretária de finanças fez “milagres” com a pouca verba que entrou no caixa para o contas a pagar mas, entretanto, não conseguiu evitar atrasos de até 120 dias nos aluguéis e fornecedores, destacando que conseguiu garantir o pagamento de salários dos servidores públicos com as insuficientes moedas disponíveis, segundo comentários dos bastidores. 

Resultado de imagem para manifestação junho 2013 em varzea paulista

    Entretanto, e é compreensível, houve comentários críticos de que não fez aprovisionamento de dinheiro para garantir o pagamento do 13º em todos os anos, mas tem os que defendem que é impossível aprovisionar com a permanente e crônica falta de dinheiro durante todo o mandato.

       Também não houve comentários de corrupção ou malfeitos quanto a esta secretaria, apesar da “falha” no transporte de cheques no carro do setor.

       Segundo comentários dos bastidores, Marly Ramos deve continuar na Pasta neste novo mandato.

 

  c) SEGURANÇA PÚBLICA:

     A secretaria, sob o comando de Laércio Bifani que, de forma geral, teve seus bons e difíceis momentos no cumprimento das tarefas e ações. Claro, se existiu divisão de opiniões no corpo efetivo da Guarda Municipal, isso não afetou a consistência da corporação. O secretario manteve a unidade do pessoal sem maiores complicações.

    Entre as dificuldades e reivindicações do pessoal efetivo da Guarda Municipal, enfrentou as queixas sobre o equipamento de trabalho, particularmente com coletes, armamentos e viaturas, entre outras e, claro, recebendo atenção do governo no básico para a corporação e novas viaturas através do deputado estadual Luiz Fernando Machado.

Resultado de imagem para guarda municipal de varzea paulista

      Mesmo com uma das maiores decepções da GM, ou seja a não aprovação das regras de aposentaria pela câmara municipal, a corporação cumpriu seu papel social e policial a contento em todas o momentos exigidos, como na manifestação de junho/2013, nos movimentos de reivindicação de moradia, greves do funcionalismo, segurança do legislativo em várias ocasiões, por exemplo nas votações complicadas de Projetos de Lei como o do Rodeio, entre muitas outras. Pode-se dizer que esteve sempre presente quando necessário em qualquer situação.

Resultado de imagem para guarda municipal de varzea paulista

   Após mudança de endereço, para onde era o Ambulatório de Especialidades, a GM passou a contar com sistema de vigilância e monitoramento por câmeras na chácara Mall. Veja video abaixo.  

   Em abril 2016 Laércio se desincompatibilizou do cargo para disputar as eleições, sendo substituído por Eli, funcionário de carreira da corporação.

    Esta secretaria também passou todo o mandato livre de comentários de corrupção ou malfeitos.

 

... <  parte 1

              parte 3 >...

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP